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Volkswagen SpaceFox 2016 ganha nova central multimídia

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A Volkswagen do Brasil lança a linha 2016 do SpaceFox - carro que começa a chegar às concessionárias Volkswagen neste mês, e que passa a contar com a nova geração de sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

VW Spacefox 2016

A tecnologia permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central dos sistemas de infotainment “Composition Media” e “Discover Media”. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de infotainment.

VW Spacefox 2016

Além disso, o SpaceFox 2016 marca a estréia da versão Trendline, de entrada, com foco na relação custo-benefício. Outra novidade é a direção com assistência elétrica, de série em todas as configurações, que além de garantir melhor dirigibilidade e conforto, ajuda a economizar combustível.

Quatro configurações

A nova versão Trendline para o SpaceFox 2016 é equipada de série com itens muito valorizados pelo cliente, como ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço aro 15” com pneus 195/55 R15, volante com regulagem de altura e distância, seis alto-falantes, três apoios de cabeça no banco traseiro, assento traseiro corrediço, entre outros.

Disponível com o motor 1.6 de até 104 cv (etanol) – que pode ser associado à transmissão manual de cinco marchas ou à transmissão I-Motion, de funcionamento automático – a configuração Trendline passa a incorporar de série o novo volante global (semelhante ao do Novo Golf), com design moderno e acabamento sofisticado.

Há dois opcionais para o SpaceFox Trendline: o Módulo Interativo II, que acrescenta ao modelo sistema de som, volante multifuncional e computador de bordo, e o Módulo Comfort Plus, que agrega alarme “keyless”, abertura elétrica da tampa do porta-malas por controle remoto, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (“Park Pilot”), entre outros.

Já na versão intermediária Comfortline, oferecida com os mesmos conjuntos mecânicos da Trendline, traz todo o conteúdo da configuração de entrada mais faróis de neblina, luzes de seta incorporadas aos retrovisores, frisos laterais na cor do veículo, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, sistema de som RCD320 (Rádio CD-player com MP3, bluetooth, entradas para USB/ SD-card/ AUX-IN) e computador de bordo (I-System), entre outros.

O SpaceFox Comfortline 2016 oferece ainda a possibilidade de ser equipado com teto solar elétrico, revestimento dos bancos em native e sistema “Park Pilot”. Há, também, o módulo Interativo I, que traz rodas de liga leve de 15” e volante multifuncional (que traz hastes para trocas de marcha sempre que o modelo for equipado com a transmissão I-Motion) e o Módulo Técnológico II, com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis com função “Coming & Leaving Home”, controlador automático de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”) e luz de conversão estática (cornering light).

O SpaceFox 2016 na configuração Highline e o Space Cross 2016 são equipados com o novo motor 1.6 MSI de até 120 cv (etanol), que pode contar com o câmbio manual de seis marchas ou com a transmissão I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha de forma automática ainda mais suaves e precisas.

VW Spacefox 2016

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Este motor possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável. Outra solução inovadora adotada no motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote.

Sistemas globais de Infotainment

A partir da versão Highline o SpaceFox 2016 pode ser equipado com o novo sistema de infotainment “Composition Media”. Esta central multimídia possibilita maior interatividade e entretenimento, além de um visual mais moderno e tecnológico. Outro destaque é a facilidade de uso, possibilitando uma condução mais segura e confortável.



Como novidade esse novo sistema traz a interatividade com smartfones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas “MirrorLink”, “Carplay” (compatível com aparelhos com sistema Apple) e também com o sistema “Android Auto” (estando portanto já preparado para futuros lançamentos de smartfones da Google). Este sistema proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.

VW Spacefox 2016

O sistema de infotainment “Composition Media” oferece uma central multimídia com rádio que se destaca pela sua tela de 6,3” sensível ao toque, colorida, de alta resolução e com conectividade avançada com os smartfones através do “App-Connect”.

VW Spacefox 2016

Já o novo sistema de infotainment “Discover Media” está disponível a partir da versão Comfortline e traz adicionalmente ao Composition Media o recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas diretamente pelo cliente durante toda a vida do veículo.

VW Spacefox 2016

Outro destaque é que o sistema de infotainment “Discover Media” contará em breve com a tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network, que em Português significa “Rede Local Sem Fios”). É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à internet, sem necessidade de usar cabos para conectar dispositivos.

VW Spacefox 2016

Uma das tecnologias usadas pela WLAN é o padrão de transmissão wi-fi (wireless fidelity), que permite a ligação de um modem, por exemplo. Basta conectar o dispositivo na entrada USB: o sistema de infotainment propaga pela área da cabine o sinal do wi-fi.

Segurança superior – O Novo SpaceFox 2016 e o Novo Space Cross 2016 contam com a maior gama de itens de alta tecnologia de suas respectivas categorias. Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Antriebsschlupfregelung (ASR), M-ABS, Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS - Elektronische Differenzialsperre, Hill Hold Control (HHC) ou controle de assistência de partida em rampa, Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem (HBA), freios ABS com função off-road (Space Cross) são alguns exemplos de recursos oferecidos nos modelos Volkswagen.

Conexões múltiplas

Além do botão à direita do sistema de infotainment e da barra de frequências que aparece na parte inferior da tela e os botões do volante, os sistemas oferecem a possibilidade de operar o rádio por meio de comandos de voz. Também é possível associar imagens salvas em um SD-Card ou pen drive, por exemplo, aos logotipos de emissoras.

Tanto o “Composition Media” como o “Discover Media” oferecem telas com sensor de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente apresenta comandos e funcionalidades na tela, aproveitando ao máximo o espaço da tela.

No modo display o sistema de infotainment mostra apenas o essencial. No modo operacional, novos elementos aparecem, podendo ativar funções através de toques que são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.

As centrais contam ainda com leitor de CD, entrada para SD-Card (no “Discover Media” são duas), Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. A(s) entrada(s) para o SD-Card fica(m) na(s) lateral(ais) da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do SpaceFox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria.

É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio. Ambas centrais de infotainment permitem a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS.

Os novos sistemas de infotainment já estão habilitados para operar os mais modernos sistemas de espelhamento: Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Vale lembrar que no modelo Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.

App Connect

Um único sistema para quase todos os smartfones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartfones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, Volkswagen está expandindo a gama de plataformas de smartfones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartfones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App-Connect.

MirrorLink

Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Como os aplicativos de smartphone s estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.

Google Android Auto

O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartfones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.

Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.

Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional do SpaceFox.

Apple CarPlay

O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.

Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retorne ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.

O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano.

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10 comentários:

  1. Ultimamente tenho visto vários SpaceFox nas mãos de taxistas, queria ao ter a isenção deles para comprar um.

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  2. caro dmais esse carro, pelo preço dele da pra comprar um jetta ou ate um golf. a versao basica custando 56mil e o cumulo do absurdo

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    1. Onde tem JETTA e GOLF por 56 mil?

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    2. nao falei da versao de 56mil e sim da versao mais cara com TODOS os opcionais

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  3. concordo com o Pedro e ainda digo mais, precisava a VW perder tanto mercado para começar a mostrar um produto mais ou menos?
    Mas como sempre as falha são primárias... puxar um carro desse carregado com um motor manco de 104 cv ?? não nao... os fanboys já vão falar tem o de 120... sim, quem vai pagar um HR-V neste carro?

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    1. Verdade, mas parte desta perda de mercado é pq as peruas quase morreram no mercado hj o que tem é a spacefox, a palio weekend e o golf sportvan (acho que o nome é esse).

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  4. Fico pensando comigo: Não sei porque cambio automatico. 1º bebe mais, 2º carissimo a manutenção, 3º perde a graça. Cambio automatico, é para quem não sabe dirigir.

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  5. Tenho uma space 2010, otimo carro, e gostaria de comprar uma nova, mas com o preço desse não tem jeito.

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  6. Boa tarde amigos! Eu gostaria de saber se este carro é economico e se ele da muito problema de mecanica? e se as peças são caras?

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