O segmento de comerciais leves traz, na primeira quinzena de maio, a picape leve da Fiat, a Strada, como líder de mercado, com 3.700 unidades emplacadas no período.


A segunda posição fica com a sua concorrente da Volkswagen, a Saveiro (veja comparativo Strada x Saveiro clicando aqui), com 2.434 exemplares vendidos nos primeiros quinze dias de maio.


A Chevrolet S-10, líder do segmento de picapes médias no Brasil, surge na terceira colocação, com 2.035 unidades vendidas.


Sua concorrente da Toyota, a Hilux, é o quarto comercial leve mais vendido do Brasil, com 1.177 unidades emplacadas.


Fecha o top 5 a picape leve da GM, a Montana, com 930 unidades vendidas.


Ranking - comerciais leves mais vendidos na Maio (1ª quinzena)


RankModeloABRMAI2015Δ Maio / [Abril/2]
1FIAT/STRADA8598370042180-13,90%
2VW/SAVEIRO5426243424725-10,30%
3GM/S10283420351412443,60%
4TOYOTA/HILUX3030117713038-22,30%
5GM/MONTANA258493011519-28,00%
6FORD/RANGER16727577444-9,40%
7FIAT/FIORINO108359560909,90%
8MITSUBISHI/L20012144786066-21,30%
9VW/AMAROK10534694909-10,90%
10FIAT/DUCATO7713353203-13,10%
11RENAULT/MASTER10612883527-45,70%
12HYUNDAI/HR5792642436-8,80%
13NISSAN/FRONTIER4291611840-24,90%
14CITROEN/JUMPER13913257789,90%
15M.BENZ/SPRINTER225127100212,90%
16IVECO/DAILY2051039830,50%
17FIAT/DOBLO15410372233,80%
18KIA/K25002391001121-16,30%
19RENAULT/KANGOO472841275-64,40%
20PEUGEOT/BOXER12651658-19,00%
21LIFAN/FOISON10630372-43,40%
22DODGE/SPRINTER38192600,00%
23FOTON/AUMARK4817135-29,20%
24RELY/RELY PICK UP30151540,00%
25JAC/T8181317544,40%
26FIAT/UNO16139862,50%
27EFFA/START PICK UP1285233,30%
28PEUGEOT/PARTNER1275916,70%
29SHINERAY/DTRUCK975155,60%
30VW/KOMBI10610820,00%
31IVECO/DAILY19676-36,80%
32HAFEI/RUIYI864950,00%
33SHINERAY/P TRUCKS15572-33,30%
34ASIA/TOPIC9498-11,10%
35FORD/TRANSIT16430-50,00%
36SHINERAY/P VAN643033,30%
37CHANA/SC953129-93,70%
38MAHINDRA/HWKCS329345-33,30%
39SHINERAY/TRUCK532220,00%
40TOYOTA/BANDEIRANTE9316-33,30%
41JINBEI/M356248-33,30%
42ASIA/TOWNER5228-20,00%
43HAFEI/MINI2215100,00%
44MAHINDRA/MAHINDRA321433,30%
45M.BENZ/SPRINTER 4153111-33,30%

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Aguardando alguém comparar a Strada com o Up!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Strada não, mas Saveiro é um carro de mesma qualidade que um up!.
      Já a Strada é um carro com projeto de 1996. Não se compara ao up!.

      Excluir
    2. nao mesmo, o up! e um projeto mais moderno e melhor q a saveiro, a saveiro e tao ultrapassada qto a strada tanto e q tirou a mesma pontuacao no latinNcap

      Excluir
    3. Meu gostar de uma marca, legal. Agora ser fanático não dá, vai com calma. Mesmo não sendo fã da fiat, temos que admitir que a familia Agnelli soube explorar o mercado automotivo brasileiro.

      Excluir
    4. Marco,

      A Fiat realmente sabe explorar o mercado brasileiro, digo, os consumidores. Produtos defasados, sobrevivem a custa de retoques estéticos, mal acabados, com pouca ou nenhuma tecnologia. Segurança nenhuma. Enfim, sabem EXPLORAR ao máximo.

      Excluir
    5. Mas isto não é so a fiat, em todas marcas esta exploração existe. A VW vendendo gol e voyage (nem vou falar da kombi que saiu por decreto), a fiat com o uno, a gm com celta, e por aí vai. Tem que ser muito inocente ou fanático para não enxergar isto!

      Excluir
    6. No atual portfólio de carros nacionais da VWB, o único que se salva é o Up!, pois o resto...

      Agora teremos o Jetta montado por CKD e em um futuro próximo o Golf, mas estes respondem por uma pequena parcela no volume de vendas.

      Excluir
    7. No atual portfólio de carros nacionais da VWB, o único que se salva é o Up!, pois o resto...

      Você está bem equivocado em suas opiniões, e eu vou mostrar porque.

      A Saveiro é, de longe, a melhor pick-up leve do mercado, com um excelente motor 1.6 16V de alumínio, controle de estabilidade e de tração, além de ABS Off-Road.
      O Novo Fox é superior ao HB20 e Fiesta no segmento de compactos premium, com acabamento muito superior aos dois, e itens como ESP, ASR e etc, fora o amplo espaço interno e de porta-malas que ambos.
      O Gol é superior ao Palio e Onix em tudo, assim como o Voyage é melhor que Siena, Onix e etc.
      No caso das picapes médias, a Amarok é a única que oferece tração integral 4 Motion sob demanda. A Amarok tem o melhor motor entre as picapes médias, diesel turbo de 200 cv, e tem de longe a melhor transmissão, que é uma de 8 marchas, a mesma usada na Touareg. Então, em termos de picape media, a VW tem o melhor produto do segmento também.
      Então a realidade é que o portfolio de produtos nacionais da VW está ou no mesmo nível (VW = Toyota = Hyundai) ou está acima do oferecido pelas demais montadoras instaladas no Brasil (GM / Ford e Fiat).

      Excluir
    8. Novo Fox superior ao HB20 e Fiesta,você só pode estar maluco.
      Gol superior ao Palio,concordo,mas perde para o Onix.
      Voyage melhor que o Siena "EL" também concordo,mas nesta categoria os melhores são HB20S e Ka+,menos fanatismo e mais racionalidade por favor.

      Excluir
    9. Novo Fox superior ao HB20 e Fiesta,você só pode estar maluco.

      O Novo Fox é mais bonito que os dois, pois a construção do Novo Fox é superior ao Hb20. Em relação ao Fiesta nem comento, pois já amplamente conhecida a baixa qualidade de construção dos Ford no Brasil e América do Sul.

      O Interior do Fox dá de 1 milhão a zero em HB20 e no Fiesta. Primeiro que o acabamento é melhor. Segundo que tem mais espaço interno.
      O Fiesta é muito apertado, e o HB20 tem sérios problemas de visibilidade, com area envidraçada muito pequena.
      Gol é bastante superior ao Onix, que tem um motor 1.4 lerdo, e no latin ncap foi muito mal.
      Já o Voyage é bem superior ao Siena, e inclusve ao Grand Siena, que tem uma carroceria totalmente torta. E em desempenho, o Voyage 1.6 é melhor que o Siena 1.6, e mais econômico.

      Excluir
  2. Leonardo Cordeiro,

    a sua brincadeira é válida, porém não dá para comparar a Strada com nenhum outro veículo. Projeto de 1996, com motor jurássico e beberrão. Muitos componentes tecnológicos modernos não podem ser instalados, porque a sua plataforma é ultrapassada e defasada tecnologicamente. Somente é possível retoques estéticos, mais nada.

    Logicamente, há uma apelo forte junto aos consumidores pelo preço mais baixo e pela estética. A manutenção, talvez, seja mais em conta devido ao projeto antigo.Mas, se não houver uma nova versão efetiva, a tendência é esgotar a fórmula que a mantém viva no mercado.

    Uma vez eu disse, brincando, que, se eu fosse dono de uma empresa, compraria a Strada, pois não quereria que meus funcionários ficassem passeando ou namorando com uma Saveiro. Strada, sem conforto, molenga, dura e mal acabada não dá para ficar "zoando" nem namorando. Agora, uma Saveiro, a galera ficaria zoando com os amigos e carregando a mulherada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que pergunto para quem usa a Strada para trabalho diz a mesma coisa: O principal diferencial é a suspensão traseira com feixe, enquanto a Saveiro usa mola. Isso faz ela "aguentar" mais.

      Excluir
    2. Tudo lenda. Esse tipo de suspensao antiquado faz a strada pular como uma cabrita isso sim. A saveiro e muito mais resistente, moderna e confortavel.

      Excluir
    3. Igual uma camionete, que também usa feixe, Pula muito quando está vazia.

      Excluir
    4. Quando um componente da suspensão estraga geralmente éo amortecedor. Tanto saveiro quanto strada tem o amortecedor na suspensão traseira. A mola e o feixe raramente estragam. Então acho que strada tem suspensão traseira mais robusta é lenda. Usa feixe pra baratear custo.

      Excluir
  3. Olha Carlos, eu discordo só de uma opinião sua, eu trabalhava em uma STRADA realmente a suspensão dela faz a diferença mais o resto é um LIXO, não tem conforto e dura, bebê igual cachaceiro, e sua manutenção e caro, sem dúvida que a SAVEIRO e melhor, mais também deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  4. só lidera pela falta de concorrentes, a ford diz que vai ressucitar a corrier....mas quem liderava o segmento era a saveiro e strada na liderança é resultado da evolução da saveiro ter perdido o rumo...agora tudo que a fiat faz a volks imita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General,

      A Fiat vai imitar VW. Vai pegar a plataforma do UNO (que na realidade é Pálio 1996), cortá-la, capá-lo (mais ainda!) e lançar um uninho na tentativa de imitar o VW up!

      Se bem que não vai imitar o up!, pois virá sem conforto, sem segurança, mal acabado, apertado, beberrão. Latin Ncap, nem pensar!

      Lembrei também que, o Pálio, inicialmente, foi pura imitação do VW Gol, como outros concorrentes Ônix e Ka. Os próprios fabricantes (Fiat, Ford e GM), no lançamento, comentaram as semelhanças.

      Excluir
    2. Sim, sim, Palio imitação do Gol, até o motor longitudinal ele tinha. Não, pera...

      Excluir
  5. Pick-up pequena, que andava bem, econômica, com a maior caçamba da categoria, suspensão confortável, aguentava o tranco, boa de serviço, era a Ford Courier. Mas vendia pouco, pois era considerada "feia" e também estava defasada. A Courier também usava suspensão por feixe de molas, que para carregar cargas mais pesadas e andar em estradas ruins é melhor.
    A Ford sempre teve tradição nesse segmento, desde a velha e boa Pampa. Pampa que era um nome bem conhecido, não sei por que a Ford deixou de usá-lo. Faz um tempo que a Ford promete a Nova Courier, derivada do Novo KA, pelo menos a frente é igual segundo projeções.
    A Fiat Strada, segundo a maioria dos proprietários desse tipo de carro, é a melhor pro trabalho.
    A Volks Saveiro é melhor na pista de asfalto. Anda bem, boa estabilidade.
    Depois tem a GM Montana. Gostava da Montana antiga (com a frente do Corsa), achava a mais bonita. Mas essa, com a cara de Agile, eu não gosto não. Dizem que das 3 (Saveiro, Strada e Montana) é a que menos aguenta o tranco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você,ainda hoje aqui onde moro,vejo algumas Ford Pampa rodando firme e forte,a Ford está comendo mosca.

      Excluir
    2. Courrier tinha manutenção muito cara, tinhas defeitos crônicos chatos e peças encontradas [quando encontradas] só na Ford, aí o precinho...

      Excluir
    3. Das recentes, pra mim as melhores são a finada courier e essa strada. O resto é boa só para manolo rebaixar e encher de som na caçamba.

      Excluir
  6. Misteriosamente todos os carros de entrada da VW agora tem qualidade do up! segundo a opinião de uns por ai.

    Como proprietário de um up! até parece ofensa, Saveiro extremamente defasada estruturalmente se comparada ao up!

    É cada pérola que me aparece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saveiro extremamente defasada estruturalmente se comparada ao up!

      Vc não tem dado algum de rigidez torcional ou estrutural dos atuais Saveiro para falar isso. Logo, isso que vc disse não passa de pura orelhada.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem