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Honda Civic Si - transmissão manual não é o único pecado

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A Honda oferece na linha Civic convencional apenas uma versão com transmissão manual - o LXS 1.8, que praticamente existe apenas no papel, já que é quase impossível de achar esse carro à venda. Na América do Norte, vende-se 19 Civic´s automáticos para cada manual, o que evidencia a ampla preferência do consumidor desse tipo de carro pela transmissão automática, o que torna ainda mais intrigante o fato de o modelo topo de linha, o Si, ser oferecido apenas com câmbio manual.

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

Pode-se argumentar que carros esportivos exigem controle, e para isso você tem que saber operar um câmbio manual e uma embreagem. Ou que são carros destinados a entusiastas, e que esse tipo de consumidor exige transmissão manual. Ou que o Si é um dedo médio em riste contra o processo de anestesiação dos automóveis.

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

Ok, tudo isso pode ser verdade, mas o fato é que carros verdadeiramente esportivos, como Golf GTI, Audi S3 e RS3, os BMW M3/M4 e até os Mercedes AMG têm um mix de produção com quase 100% de versões automáticas - que, inclusive, são mais rápidas que suas versões manuais.

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

Isso sem falar que transmissões automáticas com seletores de trocas manuais atrás do volante, os tradicionais shift paddles, fornecem meios de diversão quando há condições para isso, que são estradas vazias, sinuosas e cheia de curvas.

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

Mas mesmo quem compra um Civic Si terá que usá-lo em cidade, e aí operar sua embreagem e câmbio "firmes" pode se tornar uma tortura nas metrópoles congestionadas brasileiras. E se você usá-lo diariamente nessas condições, rapidamente estará sonhando até mesmo com o antiquado câmbio automático de cinco marchas do Civic convencional.

Honda Civic Si 2016

Então realmente fica difícil entender a decisão da Honda de oferecer apenas transmissão manual no Civic Si, decisão essa que, junto com o preço, limita enormemente o público alvo desse carro.

Aliás, por falar em preço, é até possível justificar os R$ 124 mil reais pedidos pelo Si, com base na carga tributária composta de um imposto de importação de 35% aplicado aos carros vindos do Canadá e no super IPI incidente nos motores acima de 2.0. Nada ajuda o Civic Si nesse caso.

Muito menos o fato de que você pode economizar R$ 15 mil reais e levar para casa um Golf GTI, que oferece mais desempenho, vem com o magnífico câmbio DSG de seis marchas, motor 2.0 TSI com abundância de torque e potência e até mais espaço interno que o Civic.

Ou seja, para o Civic Si ser viável, ele deveria ter, pelo menos como opção, uma opção de transmissão automática, e, necessariamente, custar menos que o Golf GTI, afinal, nesse mercado de carros esportivos o cartão de visita é a performance, e o fato é que o Golf GTI é mais de 1 segundo mais rápido em aceleração de 0 a 100 Km/h, e muito mais veloz em velocidade máxima.

Ostentação

Um aspecto que o Civic Si é bastante competente, porém, é no quesito "chamar a atenção", especialmente nessa cor "Orange Fire" - ele se destaca nas ruas, como fica claro nessas imagens do carro nas ruas de Goiânia.

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

Ajuda muito os artefatos ostensivos, como o enorme aerofólio traseiro, as rodas de 18 polegadas, a grade dianteira com desenho diferenciado, o enorme difusor traseiro, e a saída de escape brilhante e larga. Tudo é exagerado nesse Civic Si.

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

Discrição passa longe também do interior, com sua decoração em preto e [muito] vermelho. Os bancos, porém, oferecem ótimo apoio lateral, desejável em um carro esportivo. Mas como são bancos de espessura maior, isso acabou prejudicando o espaço traseiro - exíguo.

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

O painel, por sua vez, mantém o aspecto "high tech" do Civic, com os instrumentos divididos em dois andares, velocímetro digital, um enorme conta-giros na parte central, e a tela multimídia gigante na parte central .

Honda Civic 2016 Si - Cor de Laranja

O interior também não é exatamente silencioso, e isso é até proposital. Ao se acelerar o quatro cilindros 2.4 de 206 cavalos e 23,9 kgfm de torque o ruído do motor invade a cabine com desenvoltura. Certamente existem pessoas que apreciam esse nível de barulho no interior, mas a maior parte dos consumidores vai achar isso um aspecto negativo - e que deve ser suportado.

Conclusão


O Civic Si é um carro que seduz pelo olhar, mas decepciona no uso, sobretudo em cidade. E se não houver espaço para acelerá-lo acima dos 6.000 RPM, a sensação que fica é de falta de agilidade, e performance que não é nem sombra do que sugere o design.

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60 comentários:

  1. Não dá pra ficar nessa maçaneta trocando de marcha. Golf GTI manda abraços

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    1. Golf GTI com câmbio manual representa enormemente nas vendas na Europa. Cerca de 40% dos Golf GTI vendidos. Só aqui no Brasil que tem isso de AT.

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    2. Exato, uma das coisas que atrai no Si é justamente te o câmbio manual. E quem compra o carro tem outro, automático, pra usar no dia-a-dia. Mas o preço está puxado mesmo.

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    3. Gabriel, GTI DSG anda mais que manual... só compra manual mesmo por gosto mesmo, porque perde me praticamente tudo para um DSG

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  2. Não dá pra ficar nessa maçaneta trocando de marcha. Golf GTI manda abraços

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    1. Escolha um Golf GTI automático para vc, e eu fico com o mesmo Golf GTI, só que manual. Se eu perder pra vc, eu me mato!

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  3. Carro esportivo automático?? eita gordo sedentário !!!! esse não e carro pra trabalho e sim pra quem gosta de carro!!!

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    1. tá bom, então quem tem gti com dsg n gosta?

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    2. falou tudo,tiago! nada contra automático, mas ainda o manual tem a sua diversão!

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  4. Esses bancos vermelhos são extremamente cafonas.

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    1. concordo, eles não mudam esses bancos quadrado e vermelhos (parece até aquelas capas que custam 99 reais o kit).... mto feio!

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    2. Hahahaha....pode crer. É bem por aí.

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  5. Eu acho que devem sim oferecer uma opção de câmbio automático, mas jamais extinguir o manual. Quem quer um esportivo puro e realmente deseja sentir e tocar o carro não pega um automático, mesmo que o desempenho seja melhor a experiência é outra. Só fiquei meio que indignado com esse pouco torque disponível para ele, é muito pouco na minha opinião.

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    1. Quer dizer pagar 130.000 em um civic ai fica mais difícil né! Melhor pegar uma BMW 320, Garanto que tem muito mais presença, muito mais espaço e esportividade e no dia que enjoar dele você consegue vender. Tem um civic desse de caixa de sucrilhos para vender em uma loja perto de onde trabalho, faz tempo que está lá.. Primeira e única vez que vi esse SI novo foi lá.

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  6. Sonho, vi um branco, que carro lindo ao vivo, ter um esportivo aqui no Brasil, sem um pôs venda de qualidade é complicado, teria um honda ou um toyota, como toyota não tem iria de honda tranquilo. peugeot crz, golf gti, ds3, quando,precisar de assistência vai dar uma grande dor de cabeça, vai com um defeito e volta com vários.

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    1. ontem mesmo estava conversando com um proprietário de um novo golf gti, ele falou mto bem do carro, simplesmente excepcional, mas a BOSTA do pós-vendas da VW o desanima toda vez que precisa de algo..

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  7. "Carros realmente esportivos, como Golf GTI..." Parei ai.

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    1. E o Golf GTI não é esportivo?????
      Não confunda ""Esportivos com Super Esportivos'''.

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    2. Golf GTI fez 0-100 em 6,2 segundos no teste da Car And Driver, um legítimo esportivo.
      Já o Civic Si fez 0-100 em 8,2 segundos, brigando com o Golf 1.4.

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    3. GTI não é esportivo, Porsche Boxter, Cayman, Audi TTRS e outros são esportivos, super esportivos já é Audi R8, Lamborguini Aventador e por ai vai

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    4. Um carro que faz 0-100 em 6,2 segundos e chega aos 250 km/h é um esportivo.

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    5. golf GTI e um carro familia segundo willian. Familia com pressa diga-se de passagem

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    6. Então por essa logica de vcs um Jeep Grand Cherokee SRT8 que faz 0-100 em 5.5 seg e chega nos 245 Km/h tb é um esportivo, o Thyago falo exatamente o que o GTI é, um carro de Família que proporciona alguma diversão.

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    7. Também acho, não é esportivo, com 4 portas piora ainda mais

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  8. Eu, em minha humilde opinião, se fosse um comprar um carro esportivo, ira querer um carro com câmbio manual pelo prazer de conduzir o carro, ter o controle, sentir o carro, justamente porque eu acho que a esportividade tem a ver com direção, desempenho, diversão, e não com um computador mandando em tudo, como num videogame...Isso é meu gosto, respeito o dos outros. Porém, não concordo com alguns quesitos levantados pelo autor. Certamente o consumidor que compra esse tipo de veículo, certamente iria ser um segundo carro, teria outro veículo para ser utilizado no seu cotidiano e já que é "esportivo", você certamente não compra um carro esportivo pra ficar enganchado em engarrafamento ou usando todo dia, transportando 5 passageiros direto, visto que esse tipo de veículo não é compatível com as nossas vias públicas, nem é feito para esse propósito. O Civic Si sendo um cupê, aí é que não foi feito pra ter espaço pra acomodar gente com conforto na traseira MESMO. Concordo que o desempenho dele não anima tanto quanto o do Golf GTI que possui um desempenho magnífico, esperava muito mais dele, mas como usar toda a potência, todo desempenho desses carros com as vias em péssimo estado, radares, e etc e etc? Quem quiser tirar rachas, se arriscar a causar acidentes, colecionar multas, perder a cnh, fique à vontade. O quesito "visual" é gosto de cada um, mas certamente o GTI não chama tanta atenção ou não remete o ar esportivo do Civic, além do mais, desde quando carro esportivo tem que ser discreto? Acho o Golf um baita carro, um carro a ser alcançado em vários aspectos, um exemplo em desempenho, mas em "esportividade visual" a escola alemã é demasiadamente comportada... Sobre alguns termos,"ruídos internos", "espaço interno exíguo". É um esportivo ou um sedã/suv? Comprar um esportivo pra não ouvir o motor? O segmento de seu interesse não é esse! Se quiser espaço num esportivo tem aquelas peruas alemãs(RS6 Avant, CLS63 AMG SB) ali tem espaço de sobra, mas será que o ruído do V8 delas não invade a cabine? Finalizando, realmente o pacote desempenho/custo do Golf é bem mais interessante que o do SI, mas será que o desempenho é tudo? Será que o conforto do cambio automático gera a mesma sensação de diversão do conjunto esportivo manual? Gosto é gosto, o que importa é a satisfação de quem compra!

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    1. Parabéns pelo comentário Pedro!! Concordo 100%!!!!

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    2. Parabéns jovem, seja assim na redação da escola também!

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    3. Parabens. Comentarios assim superam até algumas matérias. Excelente pos e contras

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    4. Parabens. Comentarios assim superam até algumas matérias. Excelente pos e contras

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  9. Esse Civic Si peca pelo desempenho fraco,uma das principais qualidades é o câmbio manual,muito mais prazeroso de dirigir,na minha opinião,cambio de dupla embreagem apenas em super-esportivos que buscam o máximo desempenho,carros como Golf GTi,A45,Serie 1 M,RS3 ainda deveriam vir com o câmbio manual.

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  10. O up tsi é manual também e não vejo ninguém reclamando.

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    1. Sim, o up! TSi é um carro esportivo de segmento superior, igual o Civic Si...

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    2. Kkkkkk. As vezes esqueco o comedi central e me divirto por aki.

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    3. Kkkkkk. As vezes esqueco o comedi central e me divirto por aki.

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    4. eu não li isso, por favor eu não vi isso!! ¬¬'

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  11. a 3M fez escola com esse adesivo Di-Noc que parece fibra de carbono, até as montadoras estão usando... vi nesse Civic Si e também vi agora pouco no programa Oficina Motor o VW XL1 tem o painel forrado desse material... bem legal, parece fibra de carbono mesmo, é texturizado, e melhor, deve dar um rigidez a mais na peça plástica evitando ruídos!

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  12. Gostaria de entender qual o nexo dessa matéria.
    Comparar as caixas automáticas das caixas manuais como se fossem para públicos iguais.
    Na própria escola de engenharia de cada uma delas são diferentes, concepções diferentes para idealizações diferentes.

    O Golf GTI também oferece a caixa manual 6MT, que a título de esclarecimento, explora um pouco melhor os 230 cv do motor.
    DSG-6 pode acelerar melhor, mas é apenas no quesito 0-100 km/h que se sobressai sobre o 6MT.
    Retomadas e velocidade final estão a favor do 6MT.

    E ponto a ser considerado: 6MT tem mais controle e sentido sobre o veículo.
    Até o Rubens Barrichelo, no Acelerados, deixou claro que não gostou do DSG quando se reduz marchas porque o câmbio não responde.

    E pra fechar o assunto, o atual detentor de o 2.0 FWD mais rápido de Nurburgring utiliza caixa manual.

    E o Civic SI foi idealizado para quem gosta desse modelo, aqueles puristas que julgam um bom esportivo ser dotado de 3 pedais ...

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    1. exato... o DSG na redução não tem nada de esportivo, o câmbio visa apenas a proteção ao motor... já ao aumentar as marchas o som que estrala é de arrepiar, já andei em um GTi com quase 280 cv, quando troca de marcha o pipoco é lindo!

      Outro ponto de vista meu, acho que esses carros manuais ou automáticos são pouco puristas, faltam ainda a tração traseira e o desligar total do esp! o Civic Si anterior era bem nervoso também, mas parece que faltava alguma coisa ainda, creio que seria a tração traseira... pode chipar o GTi, trocar escape, filtro de ar, deixar com 400cv mas a tração dianteira sempre irá matar a total diversão do carro!

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    2. O nexo é não ter nexo. É ver tudo pela otica do mesmo, do carro prata 4 portas e automatico. É a falta de noção real, do conhecimento do que é automovel, da mediocridade de achar que carro é para fazer tudo, o tempo todo e agradar a todos. Por isso que vivemos nessa ditadura ridicula de carros sempre iguais, sempre sem sal, sempre querendo ser bons em tudo sem ser realmente bons em nada. E, calro, quem curte realmente carro acaba sempre sem opção, porque todos são iguais. O 500 Abarth morreu na praia, este vai pelo mesmo caminho. Mas o super hiper mega esportivo Up! yours turbo ahhhh esse vai bombar tem torque em baixa e funciona sempre. Lixo.

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    3. Comentário super-mega-master Unknown !!!

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    4. resumindo... comentário do Unknown = carro de nicho!

      carro bom não vende, não agrada! carro tem que ser igual impressora multifuncional, 4 em 1, se falando de carro tem que ser 10 em 1!

      o cara até compra um carro diferente que agrada, mas casa com o mesmo, passa de pai pra filho, pra neto!

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    5. Eu sou o unknown daí de cima, Alexandre Garcia. Quando eu vi conta do google achei que me identificariam por ela, só que não.
      O que tem de errado em ter um carro legal que VOCE ama, e que se danem todos os outros? Não se pode comprar um carro pensando em vender. Não se pode comprar um carro pensando nos outros, no que a mulher quer, no que todos os demais desejam. O dinheiro é seu, compre o que vc REALMENTE QUER.Me parece tão estupido isso de eu comprar algo já pensando em vender, em indice de reparabilidade, em quantos quilometros faz por litro, se é carro da modinha, eu que vou pagar, tenho que ter o que eu realmente desejo, amo, quero. Me sinto ultra feliz por não ter NENHUM carro comercial ultra desejado, prata, 4 portas, economico, com borboletas de troca de marchas de faz de conta num carro que tem cambio cvt, economico que faz 15 quilometros com litro. Tenho carros que uso sempre que quero, tenho carros que saio de casa as vezes só para dirigir eles de tanto gosto que tenho de simplesmente tê-los. Os comprei porque os desejava, e desejava muito usar, dirigir, acelerar eles. Como vou pensar em valor de revenda? eu não quero vender. E se eu depois de 33 anos ainda tiver ele parado na minha garagem, e queiser ainda usar ele, vou me sentir muito bem e muito feliz por ter feito a escolha, independente de qualquer outro fator ou parametro.

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    6. Mais uma vez perfeito. Eu nunca entendi a lógica do raciocínio desses caras.....nem comprou o carro ainda e já está pensando em vender? Eu não me importo nem um pouco se o carro vai demorar pra vender....se o carro é bom e gosto dele pra que terei pressa em vender? Agora, se o sujeito precisa de carro com liquidez é no mínimo um ignorante financeiro, pois não se planeja e tem carro para investimento.

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  13. Faltou um freio automático. Uma terceira porta também seria um diferencial. E para completar um logo da VW. Aí iriam elogiar!

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  14. Em competições de largada a grande maioria dos carros são automáticos

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    1. Aonde você viu isso? Meu Deus do céu! Hoje o povo tá animado!

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  15. Não entendi. Então é um "esportivo" e não está certo o câmbio manual ?
    Tem algo invertido aqui.
    Ah, já sei. Não é mesmo esportivo, é só um carro pequeno com enfeites, a real verdade sobre o Civic, modelo de entrada em países desenvolvidos, carro de estudante ou de trabalhador em início de carreira.

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  16. mbio automático é para gente FRESCA e PREGUIÇOSA, sem habilidade nenhum, não tem ação, já o manual é outra coisa é você mesmo que controla suas velocidades, aliás ninguém reparou que manual tem suas duas formas: dirigir de forma potente que é esticar marchas e outro é dirigir de forma econômica que é de pular marcha (de 2ª para 4ª marcha, sem potência).
    Prefiro mais ação ou melhor cambio manual, isso que é carro!!!!

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  17. "sonhando até mesmo com o antiquado câmbio automático de cinco marchas do Civic convencional.
    " -e diga se, de passagem , um dos melhores câmbios automáticos do mercado atual ! infinitamente superior ao sport6 da gm e tiptronic da vw ...

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    1. Não conheço o Sport6 da Gm, mas o tradicional câmbio automático de 5 marchas do Civic e o Tiptronic da VW, conheço-os bem. Tenho um e tive o outro. E definitivamente, o Tiptronic de 6 velocidades da VW é muito superior ao comum câmbio automático da Honda. Esse câmbio condena, e muito, o consumo do Civic.

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  18. Que porcaria de reportagem amigo, O atual Civic Type R 2015, é o novo recordista em Nurburgring, como o melhor tração dianteira do mundo, com cambio MANUAL, superando vários esportivos, inclusive todos os que você mencionou no seu texto, esses que você diz ser verdadeiros esportivos. A honda sempre vai caminhar a favor de quem realmente quer desfrutar um carro.

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  19. pecado mesmo é esse preço! 124 mil por um Civic SI ? E além do mais, quem gosta realmente de dirigir prefere os manuais, porém, a Honda deve atender a todos os mercados.

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  20. So quem teve um Honda VTI ou SI sabe que o fabricante deixa uma margem gigante de segurança no motor , que você pode melhorar a potencia sem gastar uma fortuna.
    VW tira tudo que da dos motores deles, qualquer coisa que faça ali já explode ou dura pouco.
    povo fica comparando motorzinho turbinado com motor aspirado forte, da vontade ate de chorar!!
    povo so anda em estrada, linha reta mesmo!
    SI com cambio automático ai que tristeza!

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