A Ford do Brasil lança a linha 2016 do Ford Focus - veículo que traz a mesma estética aplicada ao modelo vendido na Europa, convergindo com a identidade da marca em nível mundial.

Novo Ford Focus 2016

O Novo Focus 2016 traz inovações em termos de segurança, como assistente de frenagem autônomo e o a segunda geração do assistente de estacionamento, que permite ao modelo estacionar em vagas paralelas e perpendiculares.

Novo Ford Focus 2016

Os preços começam em R$ 69.900 para a versão de entrada, que agora é a SE 1.6, trazendo rodas de liga leve aro 17, Advance Trac (controles de estabilidade e tração, sistema de estabilidade preventivo, assistência de partida em rampas, controle de torque em curvas e aviso de pressão baixa de pneus).


Acima vem a versão SE Plus 1.6, precificada em R$ 71.900, que incorpora rodas de liga leve aro 17 exclusivas, airbags laterais, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, controlador e limitador de velocidade e ar-condicionado digital com controle individual de temperatura.


Essas versões 1.6 contam com transmissão manual de cinco marchas. Já os 2.0 vêm sempre com a transmissão automática Powershift de seis marchas.


Esteticamente, há diferenciação entre as versões SE e Titanium por meio grade dianteira. As SE adotam colmeia preta, enquanto a Titanium vem com grade de cinco barras horizontais cromadas.

Versões 2.0 Automáticas

O Focus SE Plus 2.0 Automático custa R$ 78.900, trazendo a transmissão sequencial de seis velocidades, com seletores de trocas de marchas atrás do volante.

Novo Ford Focus 2016

No topo de gama há duas versões Titanium. A primeira custa R$ 86.900, incorporando rodas de liga leve exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença (acesso inteligente e partida sem chave) e Sync Media System com MyFord Touch, que inclui tela de 8 polegadas sensível ao toque no centro do painel, tela multifuncional de 4,2 polegadas de LCD colorida no quadro de instrumentos, navegador, sistema de som premium Sony com nove alto-falantes e assistência de emergência, que liga para o Samu em caso de acidente.

Novo Ford Focus 2016

Acima dessa há a Titanium Plus 2.0 automática, de R$ 95.900 reais, trazendo o assistente de frenagem, faróis bixenônio adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.

Fotos Titanium - Fotos

Novo Ford Focus 2016 Titanium
Novo Ford Focus 2016 Titanium
novo Ford Focus 2016 Titanium
novo Ford Focus 2016 Titanium
novo Ford Focus 2016 Titanium
novo Ford Focus 2016 Titanium
novo Ford Focus 2016 Titanium
novo Ford Focus 2016 Titanium

Tabela de preços e itens de série - Focus 2016

ModeloVersãoPreçoItens de série
Focus 2016
SE 1.6R$ 69.900Rodas de liga leve de 17 polegadas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, freio a disco nas quatro rodas, faróis de neblina, acedimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, sistema multimídia SYNC com tela colorida de 4,2 polegadas com conexão Bluetooth e duas entradas USB, comandos de voz para áudio e telefone, além de sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência (com o SYNC conectado a um celular via Bluetooth, o sistema disca automaticamente para o Samu após detectar o acionamento dos airbags em um acidente).
SE Plus 1.6R$ 71.900Todos os itens do SE 1.6 e acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, ar-condicionado de duas zonas. 
SE Plus 2.0 AutomáticaR$ 78.900Todos os itens da SE 1.6 e mais transmissão automática de seis marchas e seletores de trocas de marcha no volante
Titanium 2.0 AutomáticaR$ 86.900Acrescenta acabamento exclusivo, rodas de 17 polegadas com desenho feito para a versão, airbags de cortina, chave com sensor de presença, sistema SYNC com MyFord Touch e tela de 8 polegadas, sistema de navegação, tela multifuncional de 4,2 no painel de instrumentos, som da Sony Premium com nove alto-falantes.
Titanium Plus 2.0 AutomáticaR$ 95.900Em relação à Titanium, adiciona assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica e teto solar.

Desconto de 15% para os atuais proprietários de Focus

A Ford vai oferece uma condição especial para os atuais proprietários do Focus 2014 atual, que poderão adquirir o Focus 2016 com um desconto de 15%, nos três primeiros meses de vendas, mas apenas nas versões Titanium e Titanium Plus. Com isso, os preços para os atuais proprietários serão os seguintes:
  • Focus 1.6 SE - R$ 59.415 (desconto não se aplica a esta versão)
  • Focus 1.6 SE Plus - R$ 61.115 (desconto não se aplica a esta versão)
  • Focus 2.0 SE Plus - R$ 67.065 (desconto não se aplica a esta versão)
  • Focus 2.0 Titanium - R$ 73.865
  • Focus 2.0 Titanium Plus - R$ 81.515
A Ford fez um acordo com os concessionários para permitir tais preços para os atuais proprietários, e, assim, absorver a maior desvalorização que será sofrida pelo modelo antigo. Além disso, o carro anterior não precisa ser vendido na loja onde o novo modelo será comprado.

Preços de seguro - Novo Focus

A Ford do Brasil oferece seguro a preço fixo do Novo Focus. Nos modelos SE, o seguro custará 3,9% do preço do carro, enquanto nas versões Titanium o valor será de 3,3%. Assim, o seguro do Focus 2016 fica entre R$ 2.698 reais (SE) e R$ 3.354 (SE 2.0 Plus). Na A Titanium tem preço de seguro de R$ 3.145. A franquia é sempre de R$ 2.577.



Preço de revisões
  • 6 meses ou 5 mil km: R$ 272
  • 12 meses ou 10 mil km: R$ 272
  • 24 meses ou 20 mil km: R$ 568
  • 36 meses ou 30 mil km: R$ 720
  • Custo total de revisões: R$1.832

68 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ford focus, mais barato, mais moderno, para continuar sendo líder do segmento, focus 1.6 SE 2015 R$.74.900,00, focus 1.6 SE 2016 69.900,00 e nada mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc que é um fordeiro manda essa Ford lançar um focus hatch 2.0 manual....andei com esse 1.6 e me pareceu um motor fraco....esse conjunto e motor 1.6 ao vale 70 mil

      Excluir
    2. A Vw está demorando demais a lançar o Golf 1.6. Enquanto isso a Ford agradece.

      Excluir
  2. O forro do teto de papelão mole foi corrigido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o forro do seu carro é de que ? mim responda por favor!!!

      Excluir
    2. Gostei do seu português Naylthon. Do seu nome então, nu...

      Excluir
    3. Sim! Continua com o motor manco e cambio problemático.

      "É uma cilada Bino"

      Excluir
    4. Naylthon é cara da Pátria Educadora.

      Excluir
    5. Fui na concessionária e disseram que o Fiestão hatch vai chegar em Julho. Já a versão Sedan só chega em Agosto. Por que existe essa diferença de tempo?

      Excluir
    6. Sem 1.6 6 marchas? Sem Powershift 1.6? E sem manual 2.0? :/
      Câmbio problemático? Não sei... Parece ser caracteristica do modelo, assim como da concorrencia!
      Ford da cada tiro no pé que é dificil justificar...

      Excluir
    7. O 1.6 com PowerShift vem apresentando muitos problemas com o New Fiesta, e para não sujar o nome do Focus ela retirou da linha.

      Excluir
    8. E aquele monte de plásticos texturizados de má qualidade e mal encaixados, foi corrigido?

      Excluir
  3. Não sei se a eletrônica embarcada supera a do Golf VII, mas o preço da Titanium Plus está bem inferior ao do GTI completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio que você tá comparando o focus 2.0 aspirado de 175 pôneis e 20 kg de torque (que apanha feio do Golf 1.4 TSI) com o Golf GTI de 220 cavalos e 36kgfm de torque?
      Pode isso, Arnaldo?

      Excluir
    2. Gente esse golf gti atual já está ficando velho,pois já vai para 2 anos de mercado e daqui a pouco podem esperar que vai ter mudanças tbem.Agora qto ao focus parece que esta reestilização deu uma melhorada no carro e tbem acho o focus titanium plus mais atraente que o golf 1.4 highline com os msm equipamentos em matéria de preço e equipamentos.

      Excluir
    3. Pode isso Arnaldo?

      https://m.youtube.com/results?q=golf%201.4%20tsi%20vs%20focus&sm=1

      Excluir
    4. Link correto:

      https://m.youtube.com/watch?v=deouloCbFvg

      Excluir
  4. Ford focus 1.6 SE PLUS, ficou bem legal, se tornando um bom custo beneficio, para um carro com cambio manual.

    ResponderExcluir
  5. Tá legal esse Focus. O painel ficou mais limpo, achei melhor, sem aquele monte de botões. O carro é bonito, anda bem e tem uma suspensão muito boa (que alia conforto com boa estabilidade). Esse "guerrinha" de Golf x Focus é muita frescura. Os dois são ótimos carros. Não é preciso desmerecer um para enaltecer o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com todas as palavras André!

      O CxB desse Focus SE Plus ficou excelente!
      O Golf também não tem nem o que discutir.. Amos são ótimos carros e a briga entre os dois só nos trás vantagens com carros cada vez melhores e mais tecnológicos...

      Deixem a briga para as fabricantes e comprem o que acharem melhor

      Excluir
    2. Não é frescura! O golf é superior em tudo. A chevrolet vai trazer o motor turbo e a Honda também, tome vergonha na cara Ford e não trate os brasileiros de modo diferente dos Americanos, Europeus e outros. Quero o verdadeiro Focus com motor Ecoboost já!

      Excluir
    3. Message "guerrinha", saímos ganhando.
      Com o fim da versão S do Focus a VW não se verá obrigada a depenar demais o Golf para competir no carro de entrada.
      Os hatches médios terão bons representantes, como a categoria merece.

      Excluir
  6. mas o golf é muito superior ao focus!!

    ResponderExcluir
  7. Focus titanium plus fica interessante comparado ao Golf premium no quesito preço!! Aliás, bem mais...

    ResponderExcluir
  8. O focus fiestão? E a frente e traseira do novo fox é o golf ! Entendam que todas marcas tem suas linhas parecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha as fotos da versão Se e Se plus deste novo focus que tem a grade preta, tão simplesmente identicas ao new fiesta hatch, parece clonagem. O apelido Fiestão faz juz ao carro.

      Excluir
  9. Evoluiu muito devido ao efeito Golf, ganhou mais equipamentos. A versão top ficou com um custo benefício bom em relação ao Golf 1.4 TSI.

    ResponderExcluir
  10. Se a versão titanium plus não superasse a barreira dos 90 mil ou se incluíssem os faróis de xenônio na versão titanium, eu até cogitaria comprar. Alguém sabe dizer se a ford disponibilizou a lista de opcionais?

    ResponderExcluir
  11. Ele tem vetorização de torque ou eu li errado?

    ResponderExcluir
  12. Se a Ford corrigiu os problemas da embreagem, câmbio e bomba de combustível, é um bom negócio.

    Tive um Titanium Plus e troquei, muito por ter tido todos os problemas acima..

    ResponderExcluir
  13. passou da hora da Ford disponibilizar o ecoboost para o focus, se não veio agora vem só em 2020 kkkkk

    ResponderExcluir
  14. O preço do SE Plus deve está errado, por apenas 2 mil a mais, você leva bancos em couro, ar digital, sensores de estacionamento, piloto aut. e mais 2 air bags.

    ResponderExcluir
  15. Não sei porque a FORD mexe tanto nesse carro mexe mexe e por fora continua a mesma coisa , de 2010 para ca já e a segunda mudança será que é o efeito GOLF? aqui no Brasil ele vende mais em compensação na Europa! toma pau de goleada.....

    ResponderExcluir
  16. O carro é bom, design legal, tirando o motor 2.0, a mecânica é um pouco ultrapassada. Esse carro já era pra vir com motor turbo. Ainda acho que o câmbio deve muito em relação ao dsg.

    ResponderExcluir
  17. Tá um Fiestão realmente. Alguém pode me dizer se melhoraram o péssimo acabamento desse carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cunhada comprou um Titanium Plus há dois meses atrás, o acabamento melhorou sensivelmente em relação às (criticadas) primeiras unidades.

      Excluir
  18. 72 mil reais num Fiestão 1.6 com motor de New fiesta e cambio manual de 5 marchas??!!
    Tá de brincadeira dona ford????!!!!
    Por esse preço eu compro um Golf Comfortline turbinado com cambio de 6 marchas, 7 airbags e Start-Stop.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      Não sei de onde a galera tá tirando que esse SE tem um bom custo benefício.
      Estão completamente loucos.
      O Golf de 74 mil tem alguns itens a menos que o Focus SE, mas são itens de "perfumaria", enquanto o Golf tem as 6 marchas, os 7 airbags e motor muito superior. Não tem nem comparação.
      Um Golf Comfortline com o pacote Elegance sai por 78.800 é muito mais negócio do que pagar 72 nesse Focus.

      Excluir
  19. Minha cunhada tem um Titanium Plus, gostei muito do carro. Destaque para o sistema de estacionamento automático, é fantástico vê-lo em ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê-lo estacionar é bom. Mas, bom mesmo é dirigir um Golf:

      Excluir
    2. Dirigir um Golf turbo é uma delícia mesmo.

      Excluir
    3. São propostas diferentes. Mas o desempenho e a dirigibilidade do Focus Titanium também me agradaram muito.

      Excluir
  20. Diferentemente do post do Sandero RS, no qual alguns celerados tiraram o Golf esdruxulamente da cartola, aqui a comparação cabe. Se o embate for Focus 1.6 contra a futura versão de entrada do Golf nacional, com motor EA211 1.6 16v, aí tem briga. Mas se o Focus 1.6, mesmo com mais equipamentos, invadir a faixa de preço do Golf 1.4 TSI, aí a coisa fica bastante complicada pro Ford. Por isso, não me agradou o novo arranjo de versões. Se a Ford queria racionalizar a linha a ponto de suprimir os modelos 1.6 com câmbio powershift e não oferecer o 2.0 com câmbio manual, deveria ter simplificado logo de uma vez, estendendo o motor 2.0 a todas as versões. Ou então que limitasse os modelos 1.6 a patamares abaixo de 70k, mesmo as versões mais completas. Do jeito que está, o cliente que quiser um Focus automático terá que desembolsar quase 80k, um verdadeiro absurdo prá um carro que é bom sim, mas não é um primor em nada. Por menos de 70k, se compra Sentra, Fluence, 408 e Jetta, todos já automáticos. Por que pagar mais em um hatch com motor 1.6? Prevejo descontos generosos nos preços desse carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agreed.
      Acho que o melhor custo beneficio dele está na versão Titaniun.
      A Plus apesar de oferecer itens muito interessantes, está muito caro, claro que se comparar ao concorrente direto, o Golf Highline, oferece bem mais por um preço mais em conta, já que para o Golf ficar igual em equipamentos, não se paga menos de R$ 110 mil. Mas bem, agora quem quiser um Focus automático vai pagar bem mais.

      Excluir
  21. Tá show, uma nave, tirando o preço é perfeito!!!

    ResponderExcluir
  22. Esse Focus ta vindo pra competir com o Golf 1,6 que esta por ser lançado agora so aguardar e ver no que vai dar

    ResponderExcluir
  23. O espaço do banco traseiro desse carro é ridículo! Nem cogito comprá-lo simplesmente por isso! Sem contar que até para o carona é apertado, já que esse pedação de plástico da parte do air-bag/porta luvas, além de ser horrível, esbarra fácil nos joelhos, dando até uma sensação de claustrofobia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um anão não consegue se acomodar nos bancos traseiros do focus.

      Excluir
  24. Vocês estão por fora!!!
    Se for sedã, o C4 Lounge é melhor que essas merdas todas...

    ResponderExcluir
  25. Nada contra o Focus. Já tive dois e gosto muito do carro.

    Optei pelo Golf porque acho que é melhor que o Focus, principalmente em dirigibilidade. Mas gosto mais da suspensão do Focus.

    Só achei meio salgado esse valor de manutenção até 30.000 km. É isso mesmo?

    Já fiz as 3 primeiras do Golf (10, 20 e 30 mil km) e gastei um total de R$ 1.066,00 nas três. Nada nada, são quase 80% a mais no Focus!

    Abraço,
    Marcelo Schwan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, nos 1.800 reais do Focus estão todas as revisões, não?
      Para comparar da forma que você fez, teria que somar todas as do Golf até os três anos da garantia.

      Excluir
    2. João LP,
      estou comparando rodagem mesmo. Já rodei 30.000 km com o Golf e gastei R$ 1.066,00. Os mesmos 30.000 km no Focus significariam mais de R$ 1.800,00.

      Se o sujeito roda muito pouco, aí eu concordo com você, porque as revisões do Focus são anuais.

      Mas não se aplica ao meu caso e da média geral do Brasileiro que é de 15.000 a 18.000 km por ano. Nesse caso teria de fazer as revisões a cada 6/7 meses mesmo.

      Nesse caso ficaria bem mais salgadas as do Focus.

      um abraço,
      Marcelo Schwan

      Excluir
  26. A VW tirou o Golf do configurador. O configurador estava fora ontem, e hoje tem todos os outros carros, mas não o Golf.

    ResponderExcluir
  27. O que me dizem?
    Corolla xei 2014/15 78 mil
    Focus se plus 2.0 14/14 61mil
    New civic 0km 15/16 79mil
    Golf 1.4 tsi 15/15 79 mil

    ResponderExcluir
  28. Cruze é chevrolet, sem mais... Ford é piada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem