Um colega do blog, Ricardo, está pensando em adquirir um Golf 7, e está analisando entre duas opções: Golf Comfortline automático mexicano 0KM, ou um Golf Highline Automático alemão usado, ano de fabricação 2013 - modelo 2014.

VW Golf Highline 2014 - básico
VW Golf Highline 2014 - básico
A questão que ele gostaria de ver respondida é: qual seria o melhor opção de negócio, sob o prisma do investimento - o Highline DSG alemão usado ou o Comfortline DSG mexicano 0KM? Deve-se levar em consideração que ele tem ambos com preço de R$ 74.000 reais, e o alemão usado está com 13.000 Km.

VW Golf 2015 Comfortline mexicano
VW Golf 2015 Comfortline mexicano
Ainda sobre o Golf Highline alemão usado, ele informa que está em bom estado de conservação, apesar da quilometragem rodada, e o carro já foi aprovado por técnico de sua confiança. O vídeo a seguir detalha as diferenças entre as versões Comfortline e Highline.



Vantagens do Highline alemão

Partindo-se do pressuposto que são dois modelos de acesso, o Golf Highline alemão tem itens adicionais importantes em relação ao Comfortline, tais como ar-condicionado com controle automático de temperatura e duas zonas de climatização, bancos dianteiros com conformação esportiva - mais anatômicos, lanternas traseiras de LED, acabamento interno em alcântara (o Comfortline tem tecido mais simples), volante multifuncional, sensores de chuva e crepuscular, espelho retrovisor eletrocrômico, sistema Coming & Leaving Home, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente.

VW Golf Highline 2014 - básico - interior
VW Golf Highline 2014 - básico - interior
Além disso, o modelo Highline em questão, por ser um exemplar produzido na Alemanha (veja aqui as diferenças entre Golf alemão e mexicano), possui freio de mão com acionamento eletro-hidráulico e o sistema Auto-Hold - que transforma a operação do freio de mão totalmente automática.

VW Golf 2015 Comfortline mexicano - interior
VW Golf 2015 Comfortline mexicano - interior
Assim, no quesito itens de série, o Highline usado é uma opção bem mais interessante.

Garantia

O Golf Highline usado, mesmo com transferência do propriedade, ainda manterá cerca de um ano e meio do período de garantia. Já o Comfortline 0KM terá garantia total por três anos após a compra.

VW Golf 2015 Comfortline mexicano
VW Golf 2015 Comfortline mexicano
É importante considerar, porém, que a garantia não cobre eventuais danos por uso inadequado. E com um carro usado, a não ser que se conheça o antigo proprietário, nunca se sabe as condições que o mesmo rodou. Nesse contexto, o modelo 0KM é uma compra mais segura.

Preços dos dois modelos no mercado de usados

Um Golf Highline 2014 DSG usado tem preço de mercado, segundo a Tabela Fipe, de R$ 79.125 reais, enquanto um Golf Comfortline 2015 DSG usado tem preço de R$ 71.650 reais.

VW Golf 2015 Comfortline mexicano
VW Golf 2015 Comfortline mexicano - lanternas traseiras convencionais
Assim, como os dois podem ser comprados por R$ 74 mil reais, observa-se que enquanto o Highline alemão está com deságio de cerca de R$ 5.000 reais, o Comfortline perderá cerca de R$ 3.000 reais assim que sair da concessionária. Ou seja, ao pagar R$ 74 mil em um Golf Highline DSG 2014 alemão usado se "ganha" R$ 5.000 reais ao sair da concessionária, enquanto pagando o mesmo valor em um Comfortline 2015 DSG mexicano 0KM, perde-se R$ 3.000 reais ao sair da loja.

VW Golf Highline 2014 - básico
VW Golf Highline 2014 - básico - lanternas traseiras em LED / retrovisores rebatíveis eletricamente
Ou seja, no preço de R$ 74.000 reais, o Golf Highline alemão é mais interessante sob o ponto de vista do investimento - que foi o aspecto definido na decisão.

Melhor carro que já passou pelo teste de longa duração da revista Quatro Rodas

Um exemplar alemão do Golf Highline foi objeto de um severo teste de longa duração (60.000 km) da revista Quatro Rodas (veja aqui) - terminando o teste praticamente como 0KM, o que levou a revista a considerá-lo o melhor carro já testado em toda a história desse teste.

VW Golf Highline - o The Very Best do longa duração da 4 Rodas
VW Golf Highline - o "The Very Best" do longa duração da 4 Rodas
Segundo a Quatro Rodas, outros carros mereceram aplausos ao final, mas apenas o Golf mereceu que os avaliadores o aplaudissem de pé.

Conclusão

O Golf Highline DSG 2013/2014 semi-novo com preço de R$ 74.000 reais é uma opção mais atraente, pois além de estar cerca de R$ 5.000 reais mais barato que seu preço de mercado, ainda conta com uma lista extensa de itens de conforto e conveniência adicionais em relação ao Comfortline 0KM.

VW Golf Highline 2014 - básico
VW Golf Highline 2014 - básico
Entretanto, a opção pelo usado só deve ser considerada caso se conheça a fundo o automóvel que se está comprando, visto que o Golf, por suas características mais esportivas, é um carro que atrai compradores mais "apressados", e que eventualmente podem impor solicitações mais severas de uso.

24 Comentários

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  1. O Comfortline tem iluminação interna igual ao Highline? Digo as luzinhas nos pés, nas maçanetas e etc... ??????

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  2. Se o dono do Golf alemão ler esta matéria não vai querer mais lhe vender por 74 ml. Melhor adiantar o negócio ou esperar pelo zero Km nacional flex.

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    1. Pensei a mesma coisa: depois dessa matéria o cara vai aumentar o dele.74 está muito barato. Abaixo da tabela Fipe! Sem chance

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  3. Nem parece ser o mesmo carro esse Golf Mexicano, muito inferior na aparência.

    Golf só sendo 0km, um carro desse porte não se compra usado, ainda mais por uma diferença tão insignificante.

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    1. O Golf mexicano é Confortline e o alemão Highline...
      Não são o mesmo carro mesmo...
      Não existe nenhum porte de carro que não se possa comprar semi novo, apenas deve ser feito uma boa avaliação antes. O que se perde em desvalorizacao com um carro zero em 2 ou 3 anos é muito e não compensa nunca.

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  4. Carro NUNCA é investimento!!! Sob o prisma do investimento o melhor é o que vai depreciar menos e ter maior liquidez, mas isso nao sabemos ao certo, pois ainda hoje nao sao muitos Golf a venda...

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  5. Tenho um Highline 13/14 com pacote Elegance, cor branca e com 23.000 km rodados. Na semana passada recebi uma proposta de R$ 75 mil por ele e optei por não vendê-lo. O carro é acima da média - pena que o pós-vendas da VW esteja muito longe do nível do carro.

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  6. A um tempo atras encontrei na webmotors um golf highline+elagance+teto e rodas madri por 69k. 3500km rodados. Apesar da cor do carro (Azul metálico) fiquei louco para ter 70k e comprar aquele carro. Desde lá nunca mais encontrei uma oferta dessa.

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  7. O blog esqueceu de falar que o Highline tem retrovisor eletrocromico, piloto automático, paddle shifters para troca de marchas no volante, iluminação interna toda em Led's, LED's na parte de baixo dos retrovisores para iluminar os pés e uma gaveta embaixo do banco do motorista, muito prática e forrada. Nenhum desses itens está presente no Comfortline basico mexicano.

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  8. Eu esperaria o flex, um turbo usado com essa gasolina, sei não em.

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  9. Iria sem dúvida no alemão, eu tenho o meu guardadinho e só troco por um gti, vou esperar nacionalizar e ainda tenho esperanças que o gti vanha flex, pois com esta nossa bela alcoolina motores alimentados somente a gasolina tendem a se deteriorar mais rápido, o único problema de pegar golf usado é seu antigo dono, pois geralmente 13.000km de acordo com o dono podem ter sido sofridos, não sei se tem como se detectar a instalação de componentes para aumento de ganho que geralmente diminuem a vida útil do conjunto mecânico cambio/motor. Então tem que tomar cuidado pois tem muito cupim de ferro que faz barbaridades com o carro e depois vende com os dizeres "baixo KM, cuidado como filho e só abastecido com podium" onde na realidade foi bem ao contrário.

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  10. Que diferenca faz? Risca o cheque logo!
    Nao precisa gastar materia pra isso!

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  11. Ambos os carros são excelentes, mas eu ficaria com o highline pelos bancos com alcântara, ac dual zone, o black piano e o auto hold. O Golf é um carro fora de série, não existe carro melhor a venda no Brasil.

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  12. Para mim o Robson dos Santos Hidalgo toca numa questão importantíssima: a possibilidade ou não de detecção de possíveis chipagem no veículo!

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    1. Para o TSI a incidência é baixa, mas quando se fala de GTI geralmente a galera vende pois fez merda tipo pane eletrônica turbina estourada, depois e tal. Se tiver condições pega a placa do carro e rola uma moeda na css para puxarem a capivara do carro, eles podem dizer quais foram as passagens pela css e qual motivo.

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  13. Não vi uma foto do up!
    Por quê a discriminação?.... rss

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  14. Não vi uma foto do up!
    Por quê a discriminação?.... rss

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Comprei o meu Highline, alemão, 2014, cinza tungstênio, DSG, pacote premium, pacote discover pro 8", park assist 2.0, com apenas 1.740 km rodados por 89.700,00. Já rodei 500km no carro e está perfeito. Melhor negócio de minha vida, em termos de veículo.

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    1. 90 mangos? por 90 mangos pego um GTI 2015 com poucos km rodados! Uhauhauha

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  17. prefiro os novos, flex. e sem DSG, manual mil vezes melhor... esse cambio é muito problematico, pode ate ser que durante os 3 anso nao incomode. mas pra quem pretende ficar bastante tempo co mo carro eh certo a incomodacao no futuro!

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