O up! TSi do teste de longa duração chega aos 1.500 Km rodados apresentando uma piora no consumo de gasolina, tendo obtido na última medição 12,4 Km/l.

Volkswagen Up! TSi - consumo

Essa média é 14% pior que a segunda medição, de 14,36 km/l, e foi obtida em circuito 100% urbano, com ar-condicionado ligado 100% do tempo, e em condução sem preocupação com economia de combustível.

Volkswagen Up! TSi - consumo

O resultado obtido por nós também é pior que a média de 13,8 Km/l de gasolina estabelecida pelo INMETRO. De qualquer forma, nesta última medição abastecemos em um posto BR de confiança e com gasolina Grid, aditivada - na expectativa de uma melhora na próxima aferição.

Volkswagen Up! TSi - teste

Com relação ao comportamento do Up! TSI em si, ao rodar com o Up! I-Motion e este Move-Up TSi alternadamente, observamos que a suspensão mais macia é característica mais da versão Cross-up! TSi, equipada com os pneus Hankook 185/65 R15. Nesta versão Move, com pneus 175/14, o nível de firmeza da suspensão está igual ao do Up! I-Motion. Ressalte-se, porém, que este Up! Tsi não apresenta aquela pequena vibração no volante dos Up! MPI quando em marcha lenta.

Volkswagen Up! TSi - teste Quatro Rodas

Outro aspecto que tínhamos observado no começo do teste, a embreagem um pouco mais dura que o Up! MPI MT, com o passar do tempo percebemos que passou a ficar mais macia, em um nível que já torna difícil perceber diferenças em relação à do MPI.

Falta de torque abaixo de 2.000 RPM

Já o comportamento geral do carro agrada, apenas fica a ressalva da falta de torque abaixo de 2.000 RPM, algo que fica claro em saídas muito lentas de lombadas em segunda, quando o motor está a 1.500 RPM, e o turbo ainda não está soprando. Nessa situação o carro fica muito lento, e é necessária paciência até atingir os 2.000 RPM, em 2ª, já que não é possível engatar a primeira, pois é uma marcha muito curta.

De um modo geral, porém, são poucas situações de uso urbano que se observa essa insuficiência de torque em baixa, sendo que na maior parte do tempo o carro está acima de 2.000 RPM, e, aí sim, com ótima disposição e agilidade.

Nesse período o interior manteve-se íntegro, sem ruídos internos, com destaque para o sistema de som, bastante razoável para um carro popular, com boa qualidade de áudio. A conectividade Bluetooth é fácil de ser estabelecida com o smartphone, e, ao se entrar no carro já acontece a conexão de forma automática. As ligações telefônicas são claras, permitindo uma boa conversação por intermédio do sistema de som. Fica cada vez mais claro que não vale a pena optar pelo Maps and More (nem disponível nesta versão Move).

Volkswagen Up! TSi - interior

E outro aspecto que funciona bem é o streaming de áudio. Estamos com um smartphone Galaxy 4, Android, e a biblioteca de músicas armazenadas nele é imediatamente reconhecida pelo sistema do up!, com reprodução imediata. O aspecto interessante é que há uma memória da música que estava sendo reproduzida ao sair do carro, e, quando você volta, a reprodução começa do ponto que foi interrompida.

Outro ponto que observamos na primeira viagem que fizemos com ele (veja aqui), que foi um desconforto nas costas, agora entendemos que foi algo exógeno ao Up!, visto que temos andando por mais de 3 horas seguidas com o carro e não sentimos desconforto mais, evidenciando uma boa anatomia dos bancos.

Conclusão

Volkswagen Up! TSi

O Up! Tsi é um carro que agrada muito pela agilidade em trânsito urbano, pelas funcionalidades de conforto e pela praticidade de caber em vagas bastante exíguas, mas o consumo ainda está abaixo das expectativas.

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É, parece que na prática o carro não é tão econômico assim como diziam não em!

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  2. Espero que esteja andando bem chutado para justificar esse consumo. Ou da uma olhada para ver se o cachorro não comeu a mangueira.

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  3. Só falta alguem dizer que o design do up é melhor que o do civic.....

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  4. Quando um carro tem motor que traz diversão, fica quase impossível maneirar o pé

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    1. Realmente, no Up aspirado não consigo mais andar em rodovias a menos de 100 km/h, assim num três cilindros o consumo aumenta consideravelmente; por experiência, o Up é extremamente econômico entre 80 e 100 km/h, acima disso vc começa a queimar dinheiro e ganhar prazer em dirigir; porque apesar de ser projetado para city car, o Up se dá muito bem numa rodovia, mantem média de 120 km/h (110 -130 km/h) com muita facilidade e segurança, vc tem o carro na mão o tempo todo.

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  5. Olha, honestamente nao acho que um carro va ter um consumo brilhante se o condutor não anda de forma adequada para tal, como diz no texto, se tem algo que eles nao se preocupam é com consumo, vi um video no youtube de uma pessoa dirigindo um cross up tsi a 110km/h na estrada, 23km/l depois de 70km rodados, isso sim é uma situação real que condiz com o uso normal do carro, isso pq o cross é o que gasta um pouco mais por ter pneus diferenciados dos demais, que tem pneus "ecologicos, andando de forma correta, quero dizer, sem estar testando o carro, trocando as marchas conforme o computador de bordo indica por exemplo, com certeza esse consumo fica excelente, mesmo na cidade, logo, os dados de inmetro ou qualquer midia especializadas serão facilmente superado pra quem usa o carro corretamente no dia dia...

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  6. Um colega meu comprou um Move Up TSI com pacote completo (pagou 44 mil) e está fazendo uma média de 15 km/l com gasolina na cidade (ar ligado 100% do tempo). Acredito que vcs estão pisando bem forte com o carrinho.

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    1. Esse tipo de comparação não tem lógica, trajetos diferentes, situações diferentes, são muitas variáveis impossibilitando comparar.

      Faço todos os dias 12,4km/l para ir ao trabalho saindo sempre no mesmo horário, algumas vezes saio 30min depois e com o trânsito praticamente livre chego na garagem marcando 18km/l.

      Por isso não tem como comparar...

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  7. "O aspecto interessante é que há uma memória da música que estava sendo reproduzida ao sair do carro, e, quando você volta, a reprodução começa do ponto que foi interrompida."

    Imagino que seja assim em todos os carros. Aliás, é algo que depende do celular, é ele quem memoriza o ponto em que a música parou. Se eu estiver escutando pelo Bluetooth do carro, e mais tarde parear com o Bluetooth do notebook, a reprodução também continua de onde parou. Provavelmente também deve ter um delay de 5 a 10 segundos para estabelecer a conexão.

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  8. Normal isso pois foi somente um bafafa da mídia e de uns VW FANBOY no lancamento, agora não tem ninguém pra comentar e hehheh... eita VW....rs

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  9. Normal isso pois foi somente um bafafa da mídia e de uns VW FANBOY no lancamento, agora não tem ninguém pra comentar e hehheh... eita VW....rs

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  10. Os testes preliminares antes do TSI ser lançado já se falava em consumo maior e chegou a ser noticiado aqui mesmo, é o papo do cobertor curto, o MPI já é muito econômico e turbiná-lo não necessariamente o deixaria mais econômico dependendo da situação do trânsito.

    Quando comprei o up! comentei que ele não gosta de trânsito pesado pois fazia a mesma média que meu antigo Clio, basta começar a desenvolver que a economia aparece e jamais confiar no CPU de Bordo quando o trânsito é intenso, chega a dar 2km/l a mais que "na caneta"...

    Sobre a falta de potência em baixa quem viu o vídeo do TopSpeed bate certinho, soca o pé e parece que não vai, lá eles chamaram de LAG que inclusive é "grandinho"...

    Sobre a vibração na carroceria em lenta seria intersecante se informar na CSS e ver a possibilidade de usar esse coxim hidráulico no MPI.

    Sobre a qualidade do equipamento do áudio não posso opinar, comprei sem o rádio pois como gosto de SQ sei que vai ser muito superior ao original, mas preciso de tempo para instalar e ajustar tudo hehehee.

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  11. Ainda acho que esse motor 1.0 turbo ainda vai dar muito lucro pros donos de oficina !!..
    Sera que aquele filme de terror chamado ( Gol 1.0 16V turbo ) vai se repetir de novo ?
    Agora que tudo ta novo é Mil maravilhas quero ver daqui ha 3..ou 4 anos...

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    1. Leandro, mas os TSI juntamente com os ecob já estão a muitos anos no mercado mundial. Esquece esse gol 1.0 16v turbo sem comando variável e que as pessoas não colocavam o óleo correto.

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  12. Tem que a aprender s dirigir este carro para fazer média.

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  13. Deveriam encher o tanque.... Pegar a estrada fazer uns 100 km a 120 por hora... E voltar a uns 110....e reabastecer.... Seis bem interessante.

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  14. As vendas parecem que ainda não decolaram. É uma pena, pois é um carro com ótimo conjunto mecânico. O KA segue vendendo 2x.

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  15. A primeira quinzena ta chegando. Jaja teremos a media de vendas do up!.

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  16. Fiz hoje o best drive num Move Up TSI, apesar do trjeto curto deu para comprovar tudo que falam e escrevem, o carro é muito interessante, retomadas com pronta resposta (o carro estava amaciado, 3.800 km), um show, nada de turbo lag, melhor que meu Golfão TSI. O cambio macio com engates muito precisos, mais silencio internamente que o Up aspirado, mesmo com os duros Goodyear o carro é bastante confortável, no radio de fabrica agora aparece o desenho do sensor de ré, que ajuda muito em manobras (só tinha isso no M&M).

    Em suma, gostei muito do carro, bem mais gostoso de guiar que o aspirado, vale a pena os 4k pedidos pela VWB. E, para quem não tem bala pra comprar um Golfão, compre o Up TSI que terá prazer muito parecido em dirigir, o pequeno TSI não deve nada aos irmãos mais velhos e maiores da família TSI.

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  17. Esse carro do jeito q é feio deveria fazer 20 km/l na cidade. Parece muito a estetica do fusca por dentro kkk

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  18. Parece que tem algum erro na injeçao eletronica que impede o consumo menor, como visto neste video abaixo, com a mesma percepção de piora nas médias:

    https://www.youtube.com/watch?v=F93rFY-25_k

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    1. Central achando que a maior octanagem da pódium e setando o modo Etanol, pode ser sim bug no software

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