O nosso Volkswagen up! I-Motion chegou aos 9.000 Km com dois problemas: vidro dianteiro direito não fechava e um ruído que se ouvia na região da roda dianteira esquerda. O carro foi levado à autorizada para conserto, e no dia seguinte estava pronto - o que nos causou boa impressão do serviço de pós-venda da Volkswagen.

Volkswagen up! I-motion automatizado

Conforme nos foi explicado, o ruído era relacionado com o "atuador do engate" das marchas da transmissão I-Motion. Eles só lubrificaram esse atuador e o ruído sumiu.

Volkswagen up! I-motion automatizado

Com relação ao não fechamento do vidro, já é a segunda vez que esse acionador dá problema em menos de um mês. A autorizada nos explicou que o problema estava num dos acionadores localizados nas portas. Questionamos se foram substituídos os dois acionadores, mas a concessionária disse que apenas um foi substituído. Informamos ao consultor que os acionadores funcionam em paralelo e, portanto se um não funciona, o outro faria a função de fechamento. Eles responderam, contudo, que se um falhar o outro fica inibido também.

Testando os vidros elétricos

Tendo em vista que é a segunda visita do up! à concessionária este mês para conserto do acionador do vidro elétrico dianteiro esquerdo, antes de sairmos da concessionária resolvemos estressar o sistema para ver se não daria problema novamente. Assim, ficamos acionando diversas vezes os vidros elétricos, ora o direito, ora o esquerdo. Num dado momento o sistema parou de funcionar novamente.


O consultor que nos estava atendendo ficou decepcionado e levou o carro outra vez para a oficina. Logo em seguida, voltou informando que o sistema estava funcionado perfeitamente outra vez e que o problema ocorreu num componente que se aquece se for acionado diversas vezes seguidas o levantador do vidro. Não cobraram nada a substituição dos equipamentos.

Vazamento de combustível pelo respiro do tanque

Outro problema sério apresentado pelo up! I-Motion de longa duração é o seguinte: quando se enche o tanque (até o desligamento automático da bomba de enchimento), começa a vazar combustível pelo respiro do respiro do tanque de combustível. Até mesmo quando o carro está com 3/4 de tanque e em superfície não plana o combustível começa a vazar.

Volkswagen up! I-motion automatizado

A concessionária constatou que a tubulação plástica do respiro está furado, e que precisa de substituição de toda a peça, ao custo de R$ 1.000,00 (peça) e mão de obra- R$ 250,00. O tubo de respiro é confeccionado em plástico e é acoplado ao tanque numa de suas partes mais altas. Vendo o carro de trás para frente, ele fica no parte posterior do tanque. Dali, ele acompanha lateralmente o tanque até sua lateral direita e contorna-o para trás até na direção do bocal de gasolina. Nesse ponto, ele tem um cotovelo que, além de possibilitar sua fixação à carroçaria, direciona o tubo para cima até o bocal do combustível. É esse cotovelo que está furado. Segundo o consultor, trata-se de uma peça única, do tanque ao bocal. E eles trocam toda a tubulação.

Volkswagen up! I-motion automatizado

Esse problema foi causado, provavelmente, por uma mordida de cachorro no para-lama traseiro do carro - o que pode ser constatado pelo para-lama direito que foi avariado (imagens acima), com o aspecto que foi mordido.

Volkswagen up! I-motion automatizado - teste de longa duração

Consumo foi afetado negativamente pelo vazamento de combustível

Como tínhamos esquecido de relatar esse problema de vazamento na visita à concessionária para conserto do vidro elétrico e do ruído da transmissão, o carro teve que ir novamente à autorizada, e está lá ainda para correção do problema de vazamento.

Volkswagen up! I-Motion - consumo

É importante considerar que esse problema de vazamento de combustível está ocorrendo com o up! desde que o adquirimos no ano passado, mas só agora que constatamos o problema e o reportamos para a autorizada. Dessa forma, as médias de consumo deste Up! I-Motion (sempre piores que as do Up! Manual - veja aqui) certamente foram afetadas negativamente por esse problema. Com a substituição da tubulação, vamos tirar novas médias de consumo.

Conclusão

O Up! I-motion vem se comportando de forma exemplar, com funcionamento excelente de transmissão, motor adequado à proposta do carro, e com ausência de ruídos internos oriundos de falhas de acabamento. As ocorrências relativas ao vidro elétrico e ao ruído da transmissão foram pronta e rapidamente solucionadas pela concessionária. Já o furo na tubulação plástica do respiro não é um "defeito" do carro, mas um acidente ocasionado por ocorrência externa, e que também foi prontamente solucionado pela rede. Sendo assim, o up! I-Motion continua a nos impressionar positivamente, sendo que, de agora em diante, esperamos uma melhora nos indicadores de consumo.



Ademais, é importante considerar que este carro não foi comprado 0KM, mas de um leilão de frota da Volkswagen do Brasil, com cerca de 900 km rodados, e sem garantia.

Veja mais posts sobre o teste de longa duração do up! I-motion clicando aqui.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É bom alimentar as vezes teu cachorro pra evitar isso! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachorro que morde lataria de carro? Eu nunca tinha visto...kkk tem certeza que não é um dinossauro? ;)

      Excluir
    2. Meu filhote de labrador detonou o banco da minha moto, comeu a fiação dos faróis de neblina entre outras coisas.

      Excluir
  2. Com um orçamento desses, caso o carro não fosse de testes seria mais correto verificar de fato o quanto a peça foi danificada e levar em uma loja especializada em recuperar para choque, eles recuperam a peça e pronto, se bobear não vai custar o preço da mão de obra cobrada pela concessionária. Eles soldam, preenchem e pronto.
    Não devemos nos embalar por essa política de concessionária que só sabe trocar peça, gera custo as vezes totalmente desnecessário, gera lixo e muitas vezes o reparo é totalmente viável.

    ResponderExcluir
  3. O up! é tão bom que até o cãozinho quer uma lasca...

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Sempre que você leva o carro no lavador ele volta com o "Tapetinho" (Jornal com o logo) do lavador.

      Excluir
  5. Me expliquem uma coisa. Se o problema do vazamento foi causado por uma mordida de cachorro e está ocorrendo com o up! desde que o adquiriram no ano passado, significa que vocês já compraram o carro com a mordida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, no dia 28 de janeiro em matéria publicada já aparecia essa mordida nas fotos, na primeira matéria (dia 27) quando o carro chegou para os testes não tem fotos do lado da mordida.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem