A Volkswagen do Brasil anuncia um investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), até 2018. O aporte tem como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia para motores, a TSI, que agrega ao motor mais desempenho e menos consumo.

Volkswagen up! Turbo - TSI

Presente na linha de importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI será o up!, com um diferencial: o motor será Total Flex. Com isso, o veículo será o primeiro 1.0l Flex produzido no Brasil a contar com essa inovação. O vídeo abaixo faz uma breve apresentação.



O motor 1.0l TSI Total Flex é o propulsor com a melhor eficiência energética da Volkswagen no mercado brasileiro e faz parte da nova geração de motores EA211, que, além do TSI, conta com as versões 1.0l de três cilindros e a 1.6l de quatro cilindros, presentes em modelos como o up!, Fox, Gol Rallye e Saveiro Cross.

Volkswagen up! Turbo - TSI

O motor TSI conta com injeção direta de combustível, dois comandos de válvulas variáveis e turbocompressor. No caso do motor 1.0l três cilindros, a potência aumenta de 82 cv para 105 cv, abastecido com etanol. Com gasolina, o novo motor TSI atinge 101 cv de potência máxima. O torque do TSI é de 165 Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina. Segundo a VW, esse motor dará ao up! o melhor desempenho no segmento de compactos no mercado brasileiro.

Fases do investimento

Os novos investimentos na fábrica de São Carlos serão divididos em três fases, com o foco na nova família de motores EA211: uma linha de produção de motores, incluindo a linha específica para montagem de componentes necessários para a fabricação dos motores TSI; uma preparação para o aumento da capacidade produtiva da fábrica e uma nova e inédita linha de virabrequim. O vídeo abaixo detalha as alterações na fábrica.



Entre 2012 e 2013, a fábrica já havia recebido R$ 425 milhões, para o desenvolvimento do novo prédio produtivo e instalação de novas linhas para a produção dos motores EA211 e para o aumento de capacidade produtiva dos motores EA111 na unidade.

Virabrequim

O investimento possibilitará também a implantação de uma nova linha de virabrequim em São Carlos, a partir início de 2016. Com isso, a marca deixará de importar parte do volume total de outras fábricas da Alemanha e produzirá no Brasil um item que, em sua maioria, era importado da Alemanha.

Volkswagen up! Turbo - TSI - motor

A linha de usinagem de virabrequim, uma das peças vitais do motor, terá excelência em tecnologia e utilizará equipamentos com o mesmo conceito das linhas de virabrequim do Grupo Volkswagen no mundo.

Árvore de manivelas, também conhecido como virabrequim, possui precisão micrométrica e é o componente do motor (ao qual estão presas as bielas e pistões) responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque, que é enviado às rodas e movimenta o carro.

Família EA211

A família de motores EA211 é a mais moderna fabricada pela Volkswagen no Brasil, produzida na fábrica de São Carlos, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção, quanto aos recursos tecnológicos de que dispõe.

Fábrica de motores de São Carlos - Volkswagen do Brasil

O novo motor – cujo nome completo é EA211 1.0l R3, em que o “R” identifica o termo alemão “Reihe”, “linha” em português – é um projeto global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível.

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Só faltou para o up, o cambio automatizado DSG de dupla embreagem que equipa o golf 7, cambio do focus 2.0 automatizado dupla, cambio golf 7 1.4 automatizado dupla.

    ResponderExcluir
  2. realmente é muito difícil balancear um motor de 3 cilindros. a volks teve que redesenhar a fabricação dos virabrequins para ter um motor realmente sereno e eficiente. enquanto a concorrencia usa motores completamente desbalanceados exigindo demais dos coxins e carroceria. agora tenta explicar isso pro brasileiro que está na duvida entre uma carroça PALIO e um automovel de qualidade superior como o UP... brasileiro tem o que merece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil, quem tem Palio ou pretende ter um, basta fazer o best-drive do Up; decisão fácil de tomar em favor do Up, que está 10 anos a frente do "New" Palio. Estamos no terceiro Up, só alegria. O mais novo da frota é um Cross Up, show.

      Excluir
    2. Palio vende mais porque é mais barato, ou você acha que todo mundo tem 37-50mil para investir em carro? Alias, qualquer carro é um péssimo investimento, tanto Palio como Up, se você colocar no papel quanto é o gasto com desvalorização, manutenção, estacionamento, financiamento/consorcio, combustível, seguro, limpeza, contingências, custo de oportunidade, veria que um simples gol 1.0 pode chegar a custar 1.500 reais por mês para manter, fora os preços absurdos de aquisição. Em muitos casos seria muito mais barato andar só de taxi do que manter um carro,O brasileiro está em crise por causa dessa mania de ter "status", achar que carro é um bom negócio, achar que empréstimo é bom negócio. Concordo com o Julio: "brasileiro tem o que merece...".

      Excluir
    3. É Renato...não tenho contra-argumento pra sua colocação, resta-me sugerir-lhe uma bela bicicleta daquelas com freio a disco nas duas rodas ou quem sabe uma Biz 150 cc. Mas lembre-se, utilize sempre um bom capacete. Já, o taxi só em ultimo caso, carros sujos, mal mantidos, motorista que vc não conhece; não, o taxi nunca vai substituir um carro 0km, isto se vc puder possuir e conduzir um. Aproveitando, Palio vende porque o consumidor médio é leigo; hoje o Palio (New) tem os mesmos preços do Up. Sds

      Excluir
    4. Eddie, não disse que ninguém pode ter carro. Eu mesmo tenho carro. Mas no momento que comprei o meu sabia que estava fazendo um mal negócio financeiramente. Tem muitas pessoas que não sabem calcular o real valor de manter um carro. O carro nos proporciona muita alegria, mas cobra caro por cada segundo. Cabe a cada um avaliar se tem condições de manter um.

      Excluir
    5. Exatamente Renato, hoje um VW Up custa sem incluir estacionamento, gasolina, pneus e eventuais reparos, próximo de 4k por ano, é um bom dinheiro! Mas carro não é negocio e já foi o tempo que era investimento, carro é necessidade pra muitos e deleite pra alguns, só isso. Sds

      Excluir
    6. cara, se está caro demais pra ter um carro, realmente não tem jeito... vá de bicicleta, moto, etc. reclamar não resolve nada. agora usar isso como argumento pra andar de carroça não rola. anualmente sai mais em conta um carro médio antigo do que uma carroça zero. tenho certeza de que você será muito mais feliz dirigindo um bom carro, sabendo o que tem nas mãos, nem que seja um clássico dos anos 90, bem cuidado. aí sim terá um bom custo/benefício anual. fiz muito isso. quando você dirige muito tempo uma carroça isso influencia no seu comportamento, vai irritando o cara aos poucos. é sério. o carro é tão ruim que estressa a pessoa. quando você está num carro bom, mesmo que seja antigo, este estresse desaparece e se torna um prazer. já que você quer economizar eu sugiro isso. fiz muito isso e não me arrependo.

      Excluir
    7. Julio, não esquece dos resultados de crash test, pois são muito poucos os carros com 5 anos de uso ou mais, que foram bem nos ensaios de impacto, exceto os importados alemães. Carro 0km hoje pra valorizar tua grana tem que ter bons resultados no crash test. Sds

      Excluir
    8. Concordo Júlio. Durante anos andei nessas carroças 1.0 e há anos estou plenamente satisfeito com meus importados, antigos, mas premium. Sem comparações, o custo benefício é infinitamente melhor, principalmente porque hoje temos como importar fácil e diretamente as peças, sendo que no exterior a oferta de peças é ampla, diferentemente da terra da mandioca (Brasil).

      Excluir
  3. Falou pouco mais falou bonito JULIO! concordo com tudo que disse.

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei o UP o melhor carro da categoria, em vários aspectos. Sempre bati na questão do preço, por achar q vale menos do q a VW pede. Agora, com esse tanto de aumento de todos os fabricantes, numa crise dessas, to tão desanimado q nem sei mais o q pensar, às vezes o preço do UP é esse mesmo e pronto.

    ResponderExcluir
  5. esse negocio de não vou comprar um objeto tal por que hoje eu compro por 10 e amanhã só vale 4 ou 5 e a pior besteira do mundo. minha gente caixão e mortalha não tem bouço não, e mesmo se tivesse não conseguamos levar esse papel moeda que muitos ôs idolatram como se foce JESUS; apos o meu eu gasto com consciência mas eu gasto e sempre que eu poder eu vou preferir o novo ao Ives do usado

    e quanto ao brasileiro ser desenformado e verdade se o brasileiro gostasse de ler nos blogs, revistas, jornais e ate mesmo programas automotivos nesse pais não se vendia GOL ,,, PALIO,,, CELTA,,, CLASSIC,,, UNO.. ONIX e só venderia HB-20 ,,, NOVO K ,,, PICANTO E MUITO VW UP que não adianta nem discutir ele e o melhor dessa categoria.

    ResponderExcluir
  6. Sou bancario e tenho um prisma 2012. São muito interessantes esses comentários, às vezes técnico demais. São empregados das montadoras ou revendedoras ou donos que acham que são os mais inteligentes do mundo e defendem seus carros. Tudo comentário parcial demais. Seria interessante a pessoa dizer a profissão e carro que tem antes do comentário. Eu compraria um up, e logo após o lançamento recomendou a uma colega q acabou comprando e gosta muito do carro

    ResponderExcluir
  7. Sou bancario e tenho um prisma 2012. São muito interessantes esses comentários, às vezes técnico demais. São empregados das montadoras ou revendedoras ou donos que acham que são os mais inteligentes do mundo e defendem seus carros. Tudo comentário parcial demais. Seria interessante a pessoa dizer a profissão e carro que tem antes do comentário. Eu compraria um up, e logo após o lançamento recomendou a uma colega q acabou comprando e gosta muito do carro

    ResponderExcluir
  8. Tenho um UP e é nítida a qualidade em relação a qualquer outro popular, uno, pálio são um monte de plásticos ambulantes. Não há nível de comparação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem