A Volkswagen do Brasil confirmou que foi notificada pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente -, órgão brasileiro responsável pela medição de emissões de veículos automotores, para esclarecer se a picape Amarok está em conformidade com a legislação nacional.


A empresa informou por meio de Nota Oficial que prestará os esclarecimentos dentro do prazo, que é de 30 dias contados a partir do recebimento da notificação.

A Amarok é o único veículo à diesel vendido pela VW no Brasil, e adota um motor 2.0 Turbo Diesel de 180 cavalos, de quatro cilindros. Os motores VW diesel EA 189 atualmente estão em desconformidade com normas americanas, depois que o EPA - Agência de Proteção Ambiental dos EUA - identificou a existência de um software que ativa todos os controles de poluição nesses motores apenas quando eles estão sendo submetidos a testes.

Assim, quando tais motores "percebem" que estão nas ruas, e não em testes, desativam controles de emissão e passam a poluir mais, em troca de melhor desempenho e menor consumo (veja detalhes aqui).

Dessa forma, o IBAMA quer saber se a VW Brasil adota esse tipo de software nos motores diesel ou flex fabricados no Brasil, e já informou que, caso constatado, aplicara multa de até R$ 50 milhões de reais.

Fonte: Valor Econômico

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Único veículo? E os ônibus, micro-ônibus, caminhões, caretas? MAN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha pizza eu quero sabor Havana, por gentileza....

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem