Car.blog.br

Pesquisar este blog

Audi 80, pioneiro na classe média, é o precursor do A4

Categorias: , , , , 3 Comentários

O Audi 80 foi a primeira incursão da marca de carros premium alemã no segmento médio. O modelo, que é o precursor do Audi A4, chegou ao mercado em 1972 e foi decisivo no futuro de Ingolstadt.

Audi 80 de primeira geração - traseira

Mesmo antes do lançamento do "pequeno Audi", a especulação na imprensa automotiva era intensa: "que seria um Audi 50 esportivo, que custaria 7.000 Marcos, que seria vendido em formato cupê e station", etc.

Audi 80 de primeira geração - interior

O fato é que o fluxo de notícias sobre o novo modelo médio da Audi era muito forte, que e ele acabou sendo apresentado antes do esperado.

Audi 80 de primeira geração

Em função de muitas especulações, a Audi apresentou um modelo conceitual a jornalistas europeus na Áustria, que foram os primeiros a testar o carro em Salzburgring.

Audi 80 de segunda geração - anos 80

O Audi 80 impressionou pela construção consistente e leve, novos e inovadores motores, e um design limpo e sóbrio, sem detalhes supérfluos, que criou a linha de sucesso de modelos médios da Audi.

Audi 80 de segunda geração - anos 80

E, como resultado de um projeto avançado de carroceria, o Audi 80 tinha um peso em ordem de marcha abaixo de 800 Kg, que permitia a até mesmo os versões de entrada, com motor de 55 hp , apresentarem um desempenho confiável.

Audi 80 de segunda geração - anos 80

E. além disso, os modelos mais potentes do Audi 80 apresentavam comportamento efetivamente esportivo.

Audi 80 foi o predecessor do Audi A4

Os motores do Audi 80 estabeleceram os padrões para modelos de baixo peso: a série de motores quatro cilindros EA 827 foi considerada os "pai conceitual" de todos os propulsores de quatro cilindros refrigerados à água que vieram depois dele, e delineou o desenvolvimento dos principais motores do Grupo Volkswagen, os quais foram instalados em muitos modelos de várias marcas do grupo até a virada do milênio.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

Outra inovação do Audi 80 foi o eixo dianteiro McPherson com cambagem negativa, que aumentou muito a estabilidade, especialmente em frenagens em diferentes superfícies. Esse tipo de construção passou a ser usado por todos os carros com suspensão McPherson posteriormente.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

Assim, o Audi 80 entragava dirigibilidade esportiva com baixo consumo de combustível, e era o carro adequado para ser dirigido em uma época de crise do petróleo, nos anos 70 e 80 do século XX.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

Em termos de design, o Audi 80, com sua sobriedade sem adornos, caracterizou a tendência estética conhecida como "Nova Objetividade" nos anos 70. O primeiro Audi para classe média foi criado pelo designer Hartmut Warkuß, e era moderno, mas não modista.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

O Audi 80 imediatamente se tornou um bestseller - até o fim da primeira geração, no verão de 1978, foram produzidas mais de um milhão de cópias. Um juri internacional de jornalistas o elegeu "Carro do Ano" várias vezes.

VW Passat - irmão do Audi 80

A Volkswagen pegou carona no sucesso, lançando, em 1973, o Audi 80 de Wolfsburg, o VW Passaat.

Novo Audi A4 2016

Em 2015, a Audi apresentou o novo A4, que já é a nona geração dessa história de sucesso da marca das quatro argolas.

Postagens relacionadas:

3 comentários:

  1. Esse também é muito bom: http://blogs.estadao.com.br/placa-amarela/o-fusca-que-o-brasileiro-nao-viu/

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe qual a previsão de chegada do A4 2016 no Brasil?

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.