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Ranking de carros com custos de manutenção mais barata

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O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) anunciou a criação do Índice de Manutenção Veicular (IMV), um ranking que permitirá aos consumidores e às seguradoras comparar veículos de uma mesma categoria no que se refere aos custos da manutenção mecânica recomendada pela montadora. O IMV passa a ser uma grande referência para quem deseja encontrar modelos de veículos com manutenção mais barata.


Para o estudo, o Índice de Manutenção Veicular (IMV) analisou, inicialmente, os 45 modelos mais vendidos no país no último ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Esses veículos foram avaliados quanto ao custo de manutenção mecânica conforme dados fornecidos pelo fabricante. E o estudo analisou os componentes de rodagem e segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100 mil quilômetros rodados. Ao final, os veículos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do valor do custo de manutenção. Nessa classificação, quanto menor o IMV, menor é o custo de manutenção mecânica do veículo, sendo que o carro de manutenção mais barata até 100.000 Km foi o Celta 1.0.

Ranking de carros com manutenção mais barata do Brasil (gastos até 100.000 Km)


MontadoraVersõesIMV
1ChevroletCelta 1.020
2FiatFiorino 1.420
3FiatUno 1.420
4ToyotaEtios Hatch 1.520
5ToyotaEtios Sedan 1.520
6VolkswagenGol 1.020
7VolkswagenGol 1.620
8VolkswagenVoyage 1.020
9VolkswagenVoyage 1.620
10ChevroletClassic 1.021
11FiatGrand Siena 1.421
12FiatPalio 1.021
13FiatPalio 1.421
14FiatStrada 1.421
15NissanVersa 1.621
16VolkswagenSaveiro 1.621
17ChevroletMontana 1.422
18FiatGrand Siena 1.622
19FiatPalio 1.622
20FiatPunto 1.422
21FordKa 1.022
22FordKa 1.522
23HyundaiHB20 1.022
24HyundaiHB20S 1.022
25ToyotaCorolla 2.022
26VolkswagenFox 1.622
27ChevroletOnix 1.023
28ChevroletOnix 1.423
29ChevroletPrisma 1.023
30ChevroletPrisma 1.423
31FiatPunto 1.623
32FiatPunto 1.823
33FordEcosport 1.623
34HyundaiHB20 1.623
35HyundaiHB20S 1.623
36NissanMarch 1.623
37RenaultDuster 1.623
38RenaultLogan 1.023
39VolkswagenCross Fox 1.623
40VolkswagenFox 1.023
41ChevroletCobalt 1.424
42ChevroletCobalt 1.824
43FiatPunto 1.4 T-jet24
44FordEcosport 2.024
45FordNew Fiesta Hacth 1.524
46FordNew Fiesta Hacth 1.624
47NissanMarch 1.024
48Peugeot06/01/020824
49RenaultLogan 1.624
50VolkswagenUP 1.024
51CitroenC3 1.525
52CitroenC3 1.625
53FiatBravo 1.825
54FiatLinea 1.825
55NissanSentra 2.025
56RenaultDuster 2.025
57RenaultSandero 1.025
58RenaultSandero 1.625
59ToyotaCorolla 1.825
60Peugeot04/01/020726
61RenaultSandero Stepway 1.626
62HondaCivic 1.827
63FordFocus Hatch 1.628
64HondaCity 1.528
65HondaCivic 2.028
66Peugeot408 2.028
67Peugeot408 THP28
68ChevroletS-10 2.529
69HondaFit 1.529
70CitroenC4 Lounge 2.030
71Peugeot308 2.030
72CitroenC4 Lounge THP31
73HyundaiTucson 2.031
74Peugeot06/01/030831
75Peugeot308 THP31
76HyundaiElantra 2.032
77FordFocus Hatch 2.033
78FordFocus Sedan 2.033
79ChevroletCruze Sport6 1.837
80VolkswagenGolf 1.4 TSI37
81VolkswagenJetta 2.037
82ChevroletCruze Sedan 1.838
83ChevroletSpin 1.838
84ChevroletS-10 2.441
85VolkswagenJetta 2.0 TSI49
86VolkswagenGolf 2.0 TSI52

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27 comentários:

  1. Gostei, pra manter um up é mais caro que ford ka ou new fiesta.

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    1. Isso quem tem um up! já sabia, só o vendedor da VW que não!!!

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    2. GM e Fiat sempre foram mais em conta de manter. Mas tem uma coisa. O Celta, por exemplo, tivemos um na família e os amortecedores e o escapamento foram trocados com menos de 4 anos de uso. A durabilidade é menor que de outros carros. E em segurança também. bateu - morreu.

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    3. Também tive esse mesmo problema com o celta. Sorte que a manutenção era batatinha.

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    4. Depende Nahylton, se o new fiesta usar o problemático câmbio powershit, a manutenção fica caríssima.

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  2. levando em conta que celta não tem segurança e ainda gasta mais gasolina, no final das contas da quase elas por elas...

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  3. Até que enfim uma tabela mais realista, pois a outra é pegadinha do malandro!

    Agora da pra ver como o custo de manter o up! bate com o que os proprietários percebem no balcão da CSS, é bem "carinho"...

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  4. Celta, Mille e Classic são carros mais baratos de manter.
    Mas é complicado fazer comparações. Pois também são carros inseguros e defasados mecanicamente.
    Atualmente os carros estão vindo com motores modernos, direção elétrica, sistemas de segurança, mais tecnologia, e com isso, certamente os custos aumentam.
    Esperava uma melhor colocação do UP. A dupla da Toyota - Etios e Etios sedan - embora não agrade muitos pelo design ficou bem colocada.

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  5. Celta é o mais barato de manter e olha que 1 farol custa 400 conto, imagine o resto...

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  6. Desanimei, não quero mais esse carro, farol caríssimo,fico imaginando o resto, vou comprar o vw up.Carro muito elogiado por todos.

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  7. Bem legal essa iniciativa. Eu disse aqui já...Jetta e afins são furada...precisam de ferramentas especiais para manutenção.....as peças são caras, enfim, Toyota vai continuar vendendo mais.

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  8. Gostaria muito de ver uma lista dessas fornecida pela fabricante com seu preço "sugerido" e comparar com a realidade cobrada nas concessionárias, meu bolso me diz que com certeza são duas realidades bem diferentes.
    tive um corolla por 60000km e 3 anos e uma saveiro por 35.000km e 3 anos, gastei menos em manutenção com o corolla que com a saveiro pois a revisão da saveiro mesmo rodando menos teve a frequência por tempo dando o mesmo número de revisão do corolla que foi por quilometragem, porém as revisões do corolla eram bem mais baratas e mesmo trocando pastilha de freio do corolla ficaram mais em conta.

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  9. Poisé, acho que vou ter que me render a comprar um etios mesmo, hehe, mas só depois da atualização com painel do lado do motorista e uma frente menos feia, que deve estar prevista para 2016. Difícil não é só comprar, é manter tb. Esperava uma melhor colocação do Up (Não era o carro mais barato de se consertar?). Muita gente compra carro novo, mas esquece que o difícil mesmo é manter. Cobra-se muito caro pelas peças neste país. Nos EUA vc não conserta peça, simplesmente troca-as porque são bem mais baratas. Se vc somar seguro, ipva, estacionamento, combustível, manutenção, limpeza e desvalorização vai ver que se gasta em média 15mil/ano para manter um carro pelo menos aqui em sp onde estacionamento mensal chega a custar R$400 (outro dia paguei quase R$30 para deixar pouco mais de 1hora no estacionamento do centro da cidade).

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    1. Tive carro nos EUA e manutenção em concessionária não era barata não, considero similar à nossa aqui em carros normais, claro que os caros que aqui são um absurdo, lá não, as peças são baratas mas a mão de obra é bem cara, todos os itens tem seu tempo calculado e preço, mesmo não levando o tempo falado cobra-se e ai tem tipo U$90 em peça e U$250 em mão de obra porém o carro é verdadeiramente revisado e garantido, não é essa sacanagem que temos aqui, carro porcamente revisado.
      Porém tem algumas lojas e supermercados com oficina, você pode fazer vários serviços e costumam ser bem em conta e completos (lá é sério!), troca um óleo a preço bom e ganha um check Up de verdade, analisam a bateria, liquido radiador, freio, sai até a pressão de cada pneu, estado de cada pneu, coisa que não vemos nem em concessionárias top de linha no Brasil que cobram fortunas

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  10. Qual foi o critério de desempate usado nos casos que obtiveram mesma nota??

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  11. Alguém mais ficou impressionado com a Peugeot?

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  12. Fox perdeu para o HB20
    Golf perdeu para o Focus
    Jetta perdeu para todos

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  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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    1. Amigo, o que você falou tem nexo e tais, mas desculpe, até 50.000 km é o mínimo que o carro tem que durar sem dar problemas.

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  14. Classificando todos os modelos e colocando na média por montadora ficou assim:

    Toyota: 22
    Fiat: 22
    Nissan: 23
    Renault: 24
    Hyundai: 26
    Ford: 26
    Chevrolet: 28
    Citroen: 28
    Honda: 28
    Peugeot: 28
    Volkswagen: 28

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  15. Está comprovado: VW possui realmente carros superiores. Superiores no preço, superiores na manutenção e superiores no seguro. Nacionalizam o conteúdo diminui e o preço sobe. Superioridade total.

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    1. Superiores em lista de opcionais também...rs

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  16. Isso mesmo Oswaldo ...falou tudo !!

    Nessas horas ...kd o Carlos? kkkkkkkk

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  17. Depois q publicaram aqui um post dizendo q o design do up eh muito melhor q o do HB20, devem estar construindo um post mirabolante para tentar justificar up não ser dos melhores neste ranking e pelo jeito o Carlos ta na força tarefa, kkkk

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  18. Mas o design limpo do UP, segundo o Carlos, não tornaria a teroca de peças de lata mais barata q a do HB20
    ?

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