O mercado de carros de luxo brasileiro absorveu, em dezembro de 2015, um total de 7.285 veículos, trazendo como líder a montadora alemã Audi.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex
Audi A3 Sedan 1.4 Flex: boas vendas do modelo nacional
A marca das quatro argolas, ancorada nas boas vendas do Audi A3 Sedan nacional (que superou seus concorrentes Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 - veja aqui), vendeu um total de 2.297 carros de luxo em dezembro - aumento de 66,3% relativamente a novembro, ficando com 31,5% do mercado.

Mercedes-Benz C180

A segunda colocação coube à também alemã Mercedes-Benz, com vendas de 2.177 veículos premium em dezembro (crescimento de 64,2% sobre novembro), ficando com uma participação de mercado de 29.9%.

BMW Série 3

A BMW, que vinha liderando o segmento no ano, não avançou em vendas em dezembro (passou de 1634 em novembro para 1639 em dezembro), caindo para a terceira colocação, com 22,5 do mercado.

Ranking - marcas de luxo no Brasil - dezembro

RankMarcaVendas - DezMkt Share
1Audi229731,50%
2Mercedes-Benz217729,90%
3BMW163922,50%
4Land Rover87112,00%
5MINI1602,20%
6Porsche861,20%
7Jaguar550,80%

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. voces tem mania de comparar A3 com bmw 320 e mercedes classe C, o concorrente da AUDI É O A4, o A3 NAO É

    ResponderExcluir
  2. A3 É CONCOORENTE DO GLA DA MERCEDES E DA SERIE 1 DA BMW, BMW 320 E CLASSE C ESTAO ANOS LUZ A FRENTE DO A3

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER A LOGICA DA COMPARAÇAO PELO EDITOR DO BLOG

    ResponderExcluir
  4. O Audi A3 Sedan no Brasil é sim concorrente do BMW Série 3 e Classe C.

    Tanto é assim que as revistas comparam os modelos, veja abaixo comparativo BMW Série 3 x A3 Sedan

    http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/audi-a3-sedan-encara-bmw-320i-e-mercedes-cla/7395#

    E neste mês a Car and Driver comparou o A3 Sedan 2.0 Ambition contra o BMW 320i, e o A3 deu uma sova bem dada no BMW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, esse Audi A3 não concorre nem com Civic e Corolla em tamanho. O Corolla é quase 20cm maior que esse A3 e infinitamente superior em espaço. O Serie 3 tem quase 20cm a mais só de entre-eixos que esse A3. Em termos de tamanho esse A3 Sedan fica na casa do Cobalt e City, categoria abaixo dos sedans médios. Conviva com isso.

      Excluir
    2. O Audi A3 Sedan no Brasil é o competidor do BMW Série 3 e do Mercedes-Benz Classe C, pois o mercado assim definiu.

      As revistas comparam o A3 Sedan com o BMW 320i, inclusive a Car and Driver acabou de comparar o 320i com o A3 2.0 Ambition.

      A FENABRAVE classifica o A3 Sedan na mesma categoria de Classe C e BMW.

      E o que mais importa, que é o consumidor, escolhe entre BMW Série 3 e Audi A3 Sedan, e tanto escolhe que as vendas do BMW estão caindo e do A3 Sedan subindo, ou seja, estão migrando consumidores do BMW Série 3 para o Audi A3 Sedan.

      Não adianta os manezitos chegarem aqui e baterem o pezinho e ficarem de mimimi “a3 sedan não compete com BMW Série 3”...mimimimi. Não resolve nada.

      O Mercado relevante de carro premium no Brasil vai até Audi A3 Sedan, BMW Série 3 e MB Classe C. O resto não existe...não vende praticamente nada acima disso.

      Então no segmento de sedãs premium alemães, temos no momento A3 Sedan, BMW Série 3 e MB Classe C. As revistas os comparam. A Fenabrave os coloca juntos. E os consumidores escolhem entre esses três.

      Parabéns ao marketing da Audi que conseguiu dar a seu sedã médio de entrada o mesmo status e prestígio dos médios-grandes de BMW e Mercedes. Isso tem nome: competência.

      O resto é mimimi de hater.

      Excluir
  5. Deixe de ser ridículo, o A3 concorre com Corolla, Civic, Jetta, Focus, Cruze, C4, 408, entre outros. Essa babação a Audi é coisa de morador de periferia em pais de terceiro mundo. Serie 3 e Classe C concorre com A4, Fusion, Accord, Camry etc..., em todo mundo, inclusive aqui.

    ResponderExcluir
  6. Também acho, o A3 em si é um projeto inferior ao classe c e a série 3, o concorrente destes é o audi A4.
    Caso contrário porque a audi não tira o A4 de linha e deixa só o A3 ? Acho que não né, ele não serve pra pegar série 3 e classe c.

    ResponderExcluir
  7. O projeto do Audi A3 Sedan é muito superior ao do BMW Série 3, como fica claro pelo teste de impacto. O BMW Série 3 decepcionou no IIHS:

    http://www.car.blog.br/2015/12/bmw-serie-3-decepciona-em-teste-de.html

    Enquanto o Audi A3 Sedan recebeu Top Safety Pick+ no IIHS.

    http://www.iihs.org/iihs/ratings/vehicle/v/audi/a3-4-door-sedan/2015

    O A3 Sedan é mais leve e muito mais resistente a impactos e mais seguro que o BMW Série 3.

    A questão do A4, é que ele está em um nível tão acima do resto, que não pode ser comparado com BMW Sèrie 3 e Classe C. O novo A4 tem condução autônoma, sistema de eficiência preditiva, painel com cockpit virtual, motores e transmissões muito mais eficientes, enfim, séculos à frente do Série 3 e Classe C.

    Como podemos ver pelo IIHS, o Audi A3 Sedan já é muito superior ao BMW Série 3, e inclusive anda bem mais (2.0 contra 2.0) e bebe menos. E é melhor acabado e melhor construído. E muito mais seguro, como mostra o IIHS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente você não para de delirar.
      Qual audi você tem? Já pilotou ou pelo menos tem contato direto com um A3?
      Se tivesse aposto que não diria isso.

      Excluir
    2. Sendo assim o A4 é até melhor que os irmãos maiores né, como A8, A7 e A6. Qual a concorrência dele? Classe S, série 7?

      Excluir
    3. genti..eu penso assim. na teoria o bmw serie 3 concorri com o a4, mais no brasil o concorrenti e o a3 sedan pq sao quasi do mesmo tamanho, e as revistas compararam a3 sedan com bmw 320i...e com o classe c, então ficou.
      é assim. de direito. o a4 concorri c/ 320i, mas de fato é o a3 sedan.
      eu penso q a audi vai lançar o a4 tipo uns 200k, para ficar bem acima dos outros.

      entonces. como o a3 sedan concorri com o bmw 320i, na prática é assim , os consumidores e jornalistas pensam assim, temos q ver qual é melhor.
      em designer gosto mais do a3 sedan...mais jovial. e não gosto do designer da traseira da classe c, parece bunda caida. não gostei.
      mais a3 sedan é lindo.
      mais axo que ver s[o designer meio futilidade. precisa ver segurança etc, e aí, meus amigos, o bmw 320i envergonha, heim? po..tomar pau no crash teste carro premium? como pode.
      só por isso dá para ver bem q o projeto do a3 sedan é bem melhor mesmo q do bmw 320i...beeeeemmmmmmm melhor...o 320i nao foi nem top safeti píck...ficou 3 notas abaixo do a3..
      então, galera, na boa, o carlos tá certo. o a3 sedan é melhor sim. tá provado aí.
      flws!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  8. Eu quero que os carros premium fiquem cada vez mais com preços competitivos.Basta de o povo brasileiro pagar caro por sedãs médios medíocres!

    ResponderExcluir
  9. Sou proprietário de um A3 Sedan 1.8. Já tive Jetta TSi, BMW 320i e Mercedes C180. Posso dizer que o A3 é um excelente carro, mas não se comparam ao 320i ou C180. O A3 tem muita tecnologia, mas é um carro voltado para cidade, na estrada o 320i e C180 são melhores, mais confortáveis.
    Em 2016 penso em deixar meu A3 para minha esposa e comprar um novo A4 Ambiente, a depender do preço, pois se for 1 real acima da Mercedes C200 irei de Mercedes.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já testei os três em cidade e estrada, e considero o A3 Sedan o melhor carro que já andei nos últimos tempos. Comportamento dinâmico dele tem uma precisão que não existe nem no BMW 320i e tampouco no C180.
      O BMW e o C180 têm mais espaço traseiro, e talvez por isso digam que seja melhor em estrada.
      Mas em termos de comportamento dinâmico, o A3 é mais carro. Eu achava que o A3 era como um Golf, mas não é. Ele é um Golf muito melhorado, preciso.
      Dos três, o único que me deixou com vontade de comprar foi o A3.
      O C180 achei muito banheira, muito grande. O BMW também, e não tem a mesma precisão do Audi.

      Excluir
    2. Minha esposa tem um Golf 1.4 Highline, ele é muito parecido com o A3 Seden (com exceção do motor e porta malas, claro!) digo que são 97% o mesmo carro, com uma leve inclinação minha para o A3. Eu adoro Audi, VW e Mercedes mas me recuso a ter um carro com preços fora do padrão brasileiro, por isso digo que meu próximo carro será preferencialmente o novo A4, mas se o preço vier fora dos padrões fico com a C200.

      Excluir
  10. E antes que o empregado VW/AUDI Carlos4Patas diga que sou hater, já tive 3 audis e estou adquirindo um A3 Cabrio. Só não concordo com esse tipo de estatística pré-fabricada!

    ResponderExcluir
  11. O A3 Sedan não foi o sedã premium mais vendido em dezembro. Com 984 unidades, sendo 558 do C180, 321 do C200 e 105 do C250, o Mercedes Classe C foi o preferido no segmento, seguido pelo Audi (905) e pelo BMW Série 3 (795). Dados oficiais da Fenabrave divulgados hoje (06/01).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem