O Audi 100, histórico modelo topo de linha da marca de Ingolstadt, foi desenvolvido secretamente no meio dos anos 60 pelo engenheiro Ludwig Kraus, e salvou a Audi da extinção.

Audi 100 - primeira geração
Audi 100 - primeira geração
Quando a Volkswagen comprou a Auto Union (Audi) na década de 60, ela deu uma diretriz para a nova subsidiária Auto Union GmbH: todos os novos desenvolvimentos deveriam ser cancelados. Ingolstadt não deveria pensar em modelos para suceder seus atuais, indicando que a Volkswagen planejava o fim da Audi.

Audi 100 - primeira geração - interior
Audi 100 - primeira geração - interior
Entretanto, Ludwig Kraus, então diretor técnico da Auto Union, resolveu não seguir exatamente a ordem de seus novos chefes, pois ele sabia que a única forma de a Audi se manter como empresa independente era lançar um outro modelo, acima do que tinha acabado de chegar aos mercado em 1965, mais moderno e de alto nível. Isso era claro para ele.

Audi 100 - segunda geração
Audi 100 - segunda geração
Então, de forma praticamente secreta, sem que os seus chefes da Volkswagen soubessem, e inclusive contrariando suas ordens, os engenheiros da Audi desenvolveram um novo carro. O ponto de partida aconteceu em 1965, quando começou o desenvolvimento do "bastardo", como Kraus o chamava.

Audi 100 - segunda geração - interior
Audi 100 - segunda geração - interior
Partiu-se da versão mais mais potente que a Audi tinha até o momento, o Audi Super 90, e sobre ele que o "bastardo" foi criado. O motor era novo, e totalmente livre dos genes da DKW que ainda estavam presentes nas primeiras gerações dos Audi.

Audi 100 - terceira geração
Audi 100 - terceira geração
Posteriormente, o chefe da Auto Union, Rudolf Leiding, descobriu que o novo carro estava sendo desenvolvido secretamente, a concordou com a continuidade do seu projeto.

Audi 100 - terceira geração - interior
Audi 100 - terceira geração - interior
Finalmente, o futuro Audi 100 foi apresentado ao então CEO do Grupo Volkswagen Heinrich Nordhoff. O executivo ficou visivelmente bravo quando percebeu que o carro foi desenvolvido sem que ele soubesse.

Audi 100 - terceira geração - interior
Audi 100 - terceira geração - interior
Sua braveza, porém, foi rapidamente dissipada. O conceito, o design e a tecnologia do Audi 100 o impressionaram tanto que ele deu a aprovação opara o lançamento do novo Audi. E ainda estabeleceu um prazo curtíssimo para que o carro fosse colocado em produção.

Audi 100 - quarta geração
Audi 100 - quarta geração 
O Audi 100 pode ser considerado o primeiro e genuíno Audi, e representou o começo do fim do VW Beetle (Fusca), ao trazer ao mercado a tecnologia dos motores quatro tempos refrigerados a água, e a tração dianteira.

Audi 100 - quarta geração
Audi 100 - quarta geração 
O modelo garantiu a independência da Audi - companhia que, hoje, sozinha, responde por 40% do lucro do Grupo VW.

Audi 100 - quarta geração  - interior
Audi 100 - quarta geração  - interior
Da primeira geração, que ficou no mercado entre 1970 e 1976, foram produzidas mais de 880.000 unidades. O carro superou todas as expectativas. Até 1994 foram quatro gerações do Audi 100.

Audi A6 - sucessor espiritual do Audi 100 - atualmente na 7ª geração
Audi A6 - sucessor espiritual do Audi 100 - atualmente na 7ª geração
Desde então, ele pode ser encontrado nas concessionárias como Audi A6, atualmente em sua sétima geração.

13 Comentários

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  1. a 1° e 2° achei feios, do 3° ate hj melhorou muito, ficou lindissimo

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    1. Acredito masprefiro a1ª e 2ª geração aliás não me consigo identificar com os modelos actuais de quase todas as marcas achos horriveis!

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  2. Pois é, lembra o Santana mesmo. Nesse modelo vemos como a audi evoluiu em sofisticação, apesar de ser uma marca Q fabrica carros com concepção normal, como motor transversal sobre o eixo dianteiro, sem a opção de tração traseira, possui design elegante Q consegue competir com Mercedes, apesar de que as novas estrelas estão espetaculares!

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  3. A quarta geração é clássica, mesmo para os dias atuais tem seu charme...

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  4. min identifico muito com vw por que sempre gostei muito de linhas retas, não gosto muito de linhas arredondadas por EX ferrare e um excelente mas prefiro lamborghine por causa de suas linhas retas e só questão de gosto mesmo.

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  5. O painel do up! Parece com o desde A100 segunda geração kkkk!

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  6. Eu tb prefiro a quarta geração, que durou até 94. Como o colega disse acime, mesmo em pleno 2020 ele tem seu charme!! Depois dele veio Audi A6 que também é lindíssimo. Esse acho muito mais lindo que o A4 e A8 lançados na mesma época. Em fim, sou apaixonado por carros clássicos da Audi. Como li em outro site, essa é uma empresa que sempre esteve à frente das outras marcas em matéria de design e beleza.

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