O nosso VW Up! I-motion destinado ao teste de longa duração supera os 5.000 km rodados sem surpresas. Fica até difícil nosso trabalho uma vez que nada acontece de novo com o uso contínuo deste "pequeno notável".

Volkswagen Up! I-motion automatizado

O que acontece é que cada vez mais ele se torna o queridinho da equipe para pequenas viagens e passeios e para idas ao supermercado e outros destinos rotineiros. O que temos observado é que o consumo de combustível aumentou (detalhes aqui) quando comparado ao nosso Move Up! mecânico do nosso teste de longa duração.

Volkswagen Up! I-motion automatizado

Temos uma explicação para isso. Dois motoristas estão testando o carro com maneiras diferentes de conduzi-lo sendo um homem (que não aprecia câmbios automatizados) e uma mulher - esta redatora - que aprecia este tipo de câmbio. Quando é o homem que o dirige ele usa a maior parte do tempo o modo M ( manual) de direção e mulher dirige o tempo todo no D ( drive, automatizado).

Volkswagen Up! I-motion automatizado

Com modo M - manual - há maior solicitação do motor e o consumo aumenta consideravelmente e neste último mês de teste foi o homem quem dirigiu a maior parte do tempo. Na realidade com o câmbio automatizado do Imotion é o condutor que tem que se adaptar à ele e isso leva um tempo além de muitos km rodados.

Volkswagen Up! I-motion automatizado

É preciso entender como ele funciona quer em aclives quer no "anda e pára" do trânsito urbano para não ser tomado de surpresa. Ele tem um sistema inteligente de programação que é diferente do nosso. Não tem a nossa lógica. Quando respeitamos isso fica tranquilo dirigi-lo.

Por exemplo: em aclives acentuados o motor mostra ter fôlego para subir em segunda, mas o sistema reduz para a primeira marcha. O carro recebe um tranco e as rotações sobem muito - causando incômodo para o condutor - parecendo que algo está errado.

A troca para a segunda marcha demora muito e o ruído das altas rotações incomodam. Normal. Trata-de de um câmbio automatizado e ele funciona assim mesmo. Alivie o pé do acelerador, suba em primeira mesmo e deixe que ele resolva essa situação.

Volkswagen Up! I-motion automatizado

No caso do " anda e pára" é mais tranquilo pois não há trancos e as mudanças de marcha são quase imperceptíveis.

Volkswagen Up! I-motion automatizado

Enfim, VW Up! Imotion , só alegria! - veja mais artigos sobre o up! I-motion de longa duração clicado aqui.

23 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Tenho um Up imotion simplesmente sensacional

    ResponderExcluir
  2. Se Deus quiser sera minha proxima compra wv up excelente carro fiz uma viagem com ele até o rio de janeiro essa foi minha 1 viagem com o carro excelente acompanha façil carros com poténçia maiores,5 pessoas a bordo 2 crianças mas 3 adultos,meu o carro fez a 120km 17.5 minha elhor media foi 19.4 a 105 km a gasolinha. excelente espaço interno o meu é cambio manual,não cheguei cansado no destinho para voltar para mogi das cruzes fiz somente uma parada na ida e na volto recomendo a compra.

    ResponderExcluir
  3. detalhe vw up imotion minha proxima aquisição.

    ResponderExcluir
  4. detalhe vw up imotion minha proxima aquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente convencer amigos e parentes como eu ..TB virei fã do pequeno notável e já fiz três pessoas comprarem

      Excluir
  5. De boa, pagar 40 e poucos k nesse carro só pode ser piada, prefiro pegar civic 2010/2011. corola, que seja. Esse carro subindo lomba deve ser tenso. Esse carro seria bom em buenos aires, cidade plana, e só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí pega um veículo desses (logicamente é uma categoria superior), não consegue nem colocar seguro, logo quando bate, tem que vender até as cuecas para conserta-lo.

      Excluir
    2. Nem é tanto assim. Quando olhei um carro para a minha esposa eu cotei o seguro de um carro novo e um usado com seus 5 anos (mesmo modelo) e a diferença no seguro foi de mais ou menos R$200.

      Excluir
    3. Cotei o seguro de um Civic usado, 2500 reais.
      Cotei o seguro do Up zero, 1020 reais, com franquia reduzida.
      Fiquei com o Up.

      Excluir
    4. Seguro do UP (meu perfil/aproveitando meus bônus) - R$ 1.400,00
      Seguro, se tivesse comprado um Honda Civic 2008 - R$ 2.750,00
      Lógico que o Civic é mais carro. Mas além do seguro, envolve outras coisas: manutenção, consumo. Difícil achar um usado bem cuidado e com baixa km. Cuidado onde comprar (tem acontecido muitas vendas de veículos clonados, que sofreram sinistros, já foram batidos).
      O UP manual anda muito bem. Nem parece carro 1.0 e o consumo (faz mais de 20 km/litro na estrada) é ideal pra quem busca economia. Já o Civic tem mais conforto.

      Excluir

    5. Olá André!

      Se eu te disser que consigo médias superiores à 24 km/l de média indo para o trabalho e 20 km/l retornando tu acreditaria?

      Excluir
    6. Olá, Brukutu. Acredito sim.
      Já li sobre proprietários que conseguiram fazer 21 km/litro e 23 km/litro com gasolina na estrada. Um outro, fez a média de 15,7 km/litro com etanol na estrada.
      Faço médias entre 14 e 15 km/litro com gasolina na cidade.
      O desempenho do carro tbm é muito bom pra 1.0. Você acelera e o carrinho responde rápido. Se precisar acelerar um pouco mais pra fazer uma ultrapassagem, o carrinho tem muita disposição (diferente de outros carros 1.0).
      Muita gente pode torcer o nariz pro design e pro interior simples do carro. Mas não tem outro 1.0 com a agilidade, o consumo, a boa dirigibilidade e a segurança do UP.


      Excluir
  6. deve ser tenso felipe ? isso significa quem você não conhece o carro. ande com o carro depois você fala a sua opinião, só peso que compare ele com outro 1.0 ( ABRAÇOS )

    ResponderExcluir
  7. Até Dezembro vou de up! Imotion. Carrinho sensacional (fiz test-drive nele), simpático e confortável.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Se pesquisar aqui mesmo tem a matéria que informa que ele vem em maio, enquanto isso só resta aguardar e tentar fazer um test drive no foguetinho assim que for lançado.

      Excluir
    2. Se o UP normal já anda bem (pra carro 1.0). Imagina esse Turbo. Vai ter muito carro grande tendo que dar passagem, rsrs.

      Excluir
  9. O Up! tem uma coisa que lembra muito o Golf (com as devidas proporções): quem tem o carro adora, é só elogios, acha fantástico, etc. Quem não tem odeia e procura defeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhum dos dois mas gosto muito do Golf, agora o UP, unicamente pelo design, não consigo gostar, por mais que tenha seus méritos.

      Excluir
  10. Nos últimos trinta dias tenho guiado o Up manual em cidade e estrada, na estrada é o capeta, ultrapassagens com muita segurança e mantem facilmente 120 km/h constantes indo a 140 km/h fácil nas ultrapassagens em 4 marcha ou mesmo quinta. Hoje guiei o dia inteiro um Up i-motion na cidade apenas em modo auto, imbatível, um show, bastante melhor que o manual, não o coloquei na estrada ainda. Na cidade, Up i-motion foi aprovado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro dia, rodei 600 km na estrada. Porto Alegre a Passo Fundo e retornei a Porto Alegre.
      Podem falar o que quiserem do UP. Mas o carrinho é muito esperto. Faz ultrapassagens rápidas e responde bem às acelerações. Consegue andar no ritmo de carros mais potentes. Não tem outro carro 1.0 igual nesse quesito. E ainda é bastante econômico.

      Excluir
  11. O meu é manual,até gostaria do imotion,pena que o câmbio é caro,igual sua manutenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem