A Ford mostrou no Salão do Automóvel de Nova York a versão americana do novo Focus RS - veículo que estará nas concessionárias dos EUA no primeiro semestre de 2016.

2016 Ford Focus RS US SPEC

O novo Focus RS é a aposta da Ford para encarar em seu quintal concorrentes como Subaru WRX STI e o Volkswagen Golf R. Para isso, traz um motor quatro cilindros 2.3L turbo de "mais" de 315 cavalos (a potência real será divulgada próximo ao lançamento, mas especula-se 345 cv), um sistema all-wheel-drive com vetorização de torque, suspensão ajustável, e ajustes de modos de condução - incluindo um modo "Drift".

2016 Ford Focus RS US SPEC

Esta é a terceira geração do Ford Focus RS, mas é o primeiro a ser oferecido no mercado dos EUA. Embora possa não parecer tão radical quanto seus antecessores, a Ford considera que o Focus RS "amadureceu", oferecendo aperfeiçoamentos na aerodinâmica e no sistema de refrigeração: o coeficiente de arrasto, de 0,35, é 9% menor que nas versões anteriores.

2016 Ford Focus RS US SPEC

Outra novidade é a tração integral, conhecida como "Ford Performance AWD”. Esse sistema será oferecido em outros produtos da Ford, e adota duas embreagens eletronicamente controladas em cada lado da unidade de tração traseira, sendo responsáveis pelo gerenciamento do torque entre a dianteira e traseira, e também controla a distribuição lateral de torque (entre as rodas do mesmo eixo). Um máximo de 70% do torque pode ser enviado ao eixo traseiro, e até 100% disso pode ser direcionado a cada roda traseira.

2016 Ford Focus RS US SPEC

Em curvas, a unidade de tração traseira já direciona o torque para a roda externa da curva, baseado em informações que vêm do volante, aceleração lateral e velocidade. Essa transferência de torque tem o efeito de conduzir o carro na curva, conseguindo estabilidade melhorada e virtualmente eliminando o comportamento subesterçante.

2016 Ford Focus RS US SPEC

O Focus RS vem de série com rodas de 19 polegadas de diâmetro calçadas em pneus 235/35 Michelin Pilot Super Sport para o uso diário e um opcional Pilot Sport Cup 2 para os que vão usar o carro em pista. No interior das rodas há discos de freio ventilados, com pinças de quatro pistões Brembo pinças pintadas em azul.

2016 Ford Focus RS US SPEC

O Focus Focus RS vem com vários modos de condução: "Normal", "Sport", "Track" e um modo especial "Drift". Estes modos ajustam as configurações do sistema all-wheel-drive, do controle eletrônico de estabilidade, da direção e da resposta do motor, assim como o som de escape. O modo "Drift" deve ser o mais divertido, já que modifica a distribuição de torque para ajudar o motorista a fazer manobras de derrapagem controladas "Drifts".

2016 Ford Focus RS US SPEC

Outra novidade na linha Focus é a funcionalidade de controle de largada, que ajusta o chassis e o powertrain para entregar a aceleração mais rápida possível. O piloto seleciona "launch control" do menu, engata a primeira na transmissão manual de seis marchas, aplica aceleração máxima e solta e embreagem. O sistema também indica ao motorista o melhor momento para trocar as marchas.

2016 Ford Focus RS US SPEC

No interior há bancos dianteiros Recaro, volante com parte inferior achatada revestido de couro, pedais revestidos de aço e um sistema multimídia de 8 polegadas com o sistema Ford SYNC 3.

2016 Ford Focus RS US SPEC

O Focus RS será produzido na fábrica da Ford em Saarlouis, Alemanha. Nos EUA, as cores disponíveis serão: Nitrous Blue, Stealth Gray, Shadow Black e Frozen White.

21 Comentários

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  1. Carro muito lindo, prevejo carlos falando mau da transmissão manual, tsc tsc...

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  2. Que ridículo. A Ford tá "lançando" esse carro faz uns 2 anos mais ou menos, e até agora nada de mercado. Só em 2016? Desse jeito o Focus RS não vai enfrentar o Golf 7 GTI, mas o Golf 8.
    Pior: a Ford me demora 1 século para lançar um concorrente do Golf R, e não tem competência de colocar uma transmissão AT? No Way.

    Esse Focus nasceu para ser surrado pelo Golf, nas pistas, nas tabelas de vendas, em tudo.

    Focus: born to be fucked by Golf.
    Focus RS: born to be fucked by Golf R.

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    1. Como você só fala besteira. Nos Estados Unidos não se compram Golf, que, aliás, lá se chama Rabit. VW nos EUA não vendem nada. Sempre vou aos EUA e é quase impossível encontrar um VW.

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    2. Como você só fala besteira. Nos Estados Unidos não se compram Golf, que, aliás, lá se chama Rabit. VW nos EUA não vendem nada. Sempre vou aos EUA e é quase impossível encontrar um VW.

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    3. Rabit era o Golf antigão. Fui nos EUA há 6 meses e tinham alguns Golf 5 e 6 nas ruas (com o nome Golf mesmo), mas não eram muitos. Agora o Golf 7 acabou de chegar por lá.
      Mas os americanos não gostam de hatch...

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    4. O Golf 7 tá bombando de vender nos EUA. Só neste ano já foram vendidos mais de 12.700 golfs nos EUA, aumento de 138,6% sobre 2013.

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    5. Não gosto muito dos comentarios do Carlos por serem muito bizarros, sou muito fã da Ford mas ta demorando de mais esse lançamento e vai correr risco d ejá chegar defasado.

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    6. Quanto besteira........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk............ 12,700 Golfs..... sabe o que significa isso para o mercado americano ? NADA ! Absolutamente nada !!!!!! O Toyota Camry emplacou até Novembro do ano passado mais de 400 Mil unidades, agora me vem o outro com essa meia dúzia de carros e diz que está "bombando", está pensando que EUA é Brasil, lá eles tem opções, Golf por lá é um Pálio por aqui. custa 17,900 Dólares, o GTI custa 24 mil Dólares , os motores são 1.8 Turbo de 170 CV.

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  3. Que carro incrível, um dos meus Hot hatchs preferidos junto ao megane RS e astra opc.
    Sem dúvida um baita carro e com muito potencial.

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    1. Concordo em cada letra, esse carro é um verdadeiro esportivo.
      Alguém saberia dizer por que só agora ele vai ser vendido nos EUA?
      No mais, deve ser muito legal brincar com esse carrinho, esse câmbio deve dar um belo de um track Day.

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    2. E todo esse controle da suspensão/tração deve ser um show a parte.

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  5. estava pensando seriamente em pegar um Ford Focus Titanium 2.0 geração 2... agora com essa nova geração não sei se espero... será que vai ser muito mais caro que o g2 Titanium?

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    1. Em se tratando de Brasil e Ford, sem dúvida vira mais caro, resta saber o quanto.

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    2. Em se tratando de Brasil e Ford, sem dúvida vira mais caro, resta saber o quanto.

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    3. Acredito que nunca virá para o Brasil...

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  6. Sou fã da VW e principalmente do Golf, mas esse Focus RS AWD com essa dinâmica de vetorização de torque será muuuuiito mais divertido que o Golf R. No VW, mesmo sendo 4x4, a tendência é o sair um pouco de frente. No Ford foram muito felizes em privilegiar uma condução sobre-esterçante e isso faz toda a diferença. Isso sem falar no câmbio manual.

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    1. Concordo. O Golf R vai andar mais por causa do câmbio DSG que é mais rápido e da tração Quattro, mas o focus Rs por ser manual vai ser mais divertido de se guiar.

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  7. Espetaculo de carro, esse ford focus RS está melhor que o Golf R.

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  8. resumindo tudo, esse Carlos só falou m..., o outro quase foi no embalo (e mal sabe escrever), e esse Focus é um P... carrão! Também gosto bastante da Ford.

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