Um leitor do blog, M. Alexrande, residente na região Centro-Oeste, nos pede a opinião sobre a aquisição de um veiculo 1.0 4 portas, "sem apêndices e mais franciscano possível", de preço ate no máximo R$35.000,00.

Volkswagen up! - take-up! 2015

Ele tem atualmente um Uno Way Economy 1.0, que dará em troca, e já tem em mente um Volkswagen Up! - carro que, pondera, "o consumidor ainda não percebeu [suas] as virtudes". A versão que ele almeja é a Take (modelo das fotos), pois aprecia simplicidade.

Volkswagen up! - take-up! 2015

O leitor, que tem 1,98 metro de altura, afirma que dirigiu um exemplar do up! de um conhecido, tendo ficado bem impressionado com o fato de o up! "ser compacto, bem construído e sem vícios". Agradou-lhe também a suavidade do funcionamento do motor tri-cilíndrico e leveza da direção - mesmo sem assistência elétrica.

Volkswagen up! - take-up! 2015

Além disso, disse que ficou impressionado com o conforto dos bancos - que considerou incomum para um carro de segmento de acesso, e com o desempenho do motor 1.0, o qual "mais parece um 1.6".

O leitor, diante do exposto, solicita uma opinião do blog e dos demais participantes, "qual a melhor opção de acesso nesse caso? Vale a pena um take up mais completo com apêndices como trava, alarme e som de fabrica, 4 portas e cor sólida?"

Opinião

A nossa opinião é a de que, na faixa de preço estipulada - até R$ 35.000 reais, a melhor opção é de fato do Volkswagen up!, versão Take-up!, 4 portas, em pintura sólida, vidros e travas elétrica, preparação para som e ar-condicionado, que teria preço sugerido de R$ 38.420 reais.

Entretanto, não é difícil encontrar ofertas do up! com descontos até superiores a R$ 3.000 reais, mesmo em suas versões básicas. Dessa forma, entendemos que é possível conseguir, diante da realidade de mercado retraído, um take-up! 4 portas com ar-condicionado, direção com assistência, vidros e travas elétrica e preparação para som dentro da faixa de preço especificada.

O up! está sendo objeto de testes de longa duração neste blog (em versões com transmissão manual e i-motion), e também na revista Quatro Rodas. Tanto os carros testados por nós quanto o da Quatro Rodas não reportaram qualquer problema. No nosso caso, o up! MT está com mais de 20.000 Km e o interior continua silencioso como 0KM. (A seguir reproduzimos um vídeo com um leve off-road que fizemos com o take-up!)



Entendemos que a solidez estrutural do up! faz com que, além de suas 5 estrelas no Latin NCAP, suas peças internas tenham menor movimentação, mantendo o carro como 0KM mesmo após um uso mais prolongado.

Além disso, o up! é, segundo o INMETRO, o carro com ar-condicionado não híbrido mais econômico à venda no Brasil, não obstante a performance que, concordamos com o leitor, similar a carros com motor 1.6 8V.

Volkswagen up! - take-up! 2015

Outro aspecto que apreciamos no modelo é o prazer ao dirigir (veja detalhes aqui). O up! é, dentre os modelos compactos atualmente à venda pela VW, o que mais se parece, em termos de comportamento dinâmico, ergonomia e ajuste de suspensão / direção / câmbio, com o VW Golf. Estão presentes no up! o ótimo ajuste de suspensão, ligeiramente mais macio que o do Gol, e muito parecido com o do Golf - que entrega um compromisso ótimo entre firmeza e conforto.

Volkswagen up! - take-up! 2015

O modelo também é extremamente silencioso, mesmo em suas versões básicas, como a Take-up! Aliás, falando da Take-up!, também seria a nossa escolha, já que entendemos que esta versão, com alguns opcionais, contempla todos os itens necessários em um carro dessa categoria. O revestimento dos bancos é mais simples, mas a estrutura dos mesmos, que é o que interessa, é a mesma dos modelos mais sofisticados. Ademais, o revestimento da versão Take-up! é extremante agradável ao toque também.

Volkswagen up! - take-up! 2015

Nós gostamos também do painel inteiramente preto da versão Take. Consideramos que o conta-giros é um instrumento não fundamental, e o medidor de temperatura da água algo totalmente dispensável (a eficácia dos sistemas de refrigeração atual tornou tais instrumentos obsoletos), motivos pelos quais não vemos problema algum no fato de o painel do up! não dispor de tais itens.

Conclusão

Volkswagen up! - take-up! 2015

Na faixa de preço até R$ 35 mil reais, consideramos que a opção informada pelo leitor - Take-up! - é correta e, inclusive, seria a nossa opção de carro nesse segmento também.

40 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Nessa faixa de preço (até 35 mil) não vejo nada melhor. O carrinho anda bem (arranca bem, sobe ladeiras com facilidade, faz ultrapassagens com segurança, consegue andar no ritmo junto a carros mais potentes). Muito econômico. Na cidade, faço médias de até 15 km/litro e na estrada quase 22 km/litro (gasolina). O ar condicionado refrigera bem a cabine. A direção elétrica é precisa. O câmbio tem engates curtos e precisos. Motor moderno. Boa dirigibilidade. Uma barbada pra manobrar e estacionar, cabe em qualquer lugar. Boa visibilidade, bons freios, boa estabilidade. E ainda tem a questão da segurança. / Não é um carro que chame a atenção pelo design, pra quem se preocupa com "status". Eu to me lixando pra que algumas pessoas falam (críticas). O que importa é que o carro é bom, atende minhas necessidades e faço uma baita economia com combustível. / Tive um único problema com o carro, que foi a bomba de combustível que já foi substituída. Fora isso, plenamente satisfeito com o carrinho. Pode comprar sem arrependimento, sem medo. Quem dirige o UP acaba gostando dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, André.

      Sobre o tópico:

      Sou dono de um Move há pouco mais de 1 ano e recomendo sim.

      Problemas? O alarme, que disparava do nada e resolvido rapidamente a contento.

      De resto, só isso...

      Não dê atenção aos haters, pois eles sempre vem com a mesma lenga-lenga de que "o carro é caro", "o carro é pequeno", "é feio", "interior simples demais", "com essa grana compro um Corolla 2008", e outras asneiras do tipo.

      O carro é simples, claro. Mas é uma simplicidade honesta e bem-feita. Não há peças com rebarbas ou mal-encaixadas no interior e nem vãos irregulares na carroceria, algo comum na concorrência.

      O conjunto mecânico é de primeira, com o motor bem acertado, câmbio preciso (melhor nos engates do que os do meu Golf) e rodagem firme e sólida. Não se ouve barulhos de torção de carroceria e tampoucos "grilos" internos. A direção elétrica é rápida e afiada, colaborando ainda mais para uma condução prazeirosa.

      Discordo quando dizem que o Up! é mais macio do que o Gol (tive um G5 1.6). Ele é tão firme quanto ele... O que muda é a rodagem, que é mais "áspera" no Gol. Nas curvas, ele é muito estável. Os bancos acomodam bem, cansando menos em longas viagens do que os bancos do Gol.

      Sobre o desempenho, é um pouco exagerado comparar com um 1.6. Mas esse 1.0 3 cilindros é valente, mesmo com AC ligado, e não te faz passar raiva. É melhor do que qualquer 1.0 aspirado com 4 cilindros.

      Se puder, peça com AC. É muito mais fácil para revender e o equipamento gela muito bem.

      Visibilidade muito boa, prático no uso urbano, valente nas estradas, econômico... Lógico, tem as limitações de uso, mas aí temos outras opções no mercado, mais potentes, maiores e caras.

      Não é exagero algum quando se compara a dirigibilidade do Up! com a do Golf. Tenho ambos e a diferença no que diz respeito a isso não é tão grande quanto pensam.

      Em suma: quem gosta realmente de dirigir e quer um carro prático, bem montado e econômico, opta pelo Up! sem pensar duas vezes.

      Boa sorte na sua compra.

      Excluir
    2. Rogerio, a maioria das críticas são de pessoas que não conhecem o carro. Nem me preocupa mais em responder alguns comentários mais agressivos. Digo só uma coisa, para que dirijam eles mesmos um UP e comparem a dirigibilidade com a de outros 1.0.
      Tenho certeza que a maioria que critica vai mudar de opinião quando dirigir um. Muita gente torce o nariz pro carrinho pois não curte o seu design (gosto pessoal, respeito), mas carro não é só design, há tantas outros fatores que devem ser considerados. E nós, como proprietários, sabemos das qualidades do carro.

      Excluir
    3. André, eu mesmo não botei muita fé quando vi o carro pelas revistas...

      Eu já estava pensando em comprar um Gol G6 2 portas, que custava o mesmo...

      Mas depois que fiz o test-drive, mudei de ideia na hora. Dirigibilidade significativamente melhor do que o Gol, mais espaço lateral, câmbio e direção mais precisos, desempenho superior a qualquer outro 1.0...

      Não pensei duas vezes: fechei negócio no Up!.

      Excluir
  2. Eu vejo algo melhor sim, o Etios 1.3 que é encontrado pelo preço de até 36.000,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O etios é uma boa opção sim.
      Mas será que um cara de 1,98 metro de altura vai ficar bem acomodado dentro do etios?
      O up! é de longe o melhor para acomodar pessoas com esse nível de estatura, pois é o mais espaçosos de todos os compactos na dianteira e o que tem a maior altura interna.
      Não tem competidores no up! nesse quesito, assim como não tem em desempenho, economia, consumo e segurança.

      Excluir
    2. No vídeo a seguir veja como um cara de mais de 1,90 fica bem acomodado no up!.
      https://www.youtube.com/watch?v=DZ2YKPE4qYM

      Excluir
    3. Etios tem o melhor espaço da categoria entre os compactos com menos de 4 m.

      Não venha com choradeira....

      Excluir
    4. Achei que o cara de 1,90 ficou meio exprimidinho no up. Acho q alguém de 1,98 ficaria meio desconfortável. Com essa altura eu iria de etios ou então de usado de categoria superior.

      Excluir
    5. Semana passada fiz uma viagem num Etios 1.5 XLS, e, como tenho um Up, fiz uma pequena comparação.
      Up ganha em porta malas, dirigibilidade, design, segurança e custo benefício.
      Etios, espaço interno, acabamento e....só.
      Desempenho seria desonesto, mesmo assim a vantagem do 1.5 é pouca, diria mínima.
      Em resumo, não gostei do Toyota, principalmente daquele painel -toda vez que queremos conferir a velocidade, temos que desviar as vistas- mal localizado, tosco e desnecessário.

      Excluir
    6. "Achei que o cara de 1,90 ficou meio exprimidinho no up. Acho q alguém de 1,98 ficaria meio desconfortável."

      O cara de 1.98 metros disse que ficou muito confortavel no up. Inclusive este e um dos motivos que o levaram a escolher o carro.
      Entao vc esta de orelhada falando do que nao sabe.

      Excluir
    7. Se o cara que tem 1,98 m disse que ficou confortável, quem serão os outros para dizer o contrário?

      Cada uma que a gente lê...

      E não sei desde quando se compara carro NOVO com carro USADO.

      Excluir
    8. Só para constar, eu tenho 1.91m e estou mto confortavel no meu Etios. Por fim, quem se assenta no banco de trás, fica numa posição extremamente confortavel.

      Excluir
  3. Tem q pagar 5.000 a mais pra ter conta giros e computador de bordo ? Um absurdo...

    ResponderExcluir
  4. Nem sei porque to guardando $ pra comprar um Golf.
    Vou de Up! canela seca mesmo! O melhor carro do mundo!

    (Ilusão a parte, Etios e Up! são as melhores opçoes, desde que não se encontre algum outro veículo semelhante com bons descontos!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa
      o que vcs não veem é que o Up como Etios são ótimos em segurança
      principalmente o Up
      Para mim que preservo a minha pessoa e ai a segurança não tem como
      é Up, pois os outros são muitos frageis nesse quesito
      e a confiabilidade de uma mecanica alemã = precisão
      e se contagiro ou computador de bordo fosse essencial
      num carro de entrada o carro em si tem que ser bom
      ah não gostei ok pague o preço e va de outras opções, mas se o assunto é custo benefíco com segurança
      ai a questão é outra

      Excluir
    2. Pessoal também adora ficar escrevendo o que acha que entendeu.

      Ninguém disse aqui que o Up! é o melhor carro do mundo.

      Tá muito longe disso...

      Excluir
  5. Pode comprar sem medo. Ele é disparado o melhor 1.0 que já tive e dirigi. Com ar ligado anda mais que muito 1.0 por aí e com baixo consumo, a direção elétrica é excelente. O seguro é muito barato também. Pago R$800,00 por ano em Valinhos-SP. O que incomoda é o vidro elétrico que é lento, o motor barulhento, não sobe com o alarme e não é um toque, pois não tem módulo de vidros, o botão controla diretamente o motor do vidro e também o ruído das rodas traseiras invade a cabine quando em chuva..

    ResponderExcluir
  6. Espere o Renault Kayou,se bater "kayou" direto pro caixão. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Marco Safe

    Troquei meu Uno Way 1.4 2014(carro inseguro nas curvas) por um Cross Up! 2015. Carro sensacional. Segurança total, silencioso, motor idem,super veloz, parecendo um carro 1.6,
    boa estabilidade,bom acabamento e o principal, a economia de combustível. Pode comprar
    sem nenhum receio.

    ResponderExcluir
  8. Troquei meu Uno Way 1.4 2014(carro inseguro nas curvas) por um Cross Up! 2015. Carro sensacional. Muita segurança,estabilidade, conforto, motor incrível,silencioso e o principal,
    a economia de combustível.Já tive diversos carros. Este é o melhor para mim. Pode comprar
    sem receio. Vai gostar.

    ResponderExcluir
  9. Essa semana estive na VW da minha cidade vendo exatamente o up! 4 portas com ar e direção elétrica.

    Em cor sólida, branca, preta ou vermelha, pediram-me R$ 34.990,00 pelo mais simples com ar e direção.

    Boa compra

    ResponderExcluir
  10. "...o conta-giros é um instrumento não fundamental..." Que bela desculpa para justificar um dos vários pontos negativos do up!... Todas as montadoras, inclusive a própria VW devem estar erradas ao disponibilizar tacômetro nos seus carros. Que o up! tem suas qualidades e é uma opção mais interessante que o Uno, tudo bem.

    Mas, para isso, não é necessário desculpas esfarrapadas para as derrapadas da WV no up!, como a falta de tacômetro, laterais das portas em lata (como o meu saudoso Chevette 81) entre outras questões.

    Menos, menos...

    ResponderExcluir
  11. O HB 20 e Ford KA também são boas opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto HB20 quanto Ka estão acima de 39 mil. Ou seja, totalmente fora da faixa de 35 mil.
      Segudo. Tanto HB20 quanto Ka são muito inferiores ao Up em desempenho e consumo.

      http://www.car.blog.br/2014/08/vw-up-supera-o-novo-ford-ka-em.html

      A diferença de desempenho e consumo à favor do up! é muito grande, já que o up! é mais de 1 segundo mais rápido que o Ka com gasolina, e mais de 2 segundos mais rápido que o HB20 tb com gasolina.
      E o up! também é muito mais econômico que os dois, em média 30% mais econômico.

      Fora que o ka enche de barulho com poucos quilometros. Veja o longa duração do Ka na 4 Rodas, que já está cheio de barulho de peças soltas.

      Tanto Hb20 quanto Ka tem menos espaço na dianteira que o up!.
      E o Ka tem menos porta-malas que o Ka, já que o up! tem 285 litros, contra míseros 257 litros do Ka.

      O acabamento do Ka é de baixa qualidade.

      Em resumo: tanto HB20 quanto Ka custam 5 k a mais que o Up!, andam menos, bebem mais, tem seguro mais caro, e manteção mais cara.

      Enfim, fique com o up! que é de longe MELHOR e MAIS BARATO que os dois.

      Excluir
    2. Ka não acho boa opção. Mil vezes o HB20...

      Acabamento de péssima qualidade, carroceria repleta de vãos irregulares, mais gastão e com desempenho inferior ao Up!...

      E olha que gosto dos carros da Ford. Mas esses atuais do Mercosul, sem condições.

      Excluir
  12. Pra falar a verdade, comprar carro sem ar condionado e direcao eletrica ou hidraulica, e furada na hora de vender vai da trabalho, o consumidor brasileiro esta mais exigente, se eu fosse compra um carro 1.0 compraria na faixa de 38.000,00 a 41.000,00 ai depois da compra nao se arrependeria.

    ResponderExcluir
  13. Hoje finalmente encontrei um Up! Imotion para fazer test-drive, no Bairro do Ipiranga (Brasilwagen). Ótimo carro, pude rodar 3km com ele e achei muito esperto, assim como o manual. Se quiser pisar no modo "D", tem um clique ao afundar o pé, ele reduz e acelera bruscamente. Se mudar para o modo manual, ele fica mais esperto ainda, não devendo nada para as outras versões.

    Mesmo tendo informações muito bem elaboradas pelo car.blog, queria testar de fato para ter uma opinião formada sobre o veículo. E digo: espetacular, fenomenal, gostoso demais de guiar. Esse carrinho é fera demais!

    ResponderExcluir
  14. Não sou fanboy da VW, acho que ela faz carros muito bons e outros apenas toleráveis. Mas o up! é o melhor carro do segmento. Eu era um anti-up! ...até dirigir um. Quem não gosta do carro, eu peço: dirija um antes. Se vc gosta de dirigir, duvido que não mude de opinião.

    ResponderExcluir
  15. meu pode comprar sem medo,eu tenho um é estou satisfeito com o carro,broder é economico suspenção confortavél,para familais pequenas,ou para usar no dia a dia,é um super carro.

    ResponderExcluir
  16. Eu ficaria na dúvida entre Up e Etios.

    ResponderExcluir
  17. Pensei no Éticos também, mas ele falta rigidez e os plásticos são molengas demais

    ResponderExcluir
  18. Dos "populares" o Up! é o melhor carro tecnicamente;
    -Tem motor moderno forte, economico e sem vibrações ou aspereza andando (parado vibra, algo normal nos 3 canecos);
    -Carroceria segura e resistente a torçÕes;
    -Interior simples mas de boa qualidade, seja nas emendas, falta de rebarba ou falta de ruído;
    -Isolação acustica excelente;
    -Espaço interno respeitável, mala com botão para abrir, não é aquele porre de ter que usar a chave toda vez;
    -Seguro barato;
    O unico defeito de fato do carro é não ter regulagem de altura do cinto e ele vir muito alto.
    Quanto ao preço, não tem onde correr, está na media e ele tem qualidade para justificar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos um up move completo aqui em casa como carro de uso urbano ! Coincidentemente trocamos ele em um uno way 1.4 e não notamos diferença de agilidade no trânsito ! O uno "pendia" para fora da curva em quase todas curvas, o up é muito mais acertado nesse ponto! Econômico estamos (eu e a esposa) fazendo em média 14 km /litro na cidade! Quando vamos para cidades vizinhas da região metropolitana de salvador já chegamos a fazer 19 km /l!!! O uno com um ano tinha barulhos de grilagem nas duas portas dianteiras e no painel! Ficamos 3 anos com o uno e, no meu ponto de vista, o up é um carro muito mais resolvido em termos de acabamento, motor, esmero construtivo e melhor dinâmica em curvas .

      Excluir
  19. Temos um up move completo aqui em casa como carro de uso urbano ! Coincidentemente trocamos ele em um uno way 1.4 e não notamos diferença de agilidade no trânsito ! O uno "pendia" para fora da curva em quase todas curvas, o up é muito mais acertado nesse ponto! Econômico estamos (eu e a esposa) fazendo em média 14 km /litro na cidade! Quando vamos para cidades vizinhas da região metropolitana de salvador já chegamos a fazer 19 km /l!!! O uno com um ano tinha barulhos de grilagem nas duas portas dianteiras e no painel! Ficamos 3 anos com o uno e, no meu ponto de vista, o up é um carro muito mais resolvido em termos de acabamento, motor, esmero construtivo e melhor dinâmica em curvas .

    ResponderExcluir
  20. eu tb compraria um up.
    gostei dele principalmente pela segurança 5 estrelas i esse modelo ai de 35 mil e ideal pra quem tem um uno como eu e ele quando for troca o uno tb vou da uma olhada no up ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem