A Toyota do Brasil adotará, em 2016, novos motores na sua linha de compactos Etios, Hatch e Sedã.

Toyota Etios 2016 flex

Esse novos propulsores manterão os deslocamentos atuais, ou seja, 1.3 e 1.6, ambos com 16V e Flex, mas passarão a ser fabricados no Brasil, na nova unidade que a montadora constrói na cidade de Porto Felix, no Estado de São Paulo.

Toyota Etios 2016 flex

Apesar de os novos motores manterem a cilindrada, os propulsores do Etios são novos, "diferente dos atuais", conforme esclarece o coordenador-chefe da montadora para a América Latina e Caribe, Luiz Carlos Andrade.

Toyota Etios 2016 flex

Além da fábrica de motores da Toyota, sua subsidiária AISIN, que fabrica a transmissão automática de seis marchas do Golf nacional, também ergue uma planta na cidade vizinha, Itu (SP), para fabricar as transmissões do Etios.

Toyota Etios 2016 flex

A inauguração das duas fábricas será simultânea, de modo que o Etios terá novos motores e transmissões nacionais já no ano que vem.

Fonte: Automotive Business

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não é possível que vão manter esse painel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no começo do ano chega os novos motores e o possivel cambio automatico, ja a reestilizacao chegara no 2° semestre do proximo ano como linha 2017, vai mudar somente a grade na dianteira, rodas na lateral e parachoque e lanterna na traseira, no interior vai mudar tudo principalmente o painel q vai seguir as linhas do corolla e nova hilux agora.

      Excluir
    2. Desculpe a pergunta, Pedro.

      Mas, qual a fonte dessas informações? Essa do automático para a linha Etios muito me interessa!!

      Coloca a fonte, para vermos se é confiável ou não...
      Valeu!

      Excluir
    3. Se o etios trocasse o painel eu seria candidato, poderia até manter o aspecto externo que se não é bonito considero aceitável, mas precisam mexer neste painel desgraçado.

      Excluir
  2. quem foi q disse q os motores permanecerao com a msm cilindrada 1.3 e 1.5 se nem a autoesporte descobriu isso? os motores serao novos, entao nao tem sentido permanecer com a msm cilindrada do atual. quem sabe dessa vez o etios nao ganha cambio automatico. e a reestilizacao dele sera no 2° semestre do proximo ano como linha 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sejam os mesmos motores, mas com o sistem VVTi que têm em outros modelos mais caros no Japão.

      Excluir
    2. "“Serão novos motores 1.3 e 1.5, diferentes dos atuais”, afirma o coordenador-chefe da montadora para a América Latina e Caribe, Luiz Carlos Andrade.

      http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/22981/toyota-mantem-planos-para-a-fabrica-de-porto-feliz

      Vou falar: a Toyota é "macha". Qualquer outra empresa colocaria um 1.0 anabolizado para usufruir de um IPI de 7%.
      E não me falem que ficaria ruim, porque Gol, Ka, HB20 e etc, tudo são mais pesados que o Etios e usam 1.0.
      Mas a Toyota não admite motor 1.0 nesse carro, questão técnica, então ela desencana no incentivo fiscal, e sobressai a questão técnica.

      Nisso temos que parabenizá-la. Ela é a Honda. Elas não relativizam a parte técnica (inclusive cobram mais por isso, e sacrificam market share).

      O etios ficaria 5k mais barato com um motor 1.0, e poderia vender muito mais. Mas a Toyota não faz isso. Incrível.

      Excluir
    3. carlos4carros.
      O Etios não ficaria mais barato. A Toyota não diminuiria o preço só por ter conseguido um IPI menor.

      Vide as demais montadoras que "nacionalizaram" os importados (Audi / BMW / VW, etc)

      Excluir
    4. Uma pena que relativizam a segurança ao sonegar multiplos airbags e esp na maior parte dos seus modelos à venda.

      Excluir
  3. Pra mim, um carro indefensável. Fiquei 5 anos com um Peugeot 206 1.0, quase 4 anos com um Punto 1.6, nenhum dos dois me deu problema, fiz as revisões, cuidei bem e vendi bem. Aceitar as economias desse carro com a "desculpa" da "confiabilidade" Toyota não passa... Pra mim, é simplesmente um carro com erros de projeto, que não considera o seu consumidor e abusa do mercado de países emergentes.

    ResponderExcluir
  4. Tenho amigos que trabalham na Toyota e eles já estão sabendo que o etios ganhará cambio automático no ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com câmbio automático e aumento de produção vai vender muito, talvez até mais que o HB20.

      Excluir
    2. Quando mudar o interior eu acredito que cresça muito no mercado, mas precisa mudar este painel tosco, se mudasse eu seria candidato.

      Excluir
    3. Carlos, o Etios também vai atingir um patamar inalcanSável?

      Excluir
    4. Vou responder seu comentário com seu próprio comentário:
      "Colocou o carro em um nível de acabamento, tecnologia e sofisticação que é simplesmente INALCANSÁVEL pelas demais marcas."

      "Esse comentário mostra bem a questão. Pessoas de baixa cultura e escolaridade têm dificuldade de entender e compreender um design moderno e elegante.

      Esse povo limitado não consegue diferenciar
      a letra S de um C com cedilha ("Ç"). Eles assassinam o vernáculo e são a expressão nua e crua do descalabro da educação nacional.

      Então, de um sujeito que não sabe nem escrever direito, não se pode pedir que tenha bom gosto. Esse pessoal que escreve
      "S" no lugar de "Ç" é o mesmo que escreve e fala "nóis vai" "nóis vamo", como aquele ex-presidente analfabeto.

      Então esse pessoal simplesmente não tem capacidade mental suficiente para entender sobre design e estética. Para eles,
      falta de criatividade e monotonia é o que lhes agrada, pois sua mente e baixa cultura só consegue alcançar isso: sem inspiração = "bonito". É assim.

      Só que a estética de carros não é feita para eles, pois esse povo, com baixa cultura e escolaridade, e que escreve errado, não tem dinheiro para comprá-los. Então resta a eles passar atestado de analfabeto escrevendo errado
      "inalcansável" "mais".."nóis vai"..."nóis vamo" ...na Internet.

      Excluir
    5. A carlota nao çabe iscreve??? Aiaiai

      Excluir
    6. InalcanSável é de doer, hein?

      Justo ele, que zela tanto pela Língua Portuguesa!

      Excluir
    7. Aff Câmbio automático "rouba" 10cv do motor. A engenharia ainda não desenvolvem nada melhor que seja robusto e não faça barulho e não " rouba" tanta potência do motor ainda não? E os dupla embreagem não dá pra melhorar a robustez não? E os cvt com marcha artificial qual o problema deles pessoal? Não me agrada em nada o lavado estar voltado ao conversor de torque!

      Excluir
  5. Com essas atualizações de design, junto ao conjunto mecânico, teremos um campeão em vendas!

    ResponderExcluir
  6. Com essas atualizações de design, junto ao conjunto mecânico, teremos um campeão em vendas!

    ResponderExcluir
  7. Com esse painel centralizado acho que a Toyota deveria abandonar outras prioridades.

    ResponderExcluir
  8. Toyota joga fora esse projeto de carro e traz outro.

    ResponderExcluir
  9. 'os propulsores do Etios são novos, "diferente dos atuais"'

    #medo

    ResponderExcluir
  10. Com a alta confiabilidade e excelente revenda da toyota o etios pode ganhar mercado. Se der uma melhoradinha na traseira, no interior e colocar um câmbio aut ou cvt pode brigar pelo top 5 no mercado.

    ResponderExcluir
  11. Trocando o interior e o exterior, pode melhorar as vendas. Hoje com este design pode ter o motor 2.0 e CVT do Corolla que não rola...

    ResponderExcluir
  12. A toyota poderia ter se dado bem igual a Hyundai com o Hb20. A toyota tem boa fama no país, por causa da Hilux e do Corolla. Mas com o etios, esqueceram de "brilhar" em algo que muitos consideram fundamental: um design marcante e bonito. E não adianta melhorar o design....os motores turbo estão cada vez mais presentes no pais, e ignorar isso significa queda de vendas no futuro.

    ResponderExcluir
  13. Interior e exterior, kkkkkkkk isso mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Não tem geito, esse etios é mais feio que bater na mãe.

    ResponderExcluir
  15. Quando fala em câmbio automático, alguém sabe dizer se será omum automático com conversor de torque que provavelmente seria AT4 ou um CVT?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem