A primeira geração da versão de três volumes do Ford Escort, o Verona, foi oferecida no Brasil entre 1989 e 1992, com carroceria de duas portas, resultado de um desenvolvimento específico da subsidiária brasileira, bastante diferente do modelo europeu, o Orion, que tinha quatro portas e maiores dimensões.

Ford Orion

O Ford Orion tinha a dianteira quase que idêntica à Ford Escort, exceto por um desenho específico da grade do radiador, mas sua traseira contemplava um grande porta-malas - que dava ao caro um aspecto bem característico de sedã.


Ford Orion Ghia - interior

Outro aspecto que se destacava na traseira era a inovadora vigia em formato curvo, que envolvia a coluna C.

Ford Orion Ghia

O comprimento do Orion era similar ao do Ford Sierra Hatch (veja detalhes aqui), mas tinha como vantagem um porta-malas com maior capacidade volumétrica.

Ford Orion

O Ford Orion tinha duas opções de motor: 1.3 e 1.6, ambas com carburador para as versões de acesso.


O topo de gama, Orion Ghia, vinha com um 1.6i, com injeção eletrônica - o mesmo propulsor do Escort XR-3 europeu.

Ford Orion

Essa versão topo de gama trazia teto-solar, bancos esportivos, vidros elétricos, tacômetro, computador de bordo com informações sobre manutenção - itens que normalmente não eram oferecidos nesse segmento de mercado.


Na versão Ghia o padrão era ainda mais elevado, com bancos totalmente revestidos de veludo, materiais de alta qualidade, e qualidade de montagem acima da média.

Ford Orion

Em 1986 o Ford Orion acompanhou o facelift do Escort (no Brasil em 1987), tornando o modelo três volumes mais parecido com o hatch.

Ford Orion - interior

Essa alteração ajudou a aumentar ainda mais suas vendas: na Inglaterra, o modelo figurou entre os dez mais vendidos entre 1984 to 1990.

Segunda geração

Ford Orion

Já a segunda geração do Ford Orion, que chegou ao mercado europeu em 1990, foi lançada no Brasil em 1993, novamente como Ford Verona, mas agora com a carroceria idêntica ao vendido no Velho Continente, mas já sem a mesma personalidade, o que delineou seu fim prematuro, em 1993 na Europa, e em 1996 no Brasil.

Imagens de catálogo - Ford Orion

Ford Orion
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4 Comentários

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  1. O trabalho que a Autolatina fez no Verona e no Apollo gerou um modelo esteticamente muito mais bem resolvido do que o Orion original. O detalhe mais interessante foi a eliminação das calhas de teto, elemento que já estava caindo em desuso. Na mudança de geração, ainda sob a Autolatina, aconteceu a mesma coisa: o Logus, com 2 portas, ficou esteticamente muito mais bacana do que o novo Verona, este idêntico ao já idêntico ao novo Orion europeu. E o Pointer também ficou muito estiloso, embora tenha sido um modelo extremamente problemático.

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  2. Muito legal a reportagem! interessante era ver a diferença das motorizações entre aqui e a Europa.

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