O mercado de utilitários esportivos traz algumas alterações no primeiro terço do mês de junho de 2015. O Honda HR-V continua a liderar, mas já não tão distante dos demais: com dados até o dia 11/06, o crossover nipônico emplacou 1.597 unidades.


carro SUV Honda HR-V

A segunda posição está com o Ford EcoSport, que vendeu no mesmo período 1.060 unidades, mas com sua posição já bastante ameaçada pelo Jeep Renegade.

Jeep Renegade 2016

O SUV pernambucano se descolou definitivamente do Duster e está colado no EcoSport. Suas 1.029 unidades emplacadas em junho o deixam a apenas 31 veículos de distância do Ford.

Peugeot 2008 Allure Automático

Outra novidade do ranking do começo de junho é o avanço do Peugeot 2008, que subiu à sétima posição do ranking, com 306 unidades vendidas - já chegando nos níveis previstos pela Peugeot, em torno de 1.000 unidades mensais.

Ranking de utilitários esportivos mais vendidos em junho (dados até o dia 11/06)

RankModeloMaio
1Honda HR-V1.597
2Ford EcoSport1060
3Jeep Renegade1029
4Renault Duster822
5Hyundai ix35584
6Hyundai Tucson483
7Peugeot 2008306
8Mitsubishi ASX286
9Kia Sportage272
10BMW X1204
11GM Tracker195
12Mercedes-Benz GLA200192
13Range Rover Evoque186
14Toyota RAV4163
15Mitsubishi Outlander152
16Audi Q3128
17Volvo XC6097
18Hyundai Santa Fe61
19VW Tiguan43

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse unao vai ficar assim,duster e ele revezando lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Uno nem sonha em chegar ao pelos dos pneus do Renegade! Unão é piada e ruim.

      Excluir
    2. Hrv - Fitão
      Renegade - Unão
      Golf 1.4 TSI - Golzão
      Focus reestilizado - Fiestão
      I30 - Hb20tão

      Aqui a gente aprende cada coisa...

      Excluir
    3. HR-V - Fitão: Até estou Ok, pois muita coisa nele é do Fit mesmo.
      Renegade - Unão: A controvérsias, só sendo muito fanboy para olhar para o Renegade e ver um Uno, pois eu vejo um Jeep.
      Golf - Golzão: Sem aqueles faróis de Xenom com LED diurno de fato parece, quando se olha de frente, mas só de frente.
      Novo Focus - Fiestão: Eu discordo um pouco, ta mais para "fusionzinho".
      I30 - HB20tão: Sem dúvida, externamente lembra de mais o HB20, não há o que negar.

      Excluir
    4. Unão Adventure

      Pessoal fica mordido.
      Hahahah

      Excluir
    5. o Unao e o unico suv, o resto eh crossover e as vendas do hrv ja tao caindo. o 2008 merece o terceiro lugar.

      Excluir
    6. Desde quando americano compra Uno?

      Excluir
  2. Mostra o que preconizamos, passar a EcoSport é questão de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada além do esperado.
      A Jeep não tem fama no Brasil igual a Renault, e sua rede de concessionárias ainda não está operando plenamente, mas o Renegade está sendo mostrado ao público aos poucos, passar do EcoSport e Duster é questão de tempo apenas. O Renegade é bem mais imponente que o HR-V, porém não é um Honda, Jeep's não tem tradição no Brasil, então HR-V vai reinar por muito tempo no topo.

      Excluir
    2. Quem quer apostar q o unao não passa a eco.

      Excluir
    3. Nhecosport devia ser proibida de vender no Brasil, carro reprovado no teste de longa duração da 4 rodas, com péssimo acabamento e montagem, além daquele câmbio que é uma bomba! Carro de baixíssima qualidade.

      Excluir
    4. Nossa Andy, todos tem direito de expressar o que pensam, mas totalmente equivocado e infeliz o teu comentário.
      Dizer que um carro tem que ser proibido de ser vendido por que foi reprovado num teste de revista?
      O que uma revista faz? Vende! Precisa de matéria para vender. A própria Quatro-Rodas já premiou a Ecosport mais de uma vez.
      O modelo testado pela Quatro Rodas foi a equipada com o motor Sigma 1.6, mesmo motor que equipa o Focus da versão anterior que a Quatro rodas elogiou.
      Se a mecânica dela é ruim não era pra ter um monte de Ecosport usada disponível para venda? E não tem, é um carro difícil de achar seminova e quando tem vende rápido é um dos veículos com uma baixa desvalorização.
      Proibir as vendas do veículo que criou o segmento no Brasil por ser reprovado num teste de revista? Um veículo que foi o primeiro carro produzido no Brasil a receber 5 estrelas no Latin Ncap? Esse sim é um instituto independente que se tivesse reprovado a Ecosport em seu teste eu assinaria embaixo o seu pedido de proibição das vendas.

      Abraço!

      Excluir
    5. Todos os que acompanham os foruns sobre o Ecosport sabem que o cambio powershift vem dando problemas direto. Este fato já esta afetando a revenda dos Ecos automáticos usados.

      Excluir
  3. Peugeot projetar vendas menor que o Tucson é muita falta de confiança no próprio taco.

    ResponderExcluir
  4. Interessante....HRV passou de vender 75% a mais do Ecosport en Maio (5.000 vs 2.900) a vender 50% a mais en Junho.

    Ta se complicando Honda hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk. Bem complicado com filas de espera até 2016. Isso é questão de logística. A Honda está preparando uma distribuição em massa para reduzir as despesas.

      Excluir
    2. HRV continua no limite, próximo das 5 mil unidades/mês, deve melhorar só com a chegada dos argentinos.

      Ecosport e Renegade melhoraram frente ao mês passado, neste ritmo passarão das 3 mil unidades em junho. A vantagem em número de concessionárias e os descontos estão ajudando a Eco, mas o avanço das css Jeep deve alterar esse jogo.

      O 2008 venderia mais (já responde por 1/3 das vendas da Peugeot no Brasil) se pelo menos a versão Griffe sem THP fosse mais caprichada (com ESP, por exemplo), já que a versão com 4 marchas acaba sendo a opção de quem faz questão do câmbio automático.

      Com a chegada do novo câmbio aut para o THP, o 2008 deve ir além da meta das mil unidades/mês.

      Excluir
  5. O segmento vai se desenhando. Hrv em primeiro com o Renegade logo atrás. Muito depois vão vir Nhecosport, Duster e companhia.

    ResponderExcluir
  6. A Tracker consegue vender menos do que a mais cara BMW X1 em final de carreira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião de consumidor, o GM Tracker é o mais desonesto de todos. Importado, ele é produzido no México e vem extremamente capado em relação ao mesmo modelo vendido na Argentina, Colômbia, etc...

      Outra opinião, um dos mais bonitos, mas não põe mesa. Vou de outro modelo.

      Excluir
  7. Ainda bem que o 2008 está começando a vender, se não chegar a 3 mil unidades que pelos menos não fique na rabeira e passe pelo menos o Busted...

    ResponderExcluir
  8. mas o interessante o Renegade esta penando para passar o Nhecosport
    E se vc ver hoje sobre o acumulado de vendas o nhecosport continua na frente

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto bastantes Honda HR-V nas ruas, principalmente nas cores prata e cinza mais escuro. O carro é bonito, mas é mais do mesmo. O Jeep Renegade, na minha opinião, não é tão bonito quanto o Honda, mas tem um design mais exclusivo, foge do padrão. Gosto do estilo quadradão do Jeep. / Agora, chamar o Renegade de Unão é muita sacanagem. Falta de argumento, pra não dizer outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, gosto muito dos modelos "quadrados" também. Acho o Renegade mais charmoso, visualmente falando.
      Outro carro é o Land Rover Discovery, quando quadrado, teve muito mais personalidade.

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Sempre gostei dos quadrados! Tempra, Alfa 155, Discovery 3 e etc. O Up! também, equipadinho fica bem interessante.

      Excluir
    3. Gomes, acho legal ter um design diferente. Tem carros, hoje, muito parecidos. Uma cópia do outro modelo. O Jeep tem mais personalidade mesmo. Aqui em Porto Alegre, abriram uma css Jeep em frente ao estádio Beira-Rio (do Internacional) e tem Renegade de várias cores, acho bem legal a variedade. Na rua, vi um tom de verde que cai bem no carro, o prata tbm fica bem.
      Leandro, acho legal ter uma variedade de estilos. Hoje, acho alguns design meio carregados, rebuscados demais, sem personalidade, mais do mesmo. / Lembrando alguns veículos quadradões: Santana dos anos 80, linha Gol-Voyage-Parati-Saveiro dos anos 80 e 90. Fiat Tipo, velho Uno. Pick-ups Ford F-100 e F-1000, as Chevrolet D-20 e Silverado.

      Excluir
    4. Esqueci de citar os Audis 80 e 100, primorosos !

      Excluir
    5. Não vejo nada demais na aparência do Hrv. Na cidade ele se confunde fácil com um compacto. O renegade não tem como não ser notado. O carro chama atenção e parece maior do que realmente é.

      Excluir
  10. Isso ja era esperado....meu vizinho d vaga no predio comprou um renegade sport manual disse que anda bem...Eh um jipinho parrudo bonito, frente jeep eh bastante imponente chama a atencao por onde passa.

    ResponderExcluir
  11. Bom isso me surpreende um pouco o fato do Renegade com pouco tempo de mercado e com uma rede de concessionários muito menor que Honda e Ford, estar brigando pelo 2° lugar com o Ecosport, outro fato bem positivo é a subida das vendas do 2008 um excelente produto que no minimo merecia estar entre os 4 mais vendidos do segmento!!!!

    ResponderExcluir
  12. É sem concorrentes é fácil reinar né dona Ford. Meu tio tem uma Eco e minha irmã um HR-V. E a diferença de acabamento e espaço interno é absurda. Ressalva para o tecido do banco e das portas do HR-V, suja so de encostar.

    ResponderExcluir
  13. O ecosport esta no mercado desde 2012 sem mudancas, o povo quer novidade, mais em 2016 o eco muda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As principais mudanças no Eco, para mim, devem ser:
      1. Melhorar o acabamento interno, com materiais mais nobres
      2. Mudar o motor 1.6. A Ford tem um mais moderno.
      3. Melhorar a montagem final

      Se não mudar isso, como vai concorrer com HR-V pelo mesmo preço? Muito difícil.

      Excluir
    2. 1.6 do Fiesta é O MESMO do Ecosport, a diferença é que o Fiesta Tem o tal Ti-VCT, comando variável.

      Excluir
    3. Falta melhorar o cambio automático da Eco que esta dando defeito direto

      Excluir
  14. poia eu digo que o renegade vai bater todos eles e só uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  15. Opinião pessoal:
    Hrv: Carro comum, boa mecânica e revenda

    Renegad: O mais estiloso, muito bom versão diesel 4x4. Muito pesado, precisa emagrecer.

    2008: O melhor motor gasolina de todos, acabamento muito bom, falta câmbio automático condizente. Sofre por ser Peugeot.

    Ecosport: Design externo bacana, problemas de acabamento.

    Duster: Não conheço.

    ResponderExcluir
  16. A manchete deveria informar que o 2008 supera o ASX, não o Tracker. O suv da GM já está fora da foto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem