A Volkswagen do Brasil já está oferecendo em sua rede de concessionárias a linha 2015 do SpaceFox e SpaceCross - veículo que recebeu aperfeiçoamentos estéticos e de conteúdo, além de adotar a nova nomenclatura global para versões.


O modelo traz itens como faróis de neblina com luz de conversão estática, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle de estabilidade e sistema de navegação integrado ao painel, dependendo da versão.


A versão Highline e o SpaceCross trazem o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e o novo câmbio manual de seis marchas. Opcionalmente pode ser adotada a transmissão I-Motion, que ganha versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico.

Versões do SpaceFox

O modelo é oferecido em duas configurações, Comfortline e Highline, com duas opções de motores 1.6l MSI e três de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Sua versão aventureira, o Novo Space Cross, também recebeu essas alterações e estreia uma série inovações em sua categoria.

Estética

Assim como o Novo Fox, o Novo SpaceFox ganhou dianteira (capô, faróis, para-choques) totalmente nova – desde as portas dianteiras (coluna “A”), todas as linhas de estilo em direção à frente do carro são novas. As alterações seguem o novo DNA mundial de estilo da marca Volkswagen, com inspiração no Golf 7.

Os faróis estão mais inclinados em relação aos do modelo anterior e adotam a assinatura “mais quadrada”, semelhante a outros modelos Volkswagen no mundo. Uma linha cromada horizontal divide a dianteira do veículo, passando pela parte inferior dos faróis – uma característica também encontrada no Novo Golf.

São novas também a entrada de ar no para-choque, que está claramente independente das demais linhas da parte inferior do para-choque. Para tornar mais evidente esse elemento de design, foram adotados mais itens cromados, em especial na versão Highline, como nas molduras dos faróis de neblina. Outra mudança está nas molduras dos espelhos retrovisores, que estão maiores e com novo formato. As barras longitudinais no teto também receberam novo desenho.


Na traseira, o Novo SpaceFox está mais harmonioso e moderno, com formas inspiradas nas linhas do Touareg. O visual é dominado pelas novas lanternas, que seguem o padrão mundial da Volkswagen e, à noite, se tornam um fator de identificação do veículo. O para-choque traseiro é novo, com um elemento horizontal e com retrorrefletores integrados.

Novas rodas


Todas as rodas de liga leve e calotas do Novo SpaceFox são novas. Há a calota “Samba”, de 15 polegadas, de série para a versão Comfortline, e a roda de liga leve “Jazz", também de 15 polegadas, opcional para a Comfortline e de série para a Highline. Como opcional para a versão Highline é oferecida a roda “Tango”, de 16 polegadas. O Space Cross é equipado de série com a roda “Soul”, de 15”.

Itens de série - versões

O Novo SpaceFox Comfortline sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, sistema de som (RCD 320G), pacote elétrico completo (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais), coluna de direção com ajustes de altura e distância, espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e I-System computador de bordo.


Também fazem parte da lista de série faróis e lanterna de neblina, iluminação no porta-malas, porta-luvas e no para-sol (dos dois lados e com espelhos), capas dos espelhos retrovisores, maçanetas e frisos laterais pintados na cor da carroceria e calotas de design diferenciado de aro 15”. Essa versão conta com o prático recurso do banco traseiro rebatível e corrediço (ARS).

Vale destacar que o Novo SpaceFox Comfortline é equipado com regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais – o recurso é complementado pelo sistema tilt down, tecnologia exclusiva do modelo em sua categoria. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando-o para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O tilt down ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

Entre as novidades na lista de opcionais estão as luzes de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering lights”), que aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades.

O Novo SpaceFox também passa a oferecer, como opcional a partir da versão Comfortline, teto solar elétrico.

No interior, o Novo SpaceFox Comfortline também se diferencia, com tecido dos bancos e acabamento exclusivo para esta versão. Entre os opcionais para a versão intermediária, destaca-se o sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros.

Highline

O Novo SpaceFox Highline tem o novo motor 1.6 MSI de 120 cv, da família EA211, e o câmbio manual de seis marchas, que aproveita mais a eficiência do motor, proporcionando maior economia de combustível e, ao mesmo tempo, uma condução esportiva.


Como itens de série, o Novo SpaceFox Highline conta – adicionalmente aos itens da versão Comfortline – com volante multifuncional revestido de couro, sensor de aproximação de obstáculo dianteiro e traseiro, lanternas traseiras escurecidas, pedaleira esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas.


Além desses itens, os frisos das grades do para-choque dianteiro, molduras dos faróis de neblina e frisos laterais são cromados na linha 2015, o que confere ao modelo uma aparência diferenciada e mais refinada.

O interior do Novo SpaceFox Highline traz detalhes como o volante, exclusivo do modelo topo de linha: tem acabamento diferenciado, com partes em preto brilhante e revestimento de couro.

Com a nova linguagem mundial de estilo, o volante é semelhante ao do Novo Golf Highline, oferecendo comandos intuitivos dos sistemas de som e de telefonia, assim como do computador de bordo.

Também fazem parte do interior os sobretapetes dianteiros e traseiros de carpete com fixação no assoalho e a opção de interior com tonalidade mais clara. Entre os opcionais, destaque para a roda de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/50.

Outro recurso inédito para o Novo SpaceFox é a possibilidade de equipar a versão Highline com o sistema de som “touchscreen” com navegação RNS 315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. Esse recurso está disponível também para o Novo Space Cross.

O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo. O cabo para conexão USB fica no porta-luvas.

Novo Space Cross – aventureira

O Novo Space Cross vem com grade dianteira com friso cromado e a inscrição do modelo. O para-choque dianteiro possui desenho exclusivo, com a ampla abertura de ventilação, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance). Os novos faróis auxiliares incorporam simultaneamente as funções dos faróis de neblina e de longo alcance.


Nas laterais, os destaques são as molduras com insertos em “chrome effect” e as molduras das caixas de rodas. As rodas “Soul” são de liga leve, com 15 polegadas. Seus pneus são nas medidas 205/55 R15. O perfil mais alto do Space Cross é ressaltado, também, pelas barras longitudinais no teto que se estendem sobre todo o carro.


Na traseira, o novo para-choque incorpora retrorrefletores na parte inferior e a inscrição do modelo. As lanternas são escurecidas, ressaltando a esportividade. Destaque também para o defletor na tampa do porta-malas na cor do veículo.

No interior do Novo Space Cross, os materiais usados no painel e em outras superfícies plásticas internas têm textura especialmente desenvolvida, agradável tanto aos olhos como ao toque.


Exclusividade do modelo, a pedaleira tem acabamento de alumínio e as soleiras internas trazem o logotipo Space Cross. Os bancos são revestidos de tecido com embossagem denominado malharia “Kecil” cinza e também trazem a inscrição Cross nos dianteiros. Opcionalmente, o Novo Space Cross pode ter os bancos com revestimento de “native”.

A suspensão do Novo Space Cross é elevada em comparação à do SpaceFox. O modelo possui acerto específico de geometria de suspensão.

Sua lista de itens de série adiciona, em relação à do Novo SpaceFox Highline, recursos como controlador eletrônico automático de velocidade (cruise control, “piloto automático”), faróis com sistema “coming & leaving home”, sensores crepuscular e de chuva e retrovisor interno eletrocrômico.

Tecnologia de bordo

O Novo SpaceFox e o Novo Space Cross contam com a maior gama de itens de alta tecnologia de suas categorias, oferecidos de série ou como opcionais.

ESC – Controle eletrônico de estabilidade – O Novo SpaceFox pode ser equipado na versão topo de linha Highline com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

TC (M-ABS) – O Traction Control ou Controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. O TC (M-ABS) está disponível de série para o Novo SpaceFox Highline e para o Novo Space Cross.

EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Função off-road – Inovação exclusiva para o Novo Space Cross, que incrementa sua capacidade fora de estrada, são os freios ABS com função off-road – o sistema integra o pacote do ESC, oferecido como opcional. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma pequena “cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.

Sistema de freios – Todas as versões do Novo SpaceFox e o Novo Space Cross contam com freios a disco nas rodas dianteiras com 280 mm de diâmetro e com um dos mais modernos sistemas ABS da categoria. Além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança. Já o ESS, exclusivo no segmento, funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.

Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Outro recurso presente é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Novo motor 1.6l MSI

Com 1.598 cm³ de cilindrada, o novo motor 1.6l MSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22).

O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por exemplo, em cidade) e dá fôlego para retomadas de velocidade.

Esse motor permite ao Novo SpaceFox Highline acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atingir velocidade máxima de 191 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, são 10,6 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima.

Versão Comfortline

Na versão Comfortline, o Novo SpaceFox é equipado com o motor 1.6l MSI de até 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm, com torque máximo de até 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm, que recentemente recebeu ações de redução de atrito. Esse motor tem 1.598 cm³ de cilindrada e duas válvulas por cilindros.

Com câmbio manual de cinco marchas (MQ200-5F), o Novo SpaceFox Comfortline é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos (etanol) e 11,5 s (gasolina). A velocidade máxima é de 180 km/h (etanol) e 179 km/h (gasolina).

Essa motorização pode ser combinada à transmissão automatizada I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática. Com esse câmbio, os números de velocidade máxima são os mesmos da configuração manual. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,8 segundos (E100) e 12,1 segundos (E22).

Transmissão I-Motion com trocas ainda mais suaves

A transmissão I-Motion oferecida como opcional para o Novo SpaceFox Highline e para o Novo Space Cross recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente (de forma parabólica) o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso do veículo.

Além das trocas de marcha de forma automática, a transmissão I-Motion permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional (o mesmo utilizado do Novo Golf). Dessa forma, o motorista pode dirigir de forma mais esportiva, aproveitando toda a potência e o torque do novo motor 1.6l MSI.

Além disso, na versão I-Motion, a partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU (Unidade de Comando Eletrônico do Motor) comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, o motorista deve aguardar a indicação do instrumento combinado para efetuar esse procedimento.


Também é destaque nessa transmissão o “Upshift Abort”, mapeamento específico para o novo motor 1.6l MSI. Isto é: o sistema identifica da melhor forma possível o momento de uma retomada de velocidade e aborta, por exemplo, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência para uma ultrapassagem. Esse recurso é resultante da nova estratégia de comunicação entre a ECU e a TCU (Unidade de Controle Eletrônico da Transmissão).

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Vc está sendo irônico com certeza.

      Excluir
    2. tanta coisa falha q da pra citar....soh um ex...direcao eletrica q nao é mais novidade pra ninguem , faz tempo q uma inifinidade d carros d qualquer segmento tem... só veio agora

      Excluir
  2. Ficou melhor que o anterior, mas o problema desse carro sempre foi o preço de sedã médio.

    ResponderExcluir
  3. Fui na Vitoriawagen no último sábado, 11h40m. Entrei na loja e vi os preços. Nenhum vendedor me procurou para perguntar meu interesse. Fui embora pensando que venderam bastante no dia...

    Espantou-me o preço do SpaceCross (2014-2015): R$63.000,00. Com financiamento, em 60x, o preço praticamente dobrava. Ou seja, modelo antigo, com direção hidráulica, do ano anterior. Quem leva?

    ResponderExcluir
  4. Photoshop 10 ein. Pena que o segmento está morrendo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Carro recheado de tecnologia embarcada de última geração, mas faltas os airbags laterais e as 5 estrelas do LatinNcap!
    De qualquer maneira, gostei e dá um verdadeiro "banho" no seu principal e único concorrente, a arcaica Weekend

    ResponderExcluir
  7. Cross ficou linda, pena ser muito cara.

    ResponderExcluir
  8. Plataforma antiga, e dois motores, isso é uma vergonha colocar esse motor 1.6 antigo sendo que tem um motor moderno de 120 cv, ai os fanboys da vw vão dizer é se colocar a linha toda os motores novos, pode dá problema ai vai ter muito recall, ou seja o motor ainda nãp é confiável, e a gm nem se fala em motores novos para o brasil, em quanto o povo comprar celta e classic está ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Admitindo-se que se aceite o cambio automatizado, o que não é verdade, quanto fica uma completinha com tudo que foi mostrado? E o que poderia se comprar com esse preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por baixo, uns 60/65k, faixa de preço de prisma, weekend, fox, fiesta, todos topo de linha ou focus de entrada

      Excluir
    2. A highline com câmbio automatizado sai por 67.990.

      Excluir
    3. Eu disse com toda tecnologia que que foi mostrada. Imagino que sejam pacotes extras.

      Excluir
    4. Aí deve ir pra uns 75 ou mais. Eu iria de civic, se tivesse essa grana toda, rs.

      Excluir
  10. Kra, esse carro tem muito potencial. Mas ouvi taxistas(curto a opinião deles) reclamando da fragilidade desse carro e espaço interno.
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é frágil, a mecânica e estrutura é basicamente a de um Fox. O espaço interno é muito bom, o teto é bem alto internamente e o espaço para as pernas é bom, mesmo para quem tem mais de 1,80m. O espaço lateral também é bem aproveitado.

      O problema desse carro é o preço muito alto. Poderiam baixar o valor de tabela em uns 10mil reais.

      Excluir
  11. Gosto muito do Spacefox, mas pelo preço aplicado, ainda fico com o Civic e o Corolla.

    ResponderExcluir
  12. Abri o Car.blog, pensei...nossa está recheado de novidades.
    Fui descendo a visualização do Blog...pude comprovar as excelentes novidades.
    Segui a sequência das publicações, novo Kia Sorento no Brasil (uauu)...novo Kia Carnival no Brasil (uauu)...novo Kia Soul Elétrico no Brasil (uauu)...mas eis que chego no """""novo"""" SpaceFox e (ui)!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem