Os últimos dias de junho mostraram uma reviravolta no mercado de SUV´s compactos brasileiro. Apesar de o Honda HR-V continuar firme, forte e isolado na liderança, com 4.507 unidades vendidas até o dia 27/06 - projetando vendas em torno de 5.000 veículos no fechamento -, no "andar de baixo" a briga esquentou.


O Renult Duster, que vinha o mês inteiro na quarta colocação, acelerou no final e atingiu a vice-liderança, com 3.043 unidades emplacadas.


Com isso o Jeep Renegade, que ficou o mês inteiro na segunda posição, caiu para terceiro, com 2.698 comercializados.


O Ford EcoSport, outrora líder do segmento, agora é apenas o quatro mais vendido, com 2.346 unidades emplacadas.


O Hyundai Ix35 mantém-se em quinto, com 1.414 unidades.

Ranking - SUV´s mais vendidos do Brasil - junho / 2015 (até o dia 27/06)

RankModeloMaio
1Honda HR-V4570
2Renault Duster3043
3Jeep Renegade2698
4Ford EcoSport2346
5Hyundai ix351414
6Hyundai Tucson1068
7Hilux SW4743
8Mitsubishi ASX720
9Mitsubishi Outlander668
10Peugeot 2008628
11Kia Sportage617
12GM Tracker455
13Mercedes-Benz GLA442
14BMW X1397
15Range Rover Evoque355
16Toyota RAV4276
17Volvo XC60226
18Audi Q3193
19VW Tiguan157
20Hyundai Santa Fe136
21GM Trailblazer129

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A Localiza deu um up nas vendas do Duster,mas tá valendo,venda é venda,não importa para quem seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse tipo de comparativo deveria sim contemplar as vendas para PF e PJ separadamente. Afinal uma empresa tem nais poder de barganga pelo volume de compra, além de visarem só modelos de entrada para suas frotas. Isso distorce o comparativo.

      Excluir
  2. Essa foto/desenho do Ecosport somente realça os aspectos negativos do modelo. Ele precisa ser totalmente reformulado: pouco espaço interno, mal acabado, motor defasado, entre outros aspectos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Parmera,


      Ao afirmar que o Eco precisa ser totalmente reformulado deduzo que para você o carro não tem nenhum aspecto positivo em relação aos quatros citados na reportagem. No entanto, devo discordar, não por ser proprietário de um, mas baseado na experiência e em dados técnicos. Pois bem, em relação ao motor SIGMA é considerado um motor moderno, todo de alumínio, possui uma boa relação consumo x desempenho e é consagrado em durabilidade em vários modelos não só no Brasil, mas no mundo todo. O motor 1.6 do Eco é muito superior em desempenho e consumo aos motores 1.6 do Duster e do motor 1.8 do Renegade (estes sim são motores velhos no aspecto construtivo e tecnológico). Quanto ao espaço interno o Eco tem praticamente o mesmo espaço no habitáculo que o Renegade com a vantagem de ter o porta malas maior, tenho 1.84m e posso afirmar que o Eco transporta bem 4 pessoas medianas, já andei no Renegade e, assim, falo baseado em experiência. Já o Duster e o HRV levam vantagem neste quesito com Porta-malas maiores e levando até 5 pessoas com relativo conforto, também já andei no Duster. Quando ao Design o Eco agrada grande parte dos consumidores brasileiros (o estepe atrás é um hiato), seja como for, o Duster não é o mais belo dos carros e o Jeep tem um estilo peculiar que a maioria das pessoas ama ou odeia. Em relação à segurança, o Eco está mais ou menos no mesmo patamar do HRV e Jeep segundo crash testes realizados, apesar de ser o lançamento mais antigo, quanto a isto nem vou citar o Duster que nem controle de tração tem. Assim, finalizo dizendo que seu comentário ou foi empírico (já teve um Eco que te deu dor de cabeça) e neste caso está baseado na experiência ou simplesmente foi um comentário pessoal sem embasamento algum, o que não inviabiliza seu comentário, apenas coloca-o em posição de ser refutado. Abr.

      Excluir
  3. Duster e Nhecosport vendem horrores para PJ e locadoras, mas o cenário do segmento já está desenhado:

    1 - HRV
    2 - Renegade

    3-Nhecosport / Duster
    4- Peugeot 2008

    ResponderExcluir
  4. Impressão minha ou hrv vem em leve queda em número de vendas?

    ResponderExcluir
  5. O cenário continua o mesmo: HRV no limite das entregas às css, Renegade subindo, promoções de Ecosport e Duster para perder menos espaço...

    Entre os demais, destaque para a ascensão do 2008 e a queda do Tracker. O S-Cross da Suzuki já está vendendo ?

    ResponderExcluir
  6. Mês que vem o Duster cai para 5º, aposto.

    ResponderExcluir
  7. com promoção do duster 1.6 a 59k claro que ele ia arrepiar! parabéns a Reno! hrv ta caro o lx, René idem, podiam ter pés de boi nesse naipe

    ResponderExcluir
  8. Não entendo o consumidor brasileiro. O modelo mais vendido da HR-V sai por quase 80 mil, e nem é o topo de linha. Ainda por vima tem ágio e espera de alguns meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece a mesma coisa com o Corolla,
      quanto mais o preço sobe mais o consumidor compra pois
      a versão Xei (intermediária) do Corolla ta custando mais do que o Civic Exr (Top), isso nos valores sugeridos sem contar o ágio das css e mesmo assim os consumidores compram é da mesma forma com o Hr-v.
      o mercado brasileiro precisa muito mudar a sua visão e o consumidor tbm se não
      daqui a 3 anos as coisas vão piorar e muito.

      Excluir
  9. Acho que o ecosport teria que mudar , colocar o motor 1.6 de 128cv do new fiesta e o motor 2.0 de 178cv do focus , pra tomar um folego e cambio automatico no 1.6, até chega a nova geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o Powershit, não é bom colocar. Num site dos EUA, tem centenas de reclamações desse câmbio. Aliás, nem automático ele efetivamente é.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem