A Ford do Brasil lança a versão reestilizada do Focus três volumes, agora denominado Focus Fastback, buscando consumidores jovens e interessados em um sedã médio com design e pegada mais esportiva, com muita tecnologia.

Ford Focus 2016 Fastback

Assim, a montadora norte-americana pretende distingui-lo do perfil conservador de Toyota Corolla e Honda Civic, com uma agressiva campanha de marketing que contará inclusive com a presença de astro de Hollywood, e levará potenciais consumidores a testar o carro em locais famosos do mundo.

Ford Focus 2016 Fastback

Além disso, a Ford vai tentar seduzir o consumidor com preços mais competitivos, reduzindo os preços das versões intermediárias, e colocando mais itens de série.

Vídeo - Ford Focus 2016 Fastback - detalhes



Revisões grátis até 30 Km para os 2.000 primeiros compradores

Ford Focus 2016 Fastback

E, de forma promocional, oferecerá revisões grátis até os 30.000 Km para os 2.000 primeiros compradores.

Ford Focus 2016 Fastback

Assim como fez com o modelo hatch, dará também desconto de 15% sobre o valor sugerido para que os atuais proprietários de Focus Sedan 2014 e 2015 troquem pela nova geração.

Ford Focus 2016 Fastback - posição de dirigir

Estética

O Focus Fastback adota o visual dianteiro similar ao do Fusion, com nova grade hexagonal e faróis de desenho afilado.

Ford Focus 2016 Fastback

Já na traseira as lanternas têm novo formato, com novas lentes.

Ford Focus 2016 Fastback

O motor não muda, permanecendo o 2.0 Direct Flex com 175/178 cv de potência e torque de 21,5/22,5 kgfm (gasolina/etanol) aliado à transmissão de dupla embreagem e seis velocidades Powershift.

Ford Focus 2016 Fastback - Transmissão automática Powershift

Com tal propulsor, o Focus Titanium Plus 2.0 Flex acelerou, em teste da Revista Quatro Rodas, de 0 a 100 Km/h em 9,9 segundos, retomando de 80 a 120 Km/h em 6,5 segundos.

Ford Focus 2016 Fastback - interior

O consumo de gasolina em cidade foi de 9.7 Km/l, enquanto em estrada chegou a 14,5 Km/l.

Interior

O Focus Fastback 2016 tem um interior mais silencioso, graças a ajustes na suspensão e utilização de material fono-absorvente em maior quantidade.

Ford Focus 2016 Fastback - interior - painel

Traz também novo volante de três raios e novos comandos do ar-condicionado e do sistema de som.

Ford Focus 2016 Fastback - espaço interno

A distância entre-eixos de 2,64 metros do Focus faz com que o espaço interno do Focus continue a ser limitado, sobretudo para os passageiros do banco traseiro. O porta-malas tem 421 litros, abaixo da média do segmento.

Tabela de preços

A Ford tirou de linha a versão "S" e colocou em seu lugar o SE, com mais itens de série e mesmo preço: R$ 77.900. Já o modelo topo de linha, Titanium, que responderá por 60% das vendas, tem preço de R$ 87.900. Abaixo a lista de preços e itens de cada versão.

  • Focus Fastback SE 2.0 AT: R$ 77.900, trazendo ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema multimídia Sync com tela de 4,2 polegadas, airbags dianteiros, controles de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), controle de torque em curvas (TCV), aviso de pressão baixa dos pneus (DDS), rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.
  • Focus Fastback SE Plus: R$ 79.900, com todos os itens do SE e acrescentando airbags laterais, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade, paddle shift no volante para a troca de marchas, sistema de estabilidade preventivo (ETS), acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, bancos em couro, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo.
  • Focus Fastback Titanium: R$ 87.900, com todos os itens do SE Plus e mais airbags de cortina, sistema Sync com My Ford Touch com tela de 8 polegadas, rodas de 17 polegadas com desenho diferenciado, sistema de navegação, som da marca Sony com nove alto falantes, partida por botão e chave presencial.
  • Focus Fastback Titanium Plus: R$ 96.900, incorporando adicionalmente ao Titanium sistema de frenagem autônomo, assistente de estacionamento automático, sensor dianteiro, faróis bi-xenon, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar.

Mercado e Garantia

Ford Focus 2016 Fastback

O Focus Fastback chega às lojas em agosto, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, assistência Ford por também 3 anos, e seguro a preço fixo de R$ 3.332 para a versão Titanium e R$ 3.198 para a Titanium Plus.

Conclusão

Ford Focus 2016 Fastback

O Focus Fastback 2016 ganhou um visual melhor e ajustes mecânicos, mas o espaço interno limitado para um sedã médio não foi corrigido, e só será endereçado em uma nova geração.

51 Comentários

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  1. A Ford pode querer colocar seu sedazão como esportivo, mas de esportivo ele não tem nada. O visual é conservador com essa grade dianteira cromada. As rodas são bem comportadas também. Não tem nada de esportivo esse carro.
    O desempenho é igual ao do corolla altis...que nunca quis ser esportivo.
    E o interior do Focus é ridiculamente apertado.
    No final das contas, chamar esse carro de "esportivo" é queimar o filme do carro e da marca, pois o marketing vai vender uma ideia de um carro que não é correspondido na prática.
    Quem quer sedã esportivo só tem uma escolha: Jetta TSI, que tem visual esportivo, motor esportivo, cambio esportivo, interior esportivo e comportamento esportivo. E o Jetta TSI (94k) custa MAIS BARATO que o Focus titanium plus (97k).

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    1. O TSI de esportivo tem o desempenho, o resto é conservador!

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    2. Na minha opinião o Jetta não tem visual esportivo, o TSI de 94k tem motor muito melhor que o Titanium Plus de 97, mas é só isso, o Ford supera no resto, principalmente em design e tecnologia embarcada.

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    3. e desde quando o visual de grand voyage é esportivo? as rodas do TSI sao esportivas? aquele interior é esportivo?
      Já o desempenho, nem precisa falar.. pq ele tem de sobra.... mas visual defenitivamente ele nao tem....

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    4. Kkkk Jetta Tsi tem visual esportivo kkkkk boa essa.

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    5. Esse Focus "fastback" (???!!) sonha tanto em ser um Jetta TSi, que copiou até as rodas, rsrss...

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    6. O desempenho do golf tsi não tem nada de esportivo, anda um pouco a mais do que o focus na aceleração mas nas retomadas é o desempenho é equilibrado.
      O focus na verdade é um fastback, a tampa do porta malas praticamente inexiste, ele tem um formato coupe.

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    7. Todos aguardando ansiosos pelas explicações da aparência esportiva do Jetta, pra começarmos bem a semana.

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    8. carlos4carros,
      Me desculpe mas o Jetta não tem design esportivo, interior esportivo nem comportamento dinâmico de carro esportivo. Mas com certeza eu prefiro um Jetta Highline que um Focus.
      Abraços.

      Lindenberg Moreira,
      Bom, o conjunto mecânico do Jetta é superior, o desempenho do Jetta é superior, a nota no IIHS-HLDI do Jetta é melhor, o espaço interno do Jetta é melhor, o porta-malas do Jetta é maior e o acabamento do Jetta também é melhor, em contrapartida, o Focus tem mais equipamentos. Enfim, eu prefiro o Jetta, inclusive no design.
      Abraços.

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    9. Na Dúvida, Acelera!, isso é assim mesmo, cada um tem a sua opinião, estive procurando carro recentemente, nao peguei o Jetta TSi e Nem Golf TSi por dois motivos, 1 - pq o Jetta parecer muito com o voyage, assim como o Golf sem faróis bixenônio fica parecendo carro de menor valor. 2 - pq o seguro fica em quase 8k pra mim no Jetta e 7.5k no Golf. Se fosse apenas pelo motor, iria de Jetta sem pensar duas vezes.

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    10. Lindenberg Moreira,
      Eu tinha um Golf Highline Elegance e sou obrigado a concordar com você, o Golf sem faróis bixenônio lembra bastante o Gol mesmo, o mesmo vale para o Jetta. Em relação ao seguro, lembro que o meu ficou em mais ou menos 4.100 reais. Mas o Focus Sedan é um baita carro também, caso eu fosse pegar algum sedã médio sem ser o Jetta o Focus seria minha escolha!
      Abraços.

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    11. Não preciso dizer mais nada sobre o Jetta, ficou claro para todos que ele não tem design esportivo. Agora os outros detalhes é uma questão de preferência, gosto desse estilo de roda e também da frente, somente concordo com a ideia de não ter aparência esportiva, acho que internamente sim, mas os itens de série são incríveis, SE Plus na cabeça! E o som...

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    12. Na minha opinião, o único problema do Jetta é a demora para chegar o 1.4 TSI nele, o 2.0 a lá Santana já deu o que tinha que dar.
      E outra, a única versão do Jetta que vale a pena é a TSI, as outras não condizem com o carro.
      Enquanto existir o Jetta Santana 2.0, o Focus até a Titaniun vai ser melhor.

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    13. NDA!!

      Só discordo de uma afirmação sua ao nosso colega Lindenberg, falando que o acabamento do Jetta é melhor, isso não é mesmo os materias empregados no acabamento interno do Jetta são em grande maioria de plastico nem seu painel é macio ao toque,enquanto no Focus o material empregado é muito melhor que do Jetta, a montagem do Jetta pode ser mais "caprichada" que a do Focus tendo menos "gaps" de montagem, agora falar que é melhor já discordo da sua afirmação amigo, abraços!!!

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    14. os materias empregados no acabamento interno do Jetta são em grande maioria de plastico nem seu painel é macio ao toque

      Nunca entrou em Jetta e sai a falar besteira.
      O painel do Jetta é INTEIRAMENTE feito de material emborrachado. INTEIRO. Tanto a parte superior quanto inferior.
      O acabamento do Jetta é séculos à frente do Focus, que só tem material macio na parte superior.

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    15. Se esquivou da besteira que falou sobre o design esportivo do Jetta?

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    16. Luiz Gustavo Pereira,
      O painel do Jetta é emborrachado sim amigo, inclusive, na minha opinião o material usado no painel do Jetta é superior ao do Golf MK7, o material usado no painel do Jetta é mais macio que o do Golf MK7 por exemplo. Caso tenha interesse da uma olhada aí depois:
      https://www.youtube.com/watch?v=lkr7YYEVowU
      Abraços.

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    17. Caro amigo NDA!!!

      Bom na minha opinião o Focus tem um acabamento melhor que o Jetta, e o Jetta tem uma montagem mais "caprichada", mas vai da preferencia e gosto de cada um, no mais o TSI supera o Focus em desempenho e comportamento dinâmico, porta malas e mais algumas coisas, o único porem que eu vejo no TSI e sua apólice extremamente cara no seguro, também a revisão semestral do carro e por ultimo se voce precisar fazer alguma coisa fora da manutenção preventiva do carro, peças extremamente caras, no mais acho que seu preço esta muito competitivo, visto que o TSI é um verdadeiro mostro no asfalto

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    18. Jetta tem design esportivo? Essa é muito boa...

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  2. O receio é o carro não pegar e virar um novo mico, mas no geral interessante e com boa relação custo/benefício.

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  3. Esse carro é um mico gigante, e de esportivo não tem nada. 0-100 em 9,9 segundos? Toma sova de Corolla 2.0, Elantra 2.0, C4 lounge...além de ser massacrado por Jetta TSI e Golf 1.4 TSI...

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    1. Por falar no Golf, vendi o meu semana passada! Agora estou querendo comprar um Jetta Highline ou um Golf GTI! Mas acho que vou ficar com o Jetta.

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    2. Vendeu por quanto, Acelera? Lembro que você comprou por 86 mil.

      Golf GTI e Jetta TSI, bela dúvida. Eu ficaria com o Golf GTI pelos 8 kgfm de torque a mais, pela direção mais direta e pelo melhor comportamento dinâmico (a dirigibilidade do GTI é espetacular, já tive o prazer de andar em um alemão, parece um kart).
      Mas o Jetta TSI tem mais espaço interno e porta-malas.

      Quais pacotes do GTI e do Jetta você está procurando?

      Abraços.

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    3. BMW M4,
      Vendi por 82 mil reais. Entre os dois, também prefiro o Golf GTI, mas o Golf GTI tem um preço mais salgado. Estou procurando um Jetta Highline Premium (de preferência branco com interior bege), Golf GTI sem opcional e um Golf GTI Exclusive (branco também). Um Golf GTI Exclusive (preto) está por 119 mil reais, um Jetta Highline Premium está por 103 mil reais, já o Golf GTI sem opcional eu não estou achando nenhum para vender. O Jetta está com um preço mais interessante e eu também acho lindo o interior bege do Jetta, fora o espaço interno e o porta-malas, acho que vou acabar ficando de Jetta mesmo.
      Abraços.

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    4. O Focus não toma sova nem em sonho do corolla e elantra no 0 a 100, isso ai é delírio seu amigo M4, todos os testes da 4 rodas são feitos com gasolina, com etanol o Focus bate fácil o 0 a 100 e retomadas do Corolla em todos os testes de comparativo (http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/07/teste-ford-focus-fastback-20-titanium-plus.html;http://www.car.blog.br/2013/10/focus-x-civic-x-corolla-consumo-preco-e.html,http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/comparativo-civic-corolla-e-mais-dez-sedas/8110/4# , entre outros comparativos.) , o C4 THP faz mais rápido o 0 a 100, porem em retomadas de 80 a 120km/h o Focus é mais rápido(http://www.car.blog.br/2015/07/novo-focus-fastback-2016-precos-consumo.html), ou seja, o unico sedan que tem desempenho melhor que o Focus num todo é o TSI, e o C4 THP supera o Focus em desempenho e lembrando é claro que estamos falando de dois carro turbos contra um com motor aspirado, agora falar que Corolla, Civic entre outros superam o Focus já demostra que você não esta analisando o carro e sim somente criticando, pelo simples motivo de não gostar do Focus!!!!

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    5. Perfeito o comentário.
      sem mais.

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  4. Receitas para o Focus Sedan vender mais:

    1- Deveriam ter melhorado o espaço interno do carro. O espaço para pernas/cabeça no banco traseiro é minúsculo, menor do que em muito carro popular. O espaço no banco dianteiro também é ruim graças ao plástico do painel que é muito grande e encosta nas pernas do passageiro.

    2- deviam trocar o câmbio powershit problemático pelo automático do Fusion.

    3- deviam melhorar o acabamento do carro que destoa da categoria. Como pode um carro dessa faixa de preço ter aquele forro do teto de estopa, que amassa ao toque? Outra coisa, as portas são em plástico duro, merecia um soft touch, e as portas traseiras tem uma minúscula área de courinho sintético (menor que um iPhone).
    Deviam também colocar revestimento no porta-luvas e nos porta-trecos (tudo plástico) e colocar uma mola a gás para sustentar o capô (usa varetinha manual).

    4- deviam colocar lanternas traseiras em leds nas versões top.

    5 - cadê o motor turbo? Por que não trazem o ecoboost?

    6 - E OS AIRBAGS, DONA FORD?? Como pode a versão de entrada (SE) do focus Sedan ter apenas 2 airbags custando 78 mil reais???? A Se plus tem 4 airbags por 80 mil, e só as titanium tem 6 airbags... Deveria ter 7 airbags de série, assim como o Golf!

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    1. Forro do teto do focus:

      https://a.disquscdn.com/uploads/mediaembed/images/2233/1283/original.jpg

      https://a.disquscdn.com/uploads/mediaembed/images/2233/1284/original.jpg

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  5. Muito bonito, equipado e bom de guiar como sempre
    boa opção.

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  6. Estive recentemente na ccs e vi um desses. Pessoalmente o carro é mais bonito que nas fotos. O acabamento realmente foi melhorado e não tinha vãos ou desalinhamentos. O mesmo para a corroceria por fora. Tive a impressão que o material do banco de couro ficou melhor e o banco em geral mais confortável para as costas. O volante tem pega macia e excelente acabamento. No geral parece um carro mais requintado e elegante que antes. Só continua com o mesmo espaço interno limitado.

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    1. De acordo com a Auto Esporte o acabamento não melhorou, infelizmente. Segue trecho da matéria que fala do acabamento do carro:

      Plástico pobre e visual moderno

      "A Ford diz ter se esforçado para melhorar o acabamento interno do Focus. Toda a porção superior do painel ganhou plástico emborrachado, agradável ao toque. Porém, outras superfícies ainda possuem incompatíveis com a categoria.
      O painel das portas é revestido quase integralmente por um plástico duro, assim como as luzes auxiliares do teto. Este, por sinal, possui um forro de tecido de visual e toque muito pobres. Alguns encaixes carecem de um pouco mais de precisão. O visual, entretanto, agrada. O volante possui desenho limpo e material agradável. Saídas de ar na vertical e mostradores dão um torque de modernidade ao hatch."

      Pelo visto o tão alardeado "forro de estopa" do Focus (que é o alvo preferido dos haters do carro) continua lá, pronto para ser alvo de novos vídeos e chacotas.

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    2. Devo ser muito alienado mesmo, fiquei com o Focus 2015 durante 30 dias e não reparei nesse forro. Vou lá na Ford ver o carro, quero ver esse forro!

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    3. É só comparar o antes e o depois do console central junto ao câmbio e ao ar digital pra ver que é outra coisa! Não vê quem não quer. No mais a montagem está melhor, as cores mais sóbrias e aspecto geral melhor, sem dúvidas.

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  7. C4 Lounge THP é bem melhor em todos os sentidos, que esse e, todos os sedãs médios vendidos no Brasil com preço entre 80 e 90 mil.

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  8. Achei menos esportivo que o modelo 2014. Ficou mais requintado, e nao consigo gostar desta nova dianteira, em especial a grade boca de peixe, que marca a identidade visual de vários Ford. Vejam aquela frente do new fiesta mexicano bem mais harmoniosa que agora. Concordo que o jetta não tem visual esportivo, mas sobra na mecânica.

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    1. O Jetta TSI que sobra, corrigindo! Mas eu gostei mais do Focus desse jeito, o esportivo é bonito mais fica muito papagaiado!

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  9. Esse carro quando faturado em nome de pessoa jurídica tem 15% de desconto, ou seja, o versão Titanium Plus cai de 96 mil para 82 mil.
    Existe opção melhor por esse preço em nosso mercado?

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  10. Gabriel, existe! C4 Lounge THP Flex Exclusive por R$75.650, com esses mesmo 15% de desconto.

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    1. Acho os carros da Citroen lindos e um motor com mais torque em baixa seria ótimo. Mas já tive experiencia com a marca (foram 4 na família), todos os carros deram muito problema, o atendimento pós-venda é péssimo e a desvalorização a maior que já tive.

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  11. Gabriel, existe! C4 Lounge THP Flex Exclusive por R$75.650, com esses mesmo 15% de desconto.

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  12. Gabriel, entendo vc! Mas as coisas estão mudando. E sobre o torque em baixa... O THP entrega todo seu torgue a 1.500rpm, para mim, ter 24.5kgf já a partir deste giro, já é uma boa. Sobre a desvalorização... Pegar um carro com os predicados dele por 75k, já é uma diferença de 7k com relação aos focus, e focus tbm perder muito na revenda, assim como o cruze!

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  13. Gabriel, entendo vc! Mas as coisas estão mudando. E sobre o torque em baixa... O THP entrega todo seu torgue a 1.500rpm, para mim, ter 24.5kgf já a partir deste giro, já é uma boa. Sobre a desvalorização... Pegar um carro com os predicados dele por 75k, já é uma diferença de 7k com relação aos focus, e focus tbm perder muito na revenda, assim como o cruze!

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  14. jetta com design esportivo.. hahhaha

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  15. Boa noite, a ford diz que aplicará desconto de 15% para quem tem o modelo antigo e quer comprar o modelo novo. É tudo mentira e confirmo

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  16. gostei da maquina, mais a grana ta curta, vou ficar como meu XRS até a toyota lançar outra versão esportiva.

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