A montadora de automóveis chinesa Chery anunciou há alguns dias atrás (veja aqui) que fabricará no Brasil três SUVs, dos quais a novidade é o compacto, derivado do hatch Celer (este já fabricado no Brasil). Já havia imagens do SUV grande (Tiggo 5 - aqui)  e do intermediário (aqui), mas faltavam imagens do SUV compacto (que chegará para competir com o CrossFox, HB20X e Sandero Stepway).
Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer
Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer
Agora não falta mais, visto que foram divulgadas na China, de forma extra-oficial, as primeiras fotos do Chery Tiggo 3X, um SUV compacto, concorrente do Ford EcoSport/Honda HR-V e Jeep Renegade, com 4,2 metros de comprimento, 1,57 metros de altura, 1,76 metros de largura, e equipado com o motor ACTECO quatro cilindros 1.5 16V (o mesmo do Celer), associado a uma transmissão manual de cinco marchas, ou automática CVT.

Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer
Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer
O Chery Tiggo 3X é um modelo de extrema importância para a montadora, visto que se insere no segmento de maior demanda atualmente, que é o de SUV compactos (de menor preço). As imagens mostram um visual bem resolvido em todos os ângulos, e que, nos detalhes, mostra que se trata da mesma plataforma do Celer.

Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer

Há alterações significativas, porém, na frente e traseira, totalmente reformuladas, com nova grade dianteira, novos faróis e lanternas, assim como luzes de neblina aperfeiçoadas. Além disso, pelo menos na versão mostrada nas imagens, o estepe está sendo colocado no lugar certo - dentro do carro, abaixo do compartimento de bagagens, e não pendurado na tampa traseira, como ainda é moda do Brasil.

Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer

O Chery Tiggo 3X entra em produção e estará disponível nas concessionárias da China ainda em 2016. Já no Brasil a promessa é que sua produção em Jacareí (SP) seja iniciada em 2017.

Chery Celer x Chery Tiggo 3x: mesma plataforma

Na imagem abaixo colocamos os detalhes da coluna "C" do Tiggo 3X (esquerda) e do Celer (direita), para mostrar que se trata basicamente a mesma plataforma (repare que a vigia da Coluna C é exatamente a mesma do Celer). Isso mostra que a Chery está adotando em seu SUV compacto a mesma estratégia de sucesso feita pela Ford com o EcoSport (derivado do Fiesta) e Honda com o HR-V (derivado do Fit).

Chery Tiggo 3x x Chery Celer
Chery Tiggo 3X  (coluna C)                                                                 Chery Celer (coluna C)
Já na imagem a seguir é possível verificar as semelhanças entre o Celer e o Tiggo 3X na coluna "A" e nas linhas de caráter laterais. Observe que as portas dianteira e traseira, o teto e a coluna "C" são as mesmas nos dois carros, o que indica que a estrutura central é a mesma. As alterações estão nos para-lamas dianteiro e traseiros, frente, traseira, e suspensão elevada.

Chery Tiggo 3x x Chery Celer
Chery Tiggo 3x (embaixo) x Chery Celer (encima) - clique na imagem para ampliar
É importante considerar, porém, que mesmo se tratando claramente da mesma plataforma do Celer, o Chery 3X tem uma altura em relação ao solo elevada, rodas maiores, caixas de roda em formato mais retangular, novos para-lamas dianteiros - o que confere ao modelo um visual diferenciado e verdadeiramente SUV. Por essas imagens, a impressão é que a "transformação" do Celer em Tiggo 3X foi bem feita, com o design final do SUV bastante interessante.

Mudança de estratégia no Brasil

O SUV do Celer é de fundamental importância para a marca no Brasil também. A Chery considera que "errou" ao iniciar a produção no Brasil com um carro como o Celer, que é um modelo compacto do segmento que mais foi afetado pela crise.

Chery Tiggo 3

Segundo análise de executivos da marca, o correto seria iniciar a fabricação nacional com um modelo mais caro, destinado a um público menos afetado pela crise, e em um segmento em crescimento, que é o de SUVs.

Chery Tiggo 5

Sendo assim, o foco em SUVs como o Tiggo 5 e Tiggo 3, além do novo SUV do Celer, já é resultado prático dessa mudança de posicionamento de mercado no Brasil.

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vai vender muito, se vier com o preço certo.

    ResponderExcluir
  2. Ficou bem mais bonito que o SYV do HB20, o tal do Creta, ou ix25.
    Ficou bom esse Celer SUV.
    A contratação do designer da Porsche, o Hakan Saracoglu, tá dando resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí poderia ter irdo pra VW pra dar uma "mãozinha"....

      Excluir
    2. Esse aí poderia ter irdo pra VW pra dar uma "mãozinha"....

      Excluir
    3. tá explicado,Hakan Saracoglu é o projetista!!

      Excluir
  3. Falta um motor decente neh pq esse 1.5 deles ta mais pra 1.0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior que é mesmo,se vir com esse motor vai ser um tiro no pé, igual o jac j5 carro bom , mas com anemia profunda .

      Excluir
  4. Carro muito lindo, belo design, agora esperava um motor mais potente

    ResponderExcluir
  5. Ficou bom parece um SUV mesmo e não um pseudoSUV.........

    ResponderExcluir
  6. "Segundo análise de executivos da marca, o correto seria iniciar a fabricação nacional com um modelo mais caro, destinado a um público menos afetado pela crise, e em um segmento em crescimento, que é o de SUVs."

    Exatamente, a JAC, mesmo mal das pernas, anda vendendo o T6 mais que os outros carros.
    A Chery deveria mesmo ter começado com o Tiggo 5, esse seria o ideal para o nosso mercado.
    Bem, tomara que a Chery não desista de investir aqui, esses novos carros prometem bastante, principalmente o Tiggo 5.

    ResponderExcluir
  7. legal, uma opção mais em conta pra quem não tem bala pra comprar um Honda HRV .

    ResponderExcluir
  8. Pelo Q andei lendo, a Chery quer colocar esse Celer/Tiggo para concorrer com compactos pseudo-aventureiros, tipo CrossFox, HB20X e Sandero Stepway.
    Mas como ela é mais barata, se esse carro vier abaixo de R$ 50 mil, com esse visual aí, vai ser um strike na concorrência....
    Eu mesmo gostei muito do designer, achei bem legal, melhor Q o do EcoSport..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o mesmo esquema com aquele Lifan X50, vai vir na faixa de preço dos pseudo aventureiros. E se a Chery conseguir isso, vai começar a engatar bem no mercado.
      Also, é design, designer é o cara que desenhou o carro, mas se você gosta do designer sem problema algum, não estou aqui para criticar.

      Excluir
  9. Se tiver preço bom eu continuo com a marca. O carro ficou lindo. Quero comprar um suv mas com os preços daqui fica complicado. Tomara que venda muito.

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindo! Com o preço certo a concorrência vai perder algumas milhares de vendas no acumulado.

    ResponderExcluir
  11. Vai chegar quando tiggo 5 e quando será o valor?

    ResponderExcluir
  12. torço que dê certo. Tenho um celer e gosto muito. De repente até compre este ai se o preço realmente for bom. em relação a mecanica que me preocupa um pouco, pois o motor acteco deveria estar mais em sintônia com a caixa de marchas.

    ResponderExcluir
  13. torço que dê certo. Tenho um celer e gosto muito. De repente até compre este ai se o preço realmente for bom. em relação a mecanica que me preocupa um pouco, pois o motor acteco deveria estar mais em sintônia com a caixa de marchas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem