Car.blog.br

Pesquisar este blog

Grupo VW será dividido em quatro holdings independentes

Categorias: , , , , , 2 Comentários

A estrutura corporativa do Grupo Volkswagen será reorganizada em um sistema descentralizado, com holdings independentes que controlarão as 12 marcas do grupo, disse um jornal alemão, citando fontes da empresa.


Ex-CEO da BMW, Herbert Diess, será o presidente da holding que incluirá VW, Skoda e Seat. Essa holding terá como principal objetivo reduzir os custos associados às fábricas alemãs da marca núcleo VW.


As marcas Audi, Lamborghini e Ducati vão formar outra holding liderada pelo atual CEO da Audi, Rupert Stadler. Porsche, Bentley e Bugatti serão agrupadas em uma única unidade, que será presidida pelo atual chefe da Porsche, Matthias Mueller. E, finalmente, a VW Commercial formará a quarta divisão com Scania e MAN, cujo presidente será o ex-chefe de caminhões da Daimler, Andreas Renschler.


A reorganização irá implodir a organização estabelecida pelo antigo chairman da empresa, Ferdinand Piech, que tinha como pressuposto dar mais autonomia às marcas individuais, para maximizar a concorrência entre elas. Segundo analistas, esse tipo de organização deixou o Grupo VW difícil de controlar, e lento às mudanças de mercado. O grupo tem 600 mil funcionários em todo o mundo e 119 fábricas.


A nova estrutura foi projetada para melhorar a eficiência e tornar a tomada de decisão mais rápida. Cada grupo de negócios irá decidir quais os modelos que vende, e em quais mercados. Cada CEO de cada holding terá uma cadeira no Conselho de Administração do Grupo VW.

A holding que será formada por VW, Skoda e SEAT será um conglomerado que vende 7,6 milhões de veículos por ano com receitas combinadas de € 119,2 bilhões de Euros, e lucro de € 3,2 bilhões, com margem operacional de 2,7%.

Fonte: Automotive News

Postagens relacionadas:

2 comentários:

  1. Piëch comandou muito bem o grupo VW, mas tinha o ego maior que o grupo, isso também prejudicava... o grupo VW se tornou um dos maiores do mundo pelas mãos de Piëch, mas por causa dele também o grupo não se tornou líder mundial nos últimos anos! Com a auto demissão de Piëch o mais provável seria Wolfgang Porsche como CEO do grupo, mas ele não quer, será apenas o homem forte do grupo!

    ResponderExcluir
  2. Mega Conglomerado Alemão com o Governo da Baixa Saxônia por traz. Eles são do ....

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.