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Renault Clio é rebaixado pelo Latin NCAP: zero estrelas

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O Latin NCAP - órgão latino-americano de avaliação de segurança veicular - retirou as três estrelas em segurança do Renault Clio, atribuindo-lhe zero estrela para a proteção dos ocupantes adultos. Latin NCAP tomou tal medida após constatar que a produção do Renault Clio foi transferida para a Colômbia sem contar com airbags, nem sequer no modelo com equipamento opcional.



Entretanto, como o modelo vendido no Brasil vem obrigatoriamente com duplo airbag dianteiro e freios ABS, então pode-se considerar que o modelo tem três estrelas. Já o vendido na Colômbia, sem tais equipamentos, tem zero estrelas.

Em 2013, o Renault Clio Mio havia obtido zero estrela para sua versão sem airbags para ocupantes. Como resultado do teste de colisão, a Renault se comprometeu a comercializar apenas o modelo com airbags para motoristas e acompanhantes, instalados como padrão para a América Latina. Por causa desse compromisso e teste de produção, o Latin NCAP voltou a avaliar o Renault Clio com airbags para o motorista e acompanhante, quando o veículo obteve três estrelas.

Após tomar conhecimento do rebaixamento na avaliação do Clio vendido na Colômbia, a Renault se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante em fevereiro de 2016. Mas, por enquanto, o Latin NCAP mantém a classificação zero estrela em relação à proteção dos ocupantes adultos.

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9 comentários:

  1. "Após tomar conhecimento do rebaixamento..."

    Retirar todos os recursos de segurança, qualquer montadora sabe que a nota cai. Somente quando é revelada a manobra, que se mexe. Muito bem para o lucro a custa de vidas humanas.

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  2. Zero é muito para a montadora que adota tal postura.

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  3. Só doido hoje em dia, prá comprar um carro desses!

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  4. Se houve "rebaixamento", como sugere a matéria, seria uma tremenda sacanagem do Latin Ncap com a Renault. Por sinal, não seria a primeira. Deram 1 estrela pro Sandero sem airbags poucos meses antes dele passar a tê-los como item de série no mercado onde é mais vendido (Brasil). E também desconsideraram o mercado brasileiro na hora de testar o Fluence, optando por uma versão com 2 airbags que praticamente não existe por aqui. "Ah, mas o critério é esse, testar sempre o modelo básico." Então por que testaram Gol, Palio e 207 com e sem airbags alguns anos antes? Vai ver se os Ups testados eram mesmo da versão Take de 2 portas e com aro 13, a mais barata da linha. No caso do Clio, há testes de modelos sem airbag e, algum tempo depois, com airbag. Se não me engano, pulou de 1 para 3 estrelas. É muito simples: se há mercados onde o carro não é vendido com airbags, vale o teste do modelo sem airbags. Nos demais, vale o teste do modelo com airbags. Falar em "rebaixamento de nota", ainda mais quando a empresa não descumpre normas de segurança impostas pelo governo é anti-propaganda beirando o haterismo.

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  5. Ótimo comentário Beto RJ, infelizmente esse latin ncap não e de todo confiável, lógico que o clio não e um exemplo de segurança, mas dá nota 0 aí e de mais.

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  6. eh eh
    acontece que a Renault Nissan é uma safada, isso sim, eles depenam depenam o carro, e principalmente quando vai ficando velho na produção, ai são todos não escapa ninguém
    ora ora, se vc facilita a produção de um veículo: tirando uma sola aqui acolá
    mas idependente de latim sei la o que:
    veja os carros batidos e a que velocidade, veja os acidentes no youtube
    ai sim vc relamente o que acontece com certos carros
    o resto é conversa, é real alguns, não cito parecem latinhas de sardinhas
    vej bem depois da baitda
    Quando o Clio foi lançado era fantastico, a porta tinha proteção a impacto lateral e muto mais, ah numa batida frontal o montor caia e entrava por baixo do carro
    e o parente do clio o march, quando é europeu = micra ótimo , march vindo para o Brasil ruim

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  7. O Latin NCap é o unico instrumento confiavel para nós consumidores avaliarmos e compararmos automoveis, quem não segue as analises do LNCAP perde a chance de colocar sua familia num veiculo mais seguro e anda na contra-mão da evolução dos automóveis.

    Hoje não compro e não recomendo a compra de carros que não tenham 5 estrelas para adultos nos teste de impacto frontal e lateral do LNCAP. Na minha familia hoje, temos quase todos os carros sendo utilizados com escore 5 estrelas do LNCAP.

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  8. Bom dia, meu primeiro Renault foi um Megane 2.0 8V, 1999 um espetáculo com 5 CI tos retráteis de 3/pontos, e barras nas 4/portas. Tenho um Clio 2013, 2portas....já reclamei horrores , e nada! Agora o clio vem por 36.600,00 na versão unica Expression 4/portas. Concordo que nenhum carro que do de no Brasil seja o adequado para nossa realidade, mas se Air Bag fosse tão bom fórmula 1, Indy, nascar, GT3 usaria uns 30 por carro, no entanto usam um cinto de 5 ou 6 pontos e uma gaiola salva vidas. Fi a .eu comentário.

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  9. Bom dia, meu primeiro Renault foi um Megane 2.0 8V, 1999 um espetáculo com 5 CI tos retráteis de 3/pontos, e barras nas 4/portas. Tenho um Clio 2013, 2portas....já reclamei horrores , e nada! Agora o clio vem por 36.600,00 na versão unica Expression 4/portas. Concordo que nenhum carro que do de no Brasil seja o adequado para nossa realidade, mas se Air Bag fosse tão bom fórmula 1, Indy, nascar, GT3 usaria uns 30 por carro, no entanto usam um cinto de 5 ou 6 pontos e uma gaiola salva vidas. Fi a .eu comentário.

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