Car.blog.br

Pesquisar este blog

Ford Focus RS x VW Golf R: preços, performance e filosofia

Categorias: , , 59 Comentários

O site da Ford nos EUA deixou divulgar recentemente o preço da nova versão ultra-esportiva do Focus, o Focus RS, o qual teria preço em de US$ 35.730 dólares em sua configuração base.

2016 Focus RS x VW Golf R

Por configuração de acesso entenda-se um carro com motor EcoBoost 2.3L com cerca de 345 hp, tração integral, transmissão manual de seis marchas e linha vermelha de rotação em 6.500 RPM.

2016 Focus RS x VW Golf R

Isso vem embalado em um carroceria com decoração extravagante, com enormes aerofólios, rodas pretas, difusores e para-choques de grandes dimensões. E uma aceleração de 0 a 100 Km/h em menos de 4,5 segundos.

2016 Focus RS x VW Golf R

O modelo chegará ao mercado buscando impor competição à versão top do mais icônico dos hot hatchs teutônicos, o Golf R.

2016 VW Golf R x Ford Focus RS

O Golf R, nos EUA, custa marginalmente menos, US$ 35.595 dólares, e adota motor 2.0 TSI com 292 hp, com tração integral 4Motion, e somente transmissão automática DSG de 6 marchas, que lhe permite acelerar de 0 a 100 Km/h em 4,9 segundos.

2016 VW Golf R x Ford Focus RS

Além das diferenças de performance, o alemão tem outra filosofia: é mais discreto e sóbrio, com poucas alterações em relação ás versões tradicionais, mas é capaz de dar uma volta em Nürburgring em torno de 8m15 segundos.

Conclusão

2016 VW Golf R x Ford Focus RS

A Volkswagen já vende no quintal da Ford (EUA) o Golf R. A situação se repete na Europa, onde o modelo também já está nas mãos dos consumidores.

2016 Focus RS x VW Golf R

Já a norte-americana vai chegar atrasada, mas aposta em força bruta, visual chamativo e boa relação preço/performance. Sua tarefa, porém, não é fácil: enfrentar um mito.

Postagens relacionadas:

59 comentários:

  1. Gostei bastante dessa cor azul, mas acho que a Ford está mirando mais no visual exótico do Civic Type-R do que no Golf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como colocar as fotos dos 2 ao invés das fotos do Golf?

      Excluir
    2. Cara, o problema está na sua interpretação. Eu disse que o concorrente do Focus RS é na verdade o Civic Type-R e não o Golf R. Não é só por potência que se compara carros, ninguém compara Ferrari com Rolls-Royce.

      Excluir
  2. Achei extremamente exagerado esse Focus Rs, pareceu carro "xunning" dos manos da quebrada. O Golf R é mais sóbrio, ainda tendo a vantagem do DSG e da tração integral Quattro (que mancada da ford não disponibilizar um câmbio dct pro Focus Rs).

    Outra coisa, não acredito nesse 0-100 que a Ford divulga, gostaria de ver testes da mídia especializada.
    Anyway, o Golf R400 tá prometendo 0-100 em 3,5 segundos, vamos aguardar (embora também achei seu visual espalhafatoso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou fã nem dessas marcas e nem desse tipo de carro, mas sem dúvidas o Golf ficou muito melhor. Esse Focus está verdadeiramente ridículo de feio, totalmente espalhafatoso e colorido.....de péssimo gosto !

      Excluir
    2. Xunning não... É o estilo americano, exagerado mesmo. O mercado na qual é vendido pede isso.

      Excluir
  3. o estilo esportivo do focus e bem mais agressivo com esse aerefolio rodas pretas, difusores e para-choques de grandes dimensões e com essa aparencia de carro de grand turismo junto a uma potencia superior. o carro ficou muito bonito e afirmo que e um bom produto; mas pra mim isso só prova a superioridade do golf em qual quer mercado , ate mesmo na casa da ford e preciso oferer mais pra tentar competir de igual pra igual com o mito. e mesmo assim não garante a vitória de mercado.

    ResponderExcluir
  4. Esse focus RS está excelente na minha opinião, melhor ainda por ser manual. O golf R também é excelente, mas sou muito mais o focus ou o civic type R. Prefiro até modelos menos potentes como astra OPC, megane RS, 308 gti e etc.
    Ps: golf mito? Mito para mim são carros como gt, Ferrari f40, Nissan gtr, lamborghini diabo e outros carros incríveis. Golf é só um hatch médio popular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o Golf pode ser sim considerado um mito, mas eu achei a matéria um pouco exagerada.

      Excluir
    2. votor ai você mim ofende mim dando a intender que o meu raciocino atinge tamanha inferioridade ao comparar o golf com uma LAMBORGHINI, F40, GT, NISSAN GTR. quando falo em mito se referindo ao golf e tendo uma visão dos seus reais concorrentes e não a linha mega Premium que você citou.
      desde 1974 que o golf esta ai sendo pioneiro em seu seguimento ou vc conhece outro ?

      Excluir
    3. Vitor, acho que o Golf é um mito sim, mas a VW tá popularizando tanto ele, que passará a ser um mito como o Fusca e não como um carro que desperte desejo.

      Excluir
    4. Claro. O Golf é um mito democrático!

      Excluir
    5. Desculpe então, posso ter me expressado mal, mas para mim um carro mito é algo especial, um carro atemporal e apreciado anos e anos depois de seu lançamento, algo com um enorme valor monetário e sentimental que só valoriza com o passar do tempo. Para mim para um carro ser um mito ele tem que ser incrível, e apesar de saber que o golf é um excelente carro ele é apenas um bom carro, não tem nada demais, nada de incrível que nenhuma marca possa fazer.

      Excluir
  5. SÓ UMA OBS: A SUPERIORIDADE CONSTRUTIVA E REFINADA DO GOLF E VISÍVEL ATE MESMO NA FOTO.

    ResponderExcluir
  6. Mito sim senhor tanto que todos tentam imitá-lo, é sempre o carro a ser batido em seu seguimento e isso já a quase 40 anos.

    ResponderExcluir
  7. é mito sim, na Europa os loucos por carros ovacionam o Golf desde a primeira geração, principalmente na Áustria os jovens fazem o Golf de primeira geração um bólido, todo mundo lá quer um golf para preparar e se divertir, não precisa ser um superesportivo para ser um mito!

    ResponderExcluir
  8. "...uma volta em Nürburgring em torno de 8h15 segundos".

    Em 8 minutos...

    ResponderExcluir
  9. tomou xunxada de um manual? é isso mesmo produção 4,5 segundos contra 4.9 nos 0/100 km/h?
    se para os fans quando um carro ( diga-se Golf ) ganha de 0.00001 de outro carro, esses 0.4 são uma eternidade,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso só prova a superioridade do golf em qual quer mercado , ate mesmo na casa da ford e preciso oferer mais pra tentar competir de igual pra igual com o mito. e mesmo assim não garante a vitória de mercado.

      Excluir
    2. Só olhar para a ficha técnica do Focus e entenderemos o porque dele ser mais rápido.

      Excluir
  10. Aos apaixonados no Golf sempre alegaram que a matéria está exagerada, porém só tenho a dizer que diante dos fatos, ou números, não há contra argumentações, o golf é mito para seus seguidores, pois um mito que se preze tem que ter títulos, cadê?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcir são 41 anos a cer batidos com concorrentes que vem e se perdem nas estradas do tempo. você acha isso pouco?

      Excluir
    2. O Golf foi o primeiro hot hatch do planeta, quer mais ou isso já basta?

      Excluir
    3. Títulos? Golf 7 foi World Car Of The Year, European Car Of The Year, Carro do Ano nos EUA, Carro do Ano na Alemanha, Carro do Ano no Japão (1 importado a ganhar o prêmio), Carro do Ano na Austrália, Carro do Ano no Brasil, The Best Of bests nos EUA...Motortrend Car Of The Year....
      Ganhou todos os prêmios e comparativos que disputou...

      Tá bom de títulos para você? Já o Focus mk3 não ganhou nenhum (mas nem por isso deixa de ser um bom carro).

      Excluir
  11. Engraçado essa situação, um no quintal do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim.
      O Focus fica quietinho no quintal do Golf (Alemanha).
      O Golf canta de galo no quintal do Focus (gordolândia).

      Excluir
    2. Enquanto isso na pobrelândia....

      Excluir
  12. Muito mais o Focus, ainda mais para quem quer um carro esportivo o câmbio manual é bem mais divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Rodrigo, só quem não quer enxergar pra ñ ver a óbvia vitória do Focus.

      Excluir
    2. Realmente, por isso que os carros mais rápidos do mundo não são manuais.

      Excluir
  13. Até na gordolândia o Golf espanca o Focus....

    ResponderExcluir
  14. O focus é mais impactante, mais bonito e robusto, e com certeza nos estados unidos vai vender mais que o golf, eu vou de focus sem duvida, estou se estes dois carros fosse vendidos no brasil por esses preços.

    ResponderExcluir
  15. Prefiro o Focus RS. Mas sem querer desmerecer o golf, penso que ele é uma referência, não um mito. Minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  16. ford focus , sempre tentando alcançar o golf, mas está sempre atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atrás?? 0,4 segundos na frente até os 100 Km/h e depois deve abrir vantagem muito maior...

      Excluir
  17. Apesar do GOLF ser top, prefiro o Focus, visual diferenciado e outros pormenores...

    ResponderExcluir
  18. Poxa, podia vender o Golf GTI com câmbio manual aqui.

    ResponderExcluir
  19. Focus RS dá um pau no golf r..Já era esperado além de ser muito mais bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a VW utiliza-se o 2.5 que possui acho que seria mais justo e ai eu queria ver, comparar um 2,3 com um 2,0 e facil rsssssss

      Excluir
    2. Estão querendo usar o 2,5 no r8 com 600 cv...

      Excluir
  20. Dessa vez fico com o focus, so se fosse o R400

    ResponderExcluir
  21. Saber qual dos dois é melhor é muito mais um fator pessoal do que aspectos aceleração, leveza, etc. O focus RS é um carro mais purista, com câmbio manual mesmo e um sistema de tração integral diferenciado, com função drifting, que permite uma traseira mais solta, se assemelhando a um carro de tração traseira. Ele seria a opção mais divertida, mais carro de fim de semana, e mais diferenciado também, com visual mais exagerado e exclusivo. Já o Golf faz tudo muito bem, como a grande maioria dos carros alemães. É mais "comportado" dinamicamente, ele por exemplo não escorrega nada em curvas, o DSG troca as marchas mais rapidamente ( o Golf R vem com câmbio manual de série, mas a VW prioriza marketing no DSG). O Golf R, apesar da da esportividade, comparado ao focus não tem uma tocada mais divertida, tipo carro de piloto de fim de semana. Por outro lado, tem também grande público de pessoas mais conservadoras e que querem mesmo um carro que faz tudo muito bem. Carlos, com relação aos EUA, fui mês passado para lá e vi muito mais novo focus reestilizado do que Golf nas ruas. O público americano tem uma coisa que muito nos falta, o patriotismo. Então o simples fato do focus ser um carro de marca americana fabricado nos EUA já é visto com grande vantagem pelo consumidor desse país, assim como ocorre com a volvo na Suécia, onde é marca nacional e líder do mercado, apesar de oferecer carros mais caros que os líderes de outros países vizinhos. Além disso, o seguimento de hatches nos EUA é mais fraco que uma Honda Biz, e o indivíduo que que gastar a grana de um Mustang conversível 5.0 V8 quer algum diferencial esportivo, um carro mais divertido, de piloto. Então acredito que o Focus será melhor naquele país do que o Alemão. Eu que gosto muito da dinâmica do meu Golf highline fico só imaginando como é o Golf R, fenomenal certeza. Iria de Golf R manual azul! (Por enquanto, gosto de carro mais comportado, apesar de acerto esportivo, mas se preferisse me sentir um verdadeiro piloto, focus RS!)
    Abs

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cidadão como esse Ramon Alencar (hater da Volkswagen que só fala asneiras) não acrescenta nada ao blog. É só ver todos os seus comentários imbecis.

      Excluir
  23. Focus é melhor, mais bonito e anda mais... Focus nelesssss!!!!

    ResponderExcluir
  24. Engraçado que só por que o Focus RS anda mais que o Golf R, o assunto desempenho na postagem não foi muito comentado, e também não teve tanto destaque o link, vai entender nê?!!! Entre esses dois modelos se fosse vendido no nosso pais e eu tivesse "bala na agulha" pra comprar um dos dois, ficaria com o Golf R devido o seu design mais sóbrio tanto interno como externo, pois um carro que faz 0 a 100 em 4.9 s e tem muitos atributos não pode ser considerado ruim,apesar de andar menos que o Focus RS,mas vai do gosto de cada um!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois, também ficaria com o Golf apesar de achar o Focus uma compra mais racional. No Brasil acho que o preço do Golf R não seria muito agradável.

      Excluir
  25. Marginalmente mais barato, pouco mais de U $ 100.00

    ResponderExcluir
  26. Versões apimentadas com preço quase equivalente a focus 1.6 aqui no Brasil... Ooooooo derrota!

    ResponderExcluir
  27. Versões apimentadas com preço quase equivalente a focus 1.6 aqui no Brasil... Ooooooo derrota!

    ResponderExcluir
  28. Golf é espetacular, Focus é magnífico, o foda mesmo é não poder ter nenhum dos 2.

    ResponderExcluir
  29. A Ford vestiu um esportivo como deve ser mesmo, e isso faz o consumidor gostar ou odiar seu visual. Nas fotos o azul não caiu bem. O golf por ser GTI poderia ser um pouco mais arrojado.

    ResponderExcluir
  30. 35 pilas, na Europa, eu pegava o hot hatch ABSOLUTO: Lancia Delta HF Integrale Evo II.

    ResponderExcluir
  31. Não há nada a dizer por ora.

    O novo sistema de tração 4WD que estréia no Focus RS é ainda desconhecido de todos os especialistas.

    Precisamos aguardar os primeiros testes para se aferir como se comportarão as embreagens no eixo traseiro, já que a promessa é de alta velocidade em curvas.

    A conferir e aguardar.

    Nada mais.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.