Quais seriam os objetivos da Audi do Brasil com o lançamento do A3 Sedan Flex? Evidentemente que vender muito, lucrar muito, manter a imagem de carro premium e exclusivo, preços elevados. Mas, mas para atingir esses objetivos é preciso posicionar adequadamente o produto, e este post tenta descobrir qual a estratégia de alocação o A3 Sedan nacional no mercado.

Audi A3 Sedan 2016 flex

Logo que o Audi A3 1.4 importado começou a ser vendido no Brasil, surgiram em várias revistas e publicações comparativos do Audi A3 Sedan 1.4 com o Corolla Altis. Ambos na faixa de R$ 100 mil reais, e a média dos resultados dos comparativos dava vantagem para o A3, por questões de dirigibilidade, melhor acabamento e etc.

Audi A3 Sedan 2016 flex

Isso evidencia que a Audi do Brasil quer atrair o consumidor de Corolla que quer subir de categoria, aquele que deseja fazer o upgrade, ingressando no mundo premium. Ocorre que o A3 Sedan importado é um carro de características muito diferentes do Corolla.


Enquanto o Corolla tem suspensão macia e relativamente elevada, o A3 Sedan importado tem suspensão firme e relativamente baixa. Enquanto o Corolla é silencioso, suave e macio, o Audi A3 Sedan 1.4 importado é ágil, esportivo e tem um câmbio que faz ruídos de peças metálicas.


O Corolla tem fama de inquebrável, manutenção barata. Já o Audi A3 Sedan 1.4 tem uma suspensão traseira multilink que perde alinhamento em pancadas mais firmes e um câmbio que faz ruídos estranhos.


Isso mostra que o A3 Sedan 1.4 importado não é um carro que seria apreciado pelo consumidor típico do Corolla. Este quer um carro macio, robusto, silencioso e confiável, enquanto o Audi é esportivo, firme, relativamente ruidoso, mas com ótima dirigibilidade.

Desempenho e Consumo - Audi A3 Sedan 1.4 Flex AT6 x Corolla 2.0 Altis CVT

Os dados de desempenho abaixo são da Revista Carro, edição de novembro, com ambos modelos testados com gasolina, com grifo em azul no vencedor.

ProvaAudi A3 1.4 Flex AT6Corolla 2.0 Altis CVTVantagem do A3
0 a 100 Km/h [s]8,99,78,99%
0 a 180 Km/h [s]31,134,19,65%
80 a 120 Km/h [s]6,36,53,17%
Frenagem a 120 Km/h [metros]57,4616,27%
Freangem a 180 Km/h [metros]136140,73,46%
Frenagem a 100 Km/h [metros]39,8413,02%
0 a 400 metros [s]16,316,83,07%
Velocidade a 400 metros [Km/h]140,2136,52,71%
0 a 1000 metros [s]29,730,52,69%
Velocidade a 1000 metros [Km/h]176,6176,10,28%

Os números mostram que o motor mais moderno do A3, um 1.4 TFSI Flex, com 150 cavalos, associado a uma transmissão automática TipTronic de 6 marchas, apresenta desempenho melhor em todas as situações em relação ao Corolla 2.0 CVT. Além disso, o Audi A3 1.4 Flex freia melhor e oferece melhores retomadas (mais segurança).


Modelo
EtanolGasolina
Vantagem do A3
CidadeEstradaMédiaCidadeEstradaMédia
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático 7,89,98,6411,714,212,7
Toyota Corolla 2.0 CVT7,28,87,8410,612,611,411,40%
Mercedes-Benz GLA 200 Flex AT78,67,641012,711,0814,62%
BMW 320i Automática6,59,37,629,413,310,9615,88%
Ford Focus 2.0 Poweshift6,78,57,429,912,410,916,51%
Citroen C4 THP Flex6,58,57,39,311,910,3422,82%

O Audi A4 1.4 Flex, mesmo oferecendo um desempenho cerca de 10% melhor que o Corolla 2.0 CVT, o Audi é ainda em média 11,4% mais econômico, segundo dados do INMETRO (veja detalhes aqui), o que mostra a maior eficiência do powertrain alemã. Em resumo: o A3 1.4 Flex anda mais e bebe menos que o Corolla 2.0 CVT.

Parenteses: Dirigibilidade / Handling - EUA - Europa - Brasil

Vamos abrir um parenteses para tratar de diferenças de estilos de direção - Brasil/Europa/EUA. O consumidor europeu dá muito valor à dirigibilidade e características de manipulação dos seus carros. Não é por outro motivo que os modelos mais vendidos na Europa são carros firmes, com suspensões multilink, baixos e adequados a andar nas estradas européias sem limite de velocidade.

Já o consumidor americano, e o brasileiro também - que emula o comportamento do americano -, não está nem aí com dirigibilidade e handling. O que faz sentido, já que nem nos EUA e muito menos no Brasil há estradas e legislação que permita usufruir de carros com boa dirigibilidade em altíssimas velocidade.

Isso fica claro até mesmo pelo tipo de carro preferido nos EUA e Brasil: os tais dos SUV´s, médios e compactos, que podem ser espaçosos, volumosos e imponentes, mas têm dirigibilidade / handling péssimos se comparados aos hatchs e sedãs dos quais derivam.

Tanto no Brasil quanto nos EUA, a preferência do consumidor é por carros macios e confortáveis, que filtrem bem as irregularidades dos pisos, e, no caso do Brasil, resistam à buraqueira (o A3 Sedan 1.4 Flex nacional é assim).

A3 Sedan 2.0 Ambition - versão focada em dirigibilidade e performance


De qualquer forma, para os consumidores que querem um carro com comportamento mais esportivo, e de alta performance, a Audi Brasil oferece o A3 Sedan 2.0 Ambition (veja detalhes aqui).


Essa versão traz suspensão mais baixa, firme e com esquema independente na traseira. O motor é um um quatro cilindros 2.0 Turbo mono-combustível (gasolina) de 220 cavalos, 35,7 Kgfm de torque associado a uma transmissão automática S-Tronic de dupla embreagem de seis marchas.


Trata-se de do mesmo conjunto do Golf GTI, que é para entusiasta nenhum vai colocar defeito.

Audi A3 Sedan nacional - novas suspensão e transmissão

Voltando ao A3 Flex, o contexto deixa claro, portanto, que a estratégia da Audi do Brasil com o modelo: tornar o A3 Sedan 1.4 Flex nacional convergente ao que o consumidor de Corolla aprecia: maciez, suavidade, progressividade, conforto e silêncio.

Audi A3 Sedan 2016 flex

Dessa forma, um Audi A3 com tais características pode ser um modelo altamente atrativo para o consumidor de Corollas GLi/XEi, que estão na faixa de R$ 75 mil a R$ 90 mil, e quer migrar a um patamar superior.

Audi A3 Sedan 2016 flex

Hoje, esse consumidor é atendido pelo Corolla Altis, na casa de R$ 100 mil. Mas a verdade é que não há muita diferença, sobretudo em termos de imagem, entre um Corolla GLi/XEi e um Altis. E aí que entra o A3 Sedan 1.4 Flex nacional.

Audi A3 Sedan 2016 flex

A Audi do Brasil deu ao A3 1.4 Flex nacional uma suspensão mais macia e confortável, 1.5 cm mais elevada, uma transmissão mais suave, menos esportiva, mais progressiva e que não faz ruídos de peças metálicas. E absolutamente robusta - até mesmo porque é fabricada por uma subsidiária da Toyota, a AISIN.

Audi A3 Sedan 2016 flex

E, então, tem-se um carro que tem características apreciadas pelo consumidor do Corolla: maciez, conforto, suavidade, e agrega uma marca premium (status), um melhor acabamento interno, um motor mais moderno e eficiente e até mais desempenho.

Com isso, posiciona-se o A3 Sedan 1.4 nacional na faixa de mercado até agora inexplorada, que é entre R$ 100 mil (onde terminam os sedãs médios generalistas - Corolla/Civic/Jetta/Focus) e R$ 130 mil, que é onde começam os sedãs médios premium (BMW Série 3/Mercedes Classe C e Audi A4 e A3 2.0 Ambition).

E esse Audi A3 1.4 flex nacional atende ao que o consumidor brasileiro em geral, e o do Corolla em particular, gosta, o que torna mais claros os motivos de marketing que subsidiaram as alterações técnicas no Audi A3 nacional.

Conclusão

O Audi A3 Sedan nacional é um modelo diferente do vendido no mercado europeu, por ter adotado um motor mais potente, suspensão mais macia e robusta, além de uma transmissão mais confiável, silenciosa e suave.

Audi A3 Sedan 2016 flex

Essas alterações, além de adequar o carro ao tipo de pavimentação que existe no Brasil, também vem ao encontro das preferências do consumidor médio brasileiro, que valoriza conforto e maciez em detrimento de dirigibilidade.

52 Comentários

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  1. O A3 Sedan nacional já chegou nas concessionárias? É possível encontrar unidades do modelo importado ainda?

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  2. Carlão vai a loucura agora:
    http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,powershift-a-caixa-de-problemas-da-ford,26883,0.htm

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    1. caraca, mas que roubada esse powershit hein

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    2. Penso em comprar o Focus sedã, mas quando lembro do câmbio e vejo nas ruas o desalinhamento da carroceria...

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  3. Palavras da Car and drive:
    Corolla manutenção até os 60 mil km R$2457
    Cesta de peças R$2736
    Audi A3 sedan manutenção até os 60 mil km R$5479
    cesta de peças R$11304

    Realmente da para comparar os dois...
    SQN!

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    1. Se o Corolla já detém a preferência do segmento, perto do A3 "pé-de-boi" é que não perderá sequer 1 cliente.
      Muito pelo contrário, A3 é quem perderá cliente para o Corolla.

      E a Audi que não se cuide, porque a Toyota irá implementar facelift no Corolla no final de 2016 ou início de 2017 e passará a embarcar ESP nas versões XEi e Altis ...

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    2. Quem compra Audi, BMW e Mercedes não pensa nesses números. O mesmo que comparar consumidores do Pálio com Golf.

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    3. Quem compra TYT pensa...

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    4. Sei que quem compra um alemão não é burro e está preparado para manutenção, então só compra quem pode arcar com os possíveis gastos que pode ter.
      O A3 é sem dúvida um bom carro, foi adaptado ao gosto do consumidor e mercado local e agora ia colher os frutos. Eu pessoalmente preferiria pegar mais dinheiro e pegar o A3 2.0, ele sim mostra o que a Audi pode fazer. Mas para o mercado local, o A3 está bem servido.

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  4. O A3 flex de 100k tem bancos de couro? Se não, não vai atrair o consumidor do Corolla.

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  5. Pessoal comparando um audi com um toyota . Não há como comparar . Acredito que todos os importados que são fabricados no Brasil perde e muita qualidade . Mesmo assim o corola ta uns 3 andares abaixo , não há como comparar . Nesse a3 da foto , que banco ridículo , volante horrível. Todos falam da durabilidade da toyota , mas quem compra 0 km em 3 anos já está trocando . Sobre as revisões de carros premium , são caras demais . Bmw e um absurdo , Mb muito cara e audi pouco menos cara . Corola compete com jeta , c4 , cívic ... Não comparem esses carros com bmw , Mb e audi . Eh igual a comparar os premium com os luxos ... Como comparar um audi , bm e Mb com um porshe ? Não da

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  6. Tem como comparar sim amigo e te falo o porquê. Eu tenho um corolla gli upper e meu pai tem uma Mercedes C180 15/15 e lhe digo que o corolla mesmo sendo 1.8 arranca igualzinho a C180, por vezes o Corolla ate parece mais rápido, em retomadas nem se fala, o câmbio cvt do Corolla é muito mais esperto do que o da Mercedes nesse ponto, a Mercedes você pisa fundo e ela não responde de imediato como no cvt multitronic. Outro ponto a destacar e a direção bem mais leve do corolla, suspensão mais macia, e posição de dirigir e bancos melhores e mais confortáveis, no dia dia você se sente mais a vontade a bordo do Corolla, agora junte isso ao excelente valor de revenda, manutenção barata, ótimo pós venda e você tem a receita do Corolla no Brasil . Agora o que não da pra comparar com a C180 é em relação a estabilidade, rapidez de direção (você vira um pouquinho o volante e ela já aponta na mesma hora) o acabamento da Mercedes também esta anos luz a frente do Toyota, silencio a bordo e outro nível, qualidade de som, freios, muito mais equipamentos (bem mais cara também) etc..

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    1. A c180 realmente não anda bem . O que menos gosto desse corola eh ter 1 em cada esquina , só por ser comum eu jamais compraria . Realmente a revenda eh espetacular

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  7. O A3 está em um nível muito acima do Corolla.

    Em desempenho, o A3 1.4 Flex acelerou de 0 a 100 Km/h nem 8,5 segundos, contra 9,9 segundos do Corolla.

    E mesmo assim o A3 1.4 é 12% mais econômico que o Corolla 2.0.

    http://www.car.blog.br/2015/11/audi-a3-flex-x-corolla-20-x-bmw-320i-x_24.html

    E mais. Enquanto o A3 Sedan é Top Safety Pick + no IIHS

    http://www.iihs.org/iihs/ratings/vehicle/v/audi/a3-4-door-sedan

    O Corolla é apenas "mediano", muito longe do Audi.

    http://www.iihs.org/iihs/ratings/vehicle/v/toyota/corolla-4-door-sedan

    Não tem comparação. A3 Sedan está em outro planeta comparado ao Corolla.

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    1. Não eh um outro planeta , mas não há como comparar . Ai meu ver o corola mais caro deveria custar no máximo 85 . E o a3 com volante decente e bancos em couro custar a partir de 95 .

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    2. Como não é? Olhe os números. O A3 1.4 Flex anda muito mais que o Corolla 2.0 CVT e mesmo assim o A3 é em média 12% mais econômico.

      O A3 Sedan recebe Top Safety Pick + no IIHS, que é o teste de segurança mais rigoroso do planeta, e o Corolla foi mal, tirou apenas "médio".

      É óbvio que o A3 DEVE custar mais. Ele é um produto de qualidade e tecnologia e engenharia superior. E isso fica claro em teste de segurança, maior desempenho do A3, menor consumo, melhor diribilidade.

      Os Audi estão acima de BMW e Mercedes-Benz. Muito acima em termos de acabamento, design e tecnologia. A Toyota não chega nem perto de BMW e Mercedes, que dirá da Audi.

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    3. Se um consumidor TYT pensa, percebe aS diferençaS de um Corolla para um Audi A3.

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    4. Carlos , vc tem ou já teve bmw , Mb ou audi ? Eu conheço os 3 , hoje tenho um deles . Te digo que os 3 são muito parecidos na qualidade . Cada um tem uma característica . Não há como falar que um eh melhor ou pior . O consumidor tem que ir para o que agrada mais , 320 esportividade , c180 conforto e acabamento , a4 meio termo dos 2 . Esteticamente eh o gosto de cada um . Manutenção dos 3 caras , da bm muito mais . E para ser um carro como vc cita tem que fazer um mix dos 3 .

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    5. Dá sim. É evidente que os Audi estão muito à frente dos BMW e Mercedes.

      Começa no acabamento. Entra em uma BMW e Mercedes, e depois entra em um Audi. O acabamento da Audi está muito à frente dos demais, fora que o design interno da Audi é mimimalista e chique. O da BMW é antiquado e o da Mercedes tá parecendo a Hyundai, de tão brega que está.

      Externamente os Audi são muito mais lindos, com linhas mais sobrias e elegantes. BMW muito recortada, e o Mercedes rebuscada.

      Aí vai em motor. A Audi tem carros que MB e BMW não consegue fazer equivalente.

      Não há equivalente na BMW e MB para Audi RS3. Não há.

      Não há equivalente na BMW e MB para o Audi R8.

      Então em termos de mecânica, motores e transmissões, Audi muito à frente.

      E, no fim, temos tecnologia. Audi é a única com Virtual Cockpit.

      Audi é a ÚNICA com condução autônoma.

      Audi é a ÚNICA com faróis matriz de LED. (MB de faróis multifeixe, que até se aproxima do resultado do Matriz de LED da Audi, mas não tem o mesmo visual).

      Não tem como comparar. Audi está à frente em tudo das demais. E a distância esta AUMENTANDO.

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    6. Você não respondeu. Já teve algum?

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    7. Carlos , condução autónoma ? Pra que ? Aqui no Brasil ???? Pra que , a maioria que tem piloto automatico nem usa ... As 3 alemãs são ótimas . Vc só pode comparar com as outras quando possue , fazendo uso constantes vc vê a qualidade e os defeitos . Audi = bmw = Mb . Cada acerta mais em 1 coisa , nenhuma eh perfeita .

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    8. A condução autônoma da Audi, do A4, é especialmente útil exatamente no Brasil, pois ela assume totalmente o comando do carro em congestionamentos a até 65 Km/h.

      Entao quando vc estiver em um congestionamento monstro em SP, na Marginal Pinheiros ou Tietê, 23 de maio, 9 de julho, Nações Unidas, Radial Leste, elevado Costa e Silva, ou no Rio de Janeiro, linha amarela/vermelha, Avenida das Americas e etc, todos esses lugares, basta deixar o Audi andar sozinho, e vc pode ver um filme tranquilo no seu Ipad, tomar um drink (sem alcool, claro), e até trabalhar no seu laptop, enquanto o Audi se encarrega do trabalho massante.

      Quando liberar o trânsito, vc assume o comando. E pronto.

      Sobre sua Audi acima de BMW e Mercedes, eu coloquei argumentos objetivos e mostrei os motivos. Vc está apenas de achismo, sem fundamentação alguma. Não adianta vc falar que BMW = Audi, se vc não sustenta sua afirmação com nada. Isso é achismo puro.

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    9. Pra vc ver como tu se engana . Eu prefiro audi a um bmw . Mas vejo as 3 alemãs muito parecidas em qualidade . Nada de achismo , já dirigi os 3 , a4 , Mb e bmw . Cada 1 com sua qualidade . O maior defeito para a 320 e o c180 são os pneus Run flat que fica horrível a rodagem nessas estradas brasileiras . Essas tecnologias que vc citou nem vem nos carros que serão vendidos ou serão opcionais de preço de carro popular . Ai o novo a4 que deve vir a mais de 150 deve chegar com todas esses opcionais por mais de 200 mil . Ai existe o TT por quase esse valor ... Devemos comparar os premiuns de entrada que correspondem a 95 % das vendas .

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    10. Desculpa, mas claro está que vc não sabe analisar acabamento de carros e nem montagem e nem engenharia. Isso não é demérito, pois quase ninguém sabe. A maioria dos leigos confunde um painel todo emperiquitado, como o da Classe C, como "bom acabamento e desgin" e muitos botões com tecnologia.

      E o bom design é exatamente o inverso. Linhas mais simples e sem rebuscamento = melhor design. menos botões, melhor.

      Sobre acabamento, é necessáriver junções de chapas, arremates e qualidade construtiva, e aí a Audi está séculos à frente de BMW e Mercedes. BMW chega a ter carroceria desalinhada. O interior das BMW é uma lástima, enche de barulho, acabamento é muito aquém da MErcedes, e nem falo da Audi, que está em outro patamar.

      Mercedes está fazendo interior emperequitado, mas é péssimo também. Ridículas saídas de ar cromadas, chamativas, e muito colorido no painel confunde as informacóes. É um desastre o interior das Mercedes. Mas o povo menos instruído acha bonito as luzinhas piscantes.

      E não adianta. Olhe os arramtes, padrão dos revestimentos, montagem de peças, e as chapas de carroceria. Não há nada no mercado próximo à Audi. Nada. Eles estão muito acima.

      E os Audi são os mais tecnológicos e seguros, com maior rigidez torcional da carroceria. Mercedes e BMW não chegam nem perto.

      Mas, enfim, vou lhe dar um exemplo objetivo da superioridade da Audi. Teste do IIHS. Enquanto o A3 Sedan é Top Safety Pick +, o BMW Sërie 3 DECEPCIONA, com avaliação que não é nem sequer Top Safety Pick.

      http://www.car.blog.br/2015/12/bmw-serie-3-decepciona-em-teste-de.html

      Isso ai em cima é que diferencia um premium de verdade, como o A3 Sedan, de um mamae quero ser premium, como o BMW Série 3.

      O sujeito paga 150k em um BMW Série 3 e leva para casa um carro que quase leva bomba em teste de impacto e é capaz de arrancar o pé do motorista em uma batida.

      Entendeu? Se precisar eu desenho.

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    11. Não há como concordar com vc . Acredito que vc ainda não teve o privilégio de dirigir uma bmw , Mb e audi . O acabamento da Mb eh espetacular , do audi eh ótimo e da bmw eh muito boa . Bmw eh a mais esportiva . Audi eh um meio termo dos 2 . Quem quiser comprar a4 , 320 e c 180 pode ir em qualquer um . Questão de gosto , ótimos carros .

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    12. Não é questão de concordar. É uma questão de compreensão.

      Vc só acha que o acabamento da MB é "espetacular" porque vc fica deslumbrado com cromadinhos e luzinhas no painel, o que mostra que vc não compreende um bom design de interior, e não sabe avaliar qualidade.

      Vc faz a mesma avaliação do povão: tem luzinha e cromadinho, então acha que é "espetacular".

      Espetacular é o interior do Novo A4. Até o interior do A3 Sedan é superior ao da Classe C.

      interior da classe c é apenas enganação. Feito para ser achado bonito com base em futilidades. Mas fica muito atrás de qualquer interior da Audi.

      mas eu entendo que vc não vai compreender isso jamais, pois vc avalia qualidade de acabamento com base em quantidade de luzes e botões. E, de fato, quanto menos luzes e botões, mais qualidade tem, e não menos.

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    13. Hoje o mercado premium está com Audi muito acima de BMW e Mercedes.

      Quem diz que "Audi é meio termo entre BMW e Mercedes" não sabe o que fala. Fala bobagem.

      Os Audi tem comportamento dinâmico e esportivo muito superior aos BMW, e acabamento e luxo muito acima de Mercedes-Benz. E tecnologia acima das duas.

      Audi tem o melhor sistema de tração integral do planeta, o Quattro, que teve que ser banido do DTM pra poder ter competição.

      Audi é a única que tem painel com virtual Cockpit.

      Audi é a única que tem sistema de condução autônoma.

      Audi que desenvolveu transmissão de dupla embreagem, e está em muito de seus carros, enquanto BMW e Mercedes ainda usam conversor de torque.

      Acabamento da Audi interna e externamente é infinitamente mais refinado que MB e BMW.

      Desing da Audi é magnífico, e não há nada nas demais alemãs capaz de chegar perto.

      Audi tem carros que são provocações públicas às demais, como Audi RS3, Audi R8 e até mesmo o novo A4 inteiro..

      Aliás, o novo A4 mandou para um museu de uma vez só a BMW série 3 e o Mercedes Benz Classe C.

      Quando BMW e Mercedes tiverem um concorrente para Audi RS3, para Audi RS6 Avant, para R8, vc volta aqui.

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    14. Carlos , vc já entrou num a4 ? Pois eh o seguinte há iluminação em tudo . Maçanetas internas , abaixo dos bancos , iluminação do teto para som e multimídia ... E por ai vai . Eu gosto do minimalismo da audi , mas não há como e pq em desmerecer a qualidade da bmw e Mb . Não sou fã de marca e sim de qualidade e segurança e essas 3 são as mais acessíveis que embarcam isso .

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    15. Sim, no interior dos Audi há ilumuminação INDIRETA onde precisa haver iluminação. E é uma iluminação discreta, na maior parte das vezes em branco, discreta, eficiente e eficaz.

      Já Mercedes mete logo uma tela no centro do painel tudo colorido, desenhinhos coloridos, piscantes. Coisa bem brega mesmo.

      A BMW é o fim de linha. Painel todo vermelho, parece do Gol GTI 1990....piada completa.

      Não adianta. Interior do Audi está séculos à frente do mercedes, não só em design, mas em iluminação indireta, acabamento, montagem e ergonomia.

      E não é uma questão de desmerecer a Mercedes, mas o fato é que esse tipo de espalhafato que ela vem usando não é adequado a um carro premium. Vai cansar logo e a marca vai perder valor pois fica com fama de fazer carro que parece árvore de natal. E isso pega mal no público que compra esse carro.

      Carro premium tem que ser discreto, sóbio e elegante. Como os Audi. Ë por isso que os Audi hoje são o climaz do segmento premium.

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    16. Carlos , a iluminação indireta do a4 eh vermelha .

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  8. São carros de concepção diferente... Só competem no preço. Nessa faixa de 100 mil ficaria com o Fusion... Dá um banho nos dois.

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    1. Sim, o Fusion. Aquele com motor de Ranger, que faz 3 Km/l em cidade, e faz de 0 a 100 em 12 segundos.
      Sim, o Fusion, aquele que mede 50 cm mais que o A3, e tem menos porta-malas e menos espaço interno.

      Sim, o Fusion, aquele que vem com carroceria toda desalinhas, para tem um painel com 45 botões, a maioria dos quais inútil, mas que os menos aquinhoados no quesito QI acham que é "tecnologia".

      Fusion é carro de classe C, eleitora do PT, que ganhou algum dinheiro e pode fazer um carnezão.

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    2. Carlos, pare homem. Trabalhe e ganhe o seu dinheiro e pare de só criticar.
      Meu pai é o antagonista do que você diz e comprou um Fusion. Detalhe, NUNCA ele fez 3km/L nem no 3.0 AWD, muito menos no 2.0 GTD. Seus argumentos se esvaem quando você põe a paixão acima da razão.

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  9. Acho que aqui é o único lugar do mundo que há uma comparação como essa, e os dois carros custam o mesmo.

    Mesmo com empobrecimento na versão nacional, na minha opinião pessoal não tem cabimento comparar Corolla com A3.

    E aqui no Brasil tá ocorrendo um fenômeno que já ocorre há tempos lá fora, que é a morte gradual dessas versões top de carros não premium. Ainda acho que o único ponto que as premium pecam é no custo de manutenção. Assim que trouxerem para um nível mais terreno tais valores, na minha opinião as vendas desses Altis, Exr, Ltz, Titanium e afins cairão absurdamente.

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  10. Pra mim quem compra corolla em vez de um jetta ,he quebrado já pensando em revenda .

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  11. Vamos ao mundo dos fatos:

    Ar-digital e automático:
    Corolla tem.
    Audi não tem.

    Bancos de couro:
    Corolla tem.
    Audi não tem.

    Comandos no volante revestido em couro:
    Corolla tem.
    Audi não tem.

    Central multi-mídia completa, com navegação:
    Corolla tem.
    Audi não tem.

    Câmera de ré, retrovisor eletro-crômico, sensor de chuva, sensor de luminosidade:
    Corolla tem.
    Audi não tem.

    Menor seguro: Corolla.
    Menor depreciação: Corolla.
    Revisões mais baratas: corolla.
    Maior porta-malas: corolla.
    Maior espaço interno: corolla.

    O que o a3 tem de melhor? Desempenho levemente superior e maior segurança ativa e passiva.
    Isso importa (com caráter eliminatório) para o público desta categoria de preço? Não.

    Vencedor: Corolla.

    Não vai roubar nenhuma venda da toyota, essa é a conclusão racional.

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    1. As coisas não são tão simples, assim. A compra de um modelo não é apenas baseada em equipamentos. A marca é um fator de compra, afinal o fetichismo, apontado por Karl Marx, existe. Não apenas para carros, mas para qualquer produto (vestuário, moradia, alimentação,...)
      Voltando para os automóveis, cito um exemplo: Citroen C4 é muito mais equipado do que um Toyota Corolla, mas aquele patina nas vendas. Comprar um C4 em detrimento do Corolla, por preço similar, fico com o Toyota, mesmo menos equipado. Há diversos outros exemplos.
      Em resumo, entre um Audi A3, na minha garagem, por um Corolla Altis, prefiro muito mais aquele do que a este, apesar de menos equipado.

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    2. Você pode preferir, mas o comprador de Corolla XEi e Altis não prefere. A matéria é sobre o posicionamento de mercado do A3 de entrada, comparando-o com o Corolla. E o Diego Borges está certíssimo: dificilmente vai roubar os clientes fiéis da Toyota.

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    3. Você pode preferir, mas o comprador de Corolla XEi e Altis não prefere.

      Com base em quê você fala isso? Por acaso você tem capacidade de ler a mente de todos os compradores de Corolla XEi e Altis?

      Para de chutar e falar besteira.

      Vamos aos fatos. Na Europa o Audi A3 Sedan vende umas 5 vezes mais que o Corolla.

      Na China é outra lavada. São lugares onde o Audi e Corolla são produzidos localmente.

      E mesmo o A3 sendo muito mais caro, ele vende mais que o Corolla.

      Nos EUA, o A3 Sedan está disparando em vendas, mesmo com uma rede de concessionárias que é 30 vezes menor que a da Toyota.

      E o Audi A3 Sedan 1.4 Flex é superior em tudo ao Corolla.

      O posicioamento da Audi está colocando o A3 Sedan imediantamente ACIMA do Corolla.

      Se vc não entendeu, a Audi quer o comprador que já teve XEi e busca algo mais. Ele terá o A3 Sedan.

      Para disputar com o Corolla XEi, tem o jetta 1.4 Flex, que tb é melhor que o Corolla em tudo.

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    4. Carlos , concordo que o a3 eh superior , mas que volante horrível e os bancos ? Acredito que o corola seja muito bom , nunca tive , mas já dirigi , porém eh o famoso carro bunda . Eu prefiro ser o único na cidade a ter 1 carro a ver 200 iguais . Novamente não há como comparar a3 com corola .

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    5. Volante do A3 é perfeito. Pega perfeita. É melhor que o já magnífico volante do Golf. Não tem como comparar. A3 Sedan séculos à frente do Corolla, que tem sim suas qualidade, mas é um carro generalista, feito para universitário americano. E só.

      A3 é um carro de categoria superior. Nos EUA o corolla parte de 15 mil dolares, e o A3 de 30.000 dolares.

      Só aqui no Brasil que estão em precos quase iguais, entao esta claro que o A3 Sedan no Brasil esta muito barato perto do corolla.

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    6. Volante perfeito eh do a4 com base achatada . Do a3 não .

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    7. Aqui no Brasil montaram um A3 de pobre, nada do nível dos americanos, sem comparações toscas... please.

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  12. O Audi A3 Sedan é um carro mais caro e de maior status que o Corolla, tanto que o A3 básico parte do preço do Corolla topo.

    Então, é claro que o Corolla tem mais "custo x equipamentos". O Audi A3 Sedan é um carro para quem já teve Corolla e quer algo mais. Então ele vai partir para um A3 Sedan Ambiente, na faixa de R$ 110k.

    E o A3 Ambiente de R$ 110 mil já vem com bancos em couro, comandos multifuncionais, painel totalmente emborrachado, sistema MMI e etc.

    E o A3 Sedan tem desempenho muito superior, sendo quase 1 segundo no 0 a 100 Km/h e mais de 3 segundos mais rápido até 170 Km/h. Em resumo: o A3 Sedan SOME na frente do Corolla.

    Fora que o A3 Sedan é bem mais econômico, estável e oferece muito mais prazer ao dirigir.

    A estética do A3 Sedan é incomparavelmente mais bem resolvida que a do Corolla, e o emblema da 4 argolas na frente conta muito.

    E tem a questão de segurança. O Audi é bem mais seguro, oferecendo controle de tração e estabilidade, diferencial EDS/XDS, enquanto o Corolla não tem nada disso.

    O Audi A3 Sedan tem 7 airbags, enquanto o Corolla só tem 5. E no teste de impacto o Corolla foi mal, enquanto o Audi A3 Sedan obteve nota máxima de segurança.

    Então quem pensa na família e filhos, o Audi A3 Sedan é uma escolha mais racional, pois é mais seguro (muito melhor em testes de impacto) e tem sistemas de segurança ativos, como controle de estabilidade e traçao, ausentes no Corolla.

    O A3 Sedan é bem mais prazeroso de ser dirigido, e ainda tme coom opcional ACC e Front Assit, que o Corolla nem sonha.

    Em resumo. Audi A3 Sedan ambiente por 110K x Corolla Altis de 104k, Audi A3 Sedan superior em tudo: acabamento, desempenho, segurança, status, prazer ao dirrigir.

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  13. Charles Kuramoto, sinto lhe informar, mas quem tem que tomar cuidado é a toyota. sou cliente da AUDI há 10 anos e não troco AUDI nem por BMW, muito menos por um carro popular metido a besta, horroroso ( me desculpem os adoradores de corolla, mas o carro é medonho )e estigmatizado no mercado como "carro de velho". Carro alemão premium é sinônimo de qualidade e status. Talvez corolla tenha lá suas qualidades mas, status... isso não. "Pé de boi" como você disse, ou não, AUDI é AUDI e não se discute.

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    1. Flavia,

      agora vc bateu forte, disse tudo. Corolla lá fora é carro de frota, taxi, muito bom, mas taxi. E aqui, como que por encanto virou carro de bacana, caro. Audi não se discute, incomparável, vc tem total razão.

      Contudo, o que pega contra os Audi é manutenção e seguro, a VW/Audi precisa fazer alguma coisa, rápido. Sds

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  14. Vcs estão discutindo o sexo dos anjos. Não dá para comparar nenhum carros desses citados.
    Não dá para comparar Audi com Mercedes e BMW, porque, como já dito, são propostas diferentes, qualidades idênticas. Então a decisão pende para o gosto de quem vai comprar.
    Corolla x A3 - Nem pensar em comparar um com o outro. Acho difícil o comprador de um Corolla ficar chegar a pensar se gasta 10.000 para comprar um A3. Comprador de Corolla é racional e se um dia subir na vida, vai comprar Série C, Série 3 ou A4.
    O comprador de A3 está muito mais relacionado com ex-proprietários de Civic, Golf e Focus, que são carros com proposta mais esportiva.
    Fusion e Azera não se comparam com nada (risos). Nem em preço e nem em qualidade.

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  15. Pessoal, tenho o meu corolla/07 xei há dez anos e realmente a durabilidade e manutenção são indiscutíveis, mas cansei. Adquiri um Audi A3 sedan usado 2015, versão importada. Estou em lua de mel, é um espetáculo, tomara que dure.
    Antes, fiz todo levantamento de seguro, manutenção e consumo. Estou muito satisfeito.

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