O Volkswagen CrossFox I-Motion 2016 chegou ontem (14/07/2015) para iniciar um teste de longa duração, e desde então já rodamos cerca de 140 quilômetros com o veículo, permitindo uma análise inicial e comparação com o Up! I-Motion.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion

Como informamos ontem, a equipe foi buscar o CrossFox I-Motion com o Up! I-Motion da frota de longa duração. A primeira e notável impressão que se tem quando se sai do up! I-Motion para o CrossFox I-motion é uma diferença brutal de desempenho, a favor do Fox.

VWup I-Motion (automatizado) 2016

Isso é esperado, tendo em vista que o up! I-Motion adota um motor 1.0 12V de 82 cavalos, enquanto o CrosFox I-motion 2016 vem com o motor EA-211 1.6 16V de 120 cavalos.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion

Entretanto, nesses contatos iniciais pode-se perceber que a curva de torque desse motor 1.6 16V do CrossFox é bem favorável, ofertando muito torque já em baixos regimes, o que dá a sensação de grande agilidade - pequenos movimentos no acelerador tem respostas vigorosas do carro.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion

Além disso, o motor se mostra muito elástico, com uma curva de torque muito plana ao longo da faixa de rotações, o que favorece o escalonamento das marchas da transmissão I-Motion.

Transmissão I-Motion de 2ª geração

Um aspecto que estávamos curiosos para conhecer era sobre o funcionamento dessa segunda geração da transmissão I-Motion do Fox. Temos uma experiência positiva com o I-Motion do Up!, o que torna a tarefa do Fox ainda mais desafiadora.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion

Entretanto, a impressão inicial dessa transmissão I-Motion do CrossFox é que se trata de uma solução mais madura, com um funcionamento bem suave, se assemelhando muito às transmissões automáticas convencionais.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion

Ela tem também um funcionamento superior ao do Up! I-Motion - certamente ajudada pelo motor mais potente. No Up! I-Motion, observa-se um vazio entre as trocas de marchas, e isso foi praticamente eliminado no caso do Fox I-Motion. É claro que se percebe a mudança de marcha, mas a descontinuidade de oferta de torque é agora praticamente inexiste.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion - interior

Com isso, o funcionamento dessa transmissão I-Motion do CrossFox 2016 se assemelha em muito ao de transmissões automáticas convencionais, como a de quatro marchas do HB20 1.6 (veja teste com o HB20 1.6 Automático clicando aqui), sobretudo em função da suavidade de funcionamento.

VW Fox 2016 - sensor de estacionamento

Outro ponto positivo dessa transmissão é a opção de trocas manuais por meio de seletores de trocas posicionados atras do volante, em posição extremamente ergonômica.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion - shift paddles

Entretanto, ainda não testamos a exaustão o funcionamento desse recurso - o que ficará para outro artigo.

Bom para cidade e bom para a estrada

Outro ponto positivo do CrossFox I-Motion em relação ao up! I-Motion é o fato de o Fox ser um carro bem preparado para se usado em estrada, oferecendo desempenho que dá muito segurança para ultrapassagens. O fato de ser um carro maior, mais largo e pesado reforça essa sensação.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion - espaço traseiro

O Up! I-Motion pode ser usado em estrada, mas fica claro que o seu habitat natural é em cidade mesmo, para percursos urbanos, buscar crianças em escola, etc. Em estrada, a ausência de mais potência do motor fica clara quando se compara com o CrossFox I-Motion.

Interior

Outro ponto notável é o interior deste CrossFox I-Motion 2016, totalmente revestido em couro, com um painel com mais informações e de visualização mais fácil que o do up!. O cluster é bem amplo, com ótima visualização diurna e noturna, e ainda oferece informações em formato digital.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion - painel - interior

O acabamento interno apresenta o tradicional e elevado padrão da Volkswagen, com encaixes perfeitos e materiais de qualidade. No console central há a magnífica central multimídia Discover Média, com tela de 6,5 polegadas e que estreou neste modelo 2016.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion - Central Multimídia Discover Pro

Essa central é bem mais sofisticada que o Maps and More do up!, porém, a impressão inicial é a e que ela é bem mais amigável no uso, permitindo a entrada de dados de GPS, por exemplo, de forma bem mais simples.

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion - Central Multimídia Discover Pro

A ergonomia geral é muito boa, com todos os comandos à mão. A posição de dirigir é facilmente encontrada por meio dos ajustes de altura do assento do motorista e do volante - regulável em altura e inclinação.

Conclusão

VW Fox 2016 CrossFox I-Motion

O VW CrossFox I-Motion 2016 deixa impressões iniciais positivas, com destaque para o ótimo motor, com excelente desempenho e elasticidade; transmissão I-Motion com funcionamento muito suave e o interior com bom acabamento.

23 Comentários

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  1. Esse carro anda muito para um 1.6 16v aspirado! Já acelerei com um desses uma vez, tive que colocar 130-140 km/h numa subida para passar! Já tive um Palio Sporting E.torQ e posso afirmar com todas as palavras que esse CrossFox anda muito mais que o Palio Sporting. Parabéns para VW!

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    1. O interior do CrossFox ficou muito bom, outro detalhe interessante é essa central-multimídia e o Park Pilot que é bastante útil! A frente desse CrossFox também ficou muito bela!

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    2. Acelera, por acaso você já vendeu o golf?

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    3. Infelizmente ainda não, caso eu não o venda até dia 15 de agosto devo troca-lo na concessionária por outro Golf.
      Abraços.

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    4. Na verdade, estou perguntando porque tenho interesse em adquirir um golf seminovo. Quanto você está querendo por ele?

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    5. Tenho em mente 85 mil reais, o carro foi faturado em 09/04/2015, atualmente ele tem pouco mais de 2.700 km.
      Abraços.

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    6. Rapaz!!! em plena crise se ta rasgando dinheiro hein!!! vender um carro com 3 meses de uso e 2.700 km, se e loco cachoeira!!!

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    7. Esse é um bom carro, mas não sou fã desse cambio automatizado. Prefiro o manual e de preferência com uns 5 mil km rodado pq desvaloriza demais ao tirar da css e é muito caro tbm. Tá chovendo crossfox completo ou quase completo por 53 mil.

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    8. Caro NDA!!

      Esse novo motor 1.6 da Volks realmente parece ser muito bom, mas afirmar que ele anda muito mais que o Palio Sporting já não acho pois pelo numero de testes eles tem um desempenho ate semelhante, Fox 1.6 16v 0 a 100 em 11.1 s Palio 1.6 em 11.3 s( é a versão essence visto que o Sporting tem o mesmo motor vamos considerar o mesmo desempenho) em retomadas o Fox com o novo motor se sai melhor devido ao duplo comando variável presente no seu motor que faz uma boa diferença em baixas rotações no motor 1.6 da Volks. Claro que o Fox anda um pouco mais que o Palio Sporting mas não é essa diferença toda que o amigo acha, o Gol com esse motor sim tem uma diferença de desempenho grande em relação ao Palio Sporting,devido ao motor ser mais moderno e também ao seu baixo peso da carroceria.Fontes para comparação( http://www.car.blog.br/2014/03/novo-gol-16-16v-x-hb20-16-x-palio.html ; http://www.car.blog.br/2014/09/novo-vw-fox-highline-16-16v-consumo-e.html). No mais o Fox Highline é uma ótima pedido hoje num mercado tão orfão de bons carros!!!!Abraços

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    9. Acelera,

      Vai comprar um Golf GTI Exclusive? Show de bola!

      Abraços.

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  2. Muito bonito, muito bom. O que mata é o preço!

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  3. Acho o visual da versão Pepper branco, com o pacote em preto mais legal..... !!

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  4. Em meu fox highline COM 5 ADULTOS E MUITA MAS MUITA BAGAGEM MESMO tanto que nem coube no porta malas aumentado pra 353L e tivemos que levar algumas nos colos sobre as nossas pernas E O CARRO ANDOU MUITO BEM GENTE e subidas ele se mostrou muito bem e uma média de 13km por litros

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  5. A posição desta central multimídia não fica muito baixa, obrigando o motorista a desviar o olhar da pista? Andei em um Sandero e a dele fica na mesma posição e não gostei muito, e a do Sandero ainda tem o agravante de ter a tela com pouca qualidade refletindo a luz. A posição da central do 208 considero a melhor.

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    1. Realmente a posição da central do 208 é perfeita, além de ser uma central muito boa. Essa nova central da VW tb parece ser top.

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    2. Realmente Cristiano Lau a central multinomia do nosso Crossfox é mais baixa . Estranhei um pouco porque rodava com o Maps and More do Up! Imotion que ficava bem na altura dos olhos . Entretanto o fato de estar mais baixa tem a seu favor a não incidência da luz solar durante o dia sobre ela. E vamos combinar deviar o olhar da estrada para qualquer lugar é sempre perigoso seja qual for a altura!

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  6. Fox imotion 1.6 ea211. Sonho de consumo! Se depender, tá mais caro que o golf.... kkkkk

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  7. Se eu fosse comprar um Fox seria a Versão Highline com pacotes "Modo Segurança I" w "Modo Tecnológico com Sistema de Som, Navegação Discovery Media e App- Connect " ficaria tudo isso por praticamente 59 mil( R$58 920 mais precisamente..) e seria um baita carro, o único porem no meu ver do Fox é sua plataforma antiga, que querendo ou não tem um teste de colisão que faz mais de 10 anos a traz e a Volks ainda não fez um mais recente para aqui no nosso pais, então fica aquele "porem" quanto a eficacia das 4 estrelas adquiridas a mais de 10 anos atras quando os teste eram "menos exigentes "do que hoje. Mas fora isso é um bom produto ainda mais num mercado tão inflacionado como é o nosso hoje!!!

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  8. Estou há apenas dois dias com o Crossfox e já me apaixonei por ele: desempenho ótimo, segurança nas ultrapassagens, ergonomia perfeita. Devido às inumeras possibilidades de ajuste ele se torna confortável para pessoas bem altas( meu marido tem 1.80m) como para pessoas de baixa estatuta como eu( 1.55m) ,Roda macio e sem ruídos internos.

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  9. o funcionamento dessa transmissão I-Motion do CrossFox 2016 se assemelha em muito ao de transmissões automáticas convencionais, como a de quatro marchas do HB20 1.6 (veja teste com o HB20 1.6 Automático clicando aqui), sobretudo em função da suavidade de funcionamento.

    Quem andou nos dois não tem como concordar. Abraço.

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    1. Pura verdade Felipe Fritz ! Muito diferente do Up!Imotion. A sensação é estardirigindo um carro automático.Mudanças de marcha mais rápidas e sem aquele " vazio" entre as mudanças de marcha do automatizado. Imperceptivel a mudança de marcha. Estou adorando!

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  10. Tenho o cross fox 2014/2015 16 vávulas. Estou gostando muito. É um carro muito econômico, dando uma média de 14 km/litro na gasolina, usando ar condicionado. Acredito que ele possa chegar aos 18km/litro sómente na estrada. Parabéns à VW. Estou de olho no modelo 2016 motion.

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  11. Namorando um... Terei só que me acostumar com porta malas!

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