As principais empresas automotivas apresentam seus resultados relativos ao mercado americano em maio de 2015, com Audi, GM e Toyota apresentando evolução, Kia estável e Volkswagen perdendo terreno.


Audi  cresce + 7,5%

A Audi foi a que mais cresceu, com vendas subindo +7.5% para 16.827 unidades. Os ganhos vieram do A3 com crescimento de +48% para 3.187 unidades e do Audi Q5, que evoluiu +14% para 3.762 vendas.


O Audi Q3 emplacou 1.065 no mês. Audi A4 caiu -27% para 2.327 exemplares vendidos enquanto as vendas do A5 retraíram -18% para 1.300 unidades.

GM avança com picapes e crossovers

A General Motors apresentou crescimento de + 5,9% em abril, ajudada pelas fortes vendas - com avanço de dois dígitos - de suas picapes e crossovers. Nas vendas por marca, a Chevrolet subiu +3.4% para 187.837 unidades; GMC cresceu +20% para 47.194 unidades; Buick caiu -5.2% para 18.224 vendidos e a Cadillac avançou +13.7% para 15.801 unidades vendidas (atrás da Audi).


No caso dos modelos, as vendas do Buick LaCrosse cairam -24.4% para 3.585 unidades; Buick Encore subiu +29.4% para 5.587 unidades; Chevrolet Cruze caiu -3.7% para 20.947 emplacamentos; Chevrolet Spark caiu -3.4% para 3.743 vendidos; Chevrolet Sonic subiu +13.7% para 8.700 vendidos.

Ford avança 5,4%

As vendas da Ford nos EUA subiram 5,4% em abril, com utilitários crescendo 14%, picapes avançando 2,8% e carros quase estáveis com variação positiva de 0,8%.


No caso dos carros, as vendas do Mustang subiram 82%, mas Focus caiu 5,3% e C-Max desabou 15%.

Hyundai cresce 2,9%


As vendas da Hyundai em Abril de 2015 atingiram 68.009 unidades - avanço de +2.9% sobre o mesmo período de 2014. O resultado foi influenciado por vendas recorde de Elantra e Genesis.

Kia estável

A Kia Motors apresentou crescimento zero em suas vendas em abril de 2015 comparativamente ao mesmo mês de 2014, com total vendido de 53.282 unidades.


O Kia Optima caiu -6.3% para emplacar 13.666 unidades; Kia Rio caiu -12.8% para 2.802 unidades; Sorento subiu +15% para 9.808 unidades. No acumulado do ano as vendas da Kia subiram 4.1% para 194.382 unidades.

Toyota cresce pouco, e Camry cai

A Toyota cresceu apenas 1,8% em abril, com entregas todas de 202.329 veículos. O baixo crescimento provocou perda relativa de mercado para Ford e GM nos EUA, resultado de quedas de vendas do Camry. No caso das marcas, a Toyota cresceu +0.5% para 177.453 unidades, e a Lexus subiu +11.7% para 25,876 unidades vendidas.


O Corolla cresceu +10.1% para 31.990 no mês; Prius caiu -15.4% para vender 15.235 (as vendas da versão PHV desabaram -66%); Camry caiu -10.4% para 34.066 unidades; Lexus ES caiu -22.1% para 4.701 exemplares. As vendas do RAV4 subiram +21.7% para 22.914 vendidos. No ano as vendas da Toyota cresceram +8.1% para 778.949 unidades.

Volkswagen tem retração em vendas - Golf e Tiguan crescem

A Volkswagen viu suas vendas em abril, nos EUA, caírem -2,7% relativamente a abril de 2014, para 30.009 unidades. O Golf apresentou crescimento de vendas de +109% para 1.739 veículos vendidos. As vendas do Jetta caíram -9.5% para 11.700 unidades. As vendas do Passat despencaram -28.9% para 6.623 unidades.


O Beetle retraiu -9.7% para 2.647 unidades vendidas, enquanto a Tiguan cresceu +20.2% para 2.402 comercializadas. O Golf R vendeu 327 unidades em abril. As vendas anuais da VW nos EUA caíram -7.5% para 109.248 veículos.

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Curte sim. Tanto que Golf tá subindo e Tiguan também.
      A questão é a falta de line-up adequado à Gordolândia.
      Os comedores de Big Mac querem SUVs grandalhões. E estão sendo preparados pela VW. Nova Tiguan para os EUA será 20 cm maior que a europeia. E terá mais 4 ou 5 acima da Tiguan. Tudo chegando ao mercado entre 2016 e 2018.
      É só questão de ajustar o line-up que vai vender bem.
      E tem mais. A VW acabou de abrir um centro de pesquisa e planejamento e marketing nos EUA para pesquisar o gosto dos americanos à fundo de fazer carros como eles gostam. É o que a Toyota, Honda e Hyundai já fizeram há tempos.

      Excluir
    2. Nem tanto Carlos, estive por lá mês passado e não vi tantos SUV's tipo "Mastodonte". Ha muitos carros das Japonesas, como Toyota, Nissan e Honda, alem de suas respectivas marcas premium. Além disso, há muitos BMW, MB e Audi. VW lá não tem vez...

      Excluir
    3. Tem sim. A VW atual tem dois problemas nos EUA: line-up sem SUV e sem picapes, e ciclo de produto longo.
      Observe que a participação de mercado da VW saiu de 1.5% em 2007 para 3,1% em 2012. Foi subindo continuamente sobretudo pelo sucesso do Passat feito exclusivamente para o mercado dos EUA.
      Ocorre que desde então todos os concorrentes do Passat se renovaram e ele não. Ou seja, ciclo de produto muito longo para os EUA. Precisa fazer pelo menos um facelift junto com os demais, para dar gás ao produto.
      A VW está reduzindo o ciclo de produto nos EUA de 7 para 5 anos com um facelift no meio do ciclo, com 2,5 anos, e aí vai ficar igual aos demais.
      A VW trabalha com ciclo de produto longo mesmo. E é por isso que os designs são sóbrios, para durarem mais. Com isso o lucro é maior, pois o investimento no desenvolvimento fica mais tempo se pagando. Mas já viram que não funciona nos EUA, então vão reduzir nos EUA.
      Em resumo: reduzir o ciclo de produto e fazer mais produtos adequados aos EUA. Vai vender como as outras, talvez até mais, pois a engenharia da VW é superior a todas as outras.

      Excluir
  2. Americano não curte muito volkswagen mesmo, e a falta de suv e picapes não é desculpa, já que lá há marcas que não tem esses tipos de veículos e vão muito bem.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, se a honda e toyota tivesse a mesma quantidade de modelos que a ford tem seriam lideres de vendas,.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem