Nosso teste do modelo Crossfox Imotion do teste de longa duração entra no terceiro mês de uso com percurso variado entre estradas e uso urbano. Com quase 6 mil km rodados o carro ainda está como zero sem ruídos, com a pintura impecável e um desempenho que se não é surpreendente também não deixa a desejar.

VW Crossfox I-Motion 2016

O consumo médio com circuito estrada-urbano é de 12.7 km/litro. Já fizemos viagens longas para testá-lo, como já referido em outras postagens: Campos do Jordão com 4 pessoas e ao Rio de Janeiro com 2 pessoas (veja aqui) e em ambas ele demonstrou potência suficiente seja nas subida das serras ou em terreno mais plano.

VW CrossFox 2016 I-Motion: interior

Resumindo é um bom carro, bonito, completo, mas após um uso mais prolongado fica claro que o câmbio automatizado não pode ser comparado com câmbio automático. Embora o desempenho desse câmbio seja melhor que nos carros 1.0 como o Up! por exemplo, ainda está muito longe apresentar o conforto e desempenho dos automáticos.

VW Crossfox I-Motion 2016

Nas subidas por exemplo, quando você mais precisa da agilidade na troca de marchas ele não comparece. No nosso caso a entrada da garagem é um aclive que termina em parte plana. Em tempo de chuva quando se acelera no aclive (de pedras mineiras) e o chão de lajotas da parte plana está molhado e não dá aderência, ele " desembesta" e se tiver outro carro na frente corre-se o risco de colisão.

VW Crossfox I-Motion 2016
Peugeot 2008 Allure 1.6 Automático: mesmo preço do CrossFox I-Motion
Segundo o engenheiro da nossa equipe há opções no mercado pelo mesmo preço do Crossfox com câmbio automático e com melhor custo-benefício como é o caso do Peugeot 2008 na versão Allure que vem completa com 4 airbags, que custa R$ 70.890 reais, conta com ar dual zone, central multimídia competente, e não tem o péssimo estepe pendurado na traseira.

Suspensão elevada e estepe pendurado na traseira

Aliás, esse estepe pendurado na traseira é algo que poderia ser abolido no CrossFox, ou que, pelo menos, fosse oferecida uma versão com o estepe no local convencional. Essa solução incorre em vários problemas: torna o uso do porta-malas mais complicado, pois é necessário primeiro tirar o estepe da frente, além de ficar vulnerável ao furto. E, esteticamente, é de gosto duvidoso.

VW Crossfox I-Motion 2016
Crossfox I-Motion: estepe pendurado na traseira atrapalha o uso do porta-malas e fica vulnerável 
Já a outra característica do CrossFox, que é a suspensão elevada, essa sim é uma solução adequada, pois torna o carro mais preparado para enfrentar lombadas e pavimentação de baixa qualidade. Assim, um CrossFox sem o estepe traseiro, mas mantendo a suspensão elevada seria mais interessante, pois ficaria mais barato (ausência do mecanismo que prende o pneu sobressalente), mais bonito, mais prático e menos susceptível a roubo/furto.

Fox Pepper: um CrossFox sem estepe na traseira
Fox Pepper: um CrossFox sem estepe na traseira
Em resumo, o ideal seria um modelo como o Fox Pepper com a suspensão do CrossFox. Seria um modelo com todo o aparato decorativo e mecânico do CrossFox, sem o estepe traseiro.

Fox Pepper: um CrossFox sem estepe na traseira

E, claro, uma transmissão automática convencional, como a TipTronic de 6 marchas que será usada com esse motor no Golf MSI 1.6 Automático nacional (veja aqui), seria muito bem vinda.

Conclusão

O CrossFox I-Motion mais barato agora parte de mais de R$ 65 mil reais, sendo que o modelo como o testado (que conta com opcionais) custa mais de R$ 71 mil reais.

VW Crossfox I-Motion 2016

Nesse valor ele não vale a pena. Melhor partir para um Crossover de verdade, como o Peugeot 2008 Allure 1.6 Automático, que custa a mesma coisa.

22 Comentários

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  1. O carrinho pode ser bom, bem completo. Mas é muita grana pagar 65 mil nele.
    Acho mais negócio pegar um Ford Focus, VW Golf, Toyota Corolla, Honda Civic, ou até mesmo uma Renault Duster, se a proposta é para fora de estrada.
    Apesar de ser bem equipado, ter a suspensão elevada, é um carro popular.
    E esse estepe na traseira (que a Ford também insiste em manter na Ecosport) só atraplha a visão e é chamariz de ladrão.

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  2. Boa avaliação. Não só o Croosfox esta caro vários carros "de entrada" quando equipados chegam próximo dos carros de seguimento superior. E como você citou o 2008 já são carros bem equipados .

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  3. Concordo 100% com o que foi escrito. Um Fox highline teria um custo beneficio bem melhor, so faltando a suspensão elevada. O que dependendo de onde e como se anda é uma vantagem não ter. Quanto a subida em rampas. Ele não tem o auxilio a rampa? Não ajuda? Ou o problema é não ter o creeping?

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  4. Ah, fala sério, Peugeot 2008? Com aquele motor de 122 cv e transmissão de 4 marchas.
    A realidade é que francês é bom para fazer queijo. E só.
    Carro é com a Alemanha....
    Entre Peugeot 2008 e CrossFox, fico com o CrossFox, que tem motor superior, câmbio de 5 marchas, acabamento de melhor qualidade e um sistema multimídia séculos à frente do do 2008.

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    1. Tb gosto dos carros da VW, mas sejamos realistas que tanto o Crossfox quanto a Spacefox sao extremamente inviaveis na hora da compra, nao a toa que a Spacefox vende 4 unidades por mes, ou seja, vende nada..mas a VW tem tudo pra melhorar esses carros, como tirar o estepe traseiro do Crossfox e baixar o preco da Spacefox.

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    2. "Acabamento de melhor qualidade" e "cambio de 5 marchas", kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    3. Quem gosta de cambio automatizado é gente que gosta de sofrer, por 70 mil reais, tem muitas opções, o 2008 é só um exemplo. Não adianta chorar carlos, é a realidade.

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    4. Ficaria, né meu caro? Porque vc, mesmo usando argumentos financeiros prá atacar quem criticou o empobrecimento tecnológico na nacionalização do Golf, não tem sequer um Up prá chamar de seu.

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    5. Só fala bobagem esse Carlos, fala de carros franceses mas nunca dirigiu ou entrou em um, são muito bem acabados, tem ótimos motores e muitos equipamentos, os únicos pontos negativo são o cambio AT e o pós venda (Peugeot) pelo menos aqui em Poa o atendimento da Citroen é muito bom.

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  5. Muito caro pra ter um i-motion na garagem.

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  6. Eu acho que nem o carlos4carros não seria louco de pagar 70k num Fox i-Motion

    O Peugeot é 4 marchas, mas é melhor que automatizado de 1 embreagem

    Bom seria se existisse o Polo... 1.6 16v, 1.0 TSI e 1.4 TSI DSG

    Aí dá pra falar em carro alemão. Fox não é carro alemão nem aqui nem na China... Já foi, no final dos anos 90 e início dos anos 2000 (idade do projeto)

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  7. Com a chegada do Up qualquer Fox tornou-se um negocio apenas razoável, se comparado ao "pequeno notável". Vc só compra Fox se precisar de mais espaço para passageiros atrás, caso não, sempre um Up, o TSI preferencialmente.

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  8. Ainda que seja desnecessário evidenciar a vantagem de um carro moderno e de projeto recente como o 2008 sobre o projeto com mais de uma década nas costas do Crossfox, louve-se a iniciativa pouco usual do site de apontar a inferioridade de um VW frente a um Peugeot.

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  9. eddie e verdade eu mesmo peguei um fox highline 1.6 16v por 49k pra mim o custo + beneficio foi muito bom mas confesso que e por que eu preciso de espaço tendo em vista que o carro e mais pra supermercado , viagens, e quando viajo sempre preciso pegar a minha mãe de um lugar pra outro, como ela e idosa precisa de muito espaço atras e só o fox oferece isso, e também gosto muito do fox e mais esse com o motor 1.6 de 16v tó gostando muito e mesmo com tudo isso que citei eu prefiro guiar o UP! e esse TSI deve ser muito superior tendo em vista que mexeram na suspensão que ficou mais alongada, nos freios com discos maiores e também a acústica da cabine.

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  10. 71 k neste besourinho? Por este preço, tem muita coisa bem melhor que tem mais espaço, ou mais motor, ou mais conforto, ou mais tudo isso junto.

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  11. Parabéns ao auto dessa matéria no blog, com certeza foi uma das mais "imparciais" que já li aqui quando o assunto é em relação a um veiculo Volks. Uma matéria que esta mostrando prós e contras do carro não apenas babando ovo por ser um "Volks".Nesse caso também ficaria com o 2008, que alem de mais moderno, vem muito mais completo e seguro que o o Cross Fox!!!

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  12. Nunca fui com a "cara" do Fox, ultimamente se paga uma pequena fortuna por um carro com segurança duvidosa (o último teste foi aferido/atualizado em 2009).

    Já deveria estar morto e enterrado como na Europa onde foi substituído pelo up!...

    ...e era para o Fox ser chamado de Tupi, mera semelhança com o up! né dona VW.

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  13. Ótimo veículo crossfox 2016 câmbio têm 6 marchas o estepe e questão de gosto cada um tem o seu !!! Se não gosta compra outro carro.

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. CONCERTEZA 2008 filé confortável mas a tristeza mesmo é na hora de vender perder o dobro que se perde em um croos fox ! Meu primo comprou o 4008 usa ele novo mais top 81000$ o cliente usou 1 ano e trocou ele comprou por 63 meu priml usou um ano vendeu por 51000 e ainda o cada ligou querendo desfazer negocio ! Ou seja se vc tem do de dinheiro fica no cross ou se n 2008 é um belo carrão

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  16. Acho que o diferencial que deixa o cross fox com essa aparencia de aventura, esta justamente no estepe preso em sua traseira. Não concordo coma retirada, mas sim, com um encaixe melhor na hora de fechar a mala.

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