O up! TSI é o carro com motor flexível mais econômico do País entre todos os avaliados no ranking do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), obtendo a classificação “A” (verde), com a marca de consumo energético de 1,44 MJ/km.


O resultado está no ranking atualizado divulgado pelo INMETRO. O up! TSI foi avaliado com ar-condicionado e direção assistida (elétrica), e superou inclusive modelos que não trazem esses recursos. O PBE estabelece que, se a fabricante planeja comercializar mais de 33% dos veículos com ar-condicionado e direção assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenção dos resultados.


Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.



Multiplicando-se esses excelentes números de consumo pela capacidade do tanque de combustível, de 50 litros, é possível ter a excelente autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria INMETRO nº 10/2012).

Linha “verde”

Com o resultado obtido pelo up! TSI, toda a família up! passa a contar com classificação “A” (verde). Em janeiro deste ano, os modelos equipados com o motor MPI, 1.0l Total Flex de três cilindros de até 82 cv (E100), já haviam conquistado essa classificação no PBE do INMETRO.

Volkswagen CrossUp! TSI 2016

O up! com motor MPI e câmbio manual de cinco marchas atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,54 MJ/km (versões take, move, high, black, red e white), conforme norma NBR 7024.

Volkswagen CrossUp! TSI 2016

O up! é capaz de rodar até 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.

Volkswagen CrossUp! TSI 2016

Nas versões equipadas com a transmissão I-Motion, o up! atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,55 MJ/km. O up! I-Motion é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol (E100).

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Show de bola! Alguém sabe se vai sair up! com cambio automático?

      Excluir
    2. Não! O jeito é esperar o gol com nova plataforma ou o fox com esse motor.

      Excluir
  2. Aposto que virão alguns dizer que faz isso com seus V6 de 900 cavalos ar ligado a 180 km/h.

    ResponderExcluir
  3. Não faz sentido mais comprar o Up MPI, exceto se precisar de um Take ou um imotion. A diferença de preço de 3.100 vale a pena. Pode ser que a VW aumente mais depois, mas daí o up vai chocar com vários outros carros maiores. O ideal era rebaixar os preços do MPI.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Pois é, ja estamos na E25, imagina quando for a E32 batizada...

      Excluir
    2. Gasolina Atual é E27 a premium esta sendo E25.

      Com um ford Ka 2000 na E0 eu faço 15 km/l na cidade, com a E27 faz 11 Km/l

      Uma diferença de 40%, levando em conta que eu descarto 27% de etanol ainda to tendo um lucro de 13%, tendo um carro com maior potencia nas saidas e retomadas e gasolina e0 é menos prejudicial ao motor a longo prazo.

      Agora curiosidade quanto será que um UP faria com E0?

      lucro de 10% na diferença

      Excluir
  5. Imagina o novo Polo que é um carro de verdade com este motor. Podia juntar Fox, Onix, HB20 e New Fiesta, pegar o melhor de cada um e ainda não chegaria aos pés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ia ser igual ao Up!, encalhar e morrer depois e obrigar as grandes fabricantes colocar carroças no mercado pra se sustentar. Polo teve 15 anos de mercado pra tentar combater as carroças e não conseguiu em vendas. Se esse viesse seria outro fiasco

      Excluir
    2. Você está se referindo ao Polossauro que ficou com a mesma cara por quantos anos? Eu me refiro ao europeu.

      Excluir
  6. Não abro mão do Up, cada dia que rodo me convenço que este é o carro para o dia-a-dia. Com a chegada do TSI será tudo que eu esperava.

    Ocorrências na pequena frota, todos brancos, o Cross Up com 4.000 km rodados vai precisar trocar a bomba de combustível (o maldito ruído irritante) e, apareceu um barulho com motor frio no comando de válvulas, certamente é um tucho de válvula, vai pra Css pra investigação. O White manual com 14.000 km é só alegria e, o White i-motion com 5.000 km rodados está em voo de cruzeiro, só roda na cidade, muito econômico, ZERO problema até o momento, o melhor dos três Ups.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eddie, aqui bate tucho algumas vezes na hora de dar a partida, coisa de 1s, mas isso é considerado normal em qualquer carro.

      Se o seu fica ainda batendo até aquecer realmente é um problema.

      Excluir
    2. Five,

      é uma pancada anormal quando frio, tem problema sim, os outros dois motores trabalham perfeitamente mesmo quando frio. sds

      Excluir
  7. Parece que tá vendendo pra caramba

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma viagem de bate volta de 750 km,ao chegar ao destino na ida completei o tanque:o consumo foi de 18,83 km/l gasolina shell v-power,andando a 100 km/h,na volta andando a 140 km/h ao completar novamente o tanque o consumo foi de 16,63 km/l,satisfeito com meu sedãzinho ka+ sel,não passo vergonha na estrada e ainda é econômico rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. excelente no que propõe: eficiência!

    ResponderExcluir
  10. Espero que esse motor seja um sucesso e tenha logo interrompida a produção do 1.6 EA211. Ou deixa ele lá no Golf!

    ResponderExcluir
  11. Se tivesse automático tsi ia vender muito em!

    ResponderExcluir
  12. Meu HB20S 1.6 faz 11,1 na estrada e 8,5 na cidade com etanol, a vantagem desse motor turbo é o torque em baixas rotações e só...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido.... duvido meeeeeeesmo...
      No Computador de Bordo? Pq se não contar pelo computador de bordo, meu up! faz 12km/l na cidade com Etanol (Fazendo a continha), no CB ele mostra 9,8km/l... Só rodo em cidade, pra trabalho, 1 tanque por semana... (na verdade agora consigo andar 1 semana e meia sem precisar encher...)

      Excluir
  13. aguardo ansiosamente esse 1.0 TSI no novo Fox gente seria top meu próximo carro espaçoso, bem acabado motor potente e econômico tudo em um som carro sem comentários será só eu q to assim ... parabéns a vlw ...

    ResponderExcluir
  14. desejo saber o valor para aquisicao do citado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem