Car.blog.br

Pesquisar este blog

Focus Fastback: vídeo mostra o assistente de frenagem

Categorias: , , 8 Comentários

A Ford do Brasil lançou com o Focus Fastback o assistente autônomo de frenagem, ou seja, uma nova tecnologia que freia o carro automaticamente para evitar as “batidinhas” no trânsito. O sistema conta com um sensor óptico que detecta um carro parado na frente em velocidades de até 20 km/h e aciona os freios sem a intervenção do motorista.


Para ilustrar o seu funcionamento, o vídeo #FocusFastback #ChegadeBatidinha, que reproduzimos abaixo, apresenta exemplos de situações no dia a dia em que é impossível evitar um esbarrão com outras pessoas ou objetos: alguém que passa com um carrinho de compras na sua frente, dar de cara com uma porta de vidro ou um colega distraído. Ao dirigir o Focus Fastback, o motorista desvia sua atenção para um inusitado boneco na rua e não vê um carro parado na frente. Mas o assistente de frenagem autônomo entra em ação a tempo de evitar a colisão.



O equipamento opera com um sistema conhecido como LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. A distância do objeto é medida pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido, de modo semelhante a um radar. Para isso, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.


Por se tratar de uma tecnologia num segmento de volume no mercado brasileiro, o vídeo, de curta duração, é autoexplicativo e foi pensado para atingir milhares de pessoas que acessam os canais digitais e sociais.

Postagens relacionadas:

8 comentários:

  1. Vai vender horrores, e ainda deixar o Santana pra trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga para a sua desinformação, que a tecnologia já é vendida pela Ford, mas só vem na versão Titanium Plus, de 100k. Não vou nem comentar que o do ACC do Golf...

      Excluir
    2. só um inocente paga as 100 mil dilmas anunciados por um focus titanium, é a estratégia mais conhecida dessas montadoras o tal do "vai que cola"....basta uma pesquisa simples nos sites de venda pra ver que os preços praticados no titanium zero chegam a ficar entre 85 mil e 90 mil dilmas

      Excluir
    3. Dei uma olhada pois achei o valor que você informou muito baixo. Em SP tem alguns lugares que estão ofertando muito baixo mesmo. É real isso ?

      Aqui no DF o melhor preço que encontrei no Titanium Plus foi de 95,5k - e não tiravam nem um centavo a mais.

      Excluir
    4. Cara, eu dei uma pesquisa agora, e encontrei uma oferta de um 2014/2015 Titanium Plus por 84,8k. Mas entrando nas informações do carro as fotos são de um SE Plus ! Acho que tem pegadinha do malandro por aí.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Vai vender horrores! Palio e Uno vendem horrores, seriam por isso padrão de referência e qualidade?
    Deixará o Santana pra trás? Nunca vendeu mais e não será dessa vez que vai! Um Santaninha 2.0T, de poucos 211cv, de preço equivalente a essa maravilha de montagem e acabamento que é o Focus, só chegará atrás se sair no dia seguinte. Mas, ainda corre o risco de topar com o Focus parado no acostamento por superaquecimento do trepidante PowerShit!

    ResponderExcluir
  3. Não achei muito útil pois só funciona até 20 Km/h, velocidade onde o motorista tem total controle sobre o carro. Deviam aprender com a VW, onde o ACC funciona A PARTIR de 30 Km/h, velocidade onde as batidas começam a causar mais estragos, tornando o sistema útil e não inútil como esse da Ford. Já pude testar em meu novo Golf e funciona 100%, numa distância entre 5 e 10 metros (depende da velocidade pois o sistema "entende" a necessidade da frenagem de forma inteligente.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.