Os nossos dois Volkswagen up! - Move up! Manual e White up! Automatizado - estão em fases diferentes do teste, e este post fará o posicionamento da situação dos dois carros, e uma avaliação do serviço de pós-venda da marca.

Volkswagen up! 2015 - Move-up! Prata Completo - teste

Começando com o Move-up! Manual, o carro se aproxima de 30.000 Km, sendo que, no último report sobre o modelo informados que tínhamos tido um problema com o difusor de ar direito, que se soltou. Esperamos chegar à segunda revisão para solicitar o reparo, mas a concessionária não fez o conserto, visto que precisava de autorização da fábrica, e ficaram de nos informar quando poderíamos levar o carro para correção.

Volkswagen up! 2015 - Move-up! Prata Completo - teste

No dia seguinte recebemos o contado da autorizada informando que a fábrica havia autorizado o conserto dentro da garantia. Entretanto, demoramos um pouco para levar o carro, pois estávamos envolvidos com a correção do problema de vazamento de combustível do up! I-Motion (que relataremos mais abaixo).

Volkswagen up! 2015 - Move-up! Prata Completo - teste

Assim, levamos o carro à autorizada que substituiu o difusor e nos entregou o carro no mesmo dia, com a peça perfeita, conforme imagem abaixo.

Volkswagen up! 2015 - Move-up! - interior - espaço dianteiro

De modo geral estamos satisfeitos com o serviço de pós-venda da Volkswagen, que entrega o carro no mesmo dia, ou, no máximo, no dia seguinte. O custo das revisões ficaram dentro do estabelecido pelo site, sem surpresas, e todos os problemas reportados pelos dois carros foram resolvidos.

Volkswagen up! 2015 - Move-up! - interior

Com relação ao funcionamento geral do Volkswagen up! Move-up!, é importante considerar que este veículo foi submetido a condições relativamente severas de uso, frequentemente em estradas de terra, e por pelo menos 4 motoristas diferentes.

Volkswagen up! 2015 - Move-up! - interior - espaço traseiro

Mesmo assim, ele chegou a quase 30.000 Km íntegro, sem qualquer ruído interno, sem sinal de peças de acabamento soltas, apresentando a mesma solidez estrutural e a mesma sensação ao rodar de quando era Okm. O vídeo a seguir mostra o modelo sendo conduzido em percurso urbano e em estrada.



Volkswagen up! I-Motion - vazamento de combustível - atualização

No caso do modelo I-Motion, há algum tempo vínhamos observando um cheiro de combustível quando se abastecia o carro, e isso foi decorrente de - provavelmente - uma mordida de cachorro na caixa de roda traseira, que afetou a mangueira do respiro do taque de combustível. O vídeo a seguir traz detalhes sobre isso, e, depois, considerações sobre o funcionamento da transmissão I-Motion em uso urbano, e também alguns aspectos que entendemos que poderiam melhorar no up!.



Esse problema com o respiro foi identificado pela concessionária, que recomendou a troca do tanque, mangueira e bocal - por um preço de R$ 1.200 reais. Evidentemente que o serviço não seria coberto pela garantia - até mesmo porque nosso carro não tem garantia, já que foi adquirido em leilão da frota da VW.

Volkswagen up! Automatizado I-Motion - teste

Ocorre que optamos por não autorizar o serviço imediatamente, e o levamos a uma oficina independente de nossa confiança. O diagnóstico foi o mesmo: necessidade de se trocar toda a peça - tanque, mangueira e bocal, visto esta é uma peça única, e não há possibilidade de trocar apenas a mangueira, pois não são peças separadas. O orçamento para reparo ficou em R$ 850 reais para a peça, e mais R$ 150 reais de mão de obra. Uma diferença de R$ 200 reais para o valor da concessionária - então optamos por fazer o serviço na autorizada.

Volkswagen up! Automatizado I-Motion - interior - painel

Entretanto, a oficia de nossa confiança deu uma solução paliativa para o problema, envolvendo a mangueira de respiro por uma fita adesiva de vedação - o que fez o problema ser resolvido de forma temporária, para que possamos esperar a peça ser pedida e chegar à autorizada, para substituição.

Pós-Venda - Volkswagen: avaliação

Esse episódio, porém, serviu como uma avaliação do serviço de pós-venda da Volkswagen, que novamente funcionou de forma correta e exemplar: identificou o problema rapidamente e propôs a solução correta, e com custo competitivo frente às oficinas independentes.

Dessa forma, a nossa experiência com muitos carros com o serviço de diversas autorizadas da Volkswagen é boa, com a rede apontando os problemas corretamente, e os solucionando de forma rápida. As revisões estão sendo feitas com os valores estipulados, sem surpresas.

O que pode melhorar o up! I-Motion

Assim como apontamos no vídeo do up! I-Motion, o uso mais prolongado do up! I-Motion já aponta alguns itens que poderiam ser incorporados ao modelo, que o melhorariam significativamente.

O primeiro e mais importante seria o Hill Assit - Assistência de Saída em Rampa. Esse item presente em diversos carros segura o carro parado em rampas por 3 segundos quando se solta o freio de serviço, dando tempo para o motorista acionar o acelerador e não ter que recorrer ao freio de mão. Esse item é fundamental em carros com transmissão automática/automatizada, e não está presente no up!.


Outro equipamento que não pé oferecido nem como opcional é o controle de estabilidade, alerta de velocidade e "piloto automático". Tais itens são oferecidos no up! europeu, e ampliam bastante o conforto e a segurança, e são ainda mais fundamentais em carros automatizados.

Volkswagen up! Automatizado I-Motion - teste

Já quanto aos itens de conveniência, consideramos que a Volkswagen poderia incorporar no up! um porta-óculos, e um porta-objetos central, similar ao usado pelo Skoda Citigo - irmão gêmeo do Up! vendido na República Checa.

Conclusão

Volkswagen up! Automatizado I-Motion 2015 - teste

Os nossos dois Volkswagen up! de teste de longa tiveram pequenos problemas no último mês, sendo que no caso do I-motion foi algo relativamente grave - vazamento de combustível.

Volkswagen up! Prata 2015 - completo

Os casos serviram para testar o funcionamento do sistema de pós venda da Volkswagen, e o resultado foi satisfatório, com a rede apontando os problemas e as respectivas soluções com precisão.

15 Comentários

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  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. "é importante considerar que este veículo foi submetido a condições relativamente severas de uso, frequentemente em estradas de terra"
    Forçou aí hein.. Diz que não tem sinal de peças de acabamento solta e ao mesmo tempo relata que soltou o difusor. Eu nunca vi um difusor soltar assim..

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    1. Já aconteceu com um carro meu quando um passageiro ao entrar deu uma joelhada no difusor.

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    2. Peças podem se soltar sim, basta serem montadas inapropriadamente mesmo que visualmente o resultado seja perfeito.

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  3. Olá Fábio LM não deixe de responder nome do lugar você test driver,obrigado.Jorge

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  4. O up! é um excelente carro, estou muito satisfeito com o meu! Ele tem tudo o que um carro urbano precisa!

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    1. Meu Golf tá paradinho em casa. Só ando de up! agora. O consumo é quase metade do registrado pelo Golf. É quase tão prazeroso de ser conduzido em cidade, sobretudo esta versão I-Motion. O desempenho é bom, com bom torque em baixa, deixa o carro bem esperto.
      A transmissão I-Motion funciona bem e é bem agradável em cidade. Gosto do fato de não ter creeping, mas falta o Hill Assist.
      Sistema de som excelente, posição de dirigir perfeita, silêncio interno, ótima visibilidade, muito estável em curvas (o meu tem roda 15 e pneus 185).
      O volante tem pega perfeita.
      O Up! é um carro que vc fica inventando coisas para sair e andar com ele, de tão agradável que é. Muito bom mesmo. Bem ao contrário do Ka que eu tive, e tive que vender pois não consegui me adaptar ao motor sem torque algum em baixa, cãmbio de curso muito longo, muito ruído interno e acabamento de baixa qualidade tanto interno quanto externo.
      Já o up! tem silêncio interno digno de carros de categoria superior. O espaço na dianteira chega a ser inacreditável. Tem mais espaço na frente que Golf, Focus. Inacreditável. Acho que o up! é um dos carros mais espaçosos que existe na dianteira, mesmo quando comparado com carros de categoria bem superior.
      Entre os compactos é covardia. O Ka e o Uno são apertadíssimos na dianteira. O up! é quase uma sala de estar comparado com eles.
      Muito bom mesmo o carrinho.

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    2. Pega leve no exagero aí, já dirigi tanto o Ka quanto o up, e o up tem uma pequena vantagem no espaço dianteiro, mas nada absurdo do tipo "O Ka e o Uno são apertadíssimos na dianteira. O up! é quase uma sala de estar comparado com eles."
      Apertadíssimo? Não mesmo. Tenho 1,80m, 85 kg e me acomodei muito bem no Ka. Não me senti apertado em nenhum momento. Menos fanatismo, por favor.

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  5. Olá Flávio LM eu to esperando nome deste lugar lindo,pois voce não quer citar o nome, tudo bem.Sou få do car-bloq.
    Abraço Jorge

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  6. Olá Flávio LM eu to esperando nome deste lugar lindo,pois voce não quer citar o nome, tudo bem.Sou få do car-bloq.
    Abraço Jorge

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  7. Vale deixar claro que a conclusão sobre a qualidade dos pós venda depende da concessionária que no caso você literalmente deu sorte.

    Gostaria de poder levar o meu na mesma, pois aqui só me dizem que é características de projeto ou que vão averiguar junto a montadora e acaba ficando por isso mesmo.

    Agora na segunda revisão vou tentar a sorte em outra CSS...

    Ando em paralelepípedos todos os dias, já tirei alguns "grilos" do carro pois duvido que a CSS iria desmontar o caro para achar o problema, pelo menos estou conhecendo bem as "entranhas" do up! e atestando a boa qualidade da montagem.

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  8. Como moro numa cidade que só tem uma CSS, não tenho o direito de escolha.Minha primeira opção era o Up! Mas o atendimento foi um lixo, então descartei completamente a volks de futuras compras. Talvez na capital, mas daí ter de fazer revisões por aqui, temo ter um atendimento tão ruim quanto.

    Acho que pior que a Volks, só a Fiat aqui, imagino pq são tradicionalmente as que mais vendem, aí a empáfia subiu à cabeça...

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  9. Não entendo quem pede Hill Assist em carro automático/automatizado.
    São somente dois pedais, e temos dois pés.
    Segura o freio com o esquerdo e vai acelerando com o direito.

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    1. Concordo Lucas, mas tenho medo de isso desgastar os freios do carro e levar a uma falha no futuro. Mesmo assim sempre faço esse procedimento, pois realmente é necessário em subidas.

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