O Toyota Corolla vem reinando no mercado brasileiro desde que a atual geração foi lançada, impondo uma dominância de mercado raramente vista. O best seller nipônico já vendeu este ano 65.481 unidades, mais que o dobro do Civic (30.633), quase seis vezes mais que Sentra (12.332 vendidos em 2015) e Cruze Sedan (11.363 vendidos), e mais de sete vezes o que vendeu o Jetta (9.071).

Novo Honda Civic 2016
Novo Honda Civic chega ao Brasil no segundo semestre de 2016
Entretanto, em 2016 a vida do Corolla não será tão fácil, já que a concorrência prepara uma enxurrada de novos sedãs para tentar seduzir seus fiéis consumidores.


O primeiro a chegar será o Jetta Comfortline, ainda no primeiro trimestre de 2016, que não tem alterações estéticas, mas ganha um novo conjunto mecânico: aposenta o antigo AP 2.0 8V Flex e entra o moderno quatro cilindros 1.4 TSI Flex de 150 cavalos associado à transmissão automática TipTronic de seis marchas, que deve dar o sedã da Volkswagen mais eficiência, com melhora significativa nos números de desempenho e consumo.

VW Jetta 1.4 TSI Flex
VW Jetta 1.4 TSI Flex  - chega no primeiro trimestre de 2016
Outro sedã que chegará renovado em 2016 será o Nissan Sentra, atual terceiro mais vendido do segmento. O modelo foi reformulado nos EUA, ganhando a nova identidade visual da Nissan em âmbito global, além de um interior mais sofisticado. Deve estrear no mercado no primeiro semestre de 2016.

Novo Nissan Sentra 2016: lançamento no Brasil previsto para o primeiro semestre de 2016
O segundo semestre, porém, trará dois desafiantes de peso para o Corolla: Civic e Cruze. O Novo Civic 2016 chega com carroceria em formato fastback, mais esportivo, maior, mais sofisticado e estreando um novo motor 1.5 Turbo Flex de 170 cavalos na versão topo de linha.

Novo Honda Civic 2016
Novo Honda Civic 2016: chega no segundo semestre de 2016 com motor 1.6 Turbo Flex
Este é o modelo que, dependendo do posicionamento de preço, será o maior desafio de mercado ao Corolla em 2016, uma vez que já liderou o mercado de sedãs médios brasileiros e a marca goza de prestígio similar à Toyota.

Novo Chevrolet Cruze 2016
Novo Chevrolet Cruze 2016 - lançamento no Brasil no segundo semestre de 2016
Finalmente, um outro concorrente que deve melhorar seu posicionamento será o Cruze, que chega em versão totalmente renovada no segundo semestre de 2016, com motor 1.4 Turbo Flex e transmissão de dupla embreagem.

51 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E te cuida COROLLA a comcorencia ta armada principalmente o CIVIC e o JETTA ,que para mim esta anos luz a sua frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Civic é um cardo bom e bonito, mas Corolla é bem superior a ele. O Jetta não chega aos pés do Corolla.

      Excluir
    2. Yan, Você tem razão. O Jetta com a sua suspensão multilink ultrapassada não chega nem aos pés do Corolla que possui uma suspensão por eixo de torção moderníssima e robusta.

      Excluir
    3. Yan Rodrigues,
      Você está sendo irônico, só pode.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Jetta com motor novo e o "new" Cruze vão fazer estragos na concorrência, com certeza!
    Se tivesse dinheiro para comprar um deles, iria de VW pela tecnologia alemã, a melhor do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Jetta não vai vender mais que o Corolla.

      Excluir
    3. Não é bem assim...!!!! O Corolla é muito bem alinhado e resolvido...!!!

      Excluir
  4. Nenhum deles irá ameaçar a liderança do corolla, talvez o Civic chegará mais próximo...quem viver verá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corolla em relação aos outros vai ficar obsoleto. A tecnologia embarcada dos outros são de tirar o chapéu. Enquanto o corolla ainda não tem nem controle de estabilidade. Francamente.

      Excluir
    2. Sempre houve uma alternância entre Civic e Corola e agora não vai ser diferente. Essa nova geração do Civic deixou o Corolla ultrapassado.

      Já Cruze, Jetta e Sentra devem continuar como coadjuvantes.

      O Cruze até que poderia incomodar os dois, mas como será fabricado na Argentina tenho minhas dúvidas.

      Excluir
    3. Corolla e Civic sempre disputaram a liderança. Jetta não vai fazer nem cocegas em termos de venda.

      Excluir
  5. Ainda acho que o Corolla vai seguir lider , mas se n equipar com controle de tração e estabilidade , vai se fuder legal... Unico que eu cogitaria trocar pelo corolla é o Civic que tbm é muito confiável do contrário ficou com o corolla mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo pensamento meu; me atreveria em um Sentra mas, parece que o Corolla 2017 já veio com tração e estabilidade...

      Excluir
  6. Os sedans médios já romperam a barreira dos 100k e não são tão equipados para justificar isso, vejamos o Corolla, é líder mas arcaico frente tecnologias de vanguarda.As montadoras amam os lucros e os brasileiros são péssimos compradores... Festa para quem sabe aproveitar.

    ResponderExcluir
  7. Não tem jeito, 1 corolla 2 civic o resto é resto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito mesmo quem não entende de carro pensa que é isso aí mesmo

      Excluir
  8. Acredito que o único que poderá bater de frente com o corolla seja esse novo civic com esse design ousado e inovador, aliado ao motor 1.5 turbo de 170 cavalos. Não adianta, brasileiro gosta de carro bonito e chamativo para fazer inveja pro vizinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer carro pode bater de frente com o Corolla. É só um deles invadir a mão contrária...

      Excluir
    2. Temos um comentarista comediante!!!

      Excluir
    3. Bater de frente significa encarar, chamar para briga, competir no mesmo patamar.............

      Excluir
  9. O Cruze terá a GF6 3, terceira geração da caixa automática de 6 marchas que equipa o atual, mais rápida e mais precisa, ela equipa o modelo nos EUA.

    ResponderExcluir
  10. Impressionante como o Civic X envelheceu todos os outros.

    ResponderExcluir
  11. Não tem jeito, a briga será daqui para frente, talvez num futuro distante, entre civic e corolla. Esse novo civic promete, a imprensa gostou muito do carro depois que andou. O resto infelizmente será o resto, apesar das ótimas opções, como jetta 1.4 e 2.0 tsi e esse novo cruze, q DUVIDO ver esse carro nos showrooms brasileiros em 2016.

    ResponderExcluir
  12. Vou de New Cruze com certeza.
    além de belíssimo, evoluiu bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um Novo Corolla e cogito comprar o Novo Civic futuramente.

      Excluir
    2. Vou dar uma olhadinha no Novo Civic também mas meu coração pende para o Cruze.

      Excluir
  13. Certa noite no serviço, sem nenhuma intercorrência, começamos a conversar sobre carros. Eis que brota uma pessoa do chão e diz:" O Honda City é superior ao Focus e Sentra".
    O Corolla sempre foi o mais pelado dos sedans médios, Jetta com seu motor 2.0 de mentirinha e vendas casadas para kits e acessórios. Mesmo assim vendem bem. O estatus de ostentar um Corolla vai pesar nas vendas, a briga ficará entre Civic e o Corolla. Temos 408, Sentra e Lounge muito mais equipados, todos com garantia de 3 anos no mínimo, ou seja qualquer defeito será coberto. A força das japonesas é tão grande, que mesmo com motores de uma década no City e Fit, continuam vendendo igual água.
    Nossos sedans médios já na casa dos 80, 90 mil sem controle de tração e estabilidade em sua maioria e quando tem são itens PREMIUM. Esse é o respeito dado ao consumidor que compra por estatus, fora o Corollão com CALOTA na versão de entrada. PIADA.

    ResponderExcluir
  14. Carro de vdd é o Corolla e o Civic, esse segundo é o meu preferido. Me sinto dentro de um avião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pós-venda e a liquidez faz toda diferença

      Excluir
    2. Carro de verdade até 100 mil reais é o Golf, não tem jeito, isso sim é estar dentro de um avião. Sei que é um carro de categoria e proposta diferente mas se tratando de carro não tem jeito, até 100 mil é Golf na certa. Falo como ex-proprietário de Golf Highline e atual proprietário de Corolla XEi.

      Excluir
  15. O desafio do Civic será preço... Ele tem tudo para vir melhor equipado... Mas também pode esbarrar a política da Honda de limpar as versões iniciais para forçar o cliente a gastar 90, 100 mil... O novo Sentra ficou muito bonito... Essa foto não está ajudando, mas ele não ficou tão longe do Civic e virá bem equipado também... Esse é o mesmo caso do Cruze, que poderá vender mais que o Nissan pela rede de concessionárias... Já o Jetta, apesar de boa mecânica, derrapa bem no visual anos 90... Se tivesse os acertos do Golf, com maior agressividade e modernidade, até seria mais lembrado... Como os demais também terão bons recursos, deve ficar no fim da fila mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Visual do Jetta só não está tão ultrapassado quanto o seu 2.0 que abandonará.

      Excluir
  16. A onda agora é de motores turbos. Viva o Inovar-Auto!

    ResponderExcluir
  17. Sei que a categoria aki é Sedan mas não troço meu Golf Cinfort line por nada!!!!

    ResponderExcluir
  18. Amigos, todos esses lançamentos, sem exceção; são melhores que o atual corola. Não adianta especificar. O atual corola é sim o Melhor Sedan, mas tenho uma ligeira impressão que em 2016 ele cairá muito.

    ResponderExcluir
  19. O segmento de sedãs médios vai ficar top. Eu sou mais hatch médio, mas este último está praticamente acabado no Brasil. Gostei muito do designs do Civic, Cruze e Sentra. Falta dinheiro, opções não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o novo civic 1.5 turbo a compra mais acertada,esta muito a frente do vovorolla,o corolla é muito pé de boi pelo o que cobra,poderia vender caro mais teria que ter mais tecnologia e sofisticação.

      Excluir
    2. Os preços dos New Civic serão na faixa de 100 para versão de entrada e 120 para a top com motor turbo. Do meu ponto de vista proibitivo.

      Excluir
  20. o sentra vai chegar no começo do 2° semestre nao no 1°

    ResponderExcluir
  21. Sério o Civic X deixou os demais com aspectos de carros ultrapassados, que carro lindo, com certeza quando chegar retoma o posto de sedam médio mais vendido do mercado nacional...

    ResponderExcluir
  22. Lembrando que o Civic consegue vender metade do atual líder mesmo bastante defasado, final de ciclo e o pior de tudo tendo dois fortes concorrentes de peso dentro de casa, City e hrv ou seja quando chegar essa nova geração ninguém segura, mesmo sabendo que dona honda vai meter a faca sem dor nem piedade kkkkkk.....

    ResponderExcluir
  23. O civic sempre esteve tecnologicamente a frente do corolla,e com certeza a nova geração vai retomar o primeiro lugar em vendas.

    ResponderExcluir
  24. Na minha simples opinião, o Civic ficou exageradamente "Esportivo"!

    ResponderExcluir
  25. Civic vem pra desbancar o Corolla... Muito caro e com aquele painel Vovozão...
    Tenho um Civic 2015/16, não tive como esperar o novo modelo. Agora com essa recessão, terei que ficar só babando no Novo Civic por uns 3 anos.....

    ResponderExcluir
  26. Não resta a menor dúvida de que o Civic é um belo e bom carro, apesar de que, como já disse, na minha simples opinião, "o Civic ficou exageradamente "Esportivo", porque será então, que o Corolla, também apesar de ser mais caro, é vendido incomparavelmente bem mais que o Civic? Será que o Brasileiro é tão insensato assim?
    Eu gostaria de descobrir e ter uma resposta convincente!! Abçs a tds

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem