Estamos recebendo consultas dos leitores questionando se vale a pena a troca de um Volkswagen Up! MPI (não TSI) por um modelo novo, TSI, que acabou de ser lançado. Este post veicula nossa opinião.

Volkswagen Up! TSI 2016

Up! MPI x Up! TSI

Não resta dúvida que o Up! TSI é um carro superior ao já excelente Up! MPI. Ele tem melhor desempenho e ainda consome menos. E ainda é mais confortável, mais silencioso e mais macio. Entretanto, isso não significa que se deve sair correndo para vender um UP! MPI para comprar um TSI.

Volkswagen Up! TSI 2016

Economia - diferença insuficiente para justificar a troca

O Up! TSi é cerca de 10% mais econômico que o Up! MPI, especialmente em estrada. Assim, para quem roda cerca de 30.000 km/ano, a economia em termos monetários que o Up! TSI trará em relação ao MPI será da ordem de R$ 700 reais/ano. Para quem roda cerca de 15.000 km, a economia será de R$ 350 reais por ano. Se você roda mais em cidade, provavelmente não haverá nem ganho e nem perda, já que os custos com combustível tendem a ser os mesmos.

Volkswagen Up! TSI 2016

Entretanto, trocar um Up! MPI usado por um TSI envolve um investimento acima de R$ 10.000 reais, considerando a desvalorização de uma versão Move 20014 usada.  Isso mostra que, do ponto de vista de economia, não vale a pena, pois o retorno dos R$ 10.000 reais investidos viria após 15 anos considerando uma rodagem média de 30.000 Km/ano. Caso se rode 15.000 Km, levaria quase 30 anos para pagar o investimento.

Volkswagen Up! TSI 2016

Em resumo: pensando só em economia de combustível, não vale a pena trocar um Up! MPI por um TSI

Vantagem de desempenho: justifica a troca

Entretanto, a grande vantagem do Up! TSI sobre o MPI é o desempenho. O Up! TSI é mais rápido e veloz em qualquer situação, e isso fica bem claro logo na primeira acelerada. Entretanto, consideramos que, também nesse aspecto, a decisão de troca de um MPI por um TSI não é óbvia.

Volkswagen Up! TSI 2016

Para quem anda mais em cidade, com o carro vazio, ou mesmo em estradas boas, com múltiplas pistas de rodagem, que não exigem ultrapassagens arriscadas, o desempenho do Up! MPI já é excelente e mais do que suficiente.

Volkswagen Up! TSI 2016

Outra situação é para caso de proprietários de Up! I-Motion. Consideramos que quem tem um carro automatizado, e mora em cidades com congestionamentos, a transmissão I-Motion é um grande fator de conforto.

Assim, como o up! TSI não tem opção de transmissão automatizada, entendemos que não vale a pena abrir mão do conforto da transmissão automatizada pelo maior desempenho do TSI.

Quando vale a pena a troca?

Volkswagen Up! TSI 2016

Entretanto, se o dono do Up! usa o carro com três ou mais pessoas à bordo, em subidas de serra, ou, sobretudo, em estradas de mão única, o desempenho significativamente superior do Up! TSi sobre o MPI fará muita diferença, especialmente na questão de segurança.

Um up! TSi, como tem um motor muito mais potente e com mais torque, executa manobras de ultrapassagem em tempos muito menores, e com muito mais segurança. Com isso, expõe motorista e ocupantes a um risco menor nessas situações.

Além disso, em subidas de serra, o Up! TSI sobra, com seu motor com 62% mais torque que o MPI, resultado em uma viagem mais segura e agradável.

Conclusão

A troca do Up! MPI pelo Up! TSI, do ponto de vista racional, só é válida para o caso de pessoas que efetivamente precisem do maior desempenho do motor TSI, como aqueles que usam o carro, com frequência, em estradas de mão única, com muitas pessoas à bordo, ou em subidas de serra.

Volkswagen Up! TSI 2016

Já para os que pensam em termos de economia de combustível, e proprietários de modelos I-Motion, entendemos que a troca não é racionalmente justificável.

56 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Quando será que o TSI terá uma versão automatizada? Com este sim eu ficaria bem interessado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A transmissão i-motion é monoembreagem e insuficiente para o torque do TSI. Se a VWB lançar esse carrinho com cambio tiptronic mata o Fox e o Gol que contam com cambio inferior, alem disso prejudica em partes ate mesmo o Golf, pois terá um carro menor, mais barato e com desempenho melhor que o 1.6 MSI. Não haverá Up! TSI automatizado ou automático.

      Excluir
    2. Havera sim o tsi automatico. Esta em desenvolvimento. O imotion ja e usado no fox ea-211 com mesmo nivel de torque que este 1.0 tsi.

      Excluir
    3. O fox highline tem torque no mesmo nivel do up.tsi e usa imotion. Nao ha qualquer incompatibilidade entre o torque do up tsi e o cambio imotion. Quem afirma o contrario nao passa de um orelha proferindo orelhadas.

      Excluir
    4. Foi o que pensei, torque bem semelhante. É uma opção interessante para quem consegue carros com isenções PCD.

      Excluir
    5. É bom a VW acelerar, o March cvt está vindo.

      Excluir
    6. Devo aguardar o UP mesmo para pegar com o desconto PCD. O Fox pelo menos pra mim o seguro é muito alto. O March seria interessante não existindo o UP

      Excluir
    7. Mas esse cambio do fox não cabe no up! O cambio do up! foi feito sob medida pra caber no cofre, portanto um câmbio i-motion pro tsi teria que ser redesenhado, já que não é possível a adaptação do câmbio do fox.

      Excluir
    8. Acredito que esse cambio Monoembreagem não aguenta o tranco... Vai cheirar a recall. Pois acabou de ficar provado que carros turbo tem uma margem superior de torque e potência, nunca vi nenhum Monoembreagem levando mais de 20 kgfm de torque. Falando nisso os e-torque da fiat chegam perto, mas não sei não. Como o Carlos disse, quem vai comprar um Fox para levar couro de carro que custa 13.000 reais a menos?

      Excluir
    9. É só pensar de forma minimamente inteligente para saber que não faz sentido mercadológico colocar algo melhor em um carro de categoria inferior. Simples pensar que lucro é maior nos carros mais caros, por isso os mesmos contam com "regalias" como câmbios e motores melhores. Tem que sem muito orelha, dando orelhadas para dizer que o cambio ja está em testes, sendo que nada foi divulgado pela VWB. Acredito que a estratégia de colocar 1.0T no UP tenha sido para testar aceitação do mesmo, ja ja vai ser popularizado na linha. De qualquer forma, a VW está de parabéns e bem a frente das outras no quesito tecnologia. Não sou muito fan de VW, mas compraria o Jetta Tsi, Golf, Fox caso tivesse TSI+ automático/automatizado a venda. Talvez o Taigun caso chegue, será fantástico para pequenas viagens e rodar urbano!

      Excluir
    10. Outra vantagem brasileira é que nem mesmo no site alemão da VW e não consegui encontrar o UP! TSI, somente no Golf Bluemotion!!! Isso é espetacular, porem no Golf o mesmo conta com Cambio manual de 6 marchas e DSG-7, então, seria inédita essa configuração do UP!

      Excluir
    11. Com certeza este câmbio de uma embreagem já foi testado, não foi lançado para não canibalizar a linha. O câmbio simples deve ficar para up, gol (very all hi new ) e fox se este continuar no mercado. Golf para cima ficaria com dupla embreagem.
      O motor tsi é um motor bom, mas tem poucos cavalos e torque (vai a 150 e uns 22kg) nada que um câmbio simples de um gol quadrado não dê de conta. Temos carros com muito mais cavalo e torque rodando com 1 embreagem sem quebrar.

      Excluir
    12. Estamos falando do automatizado e não do manual monoembregem. Você já viu ou ouviu alguma matéria, divulgação oficial ou mesmo especulações sobre o assunto?

      Excluir
  2. Claro que a versão TSI é excelente e não há qq dúvida sobre isso, mas em minha opinião, a VW deveria ter começado essa empreitada do motor 1.0 turbo com FOX e GOLF(nacional). O UP MPI já é um carrinho mt caro e esse novo "coração" só o deixou ainda mais. FOX e GOLF precisam de um motor melhor pra chamar a atenção pra si. O FOX embora esteja melhor e mais equipado, carrega no mercado a imagem de ser o "FOX", carro popularíssimo que deveria sobrepor o GOL e como a VW quer coloca-lo ao lado de New Fiesta e 208, só o facelift não basta. O FOX está melhor, mas é popular demais! Já para o GOLF, será uma humilhação o que a marca quer fazer um projeto tão famoso passar. Colocar o motor do FOX1.6 nele e ainda vendar mais caro que um FOCUS mt mais recheado. O motor turbo 1.0 faria com que o médio desse um chega pra lá no FORD básico e intermediário. O GOLF vai precisar desse motor!!! Em poucos meses de venda do 1.6 vão constatar isso, pq saber, eles já sabem!!!

    ResponderExcluir
  3. Por aqui existe o preconceito por baixa cilindrada e motores turbo. Acredito que a VW está testando a aceitabilidade. Os turbos vieram para ficar, vez que não se comparam aos de antes com baixa durabilidade e turbo lag exagerados.

    ResponderExcluir
  4. Car blog façam as contas da economia que se pode ter trocando Fox e Gol com antigo 1.6 pelo UP TSI, já que em desempenho não se sentirá falta.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a análise do Car-Blog, Up TSI é para estrada, rodovia.

    Estou no meio de uma viagem de 4 mil km por rodovias do Norte e Centro-Oeste, o Up Mpi manual está dando um show, carrinho valente e muito econômico, 13,5 km/l com 100% etanol e 17 km/l com 100% gasolina aditivada, vc para muito pouco para abastecer. Ultrapassagens razoavelmente rápidas respeitando os limites do carro, motor, freios e suspensão. Na violenta Belém-Brasilia ele mantém medias de 110-120 km/h facilmente em meio a centenas de bi-trens. Apenas, um problema chato, passando num buraco quebrou o ventilador (sic!) da cabina, o ar-condicionado apenas funciona no mínimo. Ponto positivo para a resistência da suspensão e rodas, "acertei" até agora três belos buracos e o carro está intacto exceto o maldito ventilador.

    Contudo, imagino como seria a mesma viagem num TSI, incomparavelmente melhor, em suma, eu podendo, trocaria meu MPI com 17 mil km rodados por um TSI hoje, agora!

    ResponderExcluir
  6. discordo, vale apena SIM trocar o mpi pelo TSI independente de qual for o seu uso pq o carro anda bem mais e e mais economico, vi q ele fez ontem na cidade quase 15km/l pisando forte num video do autoentusiastas

    ResponderExcluir
  7. Nenhum carro adquirido 0km deve ser vendido ou trocado por um superior antes dos primeiros 36 meses. Salvo exceção quando a troca propõe a um modelo de menor valor ou usado (semi-novo) e ainda sim há um prejuízo à considerar, porém menor que a do exemplo supracitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Carro está ficando igual equipamento de informática, onde tem com frequência. Se for pensar em seguir as novidades, vai precisar trocar de carro três ou quatro vezes por ano.

      Excluir
  8. Tenho um fox rock in rio 13/14 que comprei há 10 meses com 12mil km por 37mil reais...hoje está com 21mil...rodo em média 1000kms/mês...o carro está fazendo 6,5km/l no etanol, o que me desagrada bastante...Pergunto aos mais entendidos: compensa a troca por um up tsi? pretendo ficar com o carro por no mínimo 5 ou 6 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu carro está novo, acho que dá pra esperar um pouco mais. Até porque o Fox é mais espaçoso. Se mudar de 6,5 para 8,5 km/L na cidade não vai fazer diferença.

      Excluir
    2. Compensa muito, eu tenho um Fox Rock in Rio 15/16, completinho. Ta fazendo essa mesma média no Etanol, com Gasolina sobe para 9km/l tudo iss sem AR, e eu moro em Cuiabá, é impossível ficar sem AR aqui. Já estou planejando a troca por um UP TSI. Vou esperar apenas a segunda revisão que está perto, fazer o pagamento do IPVA e realizar a troca com volta de $$$ ainda.

      Excluir
    3. Pqp....caia fora logo desse fiz
      Beberrão

      Excluir
  9. Perco os R$ 10.000,00 na troca mas me divirto.
    Em breve trocando meu White up! em um Cross up! TSI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse pegar, pensaria no Cross TSI também.

      Excluir
    2. É mais bonitim, mas se pegar o cross tsi vai perder quase 2km/l de combustível na estrada.

      www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2015.pdf

      Excluir
  10. Quem tem Up, tem um carro novo, recém-comprado. E quem tem carro novo, a priori, não deveria trocá-lo. Deveria ficar com ele por, no mínimo, 3 anos ou 80 mil km. Admite-se exceções para o caso de unidades problemáticas ou para imprevistos como aumento da família (nesse caso, trocar Up por Up não faria sentido). Qualquer outra situação significa rasgar dinheiro. Não que cada um não possa rasgar seu próprio dinheiro, mas quem faz isso não deve esperar aprovação de terceiros nesse aspecto particular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O UP ainda é muito recente. Na troca, as css recebem o usado por um preço bem baixo e vendem o novo por um preço bem alto. Só justifica pelo desempenho mesmo. Pois em segurança e economia são parecidos. Mas o desempenho do UP aspirado já é satisfatório.
      Estou há 15 meses com um UP aspirado, penso em ficar pelo menos mais uns 15 meses. Quando for trocar, vou dar prioridade a um seminovo maior e mais confortável. Honda City e o Fit seminovos são carros que tenho em mente numa futura troca.

      Excluir
    2. Penso o mesmo, se fosse comprar hoje daria um jeito de pegar o TSI, estou feliz com o MPI mas já vou me informar sobre os tais coxins hidráulicos, quem sabe mando trocar todos na CSS e deixo o carro mais agradável.

      Excluir
    3. Coxins hidráulicos? Do UP ?

      Excluir
  11. Nova geração do Fox na plataforma MQB somente em 2018. Realmente será um novo Fox. Espera-se mudanças drásticas tal como foi do Golf 4,5 para o VII.

    ResponderExcluir
  12. Sugestão! Deveriam fazer um comparativo sobre os valores de manutenção e cesta de peças com outros carros da mesma categoria, pois pressuponho que os valores de manutenção e peças do powertrain sejam similares ou até mais caro em comparação com o Golf

    ResponderExcluir
  13. Tenho HB20 1.0 2012 + andei no TSi + emoção + que se dane a humanidade + pé na jaca completo = negociando um Speed Up!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não pensaria duas vezes em sair dum HB20 pra um Up TSI, muito mais carro + emeção como vc disse, dane-se o resto (bem dito XBR)!

      Excluir
  14. E qual vale a pena? Up Move Aspirado ou TSI? Ambos 0km?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O TSI, a economia é maior, o desempenho para todas as situações é melhor e é um carro bem acertado.

      Excluir
    2. Se vc gostar de câmbio manual, o TSI, sem dúvida. Eu pegaria o TSI fácil fácil.

      Excluir
    3. Sempre o TSI. Estou desconfiado que os 3k de diferença será por pouco tempo, pois o carro é TODO melhor qdo comparado com o aspirado. Tá barato!

      Excluir
  15. Pelo jeito vai ter uma boa leva de Up! seminovos no mercado. Bom para quem quiser comprar o MPI mais em conta.

    ResponderExcluir
  16. Sem dúvida um ótimo carro para quem quer gastar pouco, e levar um conjunto razoável com um motor moderno e razoávelmente potente. Porém para mim o único destaque nesse carro é o motor e o bom nível de segurança, de resto acho o carro pobre demais, só compraria se não tivesse dinheiro pra comprar um carro decente.

    ResponderExcluir
  17. Para quem já tem um carro recém adquirido, não há motivos para pressa. O Up! é só o primeiro de muitos outros modelos que virão com motores 1.0 turbo alimentados.
    A curto prazo os modelos 1.0 e 1.6 aspirados desaparecerão do mercado e darão lugar aos novos motores 1.0.
    Quando isso acontecer se tomarmos como exemplo a família HB20, as duas versões 1.0 e 1.6 deixarão de existir porque não se justificariam mais.
    Um HB20 1.0 turbo alimentado, seria mais econômico que a versão atual 1.0 e mais potente que o atual 1.6.
    Isso é economia, linha de produção mais enxuta, menor custo recorrente.
    O mesmo valerá para todos os modelos de compactos da gama entre 1.0 e 1.4/1.6 aspirados que o mercado atual oferece.
    Fora o incentivo da Inovar auto que tem metas datadas a serem cumpridas.
    Por isso, calma que vem coisa boa por aí.

    ResponderExcluir
  18. A matéria bate certinho com outros comentários que fiz, trocar o up! MPI por um turbo no meu caso é irracional, meu dinheiro é suado, vou perder muito e precisar ainda injetar bastante para cobrir a diferença...

    ...eficar no anda e para com um turbo é sacanagem, pois essa é a realidade de 90% da minha condução.

    ResponderExcluir
  19. to com um paliozinho fire 2007 ha 6 anos acho q eh uma boa hora pra trocar de carro e pegar um upzinho TSI desses... sinto muito a falta de torque do 1.0 fire eu evito ate ligar o ar condicionado devido a perda de potencia do motor...

    mas pessoal q ja tem o up MPI agir com emoçao e pergar o TSI é perder muita grana em pouco tempo... nao faria isso pela minha saude financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você meu amigo. Renove sim num TSI. Para quem já está com o MPI e satisfeito, é besteira tirar uns sofridos R$R$, só para satisfazer caprichos. Tenho um MPI e após visitar uma Ag VW, vi que trocar só em último e extremo caso. Qdo você trocar garanto que vai gostar.

      Excluir
  20. O preço do seguro e a reparabilidade do modelo TSI é muito maior que o da MPI ? (Considere que a comparação seja entre um Move Up MPI x Move Up TSI)

    Tô pra comprar o meu em breve e queria saber disso... Será meu primeiro carro.

    ResponderExcluir
  21. O "investimento" para a troca do meu move up completo + banco de couro (couro mesmo) com 21.000 rodados hoje na CSS é de 14.000,00.
    40% a mais do que o dito nessa reportagem.
    Infelizmente vai ter que esperar mais um pouco...

    ResponderExcluir
  22. Tenho o tsi e o i-motion. O i-motion é melhor na cidade o tsi é melhor na estrada. O i-motion é mais leve e tem o câmbio mais curto o tsi é mais pesado e o câmbio mais longo. São propostas diferentes.

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha um new fiesta 2014 1.5 Se, carro muito bom mas andei no up tsi me apaixonei pela potencia do carro, vendi meu New Fiesta e comprei um up cross TSI o carro e Show de bola e muito economico, chegou a fazer 18km com um litro de gasolina e fora a potencia do carro que deixa muitos 2.0 pra tras.

    ResponderExcluir
  24. Carro ilusão
    Caixa deéde marchas dofdo câmbio é frágil..
    Quebrou com 70 mil km e 6 anos de uso.
    São 2 cabos de 200,00 cada cabo
    + 2 trambuladores: 93,00 cada
    + Mão de obra : 250,00

    ResponderExcluir
  25. Estamos em 2020
    Up em 2021 sairá de linha
    Cuidado com esse carro usado.,..
    Vai virar bucha
    E o tsi terá manutenção altíssima
    Fujam

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem