A segunda geração do Volkswagen Tiguan será apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Frankfurt amanha, e, em antecipação, a montadora alemã divulga duas imagens provocativas, de projeto, do novo SUV, que será vendido na Europa a partir de abril de 2016, e será produzido em Wolfsburg (Alemanha), e também em Chattanooga (Tennessee, EUA).

novo VW Tiguan 2017

O Tiguan II será comercializado em configurações de 5 e 7 lugares e versões com duas distâncias entre eixos, na Europa. Já nos EUA e China será vendida apenas a versão com entre-eixos alongada - mais adequada às preferências desses consumidores, especialmente o chinês, onde se espera um crescimento do mercado de SUV de 57% nos próximos dez anos.

novo VW Tiguan 2017

Dimensões

O VW Tiguan 2017 de cinco lugares já é maior que o atual: 4,49 metros de comprimento, ​​ou 6 cm mais longo. Mas também é mais largo em 3 cm (1,84 m) e mais baixo 3,3 cm, ficando com 1,63 metros. Sua distância entre eixos também está crescendo de forma significativa para 2,68 metros, ou 7,7 centímetros a mais.

novo VW Tiguan 2017

Essas novas dimensões permitem-lhe oferecer mais espaço interior, especialmente traseira (ampliação de 22 mm a mais de espaço para joelhos), mas sobretudo no porta-malas, que oferecerá 615 litros contra 470 litros de hoje.

novo VW Tiguan 2017

Além do modelo de cinco lugares, o novo Tiguan terá também versões de 7 lugares, que será apresentado em 2016, e também uma versão cupê. Essas múltiplas variações são decorrentes do uso da plataforma modular MQB - a mesma do Golf.

novo VW Tiguan 2017

Já com relação à estética, o Novo Tiguan traz uma aparência frontal caracterizada por um capô com 4 nervuras - algo que dá dinamismo ao seu design, enquanto os faróis e grade acompanham esse aspecto mais esportivo. O Tiguan também será o primeiro SUV da Volkswagen a receber (opcional) os faróis de LED duplos.

novo VW Tiguan 2017

Na lateral observa-se uma linha de cintura mais elevada, similar à da Touareg, enquanto na parte traseira, sobretudo quando visto de 3/4, há uma reminiscência do BMW X3. Homogênea e bem proporcionado - designers falam de um "diálogo entre as linhas", o novo Tiguan oferece um design elegante e agressivo, e que certamente vai agradar.

Interior

O interior do Novo Tiguan 2016 trará o mesmo painel digital já aplicado ao Passat e Audi TT, e, no console central, uma grande tela táctil de 12,3 polegadas.

novo VW Tiguan 2017

No que respeita aos itens de série, terá, dependendo da versão, controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado com três zonas de climatização, head-up dislay.

novo VW Tiguan 2017

Já o acabamento está em linha com os interiores do Golf e Passat, ou seja, fazendo uso de materiais de boa qualidade, mas que emitem um sentido de austeridade.

Habitabilidade e modularidade

O novo Tiguan foi projetado para oferecer a versatilidade e modularidade do interior de uma min-van, e isso foi possível também pelas dimensões mais generosas. O banco traseiro vai manter a modularidade padrão 60/40, mas oferece um assento de passageiro dianteiro cujo encosto pode ser dobrado completamente (a partir do segundo nível de acabamento) para facilitar o transporte de objetos longos.

novo VW Tiguan 2017

Na parte traseira, os bancos laterais são bem desenhados e confortáveis, mas o passageiro do meio terá que lidar com túnel de transmissão. Todas as portas agora contam com ótimos porta-objetos de maior volume.

Motores mais eficientes

A Volkswagen ainda não divulgou os dados de consumo, mas promete uma redução média de 20%, e que pode chegar a 24% em algumas versões. A gama de propulsores terá desde o tri-cilíndricos TSI de 125 cv, passando pelos 1.4 TSI de 150 cv ou 180 cv. Haverá também quatro opções diesel de 115, 150, 190 ou 240 cv.

novo VW Tiguan 2017

A caixa de transmissão robotizada DSG estará disponível nos motores com potência superior a 150 cavalos, assim como o sistema de tração integral 4Motion - quando se opta por tal sistema, a altura em relação ao solo sobre 2 cm, dos 18 cm do modelo convencional, para 20 cm no AWD.

novo VW Tiguan 2017

A transmissão 4Motion recebe pela primeira vez o sistema de controle ativo, que opera em 4 modos de ajuste: neve, piso precário, off-road (som assistente de subida e descida em aclives) e rodoviário individual.

novo VW Tiguan 2017

Todas as versões também podem receber um opcional um sistema "todo-terreno". que amplia o ângulo de ataque de para 24° em vez de 16 °.

Versão GTE com um painel solar

Mais tarde, chega uma versão GTE recarregável híbrida, que vai oferecer uma autonomia em modo elétrico de 50 km.

novo VW Tiguan 2017

No Salão de Frnakfurt a VW vai mostrar também um modelo em estudo com um painel solar no teto, para recarregar as baterias, permitindo uma ampliação da autonomia.

Cinco níveis de acabamento

A marca ainda não divulgou a lista de equipamentos de diferentes acabamentos, mas já sabemos seus nomes: Trendline, Comfortline, Carat, Carat e R-Line Edition.

novo VW Tiguan 2017

Alguns serviços de conforto e segurança, tirados do Passat, surgirão a bordo do Tiguan. Por exemplo, o sistema Front Assist com frenagem autônoma de emergência, Lane Assist - assistente de manutenção em faixa - itens que serão de série desde o modelo de acesso.

novo VW Tiguan 2017

O sistema de multimídia trará informações meteorológicas, de tráfego e serviço de procura de vagas em estacionamento, e a porta traseira terá acionamento elétrico.

Preços

novo VW Tiguan 2017

A Volkswagen ainda não divulgou preços, mas alega que não serão muito diferentes do modelo atual com nível de equipamento semelhante.

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Acho difícil. A questão é que ela será fabricada nos EUA e Alemanha, então para chegar importada ficaria muito cara, pois o dólar está absurdo, e ainda tem imposto de importação e todos os demais impostos. Então inviabiliza totalmente.
    A não ser que seja fabricada aqui...aí sim...mas acho que o que será feito no Brasil será o novo SUV da VW, abaixo do Tiguan, e que competirá com HR-V,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Carlos! Problema é que a vw ta muito atrasada quanto a esse novo sub abaixo do Tiguan.

      Excluir
    2. Vou aproveitar este momento de sanidade do Carlos e concordar.
      A Tiguan se situa em um segmento acima ao do HR-V e Renegade, nunca foi muito popular no Brasil, e se vier será apenas importado, mas como o dólar anda alto, difícil crer que venha para cá, no máximo virá importado em apenas uma configuração de motor e alguns opcionais.
      Bem que poderia vir a opção com motor tri-cilíndrico, igual ao X1, esse também sem confirmação de motor até agora.
      O que nos resta é esperar é o novo SUV para combater o HR-V, esse sim prometeria bastante no mercado nacional.

      Excluir
    3. Carlos, como dito por você na reportagem das mudanças no Golf 7, este Tiguan deveria vir com o motor 1.6 MPI que é muitooo melhor que o 1.4 TSI. Então lhe pergunto, porque lá eles não adotam este motor?

      Estes alemães devem estar ficando malucos, não?

      kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. É questão de posicionamento de mercado, além da Tiguan ter vendido muito bem no Brasil. É certo que virá para o Brasil.

      Excluir
  2. Mesmo com o dólar subindo malucamente (presente da eficiência administrativa do partido) não vejo, pelo menos até agora o preço dos importados subirem na mesma proporção. Isso mostra a gordura que os importados também tem a exemplo dos nossos nacionais. Acho que até uns 160k a Tiguan ia vender muito bem por apresentar novo designer e refinamento técnico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples: Estoque já faturado.
      A maioria dos importados já estão faturados, logo o preço só vai subir quando ocorrer novas importações.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem