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Novo Focus Fastback 2016: preços, consumo e ficha técnica

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A Ford do Brasil apresenta oficialmente o novo Ford Focus 2016 com carroceria de três volumes - veículo que, além do visual, traz um novo nome, Focus Fastback, que se insere na estratégia de tentar seduzir compradores com mais de 35 anos e entusiastas de carros, diferenciando-se do perfil conservador dos líderes do segmento, Corolla e Civic.

Novo Focus 2016 Fastback

A grande alteração é na parte estética, que traz a dianteira com a estética atual dos modelos Ford, com a grande ao estilo "Aston Martin". Já a traseira, que se segue à suave caída do teto, traz novas lanternas, com desenho mais discreto. Além do visual, o coeficiente de penetração aerodinâmico melhorou de 0,306 para 0,296.

Novo Focus 2016 Fastback

Em termos mecânicos o Focus Fastback mantém o motor 2.0 DirectFlex, 2.0 de 175 cavalos (Etanol) e 178 cavalos (gasolina), e torque de 21,5 Kgfm (Etanol) e 22,5 kgfm (gasolina), mas com aperfeiçoamentos, como o sistema de desligamento de cilindros para proteção e desligamento automático do motor, após 30 minutos em marcha lenta.

Novo Focus 2016 Fastback

Esse motor está sempre associado a uma transmissão automática de dupla embreagem Powershift, que a Ford chama de "sequencial", pois quer se diferenciar dos câmbios automáticos convencionais - por ser dupla embreagem. A empresa não quer chamar de automatizado, também, para não confundi-lo com as transmissões de operação automática de mono-embreagem.

Novo Focus 2016 Fastback

Os resultados em termos de performance e consumo (Revista AutoEsporte), comparados com Corolla, Civic e Citroen C4 Lounge, são os seguintes:

Modelo0 a 100 Km/h [s]Retomada de 80 a 120 Km/h [s]Frenagem 100 Km/h a 0 [metros]Consumo cidade (E)Consumo estrada (E)
Citroen C4 Lounge8,76,140,17,510,5
Ford Focus Fastback 2.09,15,941,87,311,3
Corolla Altis9,56,546,87,211
Civic EXR10,26,8425,911,6

Além disso, há nova calibração da direção elétrica, novos componentes da suspensão dianteira, introdução de elementos de isolação acústica nas caixas de rodas, carpete, retrovisores e difusores de ar.

Preços

Outra boa novidade na linha 2016 é a tabela de preços que traz, na prática, uma redução nas versões de acesso. A configuração "SE" caiu de preço e tomou o lugar da "S" como modelo de acesso. A tabela a seguir traz os preços e itens de série de cada versão.

ModeloVersãoPreçoItens
Focus FastBack
SER$ 77.900Direção elétrica revista; ar-condicionado; rodas de liga leve aro 17; Advance Trac (freios a disco com ABS e EBD nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade preventivo, de tração e de entrega de torque em curvas, além de assistente em rampa, monitoramento de pressão de pneus e luzes de frenagem emergencial); airbag duplo frontal (obrigatório); chave programável MyKey; sistema de entretenimento Sync com tela colorida de 4,2 polegadas, Bluetooth, duas entradas USB, conexão com aplicativos de celular AppLink e Assistência de Emergência (com acionamento do Samu em caso de acidente); faróis de neblina; acionamento automático de luzes e limpadores de para-brisa; e retrovisor interno anti-ofuscante.
SE PlusR$ 79.900Todos os itens do SE e acrescenta rodas de 17 polegadas com desenho raiado exclusivo; airbags laterais (quatro no total); bancos revestidos de couro; sensor de estacionamento traseiro; controle de cruzeiro com limitador de velocidade; ar-condicionado automático digital de duas zonas; e volante com borboletas de troca manual e sequencial de marchas.
TitaniumR$ 87.900Todos os itens do SE PLus e acrescenta desenho exclusivo para rodas de 17 polegadas; airbags de cortina (seis no total); sistema multimídia Sync de terceira geração, com tela de 8 polegadas, navegação por GPS, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e sistema de som Sony com nove alto-falantes; quadro de instrumentos com tela multifuncional de 4,2 polegadas; chave inteligente e partida por botão.
Titanium PlusR$ 96.900Todos os itens do Titanium e acrescenta assistente de frenagem automático (para o carro a 20 km/h, reduz impacto a até R$ 50 km/h); faróis bi-xenônio adaptativos; sensor de estacionamento dianteiro; assistente de estacionamento para vagas paralelas (entrada e saída) e perpendiculares; retrovisores externos com rebatimento elétrico; banco do motorista com ajuste elétrico; e teto solar.

O novo Focus Fastback 2016 será oferecido em noves cores: cinza Moscou, prata Viena, azul Aurora, preto, prata, vermelho e branco.

Novo Focus 2016 Fastback

Além disso, para os primeiros 2.000 compradores a Ford oferecerá revisão grátis até os 30.000 Km para os primeiros 3.000 compradores, enquanto o preço do seguro é fixo, de R$ 3.198 reais.

A expectativa da Ford é que a versão topo de linha, Titanium Plus, representará 60% do mix de vendas.

Conclusão

Novo Focus 2016 Fastback

O Novo Focus Fastback 2016 continua a apresentar um bom conjunto mecânico, e agora apresenta relação custo x benefício aprimorada em função da redução nos preços.





Ficha Técnica - Ford Focus Fastback 2016

Novo Focus 2016 Fastback

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41 comentários:

  1. Belo carro. Nessa categoria aqui em terra brasilis, Vou de Jetta TSI Premium, A3 Sedan Ambition, C4L com xenon e Focus Fastback, gostei do nome. Assim podemos até chamar o Hatch de Focus Hardtop. Lembram dos Mustang Fastback (coupe traseira com teto caído) e Hardtop teto elevado.

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  2. Não tenho condições mas se tivesse iria pela emoção deixando a razão de lado, C4L.

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    1. Se for para ser levado pela emoção não é melhor comprar logo um Jetta Highline?

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    2. Seria uma opção também mas eu acho o interior do c4 mais interessante.

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    3. Com aquele volante gigantesco? Acho o C4 todo sem sal, e o interior mais ainda.

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    4. O jetta arrasa no conjunto mecânico, mas no visual acho um carro totalmente sem graça e comum, ele já pede uma nova geração.
      Também pegaria um c4 e levaria na reiko para alcançar uns 250cv.

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    5. O jetta arrasa no conjunto mecânico, mas no visual acho um carro totalmente sem graça e comum, ele já pede uma nova geração.
      Também pegaria um c4 e levaria na reiko para alcançar uns 250cv.

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    6. Voltei a olhar o interior do c4, talvez o volante seja maior mas não deixaria de compra-lo por esse motivo. A versão top tem muito a oferecer alem de achar o carro muito bonito. Sds.

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    7. Vitor Casaes, exatamente isso. Eu acho que a vw deveria criar algo que ficasse entre vw e audi para fugir justamente desse situação.

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    8. O jetta arrasa no conjunto mecânico, mas no visual acho um carro totalmente sem graça e comum, ele já pede uma nova geração.

      Ah, entendi. Pelo jeito vc gosta de carros engraçadinhos. De fato, carros engraçadinhos você não vai achar na Volkswagen, jamais. Procure na Hyundai...Chery...Ford...essas estão cheios de carros engraçadinhos.

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  3. Tirando o Jetta TSI que custa bem mais caro, tem algum carro tecnicamente melhor?

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    1. Corolla Altis, não quebra, não da manutenção, tem espaço interno, não precisa de ESP/ASR, não desvaloriza e vende fácil que nem água.
      Observação: Ironic Mode ON.

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    2. Que eu saiba o Altis até 2% do total o que daria de 800 a 1k.

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    3. Creio que não.
      Se pensar bem, a SE Plus, pelo que custa e os concorrentes diretos, tem um ótimo CxB.
      No caso teria o C4 Lounge em termos de motor, mas sabemos que francês tem aquele pós venda que quem me dera fosse só lenda. Mas a Ford também não é flor que se cheire, então por R$ 80 mil, fica Focus Fastback SE Plus ou C4 Lounge (C4 por R$ 82.490,00).

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    4. O Civic não é melhor, mas seria uma opção menos arriscada (em termos de desvalorização e pós-venda) e tão boa quanto o Focus. Acredito que o Civic leva vantagem no espaço no banco traseiro.

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  4. A versão. SE Plus tem um bom custo beneficio, acho que é a que vai vender mais.

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  5. muito bonito e interessante o carro fora q a versao top tmb teve reducao de preço em 3mil reais

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  6. Nestas condições de equipamentos está excelente, basta só na versão de entrada trocar a tela de 4,5 polegadas por uma de no mínimo 6,2 polegadas. Já na motorização deveria trocar este pelo EcoBoost 1.5 de 200cv, daí sim seria o carro da categoria!!!

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    1. Esse motor vai pro Fusion, senão virá covardia neh!

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  7. A montadora acha que a que irá vender mais é a Titanium, mais também acho que a SE Plus ótima. Quase tudo de Série. Quem leu a AutoEsporte e viu a comparação entre os sedãs deve estar se perguntando sobre Toyota!

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  8. C4 Lounge THP é o melhor que se tem hoje entre os sedãs médios até 90.000.
    Motor, performance, acabamento, segurança, beleza...quer mais!!!
    Esse negócio que desvaloriza mais que os japas etc e tal já deu no saco.
    Tive mais desvalorização com meu Jetta TSI 14/14 top ,que com meu C4 Lounge THP 13/14.
    Já estou no meu segundo C4 L THP flex 15/15...maravilha!!!

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  9. Desculpe aí, mas por 80k, vou de Sentra SL mesmo é q já vem c/ ESP/ASR! Podem dizer o q quiser, mas CxB tá difícil de bater o "Tio"!

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  10. Quer custo x benefício!
    Compra um Fox completinho...baratinho...dar 80.000 paus num Sentra?
    Carro sem sal e sem emoção...aí é demais para um mortal!!!

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  11. Continua usando estopa mole no forro do teto? E o câmbio ainda é o problemashift?

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    1. M4, seguinte, vc que acha Deus no céu, DSG na Terra, fique sabendo q em pisos irregulares o câmbio não faz apenas um barulho um pouco irritante, mas também se embanana todo, fica segurando muito as marchas, não sobe de marcha de jeito nenhum no modo AT, tanto q tenho q fazer as trocas pelas borboletas para n ficar irritado com o barulho excessivo do motor a 5500 RPM. Tenho um Golf highline DSG e posso afirmar sim q o carro tem vários probleminhas, alguns chatos, não é a perfeição q falar, apesar de ser mt bom msm. Cada carro tem seus pontos negativos, se for pra vc chegar aqui falando mal do focus e outros carros com esses detalhes, por favor, guarde suas palavras pra vc msm!

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  12. Outro mico da Ford, como ela é persistente nesse carro!!!

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  13. Não mudou o disco ainda BMW? Está na hora de abaixar a bandeira VW e começar a fazer comentários úteis. Este carro tem muito mais tecnologia que o jetta tsi. Tem projeto mais moderno, só perde mesmo no conjunto mecânico, embora tenha ótimo desempenho.

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  14. O câmbio DSG tem muitas reclamações do barulho. pq os Fanboys não comentam isso? Já entrei no Focus e o forro é bem acabado, v

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    1. Se eu tivesse grana e pudesse pegar um Golf TSI,jamais pegaria esse DSG7,iria de manual mesmo,sei de cara que pagou 45 pilas no conserto de um DSG7,45 Dilmas dou entrada num Golf GTI.

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    2. Se o cara teve que pagar para consertar o câmbio, obviamente que a culpa foi dele, já que todos os golf dsg7 que rodam no Brasil estão na garantia.
      O problema é que o povo compra Golf TSi, manda "chipar", coloca 300 cavalos no carro, e aí o câmbio DSG7 não é feito para suportar esse nível de torque.
      O Golf DSg7 usado sem mexidas e nem nada não dá problema algum. É um dos melhores câmbios do mundo.
      O problema são os "funçadores" que alteram tudo no carro, não falam que mexeram, e dizem que o câmbio dá problema. Só que essa historinha não cola nas autorizadas da VW, pois mesmo que o cara tire toda a mexida no carro, o sistema de gerenciamento do Golf registra tudo. E aí, amigo, a garantia já era.

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    3. E problema crônico mesmo tem o câmbio powershift da ford, com mais de 1.600 proprietários reclamento em petição pública:

      http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

      Esse cambio Powershift da Ford anda abrindo bico a média de 2 em cada 10 carros. O carro para e não anda mais. Superaquecimento e etc.

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    4. O forro do teto do focus é de uma estopa molenga e áspera que afunda e amassa ao toque (alguns dizem que é de papelão). Olha só que material barato:

      https://a.disquscdn.com/uploads/mediaembed/images/2233/1283/original.jpg

      https://a.disquscdn.com/uploads/mediaembed/images/2233/1284/original.jpg

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    5. O meu Golf é original e tá com esse problema q sim, entendo q é uma característica q acontece nos outros, mas é chato sabe, já estava ciente do barulho, mas o câmbio se embananar todo, não. E isso acontece com todos os Golf DSG7 do club do Golf mk7. Isso mostra q, nesse quesito, o carro não está totalmente adequado para o piso brasileiro.

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  15. Belo carro, tanto na versão sedan como na hatch, nessa categoria o único que supera o Focus é o TSi, que diga-se de passagem é um monstro no asfalta com um belo conjunto mecânico, fora o TSI o Focus é o melhor indiscutível nessa categoria dos sedans médios, tanto em tecnologia embarcada, segurança ativa/passiva, desempenho , acerto dinâmico entre outras coisas, eu não entendo como o Focus nesse categoria dos sedans médios não figura entre os 3 ou 4 mais vendidos no mercado!!!! Já entre os hatch o único que supero o Focus num todo é o Golf , mas mesmo assim não é uma diferença tão gritante entre eles. Se tudo der certo e também nossa economia melhorar seria minhas opções de compra daqui a 02/03 anos,entre os sedans TSI ou Focus e entre os Hatch o Golf ou Focus, vamos ver!!!!

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  16. Eu andei num alugado 2015, não gosto do porta malas, boca de entrada pequena, e espaço do banco traseiro meio apertado. Excelente carro para dirigir, não para famílias, acho que o hatch será mais adequado a esportividade!

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  17. Luiz Gustavo, o C4 Lounge THP Flex tbm supera esse focus, em tudo!

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  18. Luiz Gustavo, o C4 Lounge THP Flex tbm supera esse focus, em tudo!

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  19. Tenho um Jetta TSI 11/11 com 200 cv divulgados (é sabido que em testes de dinamômetro este carro prova ter mais de 220 cv) e realmente é um monstro na estrada e muito ágil também no trânsito urbano com arrancadas e retomadas poderosas. Já o Focus foi testado também em dinamômetro e não passou de 173 cv, apesar de ter 178 cv divulgados. O C4L também mostrou ter mais potência do que o divulgado, algo em torno de 185 cv.
    Mas se lançassem do Focus com o motor do Fusion de 240 cv eu compraria sem medo, pois acho seu design muito mais atrativo que o atual Jetta. Uma nova plataforma do Jetta (MQB) com visual realmente renovado (não este facelift fajuto que fizeram este ano), só deverá vir entre 2017 e 2018.

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  20. Tb acho que a SE Plus é o melhor CB, mas não resisti e fui de Titanium.

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  21. Meu C4 num faz 7,5 na cidade nem na gasolina... tem algo errado aí!

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