O segmento de SUVs no Brasil está ficando cada vez mais competitivo e não somente nos modelos de acesso, com Honda HR-V e cia, mas também no estrato superior da categoria, dos modelos compactos de alta performance, onde disputam a preferência do consumidor o Porsche Macan 2.0 Turbo, Mercedes GLA-45 AMG e Audi RSQ3.

Mercedes GLA 45 AMG x Porsche Macan

O Porche Macan 2.0 Turbo - R$ 299 mil

A chega ao mercado da versão de acesso do Macan permite à tradicional marca alemã posicionar-se de forma competitiva nesse segmento, com um produto que oferece mais status, porém com desempenho inferior aos concorrentes.

Porsche Macan 2.0 Turbo

Esta versão do Porsche Macan adota um motor quatro cilindros 2.0 Turbo de 237 cavalos associado a uma transmissão automática de sete marchas, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 6,9 segundos para atingir uma velocidade máxima de 223 Km/h.

Porsche Macan 2.0 Turbo

O Porsche Macan tem um comprimento de 4.681 metros, 1.923 de largura e 1.624 metros de altura, com distância entre-eixos de 2.810 metros.

Porsche Macan 2.0 Turbo - interior

O peso em ordem de marcha é de 1.770 Kg.

Porsche Macan 2.0 Turbo - interior

Mercedes GLA 45 AMG - R$ 289.900 reais

O representante da Mercedes no segmento é a versão esportiva do GLA. Trata-se do GLA 45 AMG equipado com o motor 2.0 Turbo de 360 cavalos e 45,8 Kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de sete marchas.

Mercedes GLA 45 AMG - R$ 289.900 reais

Com isso, o GLA 45 AMG acelera de 0 a 100 Km/h em 4,9 segundos para atingir uma velocidade máxima de 250 Km/h.

Mercedes GLA 45 AMG - Brasil

O porte do GLA, porém, é menor que o do Porsche: comprimento de 4,445 metros, 1,804 de largura, 1,479 metro de altura e 2,699 metros de entre-eixos. O peso é de 1.585 Kg.

Mercedes GLA 45 AMG - Brasil

Audi RS Q3 - R$ 273.600

O SUV mais barato nesse segmento é o Audi RSQ3, cuja versão reformulada chega ao Brasil nos próximos meses.


O modelo tem o mesmo porte do GLA 45 AMG, um motor 5 cilindros turbo de 310 cavalos e 42,8 Kgfm de torque.


A aceleração de 0 a 100 Km/h é feita em 5,2 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 Km/h.

Conclusão

O Audi RS Q3 fica fora da disputa momentaneamente pois sua versão atualizada chega ao mercado em breve. Entre Porsche Macan 2.0 Turbo e Mercedes GLA 45 AMG, o Mercedes GLA 45 AMG oferece um desempenho que só é superado pelas versões mais caras do Macan, a S (R$ 429 mil), com 340 cavalos e a Turbo (R$ 539 mil), com 400 cv.

Porsche Macan 2.0 Turbo x Mercedes GLA 45 AMG

O Porsche Macan 2.0 Turbo, de R$ 299 mil, pode não ser tão rápido quanto o GLA 45 AMG, mas oferece maior status e exclusividade, e porte mais imponente, além de mais espaço interno. Em resumo, entre o Porsche de entrada e o Mercedes topo de linha, nós ficaríamos com o prestígio do Porsche.

18 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não tem nem o que pensar. Porsche, né?
    Com uma A45 AMG, vc paga R$ 290k e todo mundo vai achar que vc pagou R$ 140 mil (preço da GLA200).
    Já com a Macan, vc está em um Porsche, que vc pagou R$ 290 mil, mas vão achar que vc pagou mais de R$ 500 mil, que é o preço da Macan Turbo.
    Porsche humilha Mercedes, sempre. Sem comparação.
    Quem compra GLA 45 AMG tendo Porsche Macan a R$ 290 mil, assina atestado que não sabe nada de carro. Muito menos do que significam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas afirmar que vale a pena pagar mais caro em um carro somente por que ele oferece mais status, enquanto lhe oferece menos desempenho, não é entender de carro. Pagar mais por menos é que me parece assinar atestado de quem não entende de carro.

      Excluir
    2. Desculpe, mas afirmar que vale a pena pagar mais caro em um carro somente por que ele oferece mais status, enquanto lhe oferece menos desempenho, não é entender de carro. Pagar mais por menos é que me parece assinar atestado de quem não entende de carro.

      Excluir
  2. mercedes é muito top, mas Porsche é Porsche, a tradição e a história da marca valem o cobrado!

    ResponderExcluir
  3. A Vw. deveria oferecer o motor 4 cil. com 300cv. do Golf R para o Macan. Seria uma quarta opção, não seria um descarte do 6cil. e 340cv., apenas uma quarta possibilidade de preço e potência.

    Assim, não haveria qualquer possibilidade de sustentação na preferência pela GLA, mesmo por aqueles que visam somente o desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma Macan com o 2.0 de 300 cv do Golf R se aproximaria da performance da Macan S de 430k, e então teria o potencial de tirar compradores do modelo mais caro para o de modelos mais baratos, o que seria uma estratégia errada, sobretudo para um modelo que tá bombando de vender nos EUA e a Porsche não dá conta de atender a demanda.
      Penso que esse Macan 2.0 está de bom tamanho. O desempenho é mais do que o suficiente para quem quer desfilar em um Porsche SUV.
      Quem quer performance, paga 130k a mais, ou 240k a mais de pega logo a Turbo.

      Excluir
    2. Não lhe perguntei!

      Me erre sempre, por favor!

      Além de suas conclusões serem totalmente típicas de pessoa desadaptativa, jamais esqueça Carl H.H (C.H.H), que suas colocações nada representam para mim.

      Desta maneira, está dispensado.

      Excluir
  4. Quando tinha 13, 14 anos, Porsche, hoje, quase 60, Mercedes-Benz!

    ResponderExcluir
  5. Não da pra negar que o Porsche parece ser carro de homem e o Mercedes de meninos !

    ResponderExcluir
  6. Entre todos os SUVs mesmo com um desempenho inferior aos outros, o Porsche é a opção mais racional, não desmerecendo as outras marcas e seus carros mas é um Porsche , e nesse faixa de preço é a melhor opção, o senão fica com manutenção, revisão, seguro, etc, mas quem dá 300 mil em um carro não ta ligando muito pra isso !

    ResponderExcluir
  7. Entre todos os SUVs mesmo com um desempenho inferior aos outros, o Porsche é a opção mais racional, não desmerecendo as outras marcas e seus carros mas é um Porsche , e nesse faixa de preço é a melhor opção, o senão fica com manutenção, revisão, seguro, etc, mas quem dá 300 mil em um carro não ta ligando muito pra isso !

    ResponderExcluir
  8. Nem tanto, assistam este video, gla 45 dando pau em macan turbo!!
    https://www.youtube.com/watch?v=_IvF4X658hY

    ResponderExcluir
  9. Concordo, Porsche é Porsche e ponto mas,... nao exagerem! Vejam este video, tem muita gla dando pau em macan turbo!
    https://www.youtube.com/watch?v=_IvF4X658hY

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem