As subsidiárias da América do Sul das montadoras de automóveis General Motors, Ford, Fiat e  MAN (divisão de caminhões da Volkswagen) operam no prejuízo em 2015.


No caso da GM, as perdas são de US$ 575 milhões de dólares - aumento de 113% sobre os US$ 269 milhões de perdas no mesmo período de 2014.

O prejuízo da Ford na América do Sul em 2015 é de US$ 537 milhões - menor, porém, que os US$ 975 milhões que a norte-americana perdeu em 2014.


Até a Fiat, que é líder de vendas no Brasil, apresentou prejuízo de 116 milhões de Euros em 2015, revertendo o lucro de 169 milhões de euros em 2014. O resultado negativo da Fiat decorre de queda de 32,3% nas vendas e pressões de baixa nos preços em função do aumento da competição - o que anulou os ganhos com o lançamento do Renegade.

No caso da MAN, que fabrica os caminhões da Volkswagen, saiu de um lucro de 76 milhões de Euros em 2014, para um prejuízo de 45 milhões de Euros em 2015.

Os resultados negativos refletem o cenário de retração de mais de 30% nas vendas e custos com ajustes de produção.

Essas quatro subsidiárias são as únicas que publicam resultados financeiros separados para a América do Sul.

Fonte: Valor Econômico

43 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Será que isso é prejuízo pra valer na operação ou apenas diferença entre fluxo financeiro de entada e saída (fruto de, por exemplo, investimentos)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que os investimentos entram na conta sim, ano passado quando a ford divulgou o tal prejuízo, estava ocorrendo em função de investimentos. De qualquer maneira, as grandes empresas visam o longo prazo, e são capazes de lidar com resultados negativos por alguns anos. Além disso, não consigo acreditar em prejuízo num setor com alta margem de lucro.

      Excluir
    2. Pois é, mas investimentos são amortizados a longo prazo, e não apenas no exercício onde aconteceram os desembolsos.

      Excluir
    3. Como pegar alguém na mentira:

      http://www.car.blog.br/2015/10/volkswagen-up-35-da-frota-de-locadora.html

      carlos4carros31 de outubro de 2015 14:19
      Ka 70% das vendas para locadoras...
      VW não vende o Up! para locadoras, só o Gol.

      Excluir
    4. Esquece esse camarada .. coitado, ele vai éh mudar o perfil, nome etc.. de tanta imbecilidade por m² ..kkkkk

      Excluir
  2. FIAT só tem expressividade no Brasil, nem na itália ela não vende tanto como no Brasil. De todas as marcas, a pior em qualidade é a FIAT, péssima a construção dos carros, mesmo motor fire sem evolução.

    O Punto TJET tem durabilidade baixíssima, um conhecido meu teve problema na embreagem com apenas 30 mil km, fora a barulheira da suspensão que é infernal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na boa , a Fiat é uma grande montadora, não é a toa que é líder de mercado. Também não gosto dos atuais Fiat, mas dizer que é uma porcaria é exagero.

      Excluir
    2. Só não tendo parâmetro para afirmar que a FIAT não é um lixo, seus carros são verdadeiros remendos.

      Excluir
    3. Só no Brasil tem expressividade? Tem certeza?

      Excluir
    4. A Fiat que temos no Brasil é diferente da Fiat dos EUA, por exemplo, que só vende a linha 500 vem equipada, com bons motores.
      No Brasil ela é uma marca pé rapada que só faz coisa de quinta, com uma outra coisa que se salva, mas no mundo a fora, nem de longe é a mesma Fiat.

      Excluir
  3. Junte a Ford que apesar de bons motores, tem carros desalinhados e acabamento porco, baixa qualidade de material, rebarbas e parafusos aparentes.

    ResponderExcluir
  4. Junte a Ford que apesar de bons motores, tem carros desalinhados e acabamento porco, baixa qualidade de material, rebarbas e parafusos aparentes.

    ResponderExcluir
  5. Imagine se a VW fizesse o mesmo... De um líder para um pé-rapado, a Spacecross não vendeu 1 unidade sequer mês passado e toda a linha caiu de vendas e posições em relação a 2 anos atrás. Acho que só quem está comemorando é Jeep e Toyota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tudo indica é que nenhuma parece estar contente, até a Toyota, dizem por ai, trabalhar no vermelho tbm. observe que a Honda com a fábrica montada, não iniciou atividades e as pessoas reclamando de preços e margens que a muito já se foram pelo aumento considerável no dólar, dos salários e na energia elétrica sem melhora alguma na infra estrutura.

      Excluir
    2. E viva 1990... viva os P T ralhas!!! (ironia)

      Excluir
    3. Vamos estocar vento!!!

      Excluir
    4. 30% de queda nas vendas de automóveis é muito, ninguém resiste por muito tempo mesmo utilizando a politica "menos por mais", isto é, opta-se em produzir menos unidades (menos pessoal, menos insumos e energia) e aumentar a margem por unidade, isto é, o consumidor paga a conta, mas um dia ele acorda, trava e para de comprar.

      A crise mundial veio com tudo neste país, um efeito dominó jamais vivenciado por aqui. Uma corrente pra trás: tenho medo de perder meu emprego > não compro, não gasto > o varejo não vende > as fabricas param > finalmente acabo perdendo meu emprego.

      Uma histeria coletiva turbinada pelos juros escorchantes de financeiras e bancos com o aval do Estado. Infelizmente a sociedade moderna é baseada em trocas, quando não há mais compra/venda tudo para.

      Pra complicar tem ainda a mega desvalorização do real, que pra lavoura está sendo muito bom, mas mata o resto, principalmente a indústria "globalizada" que ficou dependente de importação, afetando preços de todo tipo de produtos duráveis e não duráveis.

      Entretanto, quem viver os próximos dois anos verá dias melhores depois. Para permanecer vivo utilize sempre o cinto de segurança inclusive no assento traseiro, respeite a sinalização e seja proativo, não tenha medo, consuma por favor, começando pela troca da sua "cadeira elétrica" por um 5 stars 0km, a indústria consciente que investe em segurança agradece e, vc não perderá seu emprego.

      E, torcer (e trabalhar) para que o Estado Brasileiro e Politicos mudem, que se tornem profissionais e, que nos livremos de vez das sanguessugas que se instalaram em Brasília.

      Excluir
    5. Crise mundial onde meu amigo? Desculpa fajuta e hipócrita do PT!
      Peru e Colômbia, pra não sair da América do Sul, estão muito bem devido as suas políticas mais liberais e opostas ao esquerdismo socialista que estão praticando aqui.

      Excluir
    6. Eddie, você teve acertos, mas "crise mundial" complicou... Crise apenas nos países de terceiro mundo, governado por populistas corruptos e incompetentes... Países sérios estão fortalecendo suas economias, moedas, poder de compra e vendas...

      Excluir
    7. Ok, tudo bem, a crise é local!

      Até o ano passado a Europa vivia tempos difíceis, foram dois anos; hoje não sei como sobrevivem e bem, apesar de levarem Grécia, Espanha, Portugal e países da antiga Cortina de Ferro nas costas, muito dinheiro a fundo perdido, que em algum momento será cobrado ou fará falta.

      Voces estão certos, a crise brasileira é Fiscal, Moral e Politica (PTralhas, Congresso, Assembleias e Prefeituras), o nosso país precisa se reinventado. Abraço

      Excluir
    8. Mesmo as vendas das montadoras terem caído, eles ainda possuem sim uma boa margem de lucro. Eu não sei em detalhes quanto as outras montadoras, porém a Chevrolet ainda trabalha querendo ganhar muito oferecendo pouco. Fiz uma simulação de financiamento e o valor é de apavorar, pois por mês eu pagaria 48% da parcela só em juros e encargos. Uma prestão que sem juros seria R$ 500,00 com todos os encargos, ela iria para R$ 995,00. Ou seja, os caras não ajudam o cenário a melhorar. Nas outras montadoras não fui, mas acredito que elas devem estar oferecendo mais facilidades que concessionárias da GM.

      Excluir
    9. Mesmo as vendas das montadoras terem caído, eles ainda possuem sim uma boa margem de lucro. Eu não sei em detalhes quanto as outras montadoras, porém a Chevrolet ainda trabalha querendo ganhar muito oferecendo pouco. Fiz uma simulação de financiamento e o valor é de apavorar, pois por mês eu pagaria 48% da parcela só em juros e encargos. Uma prestão que sem juros seria R$ 500,00 com todos os encargos, ela iria para R$ 995,00. Ou seja, os caras não ajudam o cenário a melhorar. Nas outras montadoras não fui, mas acredito que elas devem estar oferecendo mais facilidades que concessionárias da GM.

      Excluir
  6. Abaixem os preços para vender mais que o lucro aparece. Ganhem menos por unidade e mais em volume de vendas e escala de produção, mas querem ir contra a lógica querendo vender pouco e ganhar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto tiver quem compre, o meu carro saiu $5.000 abaixo da tabela, é 2014 e estava entrando o 2015 reestilizado. O GMCobalt está com descontos de até $7.000 HB20 $5.000. Muita gordura ainda tem para queimar.

      Excluir
    2. Enquanto tiver quem compre, o meu carro saiu $5.000 abaixo da tabela, é 2014 e estava entrando o 2015 reestilizado. O GMCobalt está com descontos de até $7.000 HB20 $5.000. Muita gordura ainda tem para queimar.

      Excluir
    3. Claro que sim. Eles podem dar descontos maiores. Não dão, por que não querem. GM vendendo ônix 2015/2015 por 2 mil reais a menos que o modelo 2015/2016. Parece que tiram o cliente para trouxa... não aceitam diminuir o preço do modelo 2015/2016 e querem vender o modelo anterior por um preço praticamente sem desconto (retiram 2 mil do preço de tabela, mas acrescentam 1400 da pintura. Fica 6 por meia dúzia).

      Não sei quanto as outras montadoras, mas eles podem barganhar mais para o cliente vir comprar. Mas eles vão preferir esperar até o último segundo para fazer isso.

      Excluir
  7. Na américa do sul, o brasil representa mais de 50% do mercado.....o segundo maior mercado é a argentina.......dois países quebrados! Quedas gigantescas nas vendas.

    Pode por muito mais montadoras na lista......vw deve ter o mesmo preju das outras 3 grandes.....gol e voyage despencaram nas vendas, o modelo novo que é o Up, não vende nada.

    Com lucro, provavelmente somente Hyundai, Toyota e Honda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo que a Honda já acendeu a luz amarela, não produzirá na fábrica nova até segunda ordem.

      Excluir
  8. Quero só ver quando a BOMBA POWERSHIT explodir de vez, com multas, indenizações e super-recall, como vai ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Multas, indenizações, recall? Aqui é Brasil meu filho, terra onde banco corta-dedo e um milhão de motores 1.0 com falha de projeto passam batido!

      Excluir
    2. Presado Júlio Cesar, boa tarde. As vezes me pego lendo seus comentários e fico triste por saber que realmente existem pessoas que acreditam fielmente em uma coisa só, no caso uma marca, mas enfim...cada um busca a felicidade de acordo com o que lhe convêm. E se você é feliz assim parabéns. Por várias vezes já li você detonando o cambio PS como se fosse um amontoado de peças inúteis e sem utilidade usados por uma gigante do ramo automobilístico. Vejamos: ao fazer um levantamento 100% básico e com 100% de utilidade para se formar uma opinião, descobri que a FORD vendeu entre 2012 e 2014 o montante de 704587 carros entre fiesta (H e S), Focus (H e S) e ecosport. Por baixo podemos imaginar que 35% destes são equipados com o PS, o que dá aproximadamente 25000 carros com o câmbio. A todo momento você joga aos 4 mundos que tem 2500 assinaturas contra a transmissão, ou seja 10% do montante. É um valor alto? Sim, eu acho ! Mais os outros 90% (me incluo nessa) que estão satisfeitos com o cambio? Alias quem tem problemas e estiver na garantia, não terá problemas.
      Resumindo: é bom acreditar fielmente em alguém ou em alguma coisa, mais vanglorie esta coisa por sí só e pelas suas próprias virtudes não se sinta bem em achar que outra coisa é pior daquilo vc julga ter, ser ou pertencer. Torcer por aquilo que você acredita é infinitamente mais saudável por torcer contra aquilo que você não acredita. Fica a dica meu amigo...

      Excluir
    3. Rafael,

      Concordo em parte com vc. cada um tem suas preferencias e temos que respeitar, mas existem pontos incontestes, p.ex, o controle de qualidade da Ford no dias de hoje é apenas razoável pra não exagerar (já foi muito bom) e, a ausência de resultados do crash test do Ka é imperdoável. Fica difícil argumentar a favor. Pontos bons e louváveis, Focus e Eco obtiveram 5 stars no LNCAP, fantástico, mas e o Ka e Fiesta? Hoje, meu "teor de corte" é carro 5 estrelas no teste de impacto do LNCAP, já temos modelos 5 estrelas pra todos os bolsos, nem 4 estrelas me servem mais, a diferença num impacto é notória. Se todo mundo exigisse o mínimo das Montadoras, que é segurança muitos modelos estariam fora de comercialização. Assim, Fiesta e Ka não quero nem de graça, não tem resultados publicados.

      Quanto ao cambio PS, temos (e tivemos) na família dois Focus G3 PS, nenhum até o momento apresentou problemas no cambio, porém, as duas caixas de direção foram trocadas, 100% de defeito numa amostragem muito pequena. Rss
      Sds

      Excluir
    4. Tenho dois familiares que estão tendo muita dor de cabeça com a bomba powerSHIT.

      Excluir
    5. Júlio César, dois primos meus tiveram que trocar o motor do gol g4 em 2009 com aqueles problemas na lubrificação do vht. Como entusiasta da marca vc deve se lembrar dessa época. Por este fato voi dizer que os motores da vw são ruins? Claro que não !!! Isso são problemas inerentes a todos meu caro. Ignorante seria eu generalizar o defeito assim como o faz no powershift

      Excluir
  9. FiaAaAaaAaAaAAaAat kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Nunca se desloque em veículos de empresas deficitárias. Vejam o caso da TAM e da Gol. Nenhum de seus veículos passou em crashtest. Estrelas para elas só da star aliance.

    ResponderExcluir
  11. Ainda conseguem fazer prejuízo com lucro ganancioso em cima de seus próprios carros.

    ResponderExcluir
  12. Isso é América do Sul. E no Brasil, como fica a conta? Com a maior margem de lucro do mundo, é possível ter prejuízo aqui? Mas de qquer forma, o cenário futuro é preocupante se continuar nesse nível de vendas. Muitas montadoras simplesmente congelaram ou adiaram novos projetos e lançamentos. O nosso mercado tende a se estagnar ou afundar, exceto os carros de luxo, pois quem é rico tem muito dinheiro com ou sem crise, haja vista as vendas de renegade, hrv, corolla, audi, bmw, mercedes e cia.

    ResponderExcluir
  13. Operando no prejuízo estão os brasileiros pagando os maiores juros do mundo para uma minoria de rentistas...
    Em 2015 ja se foram 280 bilhoes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai ai....os "malvados" rentistas! por que existem "rentistas"? porque o governo tem um déficit brutal e precisa cobrir esse déficit aumentando impostos e/ou pegando dinheiro emprestado. Os "malvados" rentistas não são a causa do problema. Se o governo amanhã dissesse "baixo os juros na canetada", como ele financiaria o déficit? olhou pro seu bolso pagador de impostos? acertou!

      Excluir
    2. Pagando o maior juros do mundo? Pagando juros maior que a Grecia? Isso é normal p vc?

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem