A primeira aparição pública do Volkswagen up! foi no Salão do Automóvel de Frankfurt, de 2011, posicionando-se, desde então, como modelo de acesso à gama da marca em todo mundo. Construído sobre a plataforma PQ12, ou "New Small Family", o principal mérito do up! é o de mostrar que um carro do segmento de acesso pode e deve ser bem projetado, bem construído, ter bom design e ser prazeroso de ser conduzido.

Volkswagen up! 2016 - preço e consumo

Estética - beleza, sobriedade e elegância

O up! é dono de um design minimalista, sóbrio e elegante - de qualidade superior aos demais modelos compactos no mercado brasileiro (veja análise detalhada do design do up! clicando aqui). O projeto do up! é creditado ao designer italiano Walter da Silva e ao alemão Klaus Bischoff - que deram as diretrizes, mas as linhas do up! saíram da cabeça do brasileiro Marco Antonio Pavone (vídeo abaixo).



A estética do up! diferencia-se dos demais modelos Volkswagen, não só por sua ausência de referências, mas sobretudo por suas proporções. A cabine e o espaço para os passageiros predomina, enquanto o capô foi encurtado ao máximo - reduzindo o espaço externo inútil. O resultado são linhas minimalistas muito atraentes, sem apelo à modismos, que ficam atuais mesmo com o passar dos anos. O formato geral é marcado por linhas retilíneas, precisas e sólidas.

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Na dianteira temos um visual sóbrio e ao mesmo tempo simpático, com os faróis e para-choques ostentando um belo sorriso. O sistema de iluminação adota lâmpada de halogênio e as versões mais caras contam com faróis de neblina na parte inferior.

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Na lateral a imagem é de robustez e solidez, mas com linhas leves e belas. A grande área envidraçada ocupa mais da metade do espaço - garantindo ótima visibilidade em todos os ângulos. Nessa versão de acesso, Take-up!, as rodas são de 14 polegadas com pneus 175/70 R 14. Destaque para as rodas posicionadas nas extremidades da carroceria, favorecendo não só o espaço interno, mas também a estabilidade em curvas e a capacidade de manobra - graças ao raio de giro de apenas 9.7 metros.

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Já a traseira traz um visual mais esportivo, com linhas agradáveis e lanternas em formato vertical com elementos de iluminação interna bem desenhados e bastante visíveis, mesmo durante o dia. Na base do vidro há a referência à "Pontuação de Segurança Máxima - 5 Estrelas no Latin NCAP".

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As dimensões externas são extremamente reduzidas - sendo o menor carro de sua classe, com 3,6 metros de comprimento, 1,645 metros de largura, 1,5 metro de altura e 2,421 metros de distância entre eixos. Apesar de ser o menor por fora, o up! é, de longe, o que que oferece o mais amplo espaço interno entre todos os concorrentes (Clio, Uno, Celta, Palio Fire e Ford Ka).

Interior

O interior do up! foi projetado pelo designer alemão Jan Haacke, da equipe do brasileiro Pavone, mantendo a mesma linguagem funcional e simples - que traz referências do design interior dos primeiros Fusca - não só no cluster de instrumentos, mas também no partes internas pintadas na cor da carroceria.

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Apesar do visual simples e sóbrio, a qualidade da montagem de peças e dos materiais está alguns níveis acima do que se está acostumado com modelos de acesso.

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É claro que as peças são de plástico e não há materiais sofisticados. Mas a montagem é perfeita e o interior é muito resistente tanto a ruídos quando a riscos. E todas as peças são agradáveis ao toque.

Posição de dirigir - igual à encontrada em hatchs médio

Aqui temos um dos aspectos mais revolucionários do up!. Não há no segmento de modelos compactos ou sub-compactos - incluindo aí Hyundai HB20, Ford Ka ou Kia Picanto - um carro com posição de dirigir tão boa e confortável quanto o up! O modelo da VW permite ajuste milimétrico do assento e o volante de direção tem ajuste em inclinação - e na versão "High-up!" conta com ajuste de profundidade também.

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O resultado dos múltiplos ajustes permite uma posição de direção típica de hatchs médios, como o Golf, por exemplo. Esqueça a posição afundada do HB20, ou a extremamente elevada - quase de minivan - do Onix, o aperto do Ford Ka e a posição extremamente desconfortável - "estilo sentada em uma cadeira " - do Fiat Uno. O Volkswagen up! rompe com tudo isso e oferece uma posição de condução perfeita, ergonômica, e que permite baixar o assento a um nível quase esportivo, sem perder visibilidade. Para quem gosta de condução mais ousada, o up! é excelente.

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O cluster de instrumentos é simples, direto e objetivo. Na versão Take-up!, de acesso, há apenas o velocímetro circular ao centro, enquanto nas demais versões temos três instrumentos - acrescenta-se o conta-giros e o medidor de combustível. Na parte inferior há um elemento em LCD que, nos modelos Move-up! e acima, traz informações do computador de bordo. O destaque, porém, é a excelente disposição e clareza dos instrumentos - nada de coloridos inúteis e visual poluído.

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No console central temos a continuidade do visual simples e objetivo. Na parte central há todos os principais comandos - ar-condicionado, sistema de som, desembaçadores e etc - centralizados. A posição é extremamente ergonômica e intuitiva. Não há excessos e tudo está em seu devido lugar. A iluminação noturna é outro destaque, com tonalidade vermelha, uniforme, indireta e sem qualquer sobra de fugas de luz - o que reforça a sensação geral de alta qualidade.

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Outro ponto que merece destaque no interior do up! é o sistema de climatização. O ar-condicionado é extremamente poderoso e eficiente - capaz de gelar a cabine, mesmo em dias muito quentes, em pouquíssimo tempo, e apenas na velocidade 2 do ventilador. As saídas fixas de ar condicionado central, além de alargar visualmente o interior da cabine, são inacreditavelmente eficazes, direcionando o fluxo de ar para os lugares corretos, e mantendo inclusive a traseira bem resfriada.

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O espaço traseiro do up! é mais adequado para ser usado por dois passageiros adultos. No total, quatro pessoas de até 1,80 metro viajam confortavelmente no up!, sem restrição de espaço - o que não deixa de ser surpreendente em face das reduzidas dimensões externas do modelo. Ademais, o up! conta com ganchos ISOFIX padrão TopTether para fixação de cadeiras infantis - o sistema mais seguro do mercado, e, inclusive, um dos responsáveis pelas 4 estrelas na parte traseira obtida pelo up! em testes de impacto.

Volkswagen up! - porta-malas

O porta-malas é outra grata surpresa. Enquanto carros dessas dimensões ofertam porta-malas com cerca de 150 litros (como o Fiat 500), o up! tem um compartimento de 285 litros -o mesmo volume do VW Gol, e maior que os 257 litros do Ford Ka - mesmo sendo quase 30 cm menor que os dois. Esse volume pode crescer a até 985 litros com o assento traseiro rebatido. O porta-malas do up! é, de longe, o melhor do segmento de sub-compactos, sendo que ainda há o sistema S.A.V.E., que amplia exponencialmente a usabilidade do mesmo, com um inteligente sistema de plataforma que sub-divide o espaço, sem subtraí-lo.

Conjunto mecânico

O conjunto mecânico do up! é outro destaque. Seu motor tri-cilíndrico 1.0 tem até 82 cavalos com etanol, e está associado a uma excelente caixa manual de cinco marchas, ou à ótima I-Motion de iguais 5 velocidades.

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O motor tem uma oferta de torque e potência muito progressiva - 85% do torque máximo já está disponível a 2.000 RPM - e seu funcionamento é suave. A elasticidade do motor permite relações de marcha que exigem poucas trocas mesmo em cidade - tornando a condução menos cansativa e mais prazerosa. No caso da caixa manual, as trocas são precisas e o curso curto - um espetáculo. O regime de torque máximo é a 3.000 RPM.

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O ruído do motor é pouco audível no interior, graças ao excelente isolamento acústico. Entretanto, quando se ouve, ele é extremamente instigante e "esportivo", lembrando o barulho dos motores boxer de seis cilindros dos Porsche.

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O up! é, segundo o INMETRO, o carro nacional equipado com ar-condicionado mais econômico do mercado, com média de consumo em cidade de 13,5 Km/l e de 14,6 Km/l em estrada para o modelo manual. O I-Motion chega a 13,2 Km/l em cidade e a 14,8 Km/l em estrada.



O desempenho é outro ponto de destaque. O up! é tão rápido em acelerações e retomadas, que não é difícil confundí-lo com um carro com motor 1.6L, tamanha é a agilidade do compacto. Segundo teste da 4 Rodas, o up! é mais de 1 segundo mais rápido que o Jeep Renegade 1.8 Automático (veja detalhes aqui).

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Comportamento dinâmico

O Volkswagen up! tem um ajuste de suspensão e reações que fazem dele um verdadeiro mini-Golf. Quem conhece o hatch médio da VW, sabe que é um carro imbatível em termos de dirigibilidade, dono de um ajuste de suspensão único, que combina conforto e estabilidade, sem que uma característica interfira na outra. A suspensão do Golf, e a do up! também, não é excessivamente macia e nem excessivamente firme. Na realidade é confortável e estável ao extremo. E o up! é exatamente igual. O up! é também nesse aspecto um novo referencial entre os carros compactos. Não há nada no mercado abaixo de R$ 65 mil reais com um ajuste de suspensão tão bom, confortável e preciso quanto o do up!.


Além disso, sua distância entre-eixos curta o torna extremamente ágil em manobras urbanas e muito estável e preciso em contornos de curvas, com comportamento neutro e sem sustos - quase o de um kart. Para quem gosta de dirigir esportivamente, é um prato cheio.

City car perfeito, mas bom em estrada

Não resta dúvida que o Volkswagen up! é um carro deal para usar na cidade. Seu chassi filtra muito bem as irregularidades do piso, e a direção com assistência elétrica progressiva é macia em cidade, e firme em altas velocidades. A visibilidade geral é excelente, e quase não há pontos cegos. Estacionar o up! é coisa de criança - chega a ser divertido o quão fácil é colocá-lo em vagas apertadas, ajudado pelo reduzido raio de giro e pelo volante de apenas 3 voltas de curso.

O motor muito ágil e que sobe de giro com facilidade, com ótima disponibilidade de torque entre 2.500 e 3.500 rpm o torna muito animado em trânsito urbano. E o isolamento acústico da cabine é exemplar. O up! adota vedação dupla em todas as portas e o resultado é um silêncio interno jamais visto em modelos dessa classe, permitindo uma conversa no interior sem que seja necessário aumentar o tom de voz.

Em estrada o up! também não decepciona. Ao contrário: surpreende! Surpreende até mesmo os motoristas de carros com motores maiores que às vezes não conseguem acompanhar o espevitado up! na estrada, tamanha é a disposição do motor 1.0. Imagine quando chegar a versão turbo - no mês que vem - já candidatíssima ao título de carro mais divertido de conduzir do mercado.

Itens de série

A Volkswagen divulgará em breve alterações nos itens de série e simplificação dos pacotes de opcionais do up! (veja detalhes aqui). Todos os modelos, exceto o Take, virão de série com direção assistida eletricamente, sistema de som com Bluetooth, ar-condicionado, alarme, vidros e travas elétricas. O modelo de acesso, Take, ganhará preparação para som (sem alto falantes) como item de série, e terá como opcional apenas o pacote "Take Completo", que acrescenta direção elétrica, vidros e travas elétrica, volante regulável em altura, rodas de 14 polegadas e ar-condicionado.

Volkswagen up! 2016 - preço e consumo

O Move-up! já virá com todos os itens do Take up completo, e mais sistema de som. E terá como opcional apenas o pacote "Move Completo" que acrescenta rodas de alumínio, sensor de estacionamento traseiro, bancos revestidos em couro sintético, faróis de neblina entre outros itens. O modelo High-up! terá, de série, todos os itens do Move-up! completo, incluindo os bancos em couro, e mais rodas de 15 polegadas, volante com detalhes em preto piano. Opcional do High-up! apenas o sistema Maps and More.

Conclusão

O up! é um carro criado para ser simples, eficaz e eficiente. E isso é, antes de tudo, um elogio, afinal, como disse Leonardo da Vinci, "a simplicidade é o último grau da sofisticação".

Volkswagen up! 2016 - preço e consumo

Trata-se de um modelo que criou um novo padrão (ainda longe de ser igualado) para modelos de acesso. Moderno, extremamente bem construído, ágil, econômico e dono de um interior agradável e confortável - ele ainda surpreende muito pelo extremo prazer ao conduzir.

40 Comentários

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  1. cara se as pessoas que criticam o up sem ao menos dirigir um jamais iriam falar mal do carro.o up é igual ao craque neymar,é muito criticado mas cada um tem seu poténçial.enfim ame ou odeia.sou um feliz proprietario de um vw move up completo.

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    1. As pessoas que criticam o up! são idiotas. São espécimes de baixa escolaridade, baixa cultura, e sem educação. Em geral assassinam o vernáculo, cometendo erros básicos de ortografia. Não sabem se expressar, apenas relinchar - que é o que eles tentam fazer.
      Como esses espécimes também não ganham o suficiente para adquirir um carro 0KM da VW, então soma-se à ignorância e falta de cultura, o elemento inveja. E aí você entende a agressividade infantil desses idiotas.
      De qualquer forma, eles servem para uma coisa: nos divertirmos com suas exposições publicas de baixa cultura, e falta de educação - formal e material.
      No fim, o up! ser criticado por idiotas é uma de suas qualidades. Idiotas não tem up!, e isso é ótimo: ou porque são incompetentes, e não tem dinheiro para adquiri-lo, ou pelas limitações intelectuais mesmo, que lhes impede de fazer uma análise correta sobre qual carro comprar.

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    2. carlos4carros: Tens toda a razão. Sou um idiota, pois ao invés de adquirir um up!, optei pelo 320i.

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    3. Hahahahahahahahahaha...
      Inclusive os compradores de Golf, afinal "Idiotas não tem up!"...
      Ah, O "tem", usado na afirmativa acima, está errado, pois deve ser grafado com o circunflexo: "têm" (3a do plural), em concordância com "idiotas"! Cuidado c o assassinato do vernáculo...! Percebe-se q vc não tem um up! Rsrsrs

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    4. ai...ai..ai..interpretação de texto tá faltando...heim?
      É claro que ele se referiu a concorrentes do up. BMW e Golf não concorrem com o Golf.
      Aliás, por falar em Golf, o Jeremy Clarkson comparou ele com o Rolls Royce e achou o Golf melhor!!

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  2. Onde vamos parar, avaliar o intelecto de alguém com base nos seus bens não tem cabimento, submete uma alta dose de fanatismo, sujeito ante-olhos, lamentável.

    O pior é ficar lendo/ouvido opinião de gente que sequer tem o carro, não tem opinião própria, comenta com base no que os outros acham, não conhece os detalhes do carro e vem aqui vomitar ofensas a terceiros.

    O up! é o melhor subcompacto disparado mas está distante da perfeição afirmada por muitos, o carro apresenta algumas características chatas e irritantes que seus concorrentes obsoletos não tem, assim como apresenta características que os outros sonham em ter.

    Sempre falo, revistas, jornais e blogs lhe dão o "norte" mas se quiser saber realmente como é o caminho até lá procure um clube específico do seu carro, lá vai encontrar uma infinidade de "detalhes" quase sempre jamais comentados em outros meios...

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    1. Tenhos muitos amigos de up! e todos eles conseguem 16 na cidade e 20 na estrada. um conseguiu 24 com o carro lotado de coisas!
      eu vou pegar o meu, pois acho lindo.

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    2. 16km/l na cidade só com transito livre, 20km/l na estrada é fácil se não passar dos 100km/h.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Mais uma matéria sobre o UP...
    Acredito que o UP não precisa provar mais nada. O carro, ao meu ver, é um dos melhores compactos do mercado. Qualidades não faltam ao carrinho da Volks: segurança, economia de combustível, bom desempenho para um motor 1.0, um conjunto mecânico bem acertado, boa dirigibilidade. Design é algo relativo. Eu não acho o UP nenhuma beleza em design, mas também não acho feio. Gosto do design do carrinho, tem personalidade.
    Muitas pessoas que criticam nunca dirigiram um. Quem dirige acaba gostando do carrinho. Seja pelo motor esperto e econômico, ou pela praticidade de manobrar e estacionar.
    O carro é ideal para andar na cidade, responde rápido às acelerações, sobe ladeiras com facilidade, cabe em qualquer vaga. E na estrada, o carrinho anda bem, principalmente com etanol, consegue andar no ritmo de carros mais potentes e faz ultrapassagens rápidas, com segurança. Em estradas de terra, o carrinho também se mostra valente.
    Mas é um carro bastante simplório. Não tem nenhum luxo. O interior é bastante simples, porém bem montado e com todos os comandos bem à mão. E como qualquer carro, tem seus prós e contras, suas vantagens e limitações. Não é nenhuma perfeição, mas se comparado aos concorrentes, não fica devendo nada, pelo contrário, o UP é superior em muitos quesitos, inclusive, a carros mais caros. / Como a matéria fala em economia, já citei em outras matérias que consigo fazer médias de 14 km/litro (com gasolina) na cidade. Na estrada, o carro faz médias superiores a 20 km/litro (com gasolina). Depende do tipo de condução do motorista, do peso que o carro carrega, uso do ar, etc. Pra quem busca economia, é o carro ideal.

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  5. uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa
    Enquanto se autoproclamam o UP como aultima bolacha do pacote, a essencia suprema de design, e etc etc etc etc
    Para a finalidade que ele é fabricado, isso sim é o que vale pois a Fabrica VW vive de receita = Lucro
    e baseado nessa premissa e que é insofismável, afinal ninguém suporta perder dinheiro:
    O Up hoje ta caindo pelas tabelas, veja hoje no parcial de emplacamentos o Up esta na 18ª posição com 1399 unidades emplacadas até a data de ontem(12/06) e o palio segue firme na liderança
    vamos ver quanto tempo a VW amarga isso?

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    1. O Up! veio para substituir o Gol G4. Antes do up! tínhamos Gol G4 + Gol G5 líderes de venda. No mês de maio, tivemos: Gol (7988) + up! (3397) = 11.385 carros vendidos, enquanto o Palio ficou em 10.469.
      Ou seja, o up! vende tanto ou mais que o carro que ele substituiu, mas é mais caro de ser vendido e mais barato de ser produzido (pois é 140 Kg mais leve).
      Então isso é estratégia empresarial!
      Mas tem mais estratégia empresarial.
      Enquanto o Gol G4 era um carro obsoleto que só era vendido para frotistas (a preços muito deprecisados), o up! não é vendido a frotistas, só no varejo ( com preços mais elevados e mais lucros).
      Mais ainda. Enquanto o Gol G4 só podia ser vendido no Brasil, o up! é um carro moderno e seguro que é vendido na Argentina, Uruguai e será vendido no México. Só a Argentinha leva quase 1.500 up! por mês.
      O México deve absorver quase o que se vende no Brasil.
      Então o up! vende mais e mais caro que Gol G4. Muito mais caro, pois é vendido no varejo só. E será vendido na América Latina inteira, aumentando a escala de produção e reduzindo os custos.
      E no Brasil, em breve, teremos uma redução de preços do up! com opcionais, que passarão a ser de série.
      Então isso é estratégia de sucesso. Aprendeu?

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    2. não aprendi e nem os compradores, pois não adianta vc ficar falando e falando carro foi feito para vender se não vende é complicado, e a jurisprudência é que a fabrica da VW esta ou em Lay off ou demiindo, complicado né
      bom o que mata o Up é sua simplicidade do seu interior e um preço de lançamento que inibe a sua venda,
      Agora como carro no aspecto técnico ele é bom
      O duro é convencer as pessoas a adquirirem-o?

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    3. Cara, da onde você tirou que o Up! é mais barato de ser produzido somente baseado no peso ? Algumas partes dele são feitas em aço de alta resistência que são mais leves e muito mais caros.

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    4. pois não adianta vc ficar falando e falando carro foi feito para vender se não vende é complicado

      Como não vende? O carro vende mais que o seu sucessor. Vende mais que o Etios (que a Toyota acha um sucesso). Dos 1.0 é o carro mais vendido. Vejo cada vez mais up! na rua. A VW só não vende o carro para locadoras de baciada como faz a Ford com o Ka e a Fiat com o Palio. Separa as vendas de Palio Fire de Novo palio e compara com o up!. Aliás já fizeram:

      http://www.car.blog.br/2015/03/volkswagen-fox-e-lider-em-fevereiro-com.html

      E com vendas separadas o up! vendeu mais que os dois palios em fevereiro.

      O problema dos manés aqui é olhar só o mercado brasileiro.

      , e a jurisprudência é que a fabrica da VW esta ou em Lay off ou demiindo,complicado né

      MENTIRA. A fábrica do up! parou 2 semanas em maio e está operando normalmente. E não demitiu ninguém.
      Quem está parada é a Fiat em MG e a GM no RS.


      bom o que mata o Up é sua simplicidade do seu interior e um preço de lançamento que inibe a sua venda,

      Vc não entende nada de design e só fala besteira. O design do up! é funcional. Porque vc acha que ele tem todo esse espaço dianteiro? ou no porta-malas? Muito maior que o do Ka, que é 30 cm maior?
      Porque a VW não faz essas idiotices da Ford, que é fazer o painel invadindo sem necessidade o espaço dos passageiros, como no Ka. Isso não é admissível na engenharia da VW.
      E vem dando certo, afinal, a VW é a maior do mundo, e a Ford está com preju bilionário na América do Sul.

      Agora como carro no aspecto técnico ele é bom
      O duro é convencer as pessoas a adquirirem-o?


      O up! vende mais que seu antecessor, o Gol G4, vende no Brasil, Argentina e Uriuguai e será vendido no México. E entre os modelos 1.0 é o mais vendido:

      Http://www.car.blog.br/2015/05/vw-up-e-lider-de-vendas-entre-carros.html

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    5. tsf..tsf...
      up vende no mundo inteiro e até na china. E O HB20 e o Ka? Só para os bananenses...

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    6. Up nosso não é o mesmo da Europa!!
      Feito para bananenses!!

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    7. Claro, o nosso up! é melhor que o europeu. Tem mais porta-malas, maior autonomia, mais espaço interno e é homologado para 5 pessoas. E tem o mesmo nível de segurança.
      Já o Ford Ka está tendo que sofrer 2.500 alterações para ser vendido na Inglaterra.

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    8. Neimar, nosso up! é pior que o Europeu em alguns pontos, só um cego diria o contrário, a qualidade de algumas peças que são fabricadas aqui tem problemas que no europeu não existe.
      Limitar qualidade de um carro pelo espaço e segurança demostra falta de conhecimento automobilístico.

      Acho que antes de saírem falando besteiras precisam frequentar mais comunidades do up!, sugiro dentre tantas http://www.upownersclub.co.uk/ assim vai saber diferenciar a realidade da conversa de vendedor...

      Mais uma vez digo, só quem tem o carro sabe os detalhes, blá blá blá de vendedor é sempre a mesma coisa, imutável...

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  6. O meu Move Up veio com um problema no som original, que desliga sozinho e as luzes não acendem. Ao levar na autorizada o consultor técnico disse disse que não tem conserto e a solução seria instalar um som inferior.
    Retornei com o carro no estado que se encontrava e liguei para o gerente da concessionária, solicitando a devolução do carro, baseado na lei do codigo do consumidor, ele pediu para eu aguardar mais um dia.No dia seguinte, o mesmo consultor técnico pediu para eu retorna com o carro dizendo que iria arrumar o som.
    Segunda feira estarei retornando novamente lá, e posteriormente trarei mais informações. Infelizmente no Brasil, tem coisas que só funcionam na precessão.

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    1. Rafael, caso não consiga resolver fale comigo. Eu faço curso de alemão com o pessoal da VW e posso lhe dar uma força. Sds.

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  7. Pobre carlos4carros.

    Tanto criticou a ortografia de outros comentaristas do blog que não percebeu que seu cometário está cheio de incorreções gramaticais como falta de paralelismo, regência equivocada e pontuação inadequada.

    Deveria fazer um curso de Língua Portuguesa, aprender a escrever corretamente e ser menos crítico com a escrita alheia.

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  8. Sim dúvida é um bom carro. Mas na minha opinião não é esse primor de design que a matéria afirma não. Deveria focar a propaganda na qualidade mecânica e não em design que é pessoal.

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    1. Design não tem nada de pessoal. Design é uma ciência - Desenho Industrial - com parâmetros técnicos para avaliar se é de boa ou má qualidade.
      O design do up! é de altíssima qualidade, e muito superior ao de HB20 e Ka, como restou demonstrado no artigo abaixo:

      http://www.car.blog.br/2015/05/volkswagen-up-design-superior-ao-do.html

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    2. Tá doido ? Agora eu vou achar um carro bonito por que uma matéria disse isso ? É lógico que achar ou não um carro com desing bonito é pessoal. Ninguém irá me convencer que um carro e bonito ou feio, eu decido isso. Para elaborar o design de um carro pode ser levado em conta o que você disse, agora cada individuo tem sua opinião sobre bonito e feio. Boa ou má qualidade é muito diferente de bonito ou feio. Não acho o Up! feito, mas na minha opinião o HB20 e o Ka tem um design mais bonitos.

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    3. Logo se vê que vc não entende nada de design.
      O design do HB20 é tão bom que foi lançado no final de 2012 e agora já vai receber faceliff.
      Ninguém aguenta mais essas linhas excessivamente rebuscadas da Hyundai. Pior de tudo é que tudo fica subordinado à forma na Hyundai.
      Aì vc pega o HB20 com problemas sérios de visibilidade interna, interior totalmente claustrofófico, porque a area envidraçada é pequena para poder colocar a linha de cintura alta e dar o "visual esportivo".
      Aí os manés vão lá, compram o carro porque acham o "designer" "lindju", e se estrepam dentro do carro sem visibilidade e afundados, com área envidraçada ridícula.
      E sobre o ka eu nem comento, pois se tem um carro mal feito no Brasil, esse exemplo é o Ka.
      Ele é 30 cm maior que o up! e tem menos espaço na dianteira e no porta-malas. Anda menos e bebe mais.
      E o visual quando se olha de 3/4 mostra uma carroceria toda torta e mal projetada. Fora que o carro enche de barulho com 3.000 Km e vem todo desalinhado.
      up! é muito superior a HB20 e Ka, em tudo, e especialmente no design.

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    4. Maichel, concordo com você. Carlos, o consumidor tem todo direito de achar o design do up bonito ou feio. Portado na minha imole opinião APROVAR O DESIGN É PESSOAL. Logo se vê que você que não entende nada de carros kkkkk.

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  9. Nossa, que vontade de comprar um Up.

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  10. Eu era muito crítico ao vw up!. Depois que dirigi um, mudei totalmente a minha opinião. A dirigibilidade é excelente e o carro é simples, mas muito bem montado. Quem conhece nota que existe um capricho na construção dele que outros não tem. Pra quem discorda de mim: dirija um; se você gosta de dirigir carro, vai gostar dele, com certeza.

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  11. Concordo com praticamente tudo, realmente o up! é um excelente carro e esta acima da média para um compacto, porém não concordo quando falam que o cambio i-motion também é otimo, pois ele e lento nas trocas, dá muitos trancos e rouba a principal característica do carro que é a boa dirigibilidade.

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    1. Eu tenho os dois. O up! MT e o Up! I-motion, e o I-motion é ainda melhor que o MT.
      O i-motion é um espetáculo, dado o seu preço reduzido R$ 2.100 reais.
      Ele funciona com suavidade, e tem um software bastante inteligente com multiplos mapeamentos. Basta deixar o carro em D e esquecer, que ele faz tudo sozinho da melhor forma possível.
      As trocas ascendentes do I-motion não são mais lentas que as manuais. E as reduções são muito mais rápidas que a de um cambio manual. Não há comparação nisso.
      E para 99% das pessoas, o I-motion opera muito melhor que uma transmissão manual, pois coloca o carro sempre na marcha ideal.
      Eu fiz um teste longo com vídeo do I-Motion, abaixo:
      http://www.car.blog.br/2015/02/video-volkswagen-up-i-motion-multiplas.html
      E o câmbio é excelente, muito preciso, tanto em cidade quanto estrada. E melhor que o MT, tanto em cidade quanto em estrada.
      O segredo do I-motion é deixar ele em "D" e jamais usar o manual.

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    2. Obrigado Fábio pelas informações, creio que seja questão pessoal mesmo, pois sempre preferi carros com cambio manual aos automaticos ou automatizados. Seu teste é bem esclarecedor e deixa claro que o cambio i-motion do up! cumpre bem seu papel que é trazer conforto ao rodar por um preço justo.

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    3. Estou nessa grande dúvida. Tenho consórcio e já me decidi pelo up! (detestei o ka e o Uno, e o HB20 gosto do designer, mas é muito caro, fora das minhas possibilidades).
      Quero o up!, mas não sei se vou de mecânico ou automático...
      Mas depois dos testes que vi por ai (aqui no carblog e no autoentusiastas) acho que vou de automático mesmo!

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    4. Você conheceu o designer do HB20? É gente boa mesmo?

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  12. O ronquinho do motor é muito bacana mesmo, lembra motores Boxer. Além disso, ele tem funcionamento suave e gira liso em alta rpm. O desempenho é de carro 1.3/1.4, impressionante pelo fato de o motor ter apenas 3 cilindros. Puro reflexo da engenharia moderna dos dias atuais.

    Como ponto negativo, cito apenas os freios que demoram um pouco a responder(as pastilhas do meu estão boas ainda, só notei essa deficiência de frenagem agora) a VW deveria aprimorar esse aspecto. De resto, gosto de tudo no carro e já rodei quase 15 mil km sem nenhum problema. Tô satisfeito, recomendo a compra.

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  13. O UP é o melhor 1.0 do mercado. E quando comparado com os piores com motorização superior ele ganha o comparativo. Nada além disso.

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  14. A mudança nos pacotes do up vão reduzir em média em quanto o preço dele?

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  15. Agora entendi o porquê de eu ser culto, ter instrução e não ser um idiota!
    Tenho 2 ups!rsss

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  16. A VW vai ter que se esforçar muito pra aumentar as vendas do up, muitas CSS, alto investimento na fábrica de Taubaté e sempre aparecendo na mídia e mesmo assim as vendas são baixas. A solução e baixar os preços e melhorar nos ítens de séries. Lembrando que em 2016 provavelmente teremos novos compactos da fiat, Renault e gm, sendo assim mais concorrência para o pequeno VW.

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  17. Excelente reportagem.
    Putz... até hoje vários comentários sobre o quanto o up! vende (ou não vende!!!)...
    isso só importa para a montadora. Para nós, o que importa é ter o melhor carro pelo que paga. E o up! é disparado o melhor da categoria... e outra coisa: outros dizem que é caro e blá, blá, blá. Um carro com tanta tecnologia, diminuto por fora (o que há de melhor para trânsito urbano... fazer vaga é moleza!) e grande por dentro (na frente o conforto é melhor do que carros bem maiores), melhor motor 1.0 do mercado (anda mais e bebe menos que o novo da Ford), design extremamente moderno, segurança nem preciso mencionar (um mix de materiais em sua estrutura que o fazem único... veja quantas estrelas o novo Ka conseguiu no crash teste... ou melhor, não veja, pois (inacreditavelmente) até agora ele não foi submetido a um (a Ford sabe que ficaria bem mais mal colocado que o up!, o que seria negativo para eles... uma vergonha, isso tinha que ser obrigatório), acabamento de primeira, painel extremamente funcional, etc, etc, etc. Qualquer carro no Brasil custa muito mais do que deveria custar. O fato é que o up!, frente aos concorrentes, oferece custo-benefício inigualável. Mas brasileiro não compra carro avaliando profundamente esses detalhes... pelo contrário, compra carros inseguros, pessimamente montados, beberrões e... enfim, ultrapassados, por motivos que não me interessam saber. Basta ver quais são os mais vendidos.

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