A Volkswagen do Brasil apresenta a linha 2016 da station Golf Variant - veículo que traz como novidade os novos Sistemas Infotainment com a tecnologia App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

VW Golf Variant 2016

O Golf Variant é oferecido nas versões Comfortline e Highline, equipados com motor 1.4l TSI BlueMotion Technology de 140 cv e transmissão automática DSG de 7 velocidades com função Tiptronic. Os preços começam em R$ 89.600 na Comfortline, e em R$ 97.450 na Highline.

VW Golf Variant 2016 - novo sistema multimídia

O Golf Variant 2016 começa a chegar às concessionárias traz o sistema multimídia que permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de Infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de Infotainment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de Infotainment. Trata-se do sistema de “espelhamento” mais avançado disponível no mundo que passa a ser oferecido com exclusividade na categoria do Golf Variant no Brasil.

VW Golf Variant 2016

Os novos sistemas de Infotainment são o “Composition Media”, o “Discover Media” e o “Discover Pro”. Todos são uma evolução dos sistemas de Infotainment ofertados no Novo Golf. Os dois primeiros contam agora, com telas de 6,5” sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferecem ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento.

VW Golf Variant 2016

O novo sistema de Infotainment “Discover Media”, que é oferecido nas versões Comfortline e Highline, traz adicionalmente os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas” nos novos sistemas de Infotainment da Volkswagen.

VW Golf Variant 2016

Também para a configuração Highline há a opção do sistema Infotainment “Discover Pro” que além de todos os recursos do “Discover Media”, traz tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player e HD interno de 60 gb compartilhado.

VW Golf Variant 2016

Independentemente do sistema de Infotainment, quando equipado com volante multifuncional, praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

Somam-se à comodidade as teclas de atalho no volante o sistema I-System, que também mostra na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de Infotainment, assim como o controle de velocidades.

App-Connect

Um único sistema para quase todos os smartphones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, Volkswagen expandiu a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App-Connect.

MirrorLink

Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Como os aplicativos de smartphones estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.

Google Android Auto

O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.

Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.
Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional.

Apple CarPlay

O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.

Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retornar ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.

O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano

Powertrain

O Golf Variant conta com as versões Comfortline e Highline e é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology, com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O modelo traz de série em ambas as versões o sistema Start-Stop.

VW Golf Variant 2016

É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).


VW Golf Variant 2016 - traseira

O seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro). Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.

VW Golf Variant 2016 - painel

São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist), monitoramento da pressão dos pneus (RKA) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.

28 Comentários

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  1. Esse carro e simplesmente TOP mais seu preço e de DOER!

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  2. Essa de 97 k, chega na concessionária e coloca 90 k que eles pegam.

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  3. Puta sacanagem não terem lançado o AppConnect junto com o golf MK7, estão fazendo como a apple lançando novidade aos pouco para atrair mais venda, só que carro não é um celular que se troca a cada 6 meses.

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    1. O Golf nacional vai vir com a nova central de 6,5 com CarPlay e app connect.

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    1. A única reclamação: PREÇO!

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    2. Mesmo problema do SpaceFox, para se ter uma idéia, o preço de uma SpaceFox de entrada é mais caro que um Fox Highline completo, no caso sem teto, só com os outros opcionais. Aí fica difícil mesmo.
      Mas realmente é um baita carro, vi um recentemente e passa uma sensação melhor ainda do que o Golf comum.

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  5. Alguém sabe dizer se será possível atualizar o sistema pra quem tem o golf 14/15? Adoraria esse mirror link, mas não dá pra ficar trocando de carro todo ano

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  6. Melhorou em relação a tela mais simples, de 5.8" para 6.5", mas hoje o sistema de GPS funciona redondinho, sem a necessidade de qualquer conexão com celular. Tomara que essa navegação offline funcione bem como é hoje. Se for algo parecido com o Cruze, aí vai matar o GPS.

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  7. Pessoal, alguém sabe me dizer como é o espaço traseiro desse carro? É idêntico ao do Golf hatch?

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Ele tem 1cm a mais de entre-eixos que o Golf hatch, ou seja, praticamente o mesmo espaço interno.

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    3. E o mesmo. e apertada. tenho uma

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    4. e igual ao do Golf. apertado. mas o carro é sensacional to com uma menos de um mes. anda demais!!

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  8. Pessoal, alguém sabe me dizer como é o espaço traseiro desse carro? É idêntico ao do Golf hatch?

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  9. Para este carro ser o top só faltou o eixo de torção!

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  10. Alguém sabe informar o que seria o item "Dispositivo anti furto das rodas com proteção ampliada" presente nos Golfs ?

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  11. Quem deixa de comprar um Jetta Highline 2.0 TSI para comprar um carro desse?

    Sinceramente, a própria VW mata seus carros.

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  12. Caro Guto, o espaço traseiro é idêntico ao do Golf hatch. Fui ver o carro na concessionária, com interesse na compra. Mas, esse foi exatamente o ponto que me desanimou, pois preciso colocar cadeirinha de criança e, geralmente, levar mais um adulto atrás. O espaço é bem limitado. Um motorista de estatura alta acabará deixando o espaço imediatamente atrás ainda mais limitado.

    Na minha opinião, o carro é excelente, mas, a VW pecou em não aumentar a distância entre-eixos em relação ao hatch. Considerando a moderna plataforma, essa tarefa não implicaria num custo muito elevado. Se o fizesse, atenderia em cheio o público alvo, que são famílias, que precisam de espaço, especialmente atrás. Por outro lado, o porta-malas é imenso.

    Finalmente, a versão top, com todos os opcionais, traz um preço bem fora da realidade. Ou, melhor dizendo, bem dentro da realidade dos preços praticados pelas concessionárias no Brasil. Uma piada de mau gosto.

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    1. Exatamente Pedro! Considerando que a proposta do carro é para ser de uso familiar, o espaço traseiro é fundamental. Só o porta malas não resolve. É uma pena, pois já o estava considerando como um possível candidato a ser meu próximo carro.

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    2. Pedro, me fale 3 carros nacionais que tenha mais espaço no banco traseiro que este?
      Tenho 1,90 e sou proprietário de um golf higline, com o banco do motorista ajustado para mim, vou atrás muito bem e com altura até o teto superior a todos, eu disse todos sedãs médios. Com relação à cadeirinha também nunca tive problema. Óbvio que enquanto era virada para trás o espaço dianteiro era menor, assim como acontece com todos os médios. Lembre tbm que ele é o carros mais seguro do país tanto para adulto quanto para criancas. Quer um carro que aceite a cadeirinha em qualquer posição? Vá de pajero full, o resto sempre haverá uma limitação quando virada para trás.

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    3. G VII, o espaço interno do golf é bom em comparação a outros carros da mesma categoria. É muito melhor que do focus, por exemplo. Mas pra quem precisa de muito espaço como eu, que sou alto e tenho que colocar 2 cadeirinhas atras, é insuficiente. Atualmente rodo de fusion, e só troco por um carro com espeço interno similar. abs

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  13. Sou fã só que esse carro não vende, até agora não vi nenhum na minha cidade.

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    1. Estas SUVs ou crossovers bizarras acabaram com oo mercado de perua noBrasil, mesmo elas sendo melhores em praticamente todos aspectos!

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  14. O carro é sensacional. Mas o que deixa a desejar é o atendimento nas concessionárias VW que é péssimo. E olha que fui em duas ....

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