O nosso Volkswagen Up! TSI vai chegando aos 10.000 Km e continua a não apresentar novidades: consumo de gasolina estabilizado, em cidade, em torno de 15 Km/l, e sem problemas.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso

O vídeo abaixo, e este artigo, traz nossas impressões sobre o carro até o momento.



Em relação ao consumo, já conseguimos 16,1 Km/l em cidade com este carro, mas depois a média caiu para 14,4 Km/l, e posteriormente estabilizou em torno de 15 Km/l de gasolina. Agora vamos abastecer com etanol para verificar seu comportamento e o consumo com combustível vegetal.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso

Essa média é em cidade, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, e também não estamos prestando a atenção em recomendações do econômetro.

Chery Celer 1.5 Flex x Volkswagen Up! TSI

De qualquer forma, é uma média muito adequada, em função do excepcional desempenho do Up! TSI, que fica ainda mais patente quando o comparamos com o Chery Celer 1.5 Flex - outro modelo de longa duração - o qual apresenta consumo de gasolina em torno de 10 Km/l.

Chery Celer 1.5 Flex x Volkswagen Up! TSI

Ocorre que, ao se sair do Celer 1.5 Flex para andar no Up! TSI, nota-se uma diferença de desempenho brutal. O Celer parece um carro 1.0 perto da performance de carro esportivo do Up! TSI. E não é só disposição do motor, a direção do Up! é muito mais direta, e a suspensão mais firme do VW fazem ele parecer um kart, de tão ágil e rápido.

Chery Celer 1.5 Flex x Volkswagen Up! TSI

Aliás, há grandes diferenças de concepção entre os dois carros. O Up! tem suspensão mais firme, e tem mais espaço na parte dianteira da cabine. O câmbio do Up! é curto e preciso, com engates que nem se ouve nada de tão macios. A direção do Up! tem relação mais curta, e é extremamente esportiva.

Chery Celer 1.5 Flex x Volkswagen Up! TSI
Chery Celer 1.5 Flex - interior
Já o Celer tem mais espaço na traseira, um porta-malas que parece um latifúndio perto do Up!. A suspensão é mais macia, e a direção exige bem mais voltas, sendo bem menos direta. O câmbio do Celer tem curso mais longo e é um tanto quanto "crocante". O resultado é que o Celer é bem anestesiado,  macio e de reações lentas.

Chery Celer 1.5 Flex - espaço traseiro

Outro ponto que chama a atenção no Up!, quando se vem do Celer, é em relação ao ruído do motor. O Up! TSI é extremamente silencioso, quase não se ouve o ruído do motor, enquanto o Celer tem clara deficiência de revestimento fono-absorvente, pois o barulho do motor invade a cabine sem dó.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso

A rigidez estrutural da carroceria é outro ponto de diferenciação entre eles, e isso fica claro logo ao se abrir e fechar as portas. As do Up! são rígidas, sólidas e não flexionam, e, quando se bate para fechá-las, ouve-se um barulho seco e abafado. O passeio do up! também transmite impressão de solidez e de elevada rigidez torcional.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso - espaço interno

Já as portas do Celer são mais "flexíveis" e parecem bem mais frágeis. O ruído de batida é totalmente diferente, e, ao rodar, o chinês fica muito longe de transmitir a mesa solidez do Up!.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso

Entre os dois, é claro que o Up! TSI é um carro muito mais prazeroso de ser conduzido. Sua agilidade em trânsito é algo excepcional. As respostas vigorosas do acelerador, as retomadas rapidíssimas, e suas pequenas dimensões externas fazem desse sub-compacto alemão um carro imbatível em transito urbano.

Volkswagen Up! TSI - teste de longa duração Car.Blog.BR

O Up!TSI, enfim, é um carro muito prático e pouco cansativo. Estaciona-se em vagas que parecem destinadas a motos, mas ele increivelmente cabe dentro, sem que isso represente um prejuízo para o espaço interno - haja vista seu ótimo porta-malas de 285 litros, e o bom espaço para passageiros traseiros.

Interior agradável e acabamento primoroso

O nosso Up! TSI continua com o interior como 0KM, mostrando seu tradicional excelente acabamento. O visual interno é um dos aspectos que mais agrada no Up!.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso  - interior

Seu painel simples e objetivo, tem ergonomia perfeita. O volante não é multifuncional, mas é possível ajustar o volume do rádio sem tirar as mãos do volante. E motoristas de qualquer estatura encontram a posição de dirigir ideal, pois o volante tem ajuste de altura, e o banco do motorista idem, milimétrico.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso  - interior

O visual dos instrumentos e a disposição dos comandos na porção central do painel é tudo muito lógico e bem pensado. E fica melhor ainda quando anoitece, e a iluminação ambiente se acende. É uma luz vermelha nos comandos, porém discreta e agradável. E sem qualquer vestígio de fugas de luz que denotem peças mal encaixadas.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso  - interior

É realmente impressionante o cuidado com o acabamento interno que se tem neste carro de entrada - um nível de cuidado não visto nem em outros modelos compactos da Volkswagen, como o Fox.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso  - interior

O resultado é que o interior do Up! é um local agradável e aconchegante, graças ao bom design interno, ótimo acabamento, bom espaço dianteiro e baixo nível de ruídos. Os bancos tem uma conformação firme e ergonômica, que não cansam as costas.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso  - interior

Para ficar perfeito, este Up! TSI só precisa mesmo de uma transmissão de operação automática - que, contudo, não faz falta em cidades pouco congestionadas, visto que o câmbio manual é muito elástico e exige poucas trocas.

Problemas zero

Em relação a problemas, este Up! TSI até agora está sem ocorrências. Zero problemas. Nem um ruído interno anormal. Nenhuma peça se soltou. Nenhuma lâmpada se queimou, e nem mesmo dificuldade de partida ele apresenta em nenhuma situação. Nada.

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso

Este Up! TSI, no fim das contas, não é um bom carro para ser testado em longa duração, pois não acontece nada de errado ou imprevisto com ele, o que chega ser frustrante, do ponto de vista jornalístico.

Conclusão

Volkswagen Up! TSI com 10.000 Km de uso

O Up! TSI é um carro que vai ficando melhor com o uso. Agora com quase 10.000 Km ele está mais ágil e veloz, e mais econômico. E seu interior continua novo, silencioso e agradável como se fosse 0KM.

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Fiquei fan desse motor. melhor motor disponível no Brasil.
    tinha que disponibiliza-lo pra todos os modelos de entrada. Gol e CIA e pro Golf também.

    ResponderExcluir
  2. Pontos negativos:
    - pouco espaço atrás;
    - falta de luzes noturnas nos
    comandos dos vidros e travas;
    - falta de luz no porta-malas;
    - falta de alças de segurança
    para os passageiros do banco
    traseiro;
    - mostradores laterais muito
    pequenos.

    De resto, excelente opção, até
    40/45k.
    Acima disso, já há opções melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado os pontos negativos.
      Outro ponto bastante negativo no UP: em nenhuma versão do UP (TSI ou não) existe vidro elétrico para as janelas traseiros nem como opcional. Ou seja o cliente tem que pagar R$50.000,00 (high Up ou cross Up) em um carro que sequer possui vidro elétrico nas portas traseiras.
      E mais: O high Up só está disponível na cor branca.

      A Volks abusa da ignorância dos consumidores brasileiros...

      Excluir
    2. Acrescento a falta de revestimento da caixa de rodas traseira que faz os passageiros ouvirem pedras e galhos que batem. E também falta o módulo de subida de vidros.

      Excluir
    3. Carvalho:
      Essa afirmação de que o high up TSI só estar disponível na cor branca, não procede.
      Meu TSI high é da cor prata Egito.

      Excluir
  3. Cade a versão automática ainda que imotion? Match e etios vão ganhar CVT. Hb20 tem seis marchas. Depois não sabem porque não vendem.

    ResponderExcluir
  4. Legais os elogios. Mas por que interiorizar o Celer? Até porque são propostas diferentes, tanto em relação a tamanho quanto a preço. Um chefe de família pensando em trocar o único carro da casa jamais irá cogitar um carro desse tamanho, com esse preço. Eu nunca comprei e nem pretendo comprar um Celer, ou qualquer outro carro chinês, porém o preço é de um carro custo-benefício, ou preferem andar de Gol e Pálio pelados, sem ar, sem retrovisores elétricos, sem VE traseiros e sem espaço, para não pagarem mico de andar de carro chinês. Quer comparar? Vai comparar com Sandero RS. Ambos são modelos de entrada, não visam a grande massa, possuem motores agressivos para suas categorias. Aí sim, vale o combate, um com espaço, outro com sofisticação e bom acabamento. Quem é mais econômico? Quem é melhor no dia a dia? Quem é mais confortável? Quem tem a manutenção mais em conta? Desnecessário criar um embate com o Celer, pois já tá na cara que irá perder, ainda mais só comparando o mesmo com os pontos fortes do UP!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria contribuir com sugestao de cambio automatico, para o vw up tsi uma vez parece ser necessario a vwbrasil ajustar imotion para o turbo. Talvez seja meio absurdo a minha sugestao, mas imagino que seria possivel implementar o cambio automatico do golf 1.4 tsi, por ser um cambio mais robusto e ja estar usando turbo. O tamanho acho quesria so uma questao de escala de projeto e adaptar isso seria um desafio para os engenheiros da vw e que certamente tornaria a mecaminica do vw up inda mais aprimorada. Abraço

    ResponderExcluir
  6. O celer parece aquele self service cheio de variedade de comidas, mas tudo de má qualidade, mal feito e com péssimo cozinheiro..... O up e um prato executivo, mas com um feijão especial e um arroz.muito bem temperado! Acompanha um bife de ótima qualidade e com fritas.

    ResponderExcluir
  7. Meu Move UP TSI acabou de chegar nos 1800km, ótimo carro, só tenho uma reclamação, a parte plástica da porta direita do carro acabou se soltando, quando se liga o som da para ouvir o plástico da porta batendo, irei levar na CSS assim que passar as festividades, o acabemento é muito bom, mas fica devendo nas portas, onde o plástico não transmite uma boa impressão. Mas o desempenho do motor e a economia transformam ele em uma ótima compra para até 45 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mas esse carro pra eles é 100% não tem defeito

      Excluir
    2. é mas esse carro pra eles é 100% não tem defeito

      Excluir
  8. Acessar os comandos do rádio, sem tirar a mão do volante?
    Nem que eu fosse contorcionista de circo, conseguiria!
    Outra, se é intediante fazer teste neste carro, porquê interromperam o teste do New Ka, que apresentou vários problemas, já que do ponto de vista jornalístico seria muito mais interessante?

    Sei.....

    ResponderExcluir
  9. Poderia ser feito um teste em uma viagem na estrada, com velocidade constante de 100km a 120km, prezando a economia, para ver até onde o up tsi chegaria em km/l

    ResponderExcluir
  10. Tenho um Move Up! TSI com 2400km rodados.

    Quanto ao desempenho não tem nem o que acrescentar, é bruto, na estrada não fica devendo nada para carros maiores, e na cidade é ágil até demais...
    Quanto ao interior, quadro de instrumentos e conforto no geral, concordo em tudo, a única ressalva que faço é: o meu mesmo com tão baixa quilometragem já tem alguns barulhos incômodos sim! principalmente no puxador da porta dianteira direita e na tampa do porta luvas, os quais aparecem sempre que o motor está em baixa rotação.

    Na minha opinião foi uma mancada não colocarem luzes nos comandos dos vidros, trava e retrovisores elétricos, durante a noite é um saco ficar procurando o botão desejado...
    Para quem não precisa de carro grande, é uma excelente compra até 50 mil.

    ResponderExcluir
  11. Isso, o UP! parecer ser um ótimo carro, mas só elogios em um carro de entrada? Carro sem defeitos? Compara-lo com um carro de proposta totalmente diferente para enaltecer o UP!?
    A avaliação é do UP!, mas tem mais texto a respeito do Celer, do que a respeito do VW. Era melhor colocar na coluna de comparativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já falei isso, tá mais p comparativo, mas o car.blog é isso...

      Excluir
  12. Tenho um move-UP e posso falar que carro show de bola super economico cheio de tecnologia para um carro de entrada muito bem construído de uma estabilidade incrível valeu meu dinheiro

    ResponderExcluir
  13. com exceção do nosso pai, DEUS O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA E DE TODAS AS COISAS.
    nada e 100% perfeito e nem dura para sempre e com o VW up não e diferente, mas concordo com o cara no texto acima e a melhor opção ate os 45k.

    ResponderExcluir
  14. com exceção do nosso pai, DEUS O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA E DE TODAS AS COISAS.
    nada e 100% perfeito e nem dura para sempre e com o VW up não e diferente, mas concordo com o cara no texto acima e a melhor opção ate os 45k.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, pela matéria o carro é perfeito... E com esse interior espartano, e ainda acham belo. O carro é bom sim, mas poderiam ser mais imparciais.

    ResponderExcluir
  16. O up TSI na versão move up com pacote completo a 45k é a melhor compra que se pode fazer com este valor. Motor turbo, com injeção direta, comando duplo variável com rendimento de 1.8 e melhor consumo do Brasil (desconsiderando os híbridos) vale o preço. A qualidade de montagem é incomparável na categoria e ainda vem equipado com o básico: ar, direção, som com 4 bons alto falantes, usb e bluetooth, trio elétrico, rodas de liga leve, alarme, sensor de estacionamento, controle de tração, farois de neblina..
    O acabamento é simples e pouco requintado, faltam luzes para porta malas e comandos da porta, os pneus tem pouca aderência por serem de baixa resistência a rolagem e o design está longe de ser unanimidade (particularmente eu gosto) mas nada que ofusque sua superioridade na categoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda é o mais seguro da categoria, sendo o único dos compactos a ter recebido 5 estrelas no latinncap

      Excluir
  17. Show de bola! Esse carro vem ganhando todos os prêmios possíveis, e não há nada que se compare em seu segmento. Obra-prima da engenharia alemã, revolucionando a indústria automobilística brasileira ao oferecer segurança, desempenho, economia e qualidade de acabamento/materiais/montagem nunca antes sonhados em categoria de entrada. Parabéns VW!

    Agora, comparar com esse Celer é sacanagem.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  18. Show de bola! Esse carro vem ganhando todos os prêmios possíveis, e não há nada que se compare em seu segmento. Obra-prima da engenharia alemã, revolucionando a indústria automobilística brasileira ao oferecer segurança, desempenho, economia e qualidade de acabamento/materiais/montagem nunca antes sonhados em categoria de entrada. Parabéns VW!

    Agora, comparar com esse Celer é sacanagem.

    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.
      A comparação com o Celer é sem pé nem cabeça, é outra proposta, outro segmento.
      Comprador de up procura um citycar para o uso urbano, que seja econômico, ágil e fácil de estacionar, e que tenha qualidade construtiva, seja moderno e seguro.
      E com o TSI, desempenho de 2.0.
      Esse TSI não tem concorrentes no mercado nacional.

      Excluir
  19. Seu painel simples e objetivo, tem ergonomia perfeita. O volante não é multifuncional, mas é possível ajustar o volume do rádio sem tirar as mãos do volante. E motoristas de qualquer estatura encontram a posição de dirigir ideal, pois o volante tem ajuste de altura, e o banco do motorista idem, milimétrico.

    Alguém poderia me explicar como fazer para aumentar ou diminuir o volume do som sem tirar as mãos do volante se o UP não tem controle de som no volante?

    ResponderExcluir
  20. mi ajudou bastante a compra do meu, vale cada centavo.

    ResponderExcluir
  21. Gente cá pra nós! Eu tinha um gol G6 com pacote urban e o interior era de longe mais bonito que este do UP. Parece que a VW não consegue fazer para os populares um carro bonito por dentro e por fora, de bom desempenho e preço. Esse projeto do UP é otimo, mas colocar vidro de manivela em um carro de quase 50k chega a ser falta de respeito com o cliente. Gostei do UP, não compraria pelo tamanho apenas mas esse acabamento dele dependendo da versão me lembra um gol G4.

    ResponderExcluir
  22. O celer foi só para enaltecer o Up, mais Renault vou trocar meu sandero stepway 1.6 98cv gas.2014 pelo UP TSi, não quero mais problemas! Principalmente no Midia nav!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem