O Volkswagen Up! TSI objeto de nosso teste de longa duração apresentou uma melhor no consumo de gasolina em cidade, para 14,3 Km/l de gasolina, em um percurso 100% urbano, com ar-condicionado ligado 70% do tempo, e procurando seguir as recomendações do econometro.

Volkswagen Up! TSI: consumo em cidade

Nessa medição rodamos 228,9 quilômetros e consumimos 15,95 litros de gasolina Grid da Petrobras, o que resulta na média de 14,35 Km/l, 11,2% melhor que os 12,9 Km/l da primeira aferição.



Ocorre que a primeira medição de consumo ficou contaminada por um excesso de entusiasmo ao volante nos uso inicial do carro - que é marcado pelo excelente desempenho. Com isso, o carro foi exigido a fundo em acelerações e retomadas, testes de estabilidade, de modo que os 12,9 Km/l não foram tão ruins.

VW Up! TSI - Consumo

Já esses 14,35 Km/l são ainda inferiores a melhor média que conseguimos com o Up! I-Motion, de 14,9 Km/l, porém melhor que os 13,5 Km/l que obtivemos com o Ford Ka SE 1.0, também no mesmo percurso.

Em termos comparativos, temos atualmente o campeão de consumo dos nossos testes sendo o Up! I-Motion, com 14,9 Km/l, seguido do Up! TSI, com 14,3 Km/l, depois Up MPI com 14 Km/l, Ford Ka SE 1.0 com 13,5 Km/l, HB20 1.6 AT com 12,5 Km/l e Golf 2.0 Tiptronic, com 9.5 Km/l, conforme gráfico abaixo.


O fato é que mesmo melhorando, a média de 14,35 Km/l do Up! TSI nos decepcionou um pouco, e esperamos que, em uma medição maior, com cerca de 1000 Km rodados, ela possa melhorar. A expectativa é acima de 16,5 Km/l de gasolina em percurso urbano.

Outro ponto a ressaltar é que esse é o consumo aferido efetivamente, e não o medido no computador de bordo - que vem apresentado médias de cerca de 19 Km/l em percursos corriqueiros de cidade, mas, na prática, esse indicador não se verificou, com o consumo realizado bem pior.

Bancos dianteiros cansam em viagens longas

Volkswagen Up! TSI: consumo em cidade

Um aspecto negativo que estamos observando no Up! TSI é o fato de o seu banco do motorista cansa bastante as costas em viagens com mais de 2 horas de duração, obrigando a paradas para recomposição da musculatura lombar.

Conclusão

Volkswagen Up! TSI: consumo em cidade

O Up! TSI chega com a promessa de ser o carro mais econômico do Brasil, mas em nossas medições de consumo ainda não conseguiu superar o Up! MPI. Esperamos que com o desenrolar da quilometragem as médias melhoresm

45 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Até a primeira revisão o carro geralmente consome mais mesmo! Percebi isso no Voyage 1.6 2009/10.

    ResponderExcluir
  2. Com esse consumo seria bom para taxistas.
    Se o motorista não for grande fica um espaço razoável para quem vai atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse consumo é bom para todo mundo ou vc quer gastar mais na gasolina?

      Excluir
  3. O carro é pouco rodado.
    Á partir dos 5.000km, será mais econômico.

    ResponderExcluir
  4. Carro novo nunca tem o melhor consumo, precisa rodar alguns mil quilômetros para melhorar e melhora bem.
    Outra coisa esse consumo do computador está muito fora da realidade, precisariam reclamar na concessionária para ver se tem uma nova calibragem ou algo do tipo (existe uma regulagem mas não sei se a concessionária sabe mexer, uma espécie de calibração que você vai mudando valores mais pessimistas ou otimistas), nos carros que tenho não costuma variar muito mais de 0,2km/l e se quando faço as contas da muita diferença do computador sei que o posto me roubou, coisa que tem bastante hoje em dia, afinal não tem como o computador só errar muito em um posto, você coloca em outro e volta à normalidade, duas vezes já passei por isso e abasteci com dois carros diferentes, ambos deram anomalia do consumo medido com a realidade muito fora da pequena margem de erro e só depois disso tive certeza de confiar nele dentro de sua margem.

    ResponderExcluir
  5. Taxistas necessitam porta malas espaçosos para levar a bagagem dos passageiros.

    ResponderExcluir
  6. Dores nas costas? O banco é ruim? Talvez possa ser a posição do volante. Isso é um aspecto relevante a ser considerado numa compra de um carro novo. Tenho fortes dores nas costas no transito de são paulo com meu old fit, por causa de sua embreagem dura. Do jeito que está o transito, para o próximo carro, pegarei um automático de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, pelo que observei nos vídeos do Fabio, ele dirige numa posição errada, encosto muito inclinado, banco baixo demais, braços esticados, não é ergonômico. Observem nas provas de stock car americano, os pilotos guiam com a coluna quase reta e braços angulados. No Up com banco em couro native e posição correta, guio por 3 a 4 horas sem qualquer inconveniente.

      Excluir
    2. Também concordo.

      Nunca tive problemas com dores nas costas com os bancos do Up!.

      Eu já afirmei aqui e vou reafirmar: eles cansam BEM menos do que os bancos do Gol em viagens longas.

      Isso é má postura de condução. E sendo assim, qualquer carro vai provocar dores no motorista.

      Excluir
  7. O consumo urbano é bem complicado de comparar, varia de horários, dias da semana, caminhos que são utilizados, além da pluralidade de motoristas dirigindo o carro, cada um tem sua maneira de tocar. O consumo rodoviário será bem mais confiável.

    ResponderExcluir
  8. Vi um papel da VW aqui da minha região (estado de SC) oferecendo o Move sem opcionais por 48 mil reais...
    É mole?
    Dizia assim "veículo completo: AR, Direção elétrica, rádio de série, retrovisor elétrico, etc"
    Os caras pensam que enganam...
    PIOR: conseguem enganar um monte de gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minha cidade, interior do RS, exatamente 2.000,00 acima do valor que você monta o carro no site, falei que só compro se chegar naquele preço do site.

      Excluir
    2. Em Brasília, já estão saindo com mais de 2000 reais de desconto em relação à tabela.

      Excluir
    3. 41k aqui em sp vc leva um tsi basico

      Excluir
    4. Me ofereceram acima da tabela. Disse que "..compraria pelo preço do site e olhe lá". Fui embora. Meu carro atual agüenta muuuito.

      Excluir
    5. Preço do site não é preço tabelado, e sim sugerido, ou seja, a concessionária põe o preço que quizer.
      Pessoal não lê as entrelinhas e chuta que o preço é tabelado, etc e tal

      Excluir
  9. Aqui em SP consegui um High Up TSi com 2.140 de desconto da concessionária e eu tinha um cheque bônus de 1.000 da Volks, que consegui numa promoção... O carro saiu por 44.900.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XBR, qual concessionária vc fez a aquisição ?!

      Excluir
    2. XBR, qual concessionária vc fez a aquisição ?!

      Excluir
    3. Na Frankfurt, av dos bandeirantes... Mas era o último High Up dísponível...

      Excluir
  10. Eu acho os bancos do Up bons até mesmo em viagens longas, basta fazer o melhor ajuste fino entre altura do assento, inclinação do encosto e altura da coluna de direção(eu sempre prefiro a posição mais baixa p/ dirigir).

    Uma coisa que eu sinto falta é de um apoio p/ o braço direito. Teclas do som no volante ajudariam bastante também e forração no apoio de braço da porta(chega a incomodar em longo período apoiando o cotovelo).

    Tirando isso, não mudaria nada no interior do carro.

    Quanto ao motor, ainda não testei o TSI, mas o MPI sinceramente não deixa a desejar em nenhum aspecto, não sinto falta de fôlego nem mesmo em ladeiras, ao acelerar ele é esperto e o consumo é ótimo. O turbo deve ser vantagem para quem viaja bastante e com o carro carregado.

    ResponderExcluir

  11. Pessoal!

    Tristemente venho comunicar que a crise me atingiu e preciso vender meu up!
    para quem estiver interessado acesse:

    http://whiteup2015.tumblr.com/

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brukutu,

      não esquenta, logo vais poder comprar um TSI, já vivi isso e passou, talvez volte e vai passar outra vez, assim é que caminhamos pra frente nessa vida. Abr

      Excluir
    2. Poxa, que pena, Brukutu, o carro tá inteiração!
      Vai vender rapidinho e já, já vc sai dessa e compra o TSI!
      Boa sorte e força aí!
      Abs

      Excluir
    3. brukutu esquenta não cara a vida so tem grassa por que acontece dassas coisas se foce so de vitorias num prestava nao. o bom mesmo e que um dia vc vai rir de tudo se vai ver abraços e fé.

      Excluir
  12. Eu tenho um up e viajo mais de 1200 km por semana e não sinto dores nas costas. Para estradas o ideal é regular o volante para a posição mais baixa.
    *** esperando a greve da VW acabar para enviarem o meu TSI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma em PE.. dizem que meu Cross TSI só chega em outubro .. :(

      Excluir
    2. Você pode dizer duas medias na estrada?

      Excluir
  13. Respostas
    1. Sim é Brasília. Já reconheci muitas partes da cidade nos outros vídeos.

      Excluir
  14. "
    Outro ponto a ressaltar é que esse é o consumo aferido efetivamente, e não o medido no computador de bordo - que vem apresentado médias de cerca de 19 Km/l em percursos corriqueiros de cidade, mas, na prática, esse indicador não se verificou, com o consumo realizado bem pior."

    Como assiiiim??? A vw tá fazendo algo que a gente não sabe com esse computador de bordo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu carro está com pouco mais de 3500km. Quando rodo com alcool a diferença fica em torno de 2 a 7%. Na gasolina fica entre 25 e 15%. Ou seja, na gasolina o computador de bordo não é referencia nenhuma. O pior de tudo é que só poderei reclamar na revisão, pq não ficarei sem o carro por um dia para checarem isso.

      Excluir
  15. Será que tá vazando combustível tbm?

    ResponderExcluir
  16. vou falar de novo. o up sera o 1ª do rank em vendas com o gol foi.

    ResponderExcluir
  17. Confira o vídeo de avaliação do UP:
    https://www.youtube.com/watch?v=483fs8wYJXI

    ResponderExcluir
  18. Uma pergunta em relação aos bancos ? São diferentes do up mpi ? Digo isso pois não me lembro de ter lido sobre isso nas matérias a respeito do mpi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MPI e TSI são iguais (identicos). Mas têm uma pegada melhor que Gol e Fox. Cansam menos em viagens e uso diário.

      Excluir
  19. Parabéns VW, um passo a frente da concorrência em termos de motores turbo de baixa litragem !

    ResponderExcluir
  20. No meu gol urban sound a variação do computador de bordo é minima, na aferição bomba do posto e km da um pouco mais que o comp. de bordo

    ResponderExcluir
  21. Como estão os valores de seguro do Up! TSI?

    ResponderExcluir
  22. homem 36 anos solteiro SP capital e grande SP move up tsi 1900,00 e cross up tsi 2400,00 nao lembro da franquia...

    ResponderExcluir
  23. Faltou somente um CVT para dar conforto e melhorar no consumo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem