O mercado automotivo brasileiro está em crise, e o segmento de utilitários está sendo bastante afetado. Segundo dados da FENABRAVE, a venda de comerciais leves caiu 25,7% em 2015 relativamente a 2014, quando se observa o acumulado de vendas de janeiro a agosto.


Entretanto, nessa quadro de quedas generalizadas, algumas caem menos e outras mais, e a Saveiro foi a que menos caiu, com retração de 12,9% - resultado atribuído a entrada em linha da versão cabine dupla, no segundo semestre de 2014.


De janeiro a agosto de 2015 a Saveiro vendeu 42,4 mil unidades, ficando com a segunda posição. A liderança pertence à Fiat Strada, que caiu mais, 28,2%.


Entretanto, a picape que mais sofreu foi a S-10, com redução de 30,38% no período, enquanto a segunda mais afetada foi a Amarok.


O utilitário Fiat Fiorino também caiu acima da média do mercado, com retração de 30,5%. O quadro abaixo traz o comparativo de vendas de janeiro a agosto, 2015 contra 2014, com a última coluna indicando a variação no período (em vermelho os que caíram mais que a média de 25,7%, e em azul quem caiu menos que a média).


ModeloJaneiro - Agosto de 2014Janeiro / Agosto de 2015Variação
Fiat Strada10074772339-28,20%
VW Saveiro4872342417-12,94%
Chevrolet S-103328823174-30,38%
Toyota Hilux2674222404-16,22%
Chevrolet Montana2218218129-18,27%
Ford Ranger1583212707-19,74%
Fiat Fiorino1535310675-30,47%
Mitsubishi L2001302410390-20,22%
VW Amarok118348380-29,19%
Nissan Fronteier76275924-22,33%

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. ESSA CARROÇA da STRADA vai perder ainda mais suas vendas por que o EL TORO vem aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a Toro canibalizará as versões mais caras da Strada. É produto muitíssimo superior em todos os aspectos, indiscutivelmente.

      Excluir
    2. El Toro... Está ai, gostei do nome.

      Mas se dúvida que isso ocorrerá. A Strada custa muito caro com todos os opicionais, ai já chega perto da El Toro, que é maior, de série já tem muito item de conforto e tem uma capacidade de carga ligeiramente superior. A Saveiro também vai apanhar feio para esse nicho novo de mercado, os vivos verão.

      Excluir
  2. a OROCH e TORO vao acabar com as vendas das picapes pequenas CE e CD, escrevam oq eu estou falando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vierem a preços razoáveis, com certeza sim. Olha a VWB correndo atrás do rabo de novo!

      Excluir
  3. ok, anotei aki. TORO & OROCH, com certeza TORO vai estar muito à frente de OROCH!

    ResponderExcluir
  4. Aposto minhas fichas nisso também, a não ser q a VW e a Fiat dêem um jeito de abaixar o preço de suas pickupinhas, para distanciá-las ainda mais da Oroch e Toro. Creio que estas, principalmente a Oroch, venderão muito bem, por um prosaico motivo, ambas cabem nos estacionamentos sem problemas (principalmente a Oroch, menor q a Toro). Conheço gente que só não compra pickup (Hylux, Amarok etc) por conta do tamanho.

    ResponderExcluir
  5. acho muito linda essa saveiro cabine dupla pena que até hj só vi umas 4, e olha que ando muito tanto em cidade como rodovias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitas rodando, um carro bonito, mas só. Inseguro (apenas 3 stars), apertado atrás, muito baixo na frente e caro, muito caro. Quem precisa duma, deve comparar antes com uma cabina simples a gasolina flex, tipo S10, etc.

      Excluir
  6. esse TORO + ARROCHE ai com o motor 2.0 sim, agora os demais motores tó fora.

    ResponderExcluir
  7. A Saveiro e a Strada tem seus fiéis consumidores e na minha opinião a Toro e a Oroch são de segmentos diferentes com propostas um pouco diferentes, levando em conta seguro, manutenção, consumo entre outras coisas, e com certeza as versões topo de linha dessas picapes novas que estão vindo aí vão ser surreais, assim como o Renegade.

    ResponderExcluir
  8. Como aqui tem muita gente que gosta, estou divulgando.
    Sds.

    http://carsale.uol.com.br/ultimas/2015/10/16/importadora-vende-vw-golf-tsi-de-172-cv-preparado-pela-oettinger-a-partir-de-r-85-900/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem