O atual presidente da Porsche, Matthias Mueller, de 62 anos, surge como o favorito para assumir a posição de CEO do Grupo Volkswagen.


Mueller, ex-estrategista chefe de produto da VW, tem o apoiado da maioria do conselho de supervisão de 20 membros da VW, que deverá elegê-lo como novo CEO na reunião que ocorre amanhã, segundo pessoas familiarizadas com a questão.

Mueller, que trabalhou como torneiro mecânico antes de estudar tecnologia da informação, trabalha em segmentos do império VW desde 1970, experiência que foi vista como um dos fatores decisivos para conseguir o cargo.

Igualmente importante, ele conta com o apoio do clã da família Porsche-Piech que detêm a maioria dos direitos de voto na VW.

Mueller, que promovido ao conselho executivo da VW, em março, já era visto como um dos favoritos de patriarca da família, Ferdinand Piëch, que tentou colocá-lo no lugar de CEO da VW, em substituição de Winterkorn, no início deste ano.

Winterkorn, porém, sobreviveu a uma luta de poder que terminou com Piëch forçado a renunciar como presidente do conselho de administração.

Mueller, Rupert Stadler, CEO da Audi, Herbert Diess, atual CEO da Volkswagen, eram vistos como os principais candidatos para substituir Winterkorn.

Mueller é conhecido por um estilo descontraído, muitas vezes aparecendo em apresentações de carros com roupas casuais no lugar dos caros ternos sob medida preferidos por seus colegas executivos.

Ambicioso

Apesar do estilo low-profile, Mueller é um executivo que busca ampliar vendas e lucros das organizações sob seu comando.

Essas metas terão que ficar em segundo lugar, no momento, em função da crise decorrente dos problemas de falhas em emissões nos EUA.

Mueller fez seu nome como gerente de produto do modelo A3 - sucesso da Audi na década de 1990. Ele então trabalhou como estrategista-chefe de produto da VW até 2010, quando ele foi convidado a conduzir Porsche.

Sob sua liderança, a Porsche tem se expandido e espera aumentar as vendas de 200.000 veículos este ano, atingindo sua meta de longo prazo três anos mais cedo.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu torcia para esse cara ser o chefe da VW.
    Estou para falar que ele é até melhor que o Winterkorn, que já era bom demais, mas teimoso em certos aspectos.
    Esse cara aí conhece a fundo o mercado dos EUA, que é onde a VW precisa melhorar, tanto que a Porsche está crescendo assustadoramente por lá.
    Enfim, Toyota, tremei! Colocaram um craque no comando da VW.
    Parabéns mais uma vez à VW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, mas já anunciaram ele como novo presidente? Acho que você não está sabendo interpretar: "Matthias Mueller, da Porsche: favorito para comandar VW", "[...] deverá elegê-lo como novo CEO na reunião que ocorre amanhã, segundo pessoas familiarizadas com a questão"
      Trata-se, portanto, de evento futuro e incerto, podendo ser confirmado somente após a reunião. E outra: quem são essas "pessoas familiarizadas com a questão", elas tem nome e cargo?

      Excluir
    2. E você não passa disso: um torcedor, como você mesmo colocou. Qualquer deslize da VW, defende com unhas e dentes, se é uma conquista, dá pulinhos de alegria. Mas quando outra marca se encontra nessas situações, sua conversa já é outra.

      Excluir
    3. Meu amigo te digo uma coisa....a vw antes de pensar em crescer em qq lugar do mundo vai ter que remar muito para limpar esta lambança. ...

      Excluir
    4. o Grupo é muito abrangente, está presente em várias categorias, vários tipos de clientes, mercados totalmente diversificados... a imagem do grupo está arranhada, mas pra quem foi trucidada por uma guerra sair dessa não será muito difícil... está em jogo mais que o nome da VW, está em jogo a economia alemã e o setor automotivo, isso vai parar em reuniões de líderes de países, diplomacia... tem muita gente torcendo pela falência, mas isso é praticamente impossível... pode escrever, quem vai salvar o grupo será a Porsche, empresa que leva o nome do cara que fez nascer a VW!

      Excluir
  2. Profissional de carreira merecedor...!!!! Boa Sorte e que Deus ilumine todos os seus passos..!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem