Lançada no final de 2014, a versão de despedida do Lancer Evolution X para o Brasil foi preparada pelo inglês John Easton, responsável pelos quatro títulos do WRC (World Rally Championship) que o Evo conquistou em sua história, além de ter ganho o título de construtores.

Mitsubishi Lancer Evolution X

Para conhecer um pouco mais do trabalho de Easton, a Mitsubishi Brasil foi até a Inglaterra e visitou o local onde os veículos são preparados. De volta ao Brasil, John convidou o piloto Luiz Razia para algumas voltas em sua mais nova criação. O vídeo a seguir traz cenas do Evo em ação e também mostra como o carro pode ser "comportado" para o uso cotidiano.



Lancer Evolution X John Easton

O Lancer Evolution X, na versão 2015, ganhou um motor com 340 cv e 48,5 kgf.m de torque. Feito especialmente para o Brasil e com 90 unidades numeradas, o modelo é assinado pelo engenheiro inglês John Easton, considerado um dos papas na preparação de motores na Europa.

Mitsubishi Lancer Evolution X

Além do motor ainda mais potente, o Lancer Evolution X 2015 está com um visual mais esportivo, com rodas na cor grafite e o contorno da grade dianteira na cor vermelha.

Mitsubishi Lancer Evolution X

O Lancer Evolution X tem sensores de acendimento de faróis e chuva e ar-condicionado automático e sistema multimídia com navegador GPS, Bluetooh, CD e DVD.

Mitsubishi Lancer Evolution X

O motor turbo de 340 cv e 48,5 kgf.m de torque está integrado à transmissão de dupla embreagem Twin Clutch SST.

Mitsubishi Lancer Evolution X

O modelo traz tração integral 4x4 e é equipado com diversos sistemas eletrônicos de controle, que atuam simultaneamente para evitar perda de tração em pisos escorregadios, corrigir a trajetória ou evitar o escorregamento lateral. Como o sistema de controle de tração (S-AWC), diferencial central ativo (ACD), controle de estabilidade (ASC), controle de aceleração lateral (AYC) e sistema ABS de quatro canais com EBD.

Design

O Lancer Evolution X conta com a grade jetfighter, as amplas tomadas de ar sobre o capô e o aerofólio traseiro que, além de conferir um design esportivo, tem função aerodinâmica, gerando o down force e garantindo mais estabilidade.

Mitsubishi Lancer Evolution X

Os faróis bi-xênon têm lavador e controle automático de altura, além do sistema AFS, um farol auxiliar para curvas. As ponteiras de escapamento são duplas e feitas em inox.

Mitsubishi Lancer Evolution X

Visando a máxima performance, o Lancer Evolution X tem teto, para-lamas dianteiros e capô em alumínio, deixando o veículo mais leve e com centro de gravidade mais baixo.

Interior

Na parte interna, os bancos dianteiros Recaro são do tipo concha que, além de transmitir a sensação dos carros de competição, dão mais conforto e estabilidade ao motorista. São revestidos com couro e contam com aquecimento.


O painel de instrumentos com luz prateada é moderno e repleto de detalhes que realçam a esportividade do veículo. O computador de bordo em LCD colorido fica bem no centro e reúne 19 funções.

O volante em couro com design exclusivo para o modelo tem os comandos de áudio e piloto automático integrados e os Paddle Shiffters facilitam a troca de marchas.

Desempenho

A transmissão de dupla embreagem Twin Clutch SST permite três modos de condução: Normal, Sport e Super Sport, que podem ser alteradas através de um botão no console central.

Mitsubishi Lancer Evolution X

O sistema tem pré-acoplamento e possibilita respostas extremamente rápidas para as mudanças de marcha. Isso só é possível pois as marchas ímpares e pares são montadas em engrenagens separadas, o que faz com o que o sistema funcione como se o veículo possuísse dois câmbios trabalhando simultaneamente. O resultado de toda essa tecnologia são trocas dinâmicas e na rotação ideal.

Segurança

A tração integral 4x4 AWD permite a seleção de três modos distintos, dependo do tipo de piso que o veículo é submetido: asfalto, piso de baixa aderência e piso escorregadio, aumentando a segurança e garantindo a melhor performance em qualquer condição.

Mitsubishi Lancer Evolution X

O Lancer Evolution X traz um sistema de suspensão esportiva independente nas quatro rodas e braços de alumínio. E ainda dispõe de uma configuração vista apenas em linhas de competição e alta performance, composta pelos amortecedores Bilstein® e molas Eibach®. O controle suave de todo esse sistema fica a cargo dos freios Brembo®, que equipam os veículos de competição nas mais diversas categorias do automobilismo.

Mitsubishi Lancer Evolution X

Para incrementar, a aderência e desempenho, rodas BBS® forjadas de 18 polegadas e pneus esportivos de perfil baixo 245/40 são eficientes e ainda conferem uma aparência esportiva ao modelo.

Mitsubishi Lancer Evolution X

A carroceria conta com o sistema RISE de deformação programada em caso de acidentes, que preserva a célula dos passageiros por oferecer alta absorção de impactos. O Lancer Evolution X conta ainda com o sistema Full Airbags: dois frontais, quatro cortinas, dois laterais e um para o joelho do motorista.

Mitsubishi Lancer Evolution X

O veículo está disponível nas concessionárias Mitsubishi em todo o Brasil em cinco cores: preto, vermelho, prata, cinza e branco.

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. carro esportivo super considerável, motorzaço, porém a preço de dois golf gti por exemplo ai fica dificil apanha lo na loja

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem