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VW Up! TSI - consumo de gasolina estabiliza em 14,4 Km/l

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O Volkswagen Up! TSi do nosso teste de longa duração vai se aproximando dos 10.000 Km rodados e da primeira revisão, com o consumo de gasolina tendo se estabilizado em torno de 14,4 Km/l, em percurso urbano com o ar-condicionado funcionando 100% do tempo.

Volkswagen Up! TSI x Renault Sandero RS

Esse número de consumo de 14,4 Km/l é cerca de 11% pior que a melhor média que atingimos com o modelo, de 16,1 Km/l com gasolina. Ocorre que quando conseguimos os 16,1 Km/l adotamos uma série de cuidados para melhorar o consumo, como desligar o ar-condicionado a noite, e trocar as marchas até mesmo antes da indicação do econômetro. Ocorre que no dia a dia corrido esse tipo de precaução não é viável, pois as pessoas em geral estão com o tempo contado, e esquecem de adotar procedimentos mais amigáveis ao consumo.

Volkswagen Up! TSI - teste de longa duração

Assim, em geral nem olham para os indicadores de trocas de marchas, o ar-condicionado fica ligado na maior parte do tempo, e as marchas são esticadas além da conta, e é esse o tipo de uso que estamos fazendo no Up! TSI, portanto entendemos que o consumo de 14,4 Km/l é mais condizente com o que a maioria das pessoas vai conseguir em uso convencional.

Volkswagen Up! TSI - teste de longa duração

Outro ponto que acaba pesando contra o consumo do Up! TSI é exatamente seu desempenho excepcional. O carrinho é muito ágil, e acelera com vigor em qualquer situação, facilitando em muito manobras em cidade, como desviar de carros mais lentos ou mesmo em ultrapassagens. Mas como o desempenho está ali, no acelerador, é difícil resistir a uma acelerada mais vigorosa, o que cobra seu preço em termos de consumo.

Volkswagen Up! TSI - teste de longa duração  - interior

De qualquer forma, associe-se a esse excelente desempenho às suas pequenas dimensões externas, e temos um carro muito fácil, prático e agradável de ser usado em cidade - fazendo ainda [muita] falta um câmbio de operação automática, como o I-Motion (veja teste de longa duração do Up! I-Motion automatizado aqui).

Chery Celer x VW Up! TSI

Como estamos fazendo teste do Up! TSI simultaneamente ao Celer (veja aqui), podemos traçar um comparativo entre eles, em termos de uso urbano, consumo e características dinâmicas. É importante considerar, antes, que o Up! TSI testado é cerca de R$ 10 mil reais mais caro que o Celer (R$ 45 mil no Up! TSI x R$ 35 mil no Celer).

Volkswagen Up! x Chery Celer
Chery Celer 1.5 Flex (esq) - R$R 35 mil x Volkswagen Up! TSI (dir) - R$ 45 mil
O Celer tem mais espaço interno, especialmente o porta-malas (380 litros, contra 285 litros do Up!), e no compartimento para passageiros traseiros, e também tem equipamentos a mais, como vidros elétricos nas quatro portas com one-touch, enquanto o Up! tem vidros elétricos apenas na dianteira (sem one touch). Outro ponto é que os acionadores de vidros do Up! TSI não são iluminados, enquanto os do Celer sim. O Chery Celer tem ainda faróis com facho regulável.

Volkswagen Up! x Chery Celer
Chery Celer 1.5 Flex - painel
Por outro lado, o Up! TSI é cerca de 45% mais econômico em cidade (14,4 Km/l do Up! contra 10,1 Km/l do Celer), tem desempenho significativamente superior, especialmente em cidade, e conta com um sistema de som de melhor qualidade, com conectividade Bluetooth (permite conectar o telefone ao sistema do carro para atender ligações ou fazer streaming de áudio).

Volkswagen Up! x Chery Celer
Volkswagen Up! TSI - painel
No que respeita às características, o Up! tem suspensão mais firme, posição de dirigir mais baixa e direção mais direta. O Up! TSI te informa corretamente o que acontece na pista, e tem um comportamento típico de carro alemão, mais esportivo. O Up! tem muito mais motor, e suas marchas são mais elásticas, o que significa que exige bem menos trocas, o que é menos cansativo, especialmente em cidade.

Volkswagen Up! x Chery Celer
Chery Celer 1.5 Flex Hatch
O Up! TSI também transmite a sensação de uma carroceria mais sólida e justa, mesmo pesando 250 Kg a menos (950 Kg no Up!, contra 1.200 Kg do Celer), e o interior é mais silencioso, já que o ruído do motor dentro da cabine é bem menor que o observado no Celer.

Volkswagen Up! x Chery Celer
Volkswagen Up! TSI
Já o Chery Celer tem posição de dirigir mais elevada, e suspensão mais macia - o que leva a maior parte das pessoas a considerá-lo mais confortável que o Up!. Outro aspecto que fica claro é que os limites de aderência do Celer são mais elevados, apesar de sua suspensão mais macia, o que nos leva a considerar que esta maior estabilidade do chinês decorre de entre-eixos mais longo, bitolas e pneus mais largos, além do maior peso.

Volkswagen Up! x Chery Celer
Chery Celer - espaço traseiro
Enfim, em termos de comportamento, o Up! TSI é mais firme, esportivo, direto e silencioso, e tem um motor bem mais vigoroso, suave e elástico, e um acabamento interno bem melhor, com peças melhor encaixadas, plásticos de melhor qualidade, sem rebarbas.

Volkswagen Up! x Chery Celer
Volkswagen Up! TSI - espaço traseiro
Já o Chery Celer (R$ 10 mil reais mais barato que o Up!) é mais macio e ruidoso (apenas do motor - não há barulhos de peças soltas internamente), com posição de dirigir mais elevada, carroceria com menor rigidez torcional, bem mais lento, exige mais trocas de marchas, e a qualidade do acabamento interno está bem aquém da observada no up!, tanto em termos de montagem, quanto de qualidade de materiais.

Conclusão

Volkswagen Up! x Chery Celer

O Up! TSI chega a cinco meses de uso e quase 10.000 Km sem qualquer problema, apresentando ótimo desempenho, consumo contido e grande agilidade e praticidade em uso urbano.

Volkswagen Up! x Chery Celer

Já o Celer se mostra mais macio e com mais equipamentos, mais espaço interno e custa RR 10 mil reais a menos.

Veja mais artigos sobre o teste de longa duração do Up! TSI clicando aqui, e do Chery Celer aqui.

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26 comentários:

  1. O blog forsou em comparar o UP com o CELER, tem por um carro bem mais a altura o UP da de 100 a 0 no CELER, em compensação o GOL tomou de 100!

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    1. Também porque sempre nas vezes que o UP fica depressa com menos depois de consumir e roda mais a dinamica que o Gol toma de 100. É isso aí!

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  2. Aí é que o redator se engana. O Up! tem baixa aderencia pelos péssimos pneus GPS DuraPlus da Goodyear escolhidos para equipar o carro na linha de montagem.

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    1. O meu veio com pneus Hankook Optimo

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    2. Hankook optimo só vem com a roda 15.

      A 14 vem com duraplus. É ótimo pneu, mas o composto é muito duro para um carro tão leve.

      Eu SEMPRE acabo girando em falso na chuva, rua de paralelepípedo então! Não tenho o TSI, comprei muito antes, então não tenho controle de tração.

      Mas mesmo com controle de tração deve atrapalhar a frenagem na chuva.

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  3. Nos últimos 2000 km meu mb 180 2016 está fazendo média de 15,1 km/l em cidade e estrada... Com ar ligado tb

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  4. 14km/l com ar ligado e trânsito pesado do dia-a-dia, tá muito bom!
    Duvido que qualquer outro 1.0 chegue perto dessa marca!
    Sem trânsito pesado e sem ar ligado, ele chega a impressionantes 20km/l,facin,facin

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  5. O up é muito mais razão do que emoção e convenhamos, na compra de um carro emoção não faz mal a ninguém!!!

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  6. o up só precisa de um volante com controles de rádio e um cambio at

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  7. E o Sandero RS lá só de enfeite? Nem colocaram o bichinho na pista.

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  8. O Up TSI é uma obra quase perfeita da engenharia contemporânea, ousaria dizer que como carro para o dia-a-dia, o projeto, é melhor que o Golf. Tenho os dois na garagem.

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  9. No manul do meu Fox vem alertando para o fato de regular corretamente o encosto de cabeça, inclusive advertendo para as consequências do efeito chicote. O quem vem no manual do UP com este banco inteiriço? Não entendo como um carro tão bom no geral pode ser desleixado em alguns aspectos.

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    1. Para os motorista de qualquer estatura,não precisa mais regular a altura do encontro de cabeça .pois o banco já é inteiro,vc não precisa ter o trabalho de regular o encosto de cabeça!...

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    2. O banco inteiriço é muito mais seguro, é a engenharia mais recente, vem sendo utilizado pela Audi, Mercedes, etc. No Up não é por economia não, pelo contrario.

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    3. Eu achei mais confortável que o Gol, foi mais um motivo da compra do meu Up.

      O jeito que o molde é feito você não fica deitado, com o peso do meio das costas, o peso é bem distribuído e é bem natural encostar o pescoço naquele descanso fixo.

      Acho que é até um dos fatores que faz ele ser espaçoso na frente. A posição é mais verticalizada que num HB20 ou Gol.

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  10. Com certeza este carro veio para ficar no Brasil e no coração dos brasileiros

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    1. Citando a máxima que "a maioria é burra", então o Up não figurando entre os top 10 não me causa surpresa, o que é uma pena pra VWB e seu time competente e, pra quem não comprou um ainda.

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    2. Pois é. No país em que Mille tem aos montes na rua e Fusca ainda roda, ficar com Birra porque o Up não tem visual "esportivo" é sacanagem.

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  11. Nossa , eu tenho um take 2 portas e no álcool ele faz 17km na estrada, magnífico, a única coisa q não gostei foi dos pneus que vem nele, péssimo, mais depois que troquei , ficou ótimo, muito seguro nas curvas, estou encantada

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  12. Meu fit antigo só gasolina 2007 1.5 ex fazia 14km/l com ar ligado o tempo todo.

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  13. O Up é um carro para pessoas que buscam economias. Ele atende àquilo que precisamos no cotidiano sem frescuras. Ele é prático e econômico. O único ponto negativo do Up é o preço,que pode chegar aos 50.000...

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    1. Sim, consegui o meu em 2014 por 36,5, move completo MPI.

      Mas mesmo na época o Novo Ka e o HB20 que tiveram o mesmo preço a vista, não compensava no financiamento, especialmente o Hyundai.

      O menor saldo devedor para mim foi disparado do banco VW.

      Na VW ficou em 47 e nos outros passou de 53.

      A VW na proposta que consegui foi quase o valor de consórcio (45).

      Para quem tiver que financiar tem que ver isso. Melhor que isso foi na Fiat, mas descartei os carros deles por ter usado um palio na auto escola e ter odiado.

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  14. Up tsi é disparado melhor do que o HB20. Para mim, único concorrente a altura do up. Como eu saí de um hb20 sedan 1.0, posso dizer que o up é melhor em tudo. Acabamento, estabilidade, posição de dirigir, motor, câmbio, consumo e até em relação a design. .. O carro tem uma identidade própria, não copiou quase nada de outros modelos e é muito prático para o dia a dia. É prazer ao dirigir o tempo todo. O meu também está consumindo andando sem me preocupar em economizar, por volta de 16 km litro. Sempre com ar. Porém moro em cidade plana, apesar do calor aqui contribuir para um consumo maior. Percebo que durante a noite, ele fica mais econômico e em transito idêntico, atribuo a isso a temperatura mais contida do que os 43 graus durante o dia. Palmas Tocantins. ..

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  15. Up tsi é disparado melhor do que o HB20. Para mim, único concorrente a altura do up. Como eu saí de um hb20 sedan 1.0, posso dizer que o up é melhor em tudo. Acabamento, estabilidade, posição de dirigir, motor, câmbio, consumo e até em relação a design. .. O carro tem uma identidade própria, não copiou quase nada de outros modelos e é muito prático para o dia a dia. É prazer ao dirigir o tempo todo. O meu também está consumindo andando sem me preocupar em economizar, por volta de 16 km litro. Sempre com ar. Porém moro em cidade plana, apesar do calor aqui contribuir para um consumo maior. Percebo que durante a noite, ele fica mais econômico e em transito idêntico, atribuo a isso a temperatura mais contida do que os 43 graus durante o dia. Palmas Tocantins. ..

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  16. Ola bom dia... Que carro é esse mano? victor8513 de dezembro de 2015 19:59

    14km/l com ar ligado e trânsito pesado do dia-a-dia, tá muito bom!
    Duvido que qualquer outro 1.0 chegue perto dessa marca!
    Sem trânsito pesado e sem ar ligado, ele chega a impressionantes 20km/l,facin,facin

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  17. Eu tenho um Up Take 2014 completo. Gosto muito desse carro por tudo que ele me ofere, economia, agilidade e praticidade no dia a dia. Já está com 69.000 km e nunca apresentou defeito. O meu faz média de 18,7 por litro em trajeto misto. Só vou troca-lo se for por um tsi.

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