Um amplo grupo de montadoras, que inclui Audi, BMW, Ford, General Motors, Mazda, Mercedes-Benz, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo, concordaram (veja aqui) em equipar todos os seus veículos novos à venda nos EUA com tecnologia de frenagem de emergência automática como recurso de série em um futuro próximo.


O grupo de empresas vai trabalhar com o NHTSA - Agência Norte-Americana de Segurança Viária - nos próximos meses para definir os detalhes e o horizonte temporal a partir do qual o sistema de frenagem automática de emergência passará a ser obrigatório.



Sistemas automáticos de frenagem de emergência utilizam sensores de radar, câmeras ou lasers para detectar uma colisão iminente e aplicar os freios automaticamente reduzir ou parar o carro se o motorista não reagir a tempo. A tecnologia está se tornando mais amplamente disponível em carros modelos, já sendo item opcional em modelos considerado de "entrada" nos EUA, como Golf e Focus.



Segundo o IIHS, instituto de segurança automotiva vinculado às seguradora, a tecnologia de frenagem automática pode reduzir os acidentes em até 35 por cento. O órgão já incorporou os sistemas automáticos de frenagem em seu método de classificação de segurança para veículos. Para ganhar a nota mais elevada, Top Safety Pick +, om veículo deve receber uma classificação "advanced" ou "superior" para a prevenção de acidente frontal, e apenas veículos com freios automáticos se qualificam para tais níveis de ratings.


A vantagem dos sistemas automáticos de frenagem residem no fato de que eles compensam os erros dos motoristas - que são as principais causas de acidentes. Esses sistemas estão sempre em alerta, monitorando a estrada à frente e nunca ficam cansados ou distraídos.

Montadoras que estão fora do grupo

O anúncio do compromisso do grupo de montadoras representa um desafio implícito a vários outras que que não estão no acordo, como Nissan, Honda, Chrysler Fiat, Hyundai, Kia e Subaru.

Reação da GM


A GM, por meio de sua vice-presidência de segurança, emitiu comunicado que apóia a adoção voluntária de sistemas de frenagem automática.

9 Comentários

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  1. Aqui, pra por air bag e abs, nos últimos dois anos, o preço dos carros em torno de 40k subiu 8 mil reais. Lá, se puser uma coisa cara dessas, o preço do carro sobe 400 euros...

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  2. Como eu iria guardar meu carro? Rs a garagem é muito apertada. Teria que empurrar? Ou da para desligar o sensor?

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    1. Putz, interessante sua indagação! Nunca tinha pensado nisso...

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    2. Em baixas velocidades onde o risco de acidente grave é pequeno ele não funciona permitindo manobras.

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  3. Golf 7 tem desde o seu lançamento mundial, no fim de 2012/início de 2013.

    Aliás o Golf The Very Best inaugurou tecnologias que até hoje não são utilizadas pelos carros "não premium" como ACC com Stop And Go, Front Assist, DLA, Lane Assist...

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  4. Vou ter que tirar a parede entre a sala e a garagem... Vou ostentar igual ao Eike, com o carro na sala hahahaha

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  5. Aqui no Brasil seria bem útil. O pessoal, principalmente nas estradas, gosta de andar na "cola" do carro da frente.

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