A Mercedes-Benz apresenta a nova versão do SUV GLA 250. O novo GLA 250 estará disponível em toda a rede de concessionários a partir de abril, com preço sugerido de R$171.900,00 para a versão Vision e R$189.900,00 para a versão Sport.

Mercedes-Benz GLA 2015

Oferecido nas configurações Vision e Sport, o GLA 250 adota motor 2,0 litros turbo, com 211 cv de potência e 350 Nm de torque, associado à transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. O conjunto leva o SUV da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos e permite chegar à velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente).

Mercedes-Benz GLA 2015

O GLA 250 traz de fábrica itens como o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro recurso disponível é o Command Online com navegação GPS. A versão Sport oferece também câmera de ré como equipamento de série.

Mercedes-Benz GLA 2015

Tanto a versão Vision como a Sport são equipadas com teto solar panorâmico com abertura por comando elétrico e ajustes elétricos para o banco do motorista (na Sport, também para o assento do passageiro da frente).

Mercedes-Benz GLA 2015 - interior

O interior é simultaneamente sofisticado e funcional: o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, elevando a capacidade de carga de 421 para 836 litros. A bagagem e outros objetos podem ser carregados sem nenhuma dificuldade, graças à soleira baixa e à larga porta de acesso ao compartimento traseiro.

Design

O GLA250 se caracteriza por uma dianteira vertical, com a estrela. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura. A dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs.

Mercedes-Benz GLA 2015

O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta. Os reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.

Interior

O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes são aplicadas. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.

Mercedes-Benz GLA 2015

Os bancos esportivos são ressaltados por abertura na parte inferior do apoio de cabeça e nos painéis de revestimento das portas. No GLA 250 Sport, a forração é em couro sintético ÁRTICO. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados e o acabamento do teto é preto.

Motor

O motor do GLA 250 possui 211 cv e tem torque máximo de 350 Nm, presente entre 1.200 e 4.000 rpm. O desempenho se completa com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 235 km/h.

Função ECO start/stop com partida direta

O sistema ECO start/stop, de série, opera com partida direta. Isto significa que, quando o motor é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o motor de partida começa a girar o motor, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado e a combustão se inicia imediatamente.

Transmissão

O motor turbo 2,0 litros é otimizado pela transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. Pesando apenas 86kg, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Graças a essa configuração, as mudanças para a próxima marcha - acima ou abaixo - são quase imediatas, sem perda da força de tração. A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, tornando as trocas mais suaves, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo.

Suspensão

A suspensão dianteira do Mercedes-Benz GLA 250 é tipo McPherson. O utilitário tem suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto administram as forças atuantes sobre a suspensão em cada roda, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio.

Mercedes-Benz GLA 2015

A direção eletromecânica dá maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, pois só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, como a unidade de controle ESP (controle de estabilidade), correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.

Sistemas de assistência

Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA 250 e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Mercedes-Benz GLA 2015

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.

Conectividade e interatividade

O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Sport, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, o COMMAND Online possui sistema de navegação GPS, permite acesso à Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados e tem memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.

Sete versões

O GLA 250 chega ao mercado brasileiro nas versões Sport e Vision, juntando-se ao GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Vision, GLA 200 Vision Black Edition e GLA 45 AMG 4MATIC. Todas as versões oferecem de série uma ampla gama de equipamentos, que proporcionam grande conforto e segurança aos usuários. O volante multifuncional esportivo forrado em couro possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as borboletas para trocas de marchas.

Todas as versões, a partir do GLA 200 Advance, contam também com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O GLA 250 Sport e o GLA 45 AMG 4MATIC trazem também câmera traseira.

O GLA 200 Style e o Advance trazem sistema de ar-condicionado digital Thermatic. Já as versões GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport são equipadas de série com o sistema de climatização Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes na dianteira. As versões Vision, Sport e o 45 AMG 4MATIC se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo e sofisticação. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar.

Mercedes-Benz GLA 2015

No GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos.

Ficha Técnica - Mercedes-Benz GLA250

Especificações técnicas

GLA 250 Vision
GLA 250 Sport
Cilindros
4 em linha
4 em linha
Cilindrada (cm³)
1.991
1.991
Potência (cv/rpm)
211/5.500
211/5.500
Torque máx. (Nm/rpm)
350 / 1.200 – 4.000
350 / 1.200 – 4.000
Aceleração 0-100 km/h (s)
7,2
7,2
Velocidade máxima (km/h)
235*
235*
Peso (kg)
1.455
1.455
Pneus
235 / 50 R 18
235 / 45 R 19
Capacidade do porta-malas (L)
421 até 836
421 até 836
Tanque de combustível (L)
50/6
50/6
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura

4.417
2.022
1.494

4.417
2.022
1.494

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Qual modelo da Volvo seria concorrente desse GLA ?

    ResponderExcluir
  2. Esse carro é um mico. Pagar 190 mil nesse mini-suv apertado que faz 0-100 em 7,2 segundos?
    O Audi Q3 Ambition de 211 cavalos faz 0-100 em 6,8 segundos, massacra nas retomadas, usa o câmbio S-Tronic 7, tem espaço interno maior e tem cara de Suv. E ainda custa 174 mil.
    Só um bobão pra comprar essa perua da Mercedes por esse valor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem 175 mil e quer espaço interno compra o Edge, Santa Fé, Grand Cherokee. Esse carro é pra quem quer esportividade num SUV compacto.

      Excluir
    2. Melhor o Q3 em esportividade:
      211 cavalos, câmbio DSG7, tração integral Quattro, 0-100 em 6,8 segundos, etc.

      Excluir
    3. Vou repetir pra ver se tu entende: "Esse carro é pra quem quer esportividade num SUV compacto."
      Larga um pouco o fanatismo pela VW.

      Excluir
    4. Quem comprar um SUV desse? Quem quer e tem dinheiro para gastar.
      Esse pessoal acha que gosto pessoal não pesa na hora da escolha... Quando a pessoa quer comprar um carro, ela avalia vários fatores, mas no final, o gosto pessoal pesa e muito, se ela quer um GLA, por que raios vai se abater por um Q3? O dinheiro não é dela? Ela gasta com o que quiser.
      E mais, como Disse o nosso amigo Diogo, se quer espaço com essa grana, o que não falta são opções, pode até pegar a grana e comprar um sedan, mas se ela quiser um SUV, quem pode impedir a compra?

      Excluir
  3. É tudo uma questão de gosto, se tem gente quer gastar isso é gosta desse carro que compre ele então, isso se chama concorrência, cada um compra o que mais lhe agrada.

    ResponderExcluir
  4. O GLA 200 é tão fraco que as css MB estão oferecendo chipagem de "fabrica", um conhecido comprou o serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia informar melhor como funciona essa "chipagem de fabrica "
      O GLA 200 usa o 1.6 com 156 cv né? Pra quanto subiu a potencia?

      Excluir
    2. Reprogramação via software, foi informado que foi para 180cv, R$3500 e por ter feito na css ainda manteve a garantia.

      Excluir
  5. Qual é a maior diferença entre as duas versões?

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião é um ótimo concorrente do Evoque.

    ResponderExcluir
  7. Esse carro é maravilhoso. Já entrei em um na savarauto aqui de Porto Alegre.

    Para quem acha que GLA 250 é um "hatch alto" ta precisando mudar seus conceitos hahahahah Basta ir na loja conhecer o carro e vai se surpreender.

    Não é uma questão de opinião, são fatos. Esse carro humilha a Q3 em acabamento e acessórios. Não é a toa que custa um tanto mais. Talvez a GLA 200 seja concorrente da Q3, não a 250.


    "Hatch alto" é cross fox, cross up, hb20x, etc etc. isso é hatch alto.

    Não gosto muito dessas SUV's, mas se tivesse de escolher uma e pudesse pagar a única escolha pra mim seria a GLA 200 ou 250.

    Ta faltando a dona VW trazer o Golf Alltrack pra cá, para atiçar a briga com o HRV.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem