A Honda do Brasil confirmou, em evento regional para imprensa especializada realizado em Goiânia (GO), na semana passada, que terá no Brasil o motor 1.0 turbo flex. Atualização (01/09) - a assessoria de imprensa da Honda do Brasil nos contatou hoje e informou que a Honda global terá o motor 1.0 turbo, mas ainda não é aplicado a nenhum modelo da empresa no momento. E não há informação se o motor será aplicado nos modelos brasileiros. No evento regional, a referência era sobre a Honda global, e não a Honda Brasil, o que motivou o erro de entendimento.

Honda Fit 1.0 Turbo Flex

Apesar de a assessoria de imprensa da empresa não ter dado maiores detalhes técnicos do motor, sabe-se que se trata de uma unidade tri-cilíndrica com tecnologia Earth Dreams, que contempla redução de atrito interna, ciclo Atkinson, VTEC com VTC (Variable Timing Control), injeção direta e FlexOne.

Honda Fit 1.0 Turbo Flex

Esse propulsor deverá ofertar cerca de 140 cavalos e torque máximo acima de 20 Kgfm, e provavelmente equipará os modelos de acesso do line-up da marca no Brasil - Honda Fit (veja avaliação deste carro clicando aqui)  e Honda City (veja avaliação deste carro clicando aqui), em substituição ao atual quatro cilindros 1.5 de 116 cavalos e 15,3 Kgfm de torque. (Atualização 01/09): A assessoria de imprensa da Honda do Brasil informou que o motor existe na engenharia global da empresa, mas não é aplicado a nenhum modelo vendido no momento.  E a assessoria não confirma que tal propulsor será usado e nem que não será usado.

Honda Fit 1.0 Turbo Flex

Com a troca do motor 1.5 aspirado pelo 1.0 Earth Dreams Turbo Flex, a Honda terá teria (atualização 01/09 - mudança do tempo do verbo para o condicional, pois não há confirmação de que o Fit brasileiro receberá tal motor) não só mais potência e torque, mas ganhos em termos de eficiência e custos, já que o 1.0 Turbo é mais econômico e implica em uma alíquota de IPI menor, de 7%, no lugar dos 11% dos motores 1.5 flex.

Motor Honda 1.5 Turbo - Earth Dreams

Além disso, a Honda terá no Brasil também o motor 1.5 Turbo Earth Dreams, que equipará a nova geração do Honda Civic, que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2016.

Honda Brio e BR-V descartados

No mesmo evento a Honda descartou o lançamento no Brasil do modelo sub-compacto Brio - vendido no mercado asiático.


Ademais, o Honda BR-V, crossover derivado do Brio, apresentado recentemente na Indonésia, também está descartado para o mercado nacional.


Segundo a Honda, esses dois modelos são desenvolvimentos específicos para os mercados asiáticos, não se adequado à realidade do mercado brasileiro.

45 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Essa é a tendência, eficiência e desempenho caminhando de mãos dadas.

    ResponderExcluir
  2. Jesus amado, daqui a pouco vai ter motor 0.8 com 170 cv.

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá Honda, lance o Fit com este motor e todos os equipamentos de segurança que se epera (6 ab + esp).

    ResponderExcluir
  4. Com os números apresentados no post (140 cv e 20 Kgfm), esse motor poderia substituir tranquilamente também o 1.8 do HR-V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Acredito que não. O povo brasileiro é meio ignorante e vai, provavelmente, deixar de escolher o carro "só porque é 1.0"

      Excluir
  5. Enquanto a Honda demonstra respeito ao consumidor brasileiro, a Ford mantém porcaria.
    Há anos o premiado Ecoboost faz sucesso no mundo equipando os veículos da Ford, especialmente o Fiesta enquanto no Brasil eles utilizam motores antigos, beberrões e atrasados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Ford já anunciou a certo tempo a vinda do Ecoboost no New Fiesta, digo certo tempo depois da VW anunciar o 1.0 TSI, gostem ou não temos que agradecer a VW, ela que está fazendo as concorrentes semexerem. Fico me perguntando como pode a FIAT ser lider de mercado, só rindo mesmo.

      Excluir
    2. Simples, nem todos têm as mesmas propriedades.

      Excluir
    3. ford com motores antigos beberrões e atrasados? me aponte só 01 motor ford vendido hoje que não seja em alumínio e que não tenha nota A de consumo...

      Excluir
    4. Javan, a liderança da Fiat se dá única e exclusivamente em razão do fator preço.

      Excluir
    5. Ramon, o Ka 1.0 tem bloco de ferro. rs

      Excluir
    6. tem bloco de ferro mas tem um motivo, para evitar a trepidação por ser 3cilindros como acontece no up, esqueci desse detalhe, muito bem lembrado...

      Excluir
    7. Ramon Alencar, Bloco de ferro evita trepidação? Aff qual a fonte da informação????? Difícil acreditar viu!

      Excluir
    8. Você está desinformado os motores 1.0, 1.5 e 1.6 da ford são modernos sim , 1.6 desenvolvido em 2009 e 1.0 do ka em 2013 com bloco em aluminio 1.5 e 1.6 e 1.0 bloco de ferro e cabeçote em aluminio sem correia dentada, todos economicos, modernos e eficiente.

      Excluir
  6. Fico feliz em ler estas noticias,devagarzinho os motores turbo estão chegando, antes tarde do que nunca,
    Fico imaginando um Fit fazendo 20 km/l ou mais, aleluia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doravante, não será mais novidade esse tipo de noticia, visto que até 2017 todas as montadoras terão de atender as exigências do Inovar-Auto, dentre elas, aumentar os níveis energéticos de seus propulsores com redução de consumo e níveis de poluentes.

      Excluir
    2. Pois é, quem não conseguir atingir um bom consumo, não vai ter um bom desconto no IPI. O objetivo do Inovar-Auto, smj (salvo melhor juízo), é que o consumo médio com gasolina atinja 17,26 Km/L e 11,96 Km/L no álcool, mas acho isso muito otimista ainda. Nem o Up TSI conseguiu atingir essas marcas pelos resultados do inmetro. Será q algum carro conseguirá?

      Excluir
  7. 20 kgfm é torque de motor 2.0! O City com seus 500 L de porta-malas agradece.

    ResponderExcluir
  8. Queria ver um Fit desses turbo e híbrido seria a combinação perfeita ou um HR-V

    ResponderExcluir
  9. Uhuuuu!!! Economia de 1.0 e potência de turbo 140CV com o espaço e versatilidade do Fit! Esse será meu próximo carro!!!! Só resta saber quando virá e por quanto. Esse é o problema, mas pelo menos já temos um anúncio oficial da montadora. E por ser honda, não deve demorar muito. Até lá continuo com meu bom e velho Old Fit de 1ª geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que por sinal é um excelente carro !

      Excluir
    2. Tenho um desse, 2007, excelente, acabei de vender pra pegar um HB20, em razão da dificuldade futura de vendê-lo, mas eu ficaria com ele anos e anos se não fosse necessidade financeira.

      Excluir
  10. Show esse motor! Mas pode encurtar o nome em kkkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Earth Dreams é uma tecnologia só... O motor é 1.0 Turbo Flex.

      Excluir
  11. Ainda bem que descartaram o brio. De asiático feio basta o etios.

    ResponderExcluir
  12. Alíquota menor = Aumento de preços + aumento de lucros...

    ResponderExcluir
  13. Doravante, não será mais novidade esse tipo de noticia, visto que até 2017 todas as montadoras terão de atender as exigências do Inovar-Auto, dentre elas, aumentar os níveis energéticos de seus propulsores com redução de consumo e níveis de poluentes.

    ResponderExcluir
  14. Números excepcionais de desempenho. Agora, o governo deverá em breve aumentar a tributação para os motores turbo. kkkkkkkkk. Pois é mais por menos e arrecadação também menor. Fico curioso para saber até quando a maravilhosa Fiat ainda vai ser líder. O 1,5 turbo para o Civic deveria equipar o HR-V também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhone, tenho observado que a participação de mercado da Fiat só vem caindo, lentamente, é verdade, mas se continuar como está muito em breve perderá a liderança. No mais, parece que a FCA em breve lançará um sedan com a arquitetura baseada na Nuova Giulia, tentando repetir a fórmula de sucesso do Tempra, no passado, que tinha sua arquitetura baseada na Alfa 155. Acho bem salutar que as montadoras tragam essas novidades para fomentar a competição.

      http://it.blastingnews.com/motori/2015/08/alfa-romeo-giulia-sara-base-di-altre-vetture-fiat-chrysler-00535109.html

      Excluir
    2. Com certeza quanto mais opções melhor para o mercado. A questão é que a Fiat atualmente está péssima em todos os segmentos. Mas como já disseram aí em cima o fator preço conta muito, além do que os carros, principalmente os de entrada, gozam de certa confiabilidade. Particularmente não o que se aproveitar.

      Excluir
    3. Eu concordo que está ruim em todos os segmentos, mas acredito que eles tenham guardados na manga as melhorias para quando perderem ainda mais as vendas. Na América do Norte eles já têm MultiAir / TigerShark, câmbio automático de 9 velocidades, classificação máxima em segurança no IIhs, etc. Mas como o brasileiro ainda consome esses dinos é complicado. Eu acho que seria muita burrice da Fiat não utilizar os artífices que ela tem para melhorar aqui no país e perder uma de suas melhores fontes de receita....acho pouco provável.

      Excluir
  15. Nossa sempre vai ter alguem reclamando de falta de algum item que só ele sentiu falta (vide vendas)

    ResponderExcluir
  16. 140cv e 20kgfm de torque é pedir demais.
    Certeza que vem com seus 100 ou até 115cv (pra manter a potência do 1.5) e uns 18kgfm de torque.
    Esses números serão perfeitos pro Fit e City e um Civic de Entrada, depois o 1.5 com seus 160~180cv e 25kgfm de torque pro Civic, HR-V, CR-V e Accord de Entrada...
    Muito bom, que venha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o 1.5T realmente fosse 50% mais potente que o 1.0T ele viria com 210cv, mas acredito que venha com 180cv mesmo

      Excluir
  17. Acho difícil adotarem a calibração do motor em 140cv, se o 1.0 render isto o 1.5 vai ter que rende no minimo uns 190cv

    ResponderExcluir
  18. Car Blog, seria legal fazer uma matéria sobre os motores turbo flex que estão a venda no Brasil e os que estão por chegar. Que eu lembre de cabeça, VW 1.0 e 1.4, Honda 1.0 e 1.5, THP 1.6, BMW.

    ResponderExcluir
  19. eu não creio que esse motor entregue 140 cv e um torque de 20 kgfm , nao que a engenharia nao seja capaz mas se entregar mesmo esse numeros vai comprometer o cossumo.

    ResponderExcluir
  20. Todas montadoras tem tecnologias avançadas e pesquisas andando, agora enquanto o que tem vende bem, não mudam e vão disponibilizando as melhorias aos poucos. Porque a VW vendeu a kombi por uma eternidade? Porque vendia bem e não tinha concorrência. Se tivesse tinha mudado e aperfeiçoado.

    ResponderExcluir
  21. Todas montadoras tem tecnologias avançadas e pesquisas andando, agora enquanto o que tem vende bem, não mudam e vão disponibilizando as melhorias aos poucos. Porque a VW vendeu a kombi por uma eternidade? Porque vendia bem e não tinha concorrência. Se tivesse tinha mudado e aperfeiçoado.

    ResponderExcluir
  22. Atenção. O post foi atualizado pois recebemos informação da Honda que o motor 1.0 existe mas não está aplicado em nenhum carro no momento. Portanto corrigimos as informações e atualizamos o post. Não há confirmação de que esse motor 1.0 de três cilindros será usado pela Honda do Brasil.

    ResponderExcluir
  23. Vixi, agora não quero mais. Vou esperar pelo Golf 1.0 Turbo, rs.

    ResponderExcluir
  24. Esse Brio e muito massa pow... pq não lança ele aqui no Brasil! sacanagem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem